Vous êtes sur la page 1sur 41

Sade Doena: Um Equlibrio Dinmico

Farmacutica Homeopata: Keila Furbino

Conceito de Sade de acordo com Hahnemann


No estado de sade a Energia Vital mantm todas

as partes do organismo em admirvel e


harmoniosa atividade vital, tanto em suas sensaes como em suas funes. De modo que o esprito dotado de razo que habita o organismo do homem possa dispor desse instrumento vivo e saudvel para alcanar os mais altos fins de sua existncia.

Energia Vital ou Fora Vital


a fora organizadora da vida, que mantm a
integrao e o funcionamento harmnico do organismo no estado de sade, para que este possa atender aos altos fins da existncia de sua alma. Na doena, a fora vital, perturbada, s ope resistncia imperfeita, inadequada, sacrificando parte do organismo e se revelando impotente para deter o alastramento do mal.

&9 e &10 Organon

Conceito de Doena de acordo com Hahnemann


A doena um processo de desequilbrio da energia

vital, que pode se manifestar como um mal estar (


fsico ou mental) passageiro ou como uma doena degenerativa e grave que pode levar a

morte.Desse modo, as manifestaes fsicas,


emocionais e/ou mentais apresentadas pelo organismo enfermo expressam a desarmonia da Energia Vital. &11 a &16 Organon

Definio de Sade por M.R.Nassif


A sade um bem estar fsico, psquico e social

considerando o Homem como entidade


biopsicossocial. Definida a partir de quem sente, fato que enfatiza a percepo e a voz do paciente como dispositivo condutor do procedimento mdico.

Sade-Doena ( M.R. Nassif)


Sade: silncio dos rgos

Enfermidade: alterao fisiopatolgica e /ou anatomopatolgica Indivduo so: bem estar fsico, psquico e social Indivduo enfermo: ausncia de bem estar fsico e/ou psquico e/ou social.

Sade-Doena ( M.R. Nassif)


Silncio dos rgos = + SSBE Silncio dos rgos = + ausncia SSBE sade + indivduo so sade + indviduo enfermo

No silncio dos rgos = enfemidade +SSBE + individuo so


No silncio dos rgos Enfermidade + +ausncia de SSBE = indivduo enfermo

Um pequeno caso clnico publicado no www.pbh.gov.br/smsa/prohama/outono2008/bol etim_outono.pdf relata que uma senhora de 94 anos, com Alzheimer, foi internada 6 meses antes da consulta homeoptica por ter alucinao com ladres; gritar por socorro; no querer comer por achar que vo envenen-la; bater com a bengala para matar os ladres; estar inquieta, levantar-se e deitar-se continuamente; noite levantar-se 20 vezes para urinar sem sucesso e urinar dormindo. E no querer tomar remdios.

H 7 anos, sofre desmaios e convulses. Intestino preso, funciona a cada 4 dias, gelada, chama os pais continuamente e no aceita que j morreram. Quando contrariada, grita chamando a polcia e constrangendo a famlia. Volta consulta, 45 dias aps uso dirio de medicamento escolhido na dinamizao 15 CH, com melhora substancial: no grita mais, no chama a polcia, mais calma, no reclama que querem mat-la, no chama os pais, sem desmaios e convulses, mais aquecida, dorme melhor, intestino melhor.

Conceito de Doena
Os homeopatas consideram a doena como o desequilbrio da energia vital, expresso pela totalidade sintomtica.

Hahnemann dividia as molstias em duas categorias: Agudas e Crnicas

Molstias Agudas
So processos sbitos, com tendncia a completar seu curso em tempo curto ou moderado, com a cura ou a morte. Podem ser provocadas por fatores excitantes externos ( fsicos, alimentares, emocionais...). Ex: Queda de temperatura - Resfriado

Molstias Agudas
As molstias agudas podem atacar o homem individualmente ( doena aguda individual) ou diversas pessoas ao mesmo tempo ( doena coletiva)

Molstia Aguda Coletiva


A doena aguda coletiva pode ser espordica ou epidmica. Espordica (atacando diversas pessoas susceptveis a uma influncia externa ao mesmo tempo). A uma mudana sbita de temperatura vrias pessoas podem se resfriar.

