Vous êtes sur la page 1sur 12

Brasil IV

ndice

De colnia a sede do Imprio Portugus

A Independncia do Brasil
O Primeiro Reinado (1822-1831) As Regncias (1831-1840) Rebelies provinciais

Retrato de Dom Joo VI e sua mulher, Carlota Joaquina, de 1815. Quadro do pintor Manuel Dias de Oliveira

Internet A Independncia do Brasil


1

Fonte: Museu Imperial, Petrpolis

De colnia a sede do Imprio Portugus


Passagem do sculo XVIII para o sculo XIX

A colnia portuguesa na Amrica

encontrava-se em situao bem


diferente daquela que os colonizadores portugueses haviam encontrado trezentos anos antes.

Em boa parte do nosso litoral j


havia vilas e cidades, e at no interior podiam-se encontrar ncleos urbanos.

As atividades econmicas haviam


passado por um processo de expanso e diversificao.

O mercado interno crescera tanto que a comercializao de gneros alimentcios e a formao de rotas de comrcio escapavam ao controle da metrpole.
2
.

Janeiro de 1808 - Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleo Bonaparte. Sem condies militares para enfrentar os franceses, o prncipe regente de Portugal, Dom Joo decidiu transferir a famlia real e a Corte para o Brasil. Nobres e familiares do prncipe recolheram s pressas tudo o que podiam carregar joias, obras de arte, livros, mveis, roupas, animais domsticos, alimentos, etc. e embarcaram, rumo ao Rio de Janeiro. Eram quase 15 mil pessoas entre altos funcionrios, nobres, sacerdotes, militares de alta patente e toda a famlia real.

Maro de 1808 - a corte portuguesa foi instalada no Rio de Janeiro. Muitos moradores, sob ordem de D. Joo, foram despejados para que os imveis fossem usados pelos funcionrios do governo.

A presena da Corte no Rio de Janeiro imprimiu uma nova dinmica vida da cidade. Ruas foram pavimentadas e equipadas com iluminao pblica, novos chafarizes e prdios foram construdos. A abertura dos portos ao comrcio internacional fez com que uma grande quantidade de artigos de luxo comeasse a chegar ao Rio de Janeiro. Lojas de roupas finas, joalherias, sales de cabeleireiros passaram a funcionar tendo como clientela pessoas da Corte e da elite local. A populao assistia a tudo admirada.

A Independncia do Brasil
Em Portugal - O descontentamento no era pequeno. Com a queda de Napoleo os portugueses no viam mais razo para dom Joo continuar em terras brasileiras. Em 1818 ainda no Rio de Janeiro, foi aclamado rei, recebendo o ttulo de dom Joo VI.

1808 - Ao chegar ao Brasil, dom Joo foi recebido com festa pela populao. A lua de mel, entretanto, no durou muito tempo. Uma das queixas da populao era com relao pesada carga tributria.

Dezembro de 1815 - Dom Joo assinou um decreto criando o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Para muitos historiadores, essa medida o marco inicial do processo de emancipao poltica e administrativa do Brasil.

Agosto de 1820 - Uma guarnio do exrcito do Porto se rebelou e deu incio a uma revoluo liberal e antiabsolutista. Em Lisboa, uma junta provisria assumiu o poder e convocou as Cortes para elaborar uma Constituio. A junta exigia o retorno da famlia real e da Corte para Portugal e a restaurao do monoplio comercial com o Brasil.

26 de abril 1821- A famlia real e mais 4 mil nobres e funcionrios zarparam rumo a Portugal. Levavam consigo todo o ouro guardado no Banco do Brasil e muitas outras riquezas. Em seu lugar, o rei deixou o filho, dom Pedro, que assumiu o poder como prncipe regente.
5

Dom Pedro - Procurava atrair pessoas com experincia administrativa para ajud-lo a governar. Uma das figuras mais destacadas desse grupo era Jos Bonifcio de Andrada e Silva, que defendia a ideia de que o Brasil deveria manter-se unido a Portugal, mas com um governo prprio e autnomo. A opinio pblica se dividiu em duas correntes: a que apoiava . Jos Bonifcio, e a que apoiava Gonalves Ledo, que defendia o rompimento com os portugueses. Ambas as correntes concordavam que dom Pedro deveria resistir s presses das Cortes de Lisboa, recusando-se a voltar a Portugal.

Jos Bonifcio - Enviou de So Paulo representao a dom Pedro na qual pedia que o prncipe permanecesse no Brasil. No dia 29 de dezembro era entregue a dom Pedro um abaixo-assinado com a mesma exigncia subscrito por 8 mil assinaturas. Onze dias depois, o prncipe anunciou sua deciso de ficar no Brasil. O episdio, conhecido como Dia do Fico (9 de janeiro de 1822), foi o primeiro de uma srie de atos que levariam ruptura definitiva entre brasileiros e portugueses.

