Vous êtes sur la page 1sur 45

AMBIMA

CPA 10

Modulo I Sistema Financeiro Nacional SFN


Conjunto

de instituies que possibilitam transferncias de recursos dos superavitrios para os deficitrios sendo composto por rgos normativos, fiscalizadores e intermedirios financeiros (bancos).

Conselho Monetrio Nacional CMN


rgo

superior do SFN. quem formula a poltica da moeda e do crdito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econmico e social do pas. Sua principal atribuio estabelecer medidas de correo de desequilbrios econmicos.

Banco Central do Brasil BACEN

uma autarquia federal a qual se compete cumprir e fazer cumprir as disposies que lhe foi atribuda pela legislao em vigor e as normas expedidas pela CMN. Sua misso assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do SFN.

Sobre o BACEN

Suas principais atribuies so conceder autorizao de funcionamento das instituies financeiras e outras entidades, emitir moeda, executar poltica monetria e cambial e fazer operaes no mercado aberto para executar a poltica monetria. So fiscalizados pelo BACEN e responsveis pelo CPLD as reas de Controles internos.

Comisso de Valores Mobilirios CVM

Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda e tem por finalidade disciplinar fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios. Suas principais atribuies so incentivar o funcionamento das bolsas, proteger os investidores e manter a transparncia do segmento para reteno de novos investidores e a manuteno dos mesmos.

Sistemas e Cmaras de Liquidao e custdia I


SELIC

Sistema Especial de Liquidao e custdia; gerido pelo BACEN em parceria com a ANDIMA. o depositrio central dos ttulos Pblicos processando a emisso, resgate, pagamento de juros e custdia dos mesmos; Seu principal objetivo atestar a veracidade dos ttulos e das condies de compra.

Sistemas e Cmaras de Liquidao e custdia II


CETIP

S.A. Sociedade administradora de mercados de balco organizados; a depositria de ttulos privados (CDB, debntures, CDI, letras hipotecria SWAPS) criada em 1986 pelas instituies Financeiras e o BACEN.

Sistemas e Cmaras de Liquidao e custdia III

CBLC Companhia Brasileira de Liquidao e custdia - Entidade privada com fins lucrativos pertencentes aos participantes do mercado tem por objetivo garantir a realizao de todos os negcios nela realizados. Sua principal atribuio receber e administrar garantias para operaes realizadas em bolsa de valores.

Sistemas e Cmaras de Liquidao e custdia IV


Sistema

de pagamentos Brasileiro SPB tem como definio a transferncia de fundos interbancrios prprios ou de terceiros que feita em tempo real com a conseqente reduo do risco sistmico. Com ele aumentose agilidade segurana e confiabilidade no segmento.

Modulo II tica e regulamentao


Expressam

o reconhecimento pelos profissionais de suas responsabilidades para com o pblico, clientes, colegas e empregadores.

Principio da Integridade
Integridade

pressupe honestidade e sinceridade que no devem ser subordinadas a ganhos e vantagens pessoais. Quando falamos de integridade transmitimos uma imagem de confiana interpessoal. Segue este principio o profissional que adota a prtica de abster-se de obter vantagens pessoais na venda de produtos de investimento para o cliente.

Princpio da Objetividade
Deve-se

objetivo na prestao de servios profissionais aos clientes, requer honestidade e imparcialidade. Deve-se haver um objetivo para que algo seja alcanado.

ser

Princpio da Competncia

o profissional que presta servios de forma a manter conhecimento e a habilidade na hora de oferecer os produtos de investimento para o cliente, alm de saber reconhecer suas limitaes. O profissional busca manter-se sempre atualizado e informado sobre os produtos ofertados.

Princpio da Confidencialidade
Este

princpio abrange o aspecto de o profissional no relevar nenhuma informao confidencial do seu cliente sem seu especifico consentimento a no ser sobre ordem judicial.

Princpio do Profissionalismo

Deve-se refletir sempre as atitudes e decises a serem tomadas refletindo no zelo e na crena da profisso. Deve-se tambm pensar na imagem da categoria.

Marcao a mercado

Consiste em registrar todos os ativos, para efeito de valorizao e calculo das cotas dos fundos de Investimento, pelos respectivos preos negociados no mercado. Ela determina o valor presente dos ttulos da carteira.

Preveno a Lavagem de Dinheiro

uma expresso que se refere a prticas econmico-financeiras que tm por finalidade dissimular ou esconder a origem ilcita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de forma a que tais ativos aparentem uma origem lcita ou a que, pelo menos, a origem ilcita seja difcil de demonstrar ou provar.

Modulo III Noes de Economia e Finanas


PIB

Produto Interno Bruto o conjunto da produo final de bens e servios realizada em territrio nacional, independentemente da nacionalidade dos agentes econmicos, num determinado perodo de tempo, geralmente 1 ano.

Inflao
Alta

permanente do nvel geral dos preos numa economia. Reflete portanto o comportamento de centenas de preos de produtos e servios.os dois principais ndices de inflao utilizados atualmente no Brasil so o IPCA e o IGP-M.

IPCA

calculado e divulgado pelo IBGE e utilizado pelo Conselho Monetrio Nacional para o acompanhamento de metas de inflao.

