Vous êtes sur la page 1sur 38

DAS RELAES DE PARENTESCO Art. 1591 a 1595 do CC DA FILIAO Art.

1596 a 1606 do CC Erica Lima

1. Das Relaes de Parentesco


Conceito de Parentesco Parentesco a relao vinculatria existente no s entre pessoas que descendem umas das outras ou de um mesmo tronco comum, mas tambm entre um cnjuge ou companheiro e os parentes do outro, entre adotante e adotado e entre pai institucional e filho socioafetivo.

1. Das Relaes de Parentesco


Espcies de Parentesco (art. 1.593 e 1.595) 1. Natural ou consanguneo : o vnculo entre pessoas descendentes de um mesmo tronco ancestral, portanto ligadas umas s outras pelo mesmo sangue. Ex: Pai e filho, dois irmos, dois primos. Obs: o parentesco por consanguinidade existe tanto em linha reta como na linha colateral.

1. Das Relaes de Parentesco


I. Parentesco Matrimonial: se oriundo de casamento. II. Extramatrimonial: se proveniente de unio estvel, relaes sexuais eventuais. Parentesco natural pode ser duplo ou simples: Irmos germanos: nascidos dos mesmos pais. Irmos unilaterais: nascidos s de um deles} uterinos = filhos da mesma me e pai diversos e consanguneos = se do mesmo pai e mes diferentes.

1. Das Relaes de Parentesco


2. Parentesco afim: estabelecido por determinao legal art.1595, sendo o liame jurdico estabelecido entre um consorte, companheiro e os parentes consanguneos, ou civis do outro nos limites estabelecidos na lei, desde que decorra de matrimnio vlido e unio estvel art. 226 3.
O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, descendentes e aos irmos do cnjuge ou companheiro.(em linha reta at o infinito).

1. Das Relaes de Parentesco


Assim s sero afins os pais, os filhos, e os irmos de cada cnjuge ou companheiro, restringindo-se na linha reta ao genro e a nora, ao sogra e a sogra, ao enteado e enteada, a madrasta e ao padrasto, e na linha colateral/transversal ao cunhado e a cunhada.
Desta forma, na linha transversal o parentesco por afinidade no vai alm dos segundo grau.

1. Das Relaes de Parentesco


Art. 1.521. No podem casar:

I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; II - os afins em linha reta; III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive; V - o adotado com o filho do adotante; VI - as pessoas casadas; VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte.

1. Das Relaes de Parentesco


3. Parentesco Civil: art. 1593 CC, derivado da adoo, estabelecendo um vnculo entre adotante e adotado, que se estende aos parentes de um e de outro. Adoo atribui a situao de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vnculo com os pais e parentes consanguneos, salvo para efeito de impedimento matrimonial. Pai e filho adotivo so parentes civis em virtude da lei. Art. 1.593. O parentesco natural ou civil, conforme resulte de consanginidade ou outra origem.

1. Das Relaes de Parentesco


CONTAGEM DE GRAU DE PARENTESCO CONSAGUINEO

O parentesco consanguneo divide-se em linha reta e em linha colateral. A linha vem a ser a vinculao de algum a um tronco ancestral comum. Assim so parentes em linha reta as pessoas que esto ligadas umas as outras por um vnculo de ascendncia e descendncia.
Art. 1.591. So parentes em linha reta as pessoas que esto umas para com as outras na relao de ascendentes e descendentes. A linha reta ascendente ou descendente conforme se encare o parentesco, subindo-se da pessoa a seu antepassado ou descendo-se, sem qualquer limitao.

1. Das Relaes de Parentesco


Art. 1.594. Contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo nmero de geraes, e, na colateral, tambm pelo nmero delas, subindo de um dos parentes at ao ascendente comum, e descendo at encontrar o outro parente. Linha ascendente: so parentes na linha ascendente: o pai, o av, o bisav etc. Linha descendente: Filho, neto, bisneto etc. Linha colateral: aquelas pessoas que provindas de um tronco comum, no descendem umas das outras art. 1592, como por ex: irmos, tios, sobrinhos e primos.

