Vous êtes sur la page 1sur 40

Lixo de Alpercata

ESTUDO DE CASO
BRUNO LEANDRO NEVES DIONE SOUZA ANDRE LUIZ DOS SANTOS MARCOS N. RIBEIRO ALLYSOM MATOS

Prefcio
Considerando a crescente preocupao da sociedade com relao s questes ambientais e ao desenvolvimento sustentvel, a ABNT criou a CEET00.01.34 - Comisso de Estudo Especial Temporria de Resduos Slidos, para revisar a ABNT NBR 10004:1987 - Resduos slidos - Classificao, visando a aperfeio-la e, desta forma, fornecer subsdios para o gerenciamento de resduos slidos.

ABNT NBR 10004


A ABNT NBR 10004 foi elaborada pela Comisso de Estudo Especial Temporria de Resduos Slidos (ABNT/CEET00:001.34). O Projeto circulou em Consulta Pblica conforme Edital n 08 de 30.08.2002, com o nmero Projeto NBR 10004. Esta Norma baseada no CFR Title 40 Protection of environmental Part 260-265 Harzardous waste management Esta Norma substitui a ABNT NBR 10004:1987.

NBR 10.004/2004
Esta Norma estabelece os critrios de classificao e os cdigos para a identificao dos resduos de acordo com suas caractersticas.
Os resduos perigosos classificados pelas suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e patogenicidade so codificados conforme indicado a seguir: D001: qualifica o resduo como inflamvel; D002: qualifica o resduo como corrosivo; D003: qualifica o resduo como reativo; D004: qualifica o resduo como patognico.

Conceito de Resduo Slido Urbano


Todo e qualquer refugo, sobra ou detrito resultante da atividade humana, excetuando dejetos e outros materiais slidos; pode estar em estado slido ou semisslido. Os resduos slidos podem ser classificados de acordo com sua natureza fsica (seco ou molhado), sua composio qumica (orgnico e inorgnico) e sua fonte geradora (domiciliar, industrial, hospitalar, etc.). Uma classificao que se sobrepe a todas as demais aquela que considera os riscos potenciais dos resduos ao ambiente, dividindo-os em perigosos, inertes e no inertes, conforme a NBR10.004.

Resduos Slidos

Normas

Tcnicas da ABNT: NBR 10004/2004 - Resduos slidos Classificao; NBR 10005/2004 - Procedimento para obteno de extrato lixiviado de resduos slidos; NBR 10006/2004 - Procedimento para obteno de extrato solubilizado de resduos slidos; NBR 10007/2004 - Amostragem de resduos slidos.

Classifica o dos Resduos Slidos


Os resduos slidos podem ser classificados de acordo com a origem, tipo de resduo, composio qumica e periculosidade :

Os resduos so classificados, de acordo com a NBR 10.004/04, como:


- Resduos Classe I Perigosos - Resduos Classe II No

Perigosos - Resduos Classe II A No Inertes - Resduos Classe II B Inertes.

Lixo Orgnico
Na concepo tcnica o lixo deve ser visto e analisado sob o prisma biolgico, assim lixo orgnico todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais tcnica e moderna, abordaramos os resduos slidos, sendo seu componente biolgico a matria orgnica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos,

Lixo Orgnico
Restos de Alimentos

Lixo inorgnico

Lixo inorgnico inclui todo material que no possui origem biolgica, ou que foi produzida atravs de meios humanos, como plsticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformao da natureza, os materiais inorgnicos so representados pelos minerais.

Lixo Inorgnico
Lixo Seco Lixo Seco

Potencial Contaminante
O lixo urbano um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contnuo e exagerado na quantidade de lixo produzido. As principais causas da poluio do solo so: o acmulo de lixo slido, como embalagens de plstico, papel e metal, e de produtos qumicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.

Risco de Contaminao por Metais Pesados

Tempo de Decomposio de Materiais


Questes Ambientais

Riscos de Contaminao a sade Pblica


O lixo pode muitas vezes conter materiais perigosos, que oferecem srios riscos sade humana e ao meio ambiente, como baterias de veculos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos qumicos, txicos e/ou corrosivos etc.

Riscos a Sade
O lixo depositado em lixes a cu aberto baldios atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpies, entre outros, podendo transmitir doenas como diarrias infecciosas, parasitoses, amebase etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenas como a dengue e a leishmaniose .

Riscos de Contaminao por contato e inalao em lixes

Lixo de Alpercata -MG

LOCALIZADO AS MARGENS DA RODOVIA FEDERAL BR116, NO MUNICPIO DE ALPERCATA MG CERCA DE 15KM GOV. VALADARES MG E A 2KM DO BAIRRO DE VILA EUGENIA EM ALPERCATA. COM CERCA DE 10.000M DEPOSITADO TODO TODOS OS RESDUOS SLIDOS PRODUZIDOS NO MUNICIPIO.

O lixo recolhido por tratores do tipo Jerico como na imagem abaixo.

No Local
O lixo recolhido de todo municpio e despejado sem separao ou controle do mesmo, H no local um numero de animais que podem causar doenas, animais esses como Ratos, Baratas e um nmero muito grande de Moscas, Cheiro muito forte de Matria Orgnica em decomposio.

Risco de Contaminao no Local


O grau de contaminao do meio ambiente no local grande pois h reas brejo logo abaixo o lixo, tambm h nascentes no local que podem ser contaminadas pelo Chorume. Em poca de chuva com o escoamento da gua pelo lixo transporta alem do lixo toxico e matria orgnica em decomposio para o curso dgua

A noite funcionrios queimam o lixo inorganico juntamente com lixo orgnico que gera uma fumaa toxica e um forte cheiro que afeta a populao que vide perto do local, h famlias que vivem a cerca de 300m do local que se queixam do mal cheiro e da fumaa.

Chegam ao local cerca de 5 a 6 Caminhes de lixo do tipo caamba lixo esse de todo municpio.
(Joacir _ Secretrio de Obras)

Lixo Orgnico e Lixo Seco misturados

Risco de contaminao no local


Alm da poluio fsica de extensa reas de solo destinada ao lixo, existem muitas reas tomadas pelo lixo, onde o depsito contnuo de lixo sem tratamento algum pode levar contaminao de lenis freticos, crrego e lagos, pelo escoamento do chorume e outras substncias txicas provenientes da degradao do lixo. O uso de incinerao a cu aberto pode levar liberao de grandes quantidades de poluentes no ar.

H no local um curso dgua que est sendo contaminado pelo chorume, j que no h separao do lixo nem controle do mesmo. O lixo simplesmente jogado no local da vem uma retroescavadeira que o espalha para que haja a secagem rpida para ser queimado.

Questo Social
Alem do problema da fumaa e do cheiro forte de moradores que vivem ao redor da rea, h um problema de catadores que trabalham no local sem nenhum tipo de proteo, no usam luvas nem mascaras para a separao do lixo. O local oferece riscos fsicos, qumicos e biolgicos, pois a o risco de se cortarem pela grande quantidade de vidro, metais e outros espalhados no local. Como o de contaminao por Substancias nocivas a sade, fumaa toxica proveniente da queima de plsticos algumas telhas de Amianto e risco por animais peonhentos e como cobras, aranhas e escorpies,alem de ratos, baratas e moscas, h tambm o acumulo de gua em pneus e plsticos que podem formar condies a reproduo do mosquito Aedes Aegypti que transmite a Dengue.

Embalagens de remdios

Nascente no alto do morro

Maquina espalhando o lixo

Risco de Contaminao por Metais Pesados

Mediadas Mitigadoras

Vous aimerez peut-être aussi