Setembro de 1822 Despachos vindos de Lisboa desautorizavam a convocao da Assembleia Constituinte e ordenavam o imediato retorno de dom Pedro a Portugal. Jos Bonifcio enviou os despachos ao prncipe, que se encontrava em So Paulo, aconselhando- o a romper com os portugueses. No dia 7 de setembro, o mensageiro alcanou dom Pedro nas proximidades do riacho do Ipiranga. Ao receber os decretos, o prncipe proclamou a independncia do Brasil, declarando a ruptura dos laos com Portugal.

Aclamao de dom Pedro II - Segundo imperador do Brasil, por Debret.

Primeiro Reinado (1822-1831)


1822 - O imperador Pedro I reconhecia que tudo est por fazer. No h Constituio, cdigos legais, sistema de educao. Dom Pedro - Aprovou a convocao de uma Assembleia Constituinte destinada a elaborar a primeira Carta Magna do Brasil. Em novembro de 1823 o imperador dissolveu a Assembleia e criou um Conselho de Estado, que se encarregou de elaborar outra Constituio. Em 25 de maro de 1824 o imperador outorgou a primeira Carta Magna brasileira. No Recife - O jornalista Cipriano Barata (1762-1838) foi preso por fazer crticas a dom Pedro e defender ideias republicanas. Revoltados com a dissoluo da Constituinte e com o autoritarismo do imperador, os habitantes do Recife deram incio a uma rebelio que logo se alastrou para as provncias da Paraba, do Rio Grande do Norte, Cear e Piau. Em represlia, dom Pedro I enviou para a regio tropas terrestres e em novembro de 1824 a resistncia pernambucana foi sufocada.

As crticas ao imperador no cessaram em diversas partes do Brasil. Ento, comearam a ocorrer motins contra os altos preos dos gneros de primeira necessidade. Reaberta em 1826, a Assembleia Geral, formada pela Cmara dos Deputados e pelo Senado, tornou-se uma das caixas de ressonncia da insatisfao popular contra o absolutismo do imperador. Um dos fatores que contriburam para o aumento da insatisfao popular foi a guerra em 1825, pelo domnio da Provncia Cisplatina. Para os brasileiros, o nus da guerra foi extremamente elevado carestia, aumento da inflao e a falncia do Banco do Brasil , o que s fez aumentar o descontentamento contra o governo de dom Pedro I.

13 de maro 1831- Brasileiros e portugueses entraram em choque nas ruas do Rio de Janeiro. O episdio, conhecido como Noite das Garrafadas, marcou o incio de uma srie de conflitos entre oposicionistas e partidrios do imperador. 6 de abril - Dom Pedro destituiu seu ministrio, composto apenas de brasileiros, e o substituiu por outro, formado por defensores do absolutismo

As Regncias (1831-1840)
Regncia Trina Provisria - A abdicao de dom Pedro I ocorreu durante as frias parlamentares. Para que no houvesse um vazio de poder, deputados e senadores formaram uma Regncia Trina Provisria, encarregada de governar interinamente o Brasil. A Regncia Trina Provisria governou at 17 de junho de 1831.

A Regncia Trina Permanente - Joo Brulio Muniz, Jos da Costa Carvalho e o brigadeiro Francisco de Lima e Silva foram escolhidos para assumir a Regncia Trina Permanente. O novo governo assumiu em meio a um clima de tenso em diversos pontos do pas. Para manter a paz interna, medidas enrgicas foram tomadas, como a proibio de ajuntamentos noturnos nas praas e ruas e a suspenso de algumas garantias constitucionais. Foi criada a Guarda Nacional. A Regncia Una - Padre Diogo Antnio Feij eleito por meio de voto popular, assumiu o governos. Em algumas provncias, a situao era de guerra civil. Em setembro de 1837 Feij renunciou Regncia. O cargo de regente foi ocupado pelo ministro do Interior, Pedro de Arajo Lima. A imposio de uma poltica regressista no foi capaz de diminuir as tenses que ameaavam o Imprio. A partir de 1837, novas rebelies eclodiram em diferentes provncias - na Bahia, teve incio a Sabinada (1837-1838); no Maranho, eclodiu a Balaiada (1838-1841).
Golpe da Maioridade - Em abril de 1840 formou-se o chamado Clube da Maioridade, A campanha defendia a maioridade do jovem prncipe. No dia 23 de julho de 1840, a Cmara e o Senado aprovaram o projeto liberal, concedendo a maioridade a dom Pedro de Alcntara declarando o imperador do Brasil.

Coroao de dom Pedro II

11

Rebelies provinciais
O perodo regencial caracterizou-se por ser uma poca de transio marcada pela passagem do poder das mos dos portugueses para as da elite nacional. As acomodaes e tenses resultantes desse processo poltico, o agravamento da situao econmica, alm das condies precrias e desumanas em que os pobres e os escravos viviam, criaram o clima para a ecloso de rebelies em quase todas as regies do pas.

12

Vous aimerez peut-être aussi