1. Das Relaes de Parentesco


OBS: Esse parentesco em linha colateral no infinito, ou seja, no vai alm do quarto grau, pois entendem que aps esse limite, o afastamento to grande que o afeto e a solidariedade no mais servem de apoio as relaes de direito. Art. 1.592. So parentes em linha colateral ou transversal, at o quarto grau, as pessoas provenientes de um s tronco, sem descenderem uma da outra. OBS: Na linha reta a afinidade no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel. OBS: Se houver um segundo matrimnio os afins do primeiro casamento no se tornam afins do cnjuge tomado em segundas npcias.

1. Das Relaes de Parentesco


Art. 1.595. Cada cnjuge ou companheiro aliado aos parentes do outro pelo vnculo da afinidade.

1o O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes,


aos descendentes e aos irmos do cnjuge ou companheiro.

2o Na linha reta, a afinidade no se extingue com a


dissoluo do casamento ou da unio estvel.

1. Das Relaes de Parentesco


OBS: art. 1521, II CC - causas de impedimentos absoluto: assim no podem casar genro e sogra, sogro e nora, padrasto e enteado, madrasta e enteado, mesmo depois da dissoluo por morte ou divrcio, do casamento ou da unio estvel que deu origem a esse parentesco por afinidade. Art. 1595 2, mesmo depois de extinta a entidade familiar.

IMPORTANTE: Na linha colateral cessa a afinidade com a dissoluo da entidade familiar, mediante divrcio ou com o bito do cnjuge ou companheiro, por conseguinte no est vedado o casamento entre cunhados.

1. Filiao
Definio e classificao Filiao o vnculo existente entre pais e filhos, vem a ser a relao de parentesco consanguneo em linha reta de primeiro grau entre uma pessoa e aquela que lhe deu a vida, podendo ainda , ser uma relao socioafetiva entre pai adotivo e institucional e filho adotado ou advindo de inseminao artificial heterloga. (art. 1593 a 1.597 )

1. Filiao
Art. 1.593. O parentesco natural ou civil, conforme resulte de consanginidade ou outra origem.

Art. 1.594. Contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo nmero de geraes, e, na colateral, tambm pelo nmero delas, subindo de um dos parentes at ao ascendente comum, e descendo at encontrar o outro parente.

1. Filiao
Art. 1.595. Cada cnjuge ou companheiro aliado aos parentes do outro pelo vnculo da afinidade.

1o O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes,


aos descendentes e aos irmos do cnjuge ou companheiro. 2o Na linha reta, a afinidade no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel. Art. 1.596. Os filhos, havidos ou no da relao de casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.

1. Filiao
Art. 1.597. Presumem-se concebidos na constncia do casamento os filhos: I - nascidos cento e oitenta dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivncia conjugal; II - nascidos nos trezentos dias subsequentes dissoluo da sociedade conjugal, por morte, separao judicial, nulidade e anulao do casamento; III - havidos por fecundao artificial homloga, mesmo que falecido o marido;

1. Filiao
IV - havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga; V - havidos por inseminao artificial heterloga, desde que tenha prvia autorizao do marido

1. Filiao
CLASSIFICAO DA FILIAO

Matrimonial: se oriunda de pessoas ligadas por um matrimnio vlido ao tempo da concepo, se resultante de unio matrimonial que veio a ser anulada posteriormente, estando ou no de boa f os cnjuges arts. 1561 1 e 2, ou se decorrente de uma unio de pessoas que, aps o nascimento do filho, vieram a convolar npcias.
aquela que se origina na constncia do matrimnio dos pais, ainda que anulado ou nulo. Nesse caso, o momento determinante da filiao a concepo. Todavia pode acontecer que o filho seja concebido antes do matrimnio e nascido depois da celebrao do casamento, sem que deixe de ser filiao matrimonial.

1. Filiao
CLASSIFICAO DA FILIAO

Presumem-se serem concebidos na constncia do casamento, os filhos nascidos 180 dias aps o estabelecimento da convivncia conjugal ou 300 dias aps a dissoluo da sociedade conjugal art. 1597, I e II do CC.
Extramatrimonial: provindas de pessoas que esto impedidas de casar ou que no querem contrair casamento.. OBS: art. 227 6 da CF Os filhos havidos ou no do matrimnio, tem os mesmos direitos e qualificaes proibidas quaisquer designaes discriminatrias.

