Vous êtes sur la page 1sur 48

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

MATA ATLNTICA

BELM-PA 2013/2

MATA ATLNTICA
EQUIPE
1. 2. 3. 4. 5. Keison Thiago (LBN 06) Carlos Eduardo (LBN 06) Luiz Felipe (LBN 06) Hemerson Diego (LMN 05) Eder Fabrcio (LMN 05)

SUMRIO
TPICOS
1. 2. 3. 4. 5. 6. Biodiversidade (Keison Thiago) Floresta (Keison Thiago) Biopirataria (Carlos Eduardo) Desmatamento (Eder Fabrcio) Queimadas (hemerson Diego) Fauna e Flora (Luiz Felipe)

Introduo
A Mata Atlntica um dos cinco hotspots de biodiversidade mais importantes da Terra e a maior Reserva da Biosfera designada pela UNESCO, representando uma das regies prioritrias para conservao a nvel mundial. A Mata Atlntica est presente em 17 estados e em 3284 municpios. IBGE.

Na Mata Atlntica existe cerca de 567 espcies de animais endmicos. considerada a maior floresta tropical do mundo, tambm a primeira na lista de espcies ameaadas de extino, tanto da fauna com da flora. IBGE.

De todos os biomas brasileiros a Mata Atlntica e a mais devastada com cerca de 88% de sua cobertura original. IBGE.

Biodiversidade
Keison Thiago (LBN 06)

Fonte: http://www.rbma.org.br/

A biota da Mata Atlntica bastante diversificada, mesma com extensa rea ainda pouca conhecidas do ponto de vista biolgico, acredita-se que a regio abriga de 1 a 8% da biodiversidade mundial.

Fonte: http://www.rbma.org.br/s

Fonte: biodiversidadedasamericas.blogspot.com

A considervel diversidade de ambientes da Mata Atlntica pode ser a causa da diversidade de espcies e do alto grau de endemismo.

A riqueza pontual da Mata Atlntica to significativa, que um dos maiores recordes mundiais para plantas lenhosas foi registrado nesse bioma, na poca foi registrado em 1 hectare 458 espcies. CEPLAC (2005)

O bioma da Mata Atlntica bem diversificado, so muitas as espcies que sobrevivem nesse meio, a fauna tem um total de 1810, sendo 389 endmicos e a flora so mais de 20 mil. O grfico abaixo mostra esse total divididos por espcies e endemias.
MAMFEROS
ESPCIES ENDMICOS 250 55 197 60 1023 188

PEIXES
ESPCIES ENDMICOS ESPCIES ENDMICOS 350 133 340 87 20 000 10 000

RPTEIS
ESPCIES ENDMICOS

AMFBIOS

AVES
ESPCIES ENDMICOS

PLANTAS
ESPCIES ENDMICOS

FONTE: Herbrio da Comisso Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. CEPLAC (2005)

Nesse cenrio de grande riqueza da biodiversidade, observa-se um grande nmero de espcies endmicas que se enquadram em alguma categoria de ameaa, no caso das aves 10% das espcies encontra-se nessa lista de ameaa, j com os mamferos esse nmero sobe para 14%. CEPLAC (2005)

N. popular Arara-azul-pequena N. cientfico Anodorhynchus glaucus

N. popular Mico-leo-da-cara-dourada N. cientfico Leontopithecus chrysomelas

Em virtude de sua biodiversidade e dos nveis de ameaas que est submetida, a Mata Atlntica foi indicado por especialista, como um dos hotspots mundial, ou seja, uma das prioridades para a conservao da biodiversidade em todo o mundo.

Fonte: Cadastro Nacional de Ucs,

Foto: Guimares Rocha

Floresta
Keison Thiago (LBN 06)

http://www.meioambiente.culturamix.com (14/11/2013)

A Mata Atlntica a maior Reserva da Biosfera designada pela UNESCO, representando uma das regies prioritrias para conservao a nvel mundial.
Sculos atrs, a floresta se estendia por mais de 130 milhes de hectares ao longo da costa leste brasileira, abrangendo trechos do norte da Argentina e leste do Paraguai.

grande parte da vegetao da Mata Atlntica foi destruda devido explorao intensiva e desordenada da floresta. O pau-brasil foi o principal alvo de extrao e exportao dos exploradores que colonizaram a regio e hoje est quase extinto. Outra espcies tambm foram explorada at beirar a extino: Canela, Jacarand, Peroba, Ararib, entre outras...