IGP-M ndice Geral de Preos do Mercado

uma das verses do ndice Geral de Preos (IGP). medido pela (FGV) e registra a inflao de preos desde matrias-primas agrcolas e industriais at bens e servios finais. Esse ndice formado pelo IPA-M (ndice de Preos por Atacado - Mercado), IPC-M (ndice de Preos ao Consumidor - Mercado) e INCCM (ndice Nacional do Custo da Construo - Mercado), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente. A pesquisa de preos feita entre o dia 21 do ms anterior at o dia 20 do ms atual.

Taxa de Cambio

a quantidade necessria de moeda nacional para adquirir uma moeda estrangeira. Os exportadores so OFERTANTES de moeda estrangeira.

TR Taxa Refencial
Foi

criada no Plano COLLOR II com a inteno de ser a taxa bsica referencial dos juros a serem praticadas no ms. utilizada no clculo do rendimento da caderneta de poupana. A TR calculada com base nas operaes de CDBs.

Mercado Primrio

Refere-se a colocao inicial de um ttulo, aqui que o emissor toma e obtm os recursos. Os lanamentos de aes novas no mercado, de forma ampla e no restrita subscrio pelos atuais acionistas, chamam-se lanamentos pblicos de aes.

Mercado Secundrio

onde ocorre a negociao de ttulos adquiridos no mercado primrio, proporcionando a liquidez necessria. quando ocorre a liquidez dos valores mobilirios negociados.

Modulo IV Princpios de Investimentos

Para trabalharmos com investimentos devemos saber o que , qual o risco, o que podemos esperar de retorno e seu valor.

Risco de mercado

Esta diretamente relacionado as flutuaes nos preo e taxas, dentro e fora do pais que podem trazer reflexos no preo dos ativos. Dentre os principais podemos citar: taxa de juros, taxa de cambio, hedge commodities, aes, derivativos e indexadores.

Risco de crdito

Esta relacionado a capacidade do emissor de um titulo em honrar seus compromissos numa data preestabelecida. Seus principais fatores so a inadimplncia, a concentrao de operaes num mesmo ativo, degradao de garantias (depreciao) e fator pais (evento inesperados em pases estrangeiros).

Risco de liquidez
Maior

o menor facilidade de se negociar um titulo ou um ativo, convertendo-o em dinheiro. O RL presente nos ttulos aquele decorrente de poucos compradores e os mesmos no quererem pagar o preo justo.

Caso Prtico
As

aes de uma empresa quando apresentam poucos compradores e esses compradores no querem pagar pelo preo justo de uma ao, pode-se dizer que os riscos presentes nesse investimento so Risco de Liquidez e Risco de Mercado.

Modulo V Fundos de Investimento


SUPER IMPORTANTE: correto afirmar que a rentabilidade no lquida de impostos. As caractersticas dos fundos de investimentos esto presentes nos regulamentos dos fundos.

Chinese wall

Fundo Ativo
So

aqueles que buscam superar a rentabilidade de seu benchmark podendo admitir maior volatilidade em relao ao mesmo parmetro.

Fundo Passivo

aquele que apresenta variao mais prxima possvel ao seu benchmark e com menor volatilidade possvel de sua rentabilidade em relao deste mesmo parmetro.

Sobre Fundos

Importante: para honrar os resgates que ocorrem em um fundo de investimento o gestor deve vender os ativos presentes no fundo. A poltica de investimento de um fundo define os mercados onde o gestor pode atuar. A frao ideal do PL do fundo de investimento a cota.

Fundos Abertos
So

aqueles em que os cotistas podem solicitar o resgate de suas cotas a qualquer tempo.

Fundos Fechados
So

aqueles que permite o resgate somente no termino do prazo de durao ou liquidao do fundo.

Modulo VI Demais Produtos de Investimento


IMPORTANTE: Quando um cliente quer fazer um investimento a rentabilidade apenas um dos fatores a serem observados. Quanto maior a volatilidade do investimento maior ser a rentabilidade esperada.

Notas Promissrias

Tambm chamada de Comercial Paper um titulo de crdito de curto prazo emitido por S.A. com o objetivo de captar recursos para financiar seu capital de giro. So emitidas com prazo mximo de 360 dias.

Aes

A Ao a menor frao do capital social de uma empresa, porem nem toda empresa dividida em aes, podem ser divididas em quotas. A emisso de aes uma forma de captar recursos no mercado. Quando uma ao vendida, negociada ou comprada com facilidade e avaliada pelo seu preo justo ela conhecida como liquida.

Fundo de Aes

Devero ter como principal fator de risco a variao de preos de aes admitidas a negociao no mercado a vista de bolsa de valores ou entidades do mercado de balco organizado. Fundo de aes aquele que aplica no mnimo 67% de seus investimentos em aes.

Aes Ordinrias

concedem o poder de voto nas assemblias da companhia. so sempre nominativas. Nelas, o nome da empresa seguido da notao ON. Elas do direito a um voto por ao.

Aes Preferenciais

oferecem preferncia na distribuio de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidao da companhia. O nome da empresa seguido na notao PN. Em resumo do preferncia no recebimento de dividendos.

Tributao

Vous aimerez peut-être aussi