1. Filiao
Presuno legal jris tantum da paternidade e de maternidade
O Cdigo Civil Brasileiro enumera as hipteses em que se presume terem os filhos concebidos na constncia do casamento, a chamada presuno pater is est. Isto advm da sistemtica do Cdigo Civil, que dispe no art. 1597.

pater is est quem nuptiae demonstrant (pai aquele que as npcias demonstram)

1. Filiao
Art. 1.597. Presumem-se concebidos na constncia do casamento os filhos:
I - nascidos cento e oitenta dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivncia conjugal;
O prazo de 180 dias (6 meses), contado do estabelecimento da efetiva convivncia e no da cerimnia nupcial, porque o casamento pode ter sido realizado por procurao Assim, se a criana nasceu 6 meses aps o casamento presume-se filha do casal, se veio luz antes desse prazo, no h qualquer presuno de sua filiao.

1. Filiao
II - nascidos nos trezentos dias subsequentes dissoluo da sociedade conjugal, por morte, separao judicial, nulidade e anulao do casamento;
Os 300 dias subseqentes dissoluo da sociedade conjugal tambm tem em mira um perodo mximo de gestao, que seria de 10 meses, ao contrrio dos 9 meses habituais.

10 meses porque a gestao humana no vai alm desse prazo.


Assim, o filho que nasceu 10 meses aps a dissoluo da sociedade conjugal considerado matrimonial, pois poderia ter sido concebido no ltimo dia de vigncia do enlace matrimonial.

1. Filiao
OBS: Salvo prova em contrrio, se a mulher vier a contrair novas npcias antes do prazo de 10 meses, (ex: viuvez), e lhe nascer algum filho, este se presume do primeiro marido, se nascido dentro dos 300 dias a contar da data do falecimento deste. Assim ser do segundo marido se o nascimento se der aps esse perodo e j decorrido o prazo de 180 dias depois de estabelecida a sociedade conjugal. Art.1598 Embora possam at ser freqentes as gestaes mais largas, elas so as excees, e no a regra, cuja normalidade a gestao de 9 meses.

1. Filiao
Trata-se de presuno relativa e no absoluta, tanto que garantido ao marido contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher. III - havidos por fecundao artificial homloga, mesmo que falecido o marido; OBS: inseminao artificial homloga: o material gentico pertence ao casal interessado, pressupondo que a mulher seja casada ou mantenha unio estvel, utilizada quando o casal possui fertilidade, mas no capaz da fecundao por meio do ato sexual. O uso do smen do marido somente permitido diante de sua expresso de vontade e enquanto estiver vivo, porque s sua a titularidade das partes destacadas de seu corpo.

1. Filiao
No entanto, persiste a presuno de paternidade na fecundao artificial homloga de marido j falecido, conquanto fique provado pela entidade encarregada do armazenamento de haver sido utilizado o gameta do marido j morto.

1. Filiao
IV - havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga;
Embries excedentrios decorrentes de concepo artificial homloga: a fertilizao in vitro, desde que os doadores do vulo e do smen, que geraram o embrio excedente sejam marido e mulher.

quando o vulo extrado do ovrio e fecundado em tubo de ensaio com esperma do marido, e colocado novamente no tero.

1. Filiao
V - havidos por inseminao artificial heterloga, desde que tenha prvia autorizao do marido.
O esperma do doador em regra, armazenado num banco de smen, havendo sigilo sobre a identidade do doador, mas fornecidos dados respeitantes a seu porte fsico, suas caractersticas morfolgicas, como o grupo sanguneo, cor da pele, dos cabelos e dos olhos.

O marido ao aceitar a inseminao heterloga de sua esposa, no tem o direito de negar a paternidade, e quem no autorizou o nascimento do filho medicamente assistido dever promover uma ao negatria de paternidade gentica.

1. Filiao
O anonimato do doador de material gentico obstculo ao conhecimento da origem biolgica. Os doadores no devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa. DISCUSSO: direito personalssimo investigar a patern

1. Filiao
A presuno relativa ou juris tantum, pois a prova contrria limitada,ou seja, admite-se prova em contrrio, porm em relao a terceiros absoluta, pois ningum pode contestar a filiao de algum visto ser a ao para esse fim privativa do pai art. 1601 CC. Assim presume a lei de que o filho de mulher casada foi gerado por seu marido. Pai at prova em contrrio por ele produzida, o marido. OBS : No h no CC presuno de paternidade dos filhos da unio estvel, muito embora esta esteja classificada como entidade familiar, e a razo da ausncia de presuno de filiao estaria no fato de no ser obrigatria a coabitao, logo no haveria certeza da paternidade.