Molstia Aguda Coletiva Epidmica


Diversas pessoas so atacadas por

sofrimentos muito semelhantes,


provenientes da mesma causa ( que pode ser desde uma calamidade por guerra, inundao, fome, at algum agente nocivo como a varola e o sarampo)

DENGUE
Proden foi devidamente registrado na ANVISA como um medicamento homeoptico, sob n 1.0266.0168.001-3, publicado no DOU (Dirio Oficial da Unio) em 08 de dezembro de 2008 com a indicao de auxiliar no tratamento dos sintomas da dengue. Comercializado pelo laboratrio Almeida Prado. O medicamento eficaz no tratamento sintomtico da dengue (cansao, desnimo, indisposio, dor de cabea, dor muscular, nuseas, inapetncia, febres e calafrios, dor abdominal e dor retroocular), durante a epidemia de dengue. No uma vacina! Extrado da bula proden

DENGUE
O ativo Eupatorium perfoliatum representa o quadro tpico de dengue clssica, enquanto o ativo Phosphorus exerce, atravs de sua ao hepatotrpica, manuteno da integridade funcional do rgo e da produo dos fatores de coagulao, e finalmente, o ativo Crotalus horridus que

corresponde sntese mais semelhante ao quadro


hemorrgico da dengue.

Molstias Crnicas
Tem incio insidioso e carter progressivo ou recidivante, desviando o organismo mais e mais do estado de sade, at sua destruio. Podem ser: molstias crnicas medicamentosas, falsas, Verdadeiras

Doena Crnica Medicamentosa


As doenas produzidas artificialmente no tratamento aloptico, pelo uso abusivo de medicamentos agressivos.

Doena Crnica Falsa ou No miasmtica


Causadas pela exposio continuada a influncias nocivas evitveis, como ambientes insalubres, desvios alimentares, hbitos de vida.

Doena Crnica Verdadeira ou Miasmtica


Oriundas de um miasma crnico. Doena miasmtica:psora, sfilis, sicose Miasma crnico: um princpio dinmico desorganizador da vida, que tornaria o organismo susceptvel de se desequilibrar e vulnervel aos agentes externos.

Conceito de Miasma segundo Hahnemann


Psora: sarna Sfilis: cancro (ulceraes) Sicose: condiloma
Apontadas pelas doenas venreas da poca. Cada miasma no restringia aos sintomas genitais ou cutneos que ajudavam a identific-lo, mas dizia respeito a todo o desequilbrio interno com suas mltiplas expresses.

Conceito de Miasma segundo Kent Psora: causa de toda enfermidade, a


origem de todo o desequilbrio: o desacordo entre a maneira de sentir e agir e sua maneira de ser , e o sofrimento que dele decorre. Sfilis e sicose: as possveis reaes para aplacar este sofrimento. Sfilis ( fuga) e sicose ( luta)

Conceito de Miasma segundo Masi


Para Masi a enfermidade do homem uma

s, que comeando na angstia de saberse vulnervel e mortal, impele-o a um

estado de alerta exagerado ( psora) e


depois o faz reagir, quer fugindo do meio ( sfilis), quer tentando destru-lo ou dominlo ( sicose).

Sintomas relacionados a cada miasma

PSORA = angstia existencial, ansiedade, carncias, culpas,medos, insegurana, instabilidade, reaes fsicas fracas e oscilantes, prurido.

SFILIS = fuga da vida, de si mesmo, da sociedade, suicdio,desesperana, desvalia, depresso, reaes fsicas degenerativas e ulcerativas, cancro.

Sintomas relacionados a cada miasma


SICOSE= Imposio ao meio, supervalia, auto-afirmao, orgulho, egosmo, ambio, reaes fsicas de hipertrofia e proliferao, como neoformaes, hipersecrees, condiloma.

Exemplo de Dinmica miasmtica clssica Lycopodium


Psora: perda do vigor, timidez, antecipao. Siflis: Dbil, sem coragem, abatido, no persevera, indeciso, deseja morrer. Sicose: Autoritarismo, amante do poder, obstinado, perseverante, arrogante.