1. Filiao
Ao negatria de paternidade e maternidade A presuno de paternidade no jris et de jure ou absoluta, mais jris tantum ou relativa, no que concerne ao pai, que pode elidi-la provando o contrrio. A ao negatria de paternidade de ordem pessoal, sendo privativa do marido, logo s ele tem legitimatio ad causam para prop-la art. 1601 do CC. Art. 1.601. Cabe ao marido o direito de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher, sendo tal ao imprescritvel.

Pargrafo nico. Contestada a filiao, os herdeiros do impugnante tm direito de prosseguir na ao.

1. Filiao
Se o suposto pai ficar ficar silente, terceiro no poder question-la, mais se vier a falecer na pendncia da lide, a seus herdeiros ser lcito continu-la, art. 1601, parag. nico. A ao negatria de paternidade imprescritvel, ou seja h qualquer tempo pode ser intentada.

1. Filiao
necessrio para provar que o reconhecimento voluntrio da paternidade no espelha a verdade, ilidindo a presuno, atingir uma das circunstncias taxativamente previstas em lei art. 1599, 1600, 1602 e 1597, V, ou seja:

a) Que houve adultrio, visto que se achava fisicamente impossibilitado de coabitar com a mulher poca da concepo, por ex: porque se encontrava separado judicialmente, no tendo convivido um s dia sob o teto conjugal, hotel ou em casa de terceiro, da a impossibilidade de ter havido qualquer relao sexual entre eles.

1. Filiao
Art. 1.600. No basta o adultrio da mulher, ainda que confessado, para ilidir a presuno legal da paternidade. OBS: O filho pode ser do marido, no sendo cabvel recusarlhe a paternidade com base em dvidas. Assim o adultrio da mulher, mesmo que notrio e por ela confessado, no constituir causa para desfazer a presuno de paternidade do filho, uma vez que o marido pode ser o pai, em razo da convivncia conjugal. O mau comportamento da mulher apenas poder desfazer a presuno legal, se ficar provado que por ex. O adultrio se deu na ausncia do marido, que se encontrava fora do pas, e portanto, estava impossibilitado de coabitar com a mulher a poca da concepo

1. Filiao
b) Que no havia possibilidade de inseminao artificial homloga, nem de fertilizao in vitro, visto que no doou smen para isso, (art. 1597, III e IV), ou que estril, ou que fez vasectomia, e muito menos de inseminao artificial heterloga, j que no havia dado autorizao ou que ela ocorreu por vcio de consentimento. (art. 1597, V).

1. Filiao
c)Que se encontrava acometido de doena grave, que impede as relaes sexuais, por ter ocasionado impotncia coeundi absoluta ou que acarretou impotncia generandi absoluta (art. 1599).

OBS: Maria Helena Diniz entende que se a impotncia for relativa, no poder ser aceita como alegao contra a paternidade de filho, haja vista existir meio para se avaliar o grau de impotncia. Art. 1.599. A prova da impotncia do cnjuge para gerar, poca da concepo, ilide a presuno da paternidade.

1. Filiao
A me por sua vez, somente poder contestar a maternidade constante do termo de nascimento do filho, se provar a falsidade desse termo (falsidade material) ou as declaraes nele contidas (falsidade ideolgica) art. 1608.

Art. 1.608. Quando a maternidade constar do termo do nascimento do filho, a me s poder contest-la, provando a falsidade do termo, ou das declaraes nele contidas.
EX: por ter havido equvoco na qualificao da verdadeira me, por no ter ocorrido parto, por atribuio de filho pertencente a outra mulher, por existncia de erro, dolo ou fraude no ato registrrio.

1. Filiao
A me por sua vez, somente poder contestar a maternidade constante do termo de nascimento do filho, se provar a falsidade desse termo (falsidade material) ou as declaraes nele contidas (falsidade ideolgica) art. 1608.

Art. 1.608. Quando a maternidade constar do termo do nascimento do filho, a me s poder contest-la, provando a falsidade do termo, ou das declaraes nele contidas.
EX: por ter havido equvoco na qualificao da verdadeira me, por no ter ocorrido parto, por atribuio de filho pertencente a outra mulher, por existncia de erro, dolo ou fraude no ato registrrio.

Vous aimerez peut-être aussi