Noxa ou agentes nxios


Definio: todo fator necessrio mas no o suficiente para produzir uma enfermidade. ENFERMIDADE = NOXA x SUSCEPTIBILIDADE Susceptibilidade: a predisposio do indivduo ao adoecimento, podendo ser hereditria (gentipo), constitucional (biotipos), especfica ( os mesmos quadros clnicos) ou inespecfica. Noxa = o agente causador do adoecimento Susceptibilidade = vulnerabilidade prvia de quem atingido pelo agente causador do adoecimento.

Exemplos de Medicamentos relacionados as noxas


Noxas psquicas:
Emoes: Gelsemium, Ignatia, Nux vomica, Pulsatilla Medo: Gelsemium, Aconitum, Ignatia, Opium, Pulsatilla Clera: Chamomilla, Colocynthis, Nux vomica Decepo amorosa: Natrum mur, Ignatia Cimes: Lachesis, Hyoscyamus, Nux vomica, Pulsatilla

Exemplos de Medicamentos relacionados as noxas


Noxas Climticas Umidade: Natrum sulf, Dulcamara Noxas txicas: lcool: Nux vomica, Lachesis Tabaco: Caladium, Gelsemium, Ignatia Noxas fisiolgicas: Dormir pouco: cocculus

Exemplos de Medicamentos relacionados as noxas


Noxas traumticas Contuses: Arnica Medulares: Hypericum Cranianos: Natrum sulf Tendes musculares: Rhus tox Fraturas: Symphytum

DINAMISMO MRBIDO
O indivduo est aqui por alguma razo. Certamente para cumprir uma tarefa, atingir determinada meta. Conta com uma estrutura o organismo que segue leis biolgicas genricas e que possui particularidades caractersticas de cada indivduo.

Dinamismo mrbido
Quantos sonhos tivemos e no conseguimos realiz-los, quantos percalos e tropeos sofremos, quantas vivncias tivemos ao longo do percurso de nossa vida at aqui. Nosso organismo vai reagindo a diferentes estmulos de modo individual e muitas vezes a reao uma doena.

Dinamismo mrbido
Ser a doena uma necessidade biolgica do organismo para proteger algo mais importante, mais transcendental? Em diferentes situaes da vida, os quadros clnicos so verdadeiras fotografias que, colocadas na ordem cronolgica, compem um filme que representa a trajetria patolgica decorrente da histria da vida do indivduo.

Psicodinmica clssica
Mal emprego da vontade e do entendimento Mal pensar! mal desejar ! mal agir ! Sensao de mal estar, sintomas afetivos, mudanas de carter e humor, desacordo consigo mesmo e com os demais e com o meio - Leso Degenerativa Susceptibilidades afloradas, pertubaes do sono, sonhos, sexualidade, menstruao, apetite. Leso hipertrfica

Dinamismo mrbido
Na realidade o organismo adoece bem antes de aparecer uma determinada patologia. Na medicina tradicional s com a ecloso da patologia que pode ser feito o diagnstico preciso e estabelecer o tratamento.

Na homeopatia, bem diferente, o paciente pode ser tratado em qualquer fase de evoluo tendo o paciente sintomas homeopticos representativos.

Dinamismo mrbido
O paciente na homeopatia visto em sua totalidade,
sendo a doena, a consequncia da ltima etapa do processo mrbido. Esse processo mrbido vinculado desarmonia da energia vital. Mostrando a sua tendncia patolgica, estruturando, a nvel fsico, o desarranjo energtico, que ser sempre peculiar para cada um.

Cura
Consiste em satisfazer a susceptibilidade mrbida do organismo. A cura ocorre pelo restabelecimento do equilbrio da Energia Vital a partir desse,deflagram-se determinados movimentos, que podem se expressar dinamicamente em diferentes nveis do enfermo.

Reflexo
O que move o homem o desejo. O desejo no realizado promove o desequilbrio no mental e depois no orgnico.

video

Bibliografia
HAHNEMANN, S.C. Organon da Arte de Curar. So Paulo, Robe Editorial, 2001 KOSSACK-ROMANACK, A. Homeopatia em 1000 Conceitos. So Paulo, ELCID, 2003 NASSIF, M. Regina Galante. Compndio de Homeopatia. So Paulo, Robe Editorial, 1997

Muito Obrigada!

Vous aimerez peut-être aussi