N. Popular: Canela N. Cientfico: Ocotea Puberula

N. Popular: Pau-brasil N. cientfico: Leguminosae Caesalpinoideae

Hoje, no Brasil, restam apenas 7% da Mata Atlntica em bom estado de conservao, distribudo em fragmentos isolados acima de 1.000 hectares cada. Os ltimos remanescentes desta exuberante floresta abrigam uma riqueza de diversidade biolgica comparvel clebre Amaznia.

http://www.meioambiente.culturamix.com (14/11/2013)

A vegetao da Mata Atlntica constitudo basicamente por dois patamares, sendo o mais alto formado por rvores com estatura mdia de 35 metros, e o inferior caracterizado pela densidade arbustiva. As folhas so latifoliadas e pereniflias (largas e persistentes / duradoura), tpicas de florestas tropicais, e rica em espcies vegetais.

N. popular: cabreva-vermelha N. cientfico: Myroxylon peruiferum L.f.

N. popular: Jacarand-da-bahia N. cientfico: Dalbergia nigra

A expanso das cidades e o desenvolvimento do litoral transformaram a vasta floresta na regio mais densamente habitada e industrializada da Amrica Latina. Apenas no Brasil mais de 130 milhes de pessoas -reside na Mata Atlntica.

http://www.meioambiente.culturamix.com (14/11/2013)

Biopirataria
Carlos Eduardo (LBN 06)

http://tiozzaoambiental.blogspot.com.br/2007 /08/biopirataria_29.html em 08/11/2013

http://www.meioambiente.culturamix.com (14/11/2013)

A Biopirataria de diversas formas de vida da fauna e da flora, acaba ocasionando a extino de espcies que conhecemos e outras que nem iremos conhecer.

N. cientfico Biatas nigropectus N. popular Papo-branco

N. cientfico Leopardus pardalis N. popular Jaguatirica

N. cientfico Bothropoides alcatraz N. popular Jararaca-de-Alcatrazes

De acordo com o instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais (IBAMA) o nmero de espcies ameaada de extino aumentou, em 1989 eram 219 em 2003 esse era de 395.

N. cientfico: Gloxinia sylvatica Wiehler N. popular: gloxnia

N. cientfico Panthera onca N. popular Ona pintada

Calcula-se que cerca de 38 milhes de animais brasileiros sejam levados para fora do pas, se incluirmos a flora esse nmeros quase que dobra.

http://www.meioambiente.culturamix.com (14/11/2013)

A biopirataria tem passaporte e se camuflam sob muito disfarces. Turistas, cientistas... Fazendo-se das carncias sociais e econmicas de nossa gente.
Fator que contribui para a biopirataria e a falta, ausncia de uma legislao que defina o bom uso dos recursos naturais brasileiros.

http://www.meioambiente.culturamix.com (14/11/2013)

Com o crescimento do uso e da importncia da Biotecnologia para a criao de solues para a vida do ser humano se tornou cada vez mais comum observar os crimes de biopirataria. Os animais ou plantas que so contrabandeados geralmente so para fim de experincias.

http://www.meioambiente.culturamix.com (14/11/2013)

Desmatamento
Eder Fabrcio (LMN 05)

http://www.meioambiente.culturamix.com (14/11/2013)

O desmatamento da Mata Atlntica teve incio nos sculos XVI e XVII quando valiosas madeiras nobres, ideais para a construo naval e indstria moveleira, eram enviadas para a Europa. Entretanto, a maior parte do desmatamento ocorreu nos ltimos cem anos.

A Mata Atlntica uma das regies mais ricas do mundo em biodiversidade. Hoje considerada um dos biomas mais ameaado do planeta. Conta com 8% de sua floresta original.

O desmatamento em geral, sempre tem seus fins voltado para o lucro, uma grande rea devastada para a extrao e comercializao de madeira, para utilizar a rea como pastos ou emprego de atividades agrcolas.

http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica_03.php (11/11/2013)

Desmatamento na Mata Atlntica o maior desde 2008. IBGE (2012) Entre 2011 e 2012, o bioma brasileiro sofreu perda de 234KM de floresta. IBGE (2012)

http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica_03.php (11/11/2013)

O desmatamento da Mata Atlntica estar mais situado nos Estados de MG, BA, PI, e PR, onde foi constatado um avano na derrubado da vegetao. Nessas derrubadas esto rea de restinga e manguezais, este ultimo muito importante, j que o berrio de muitas espcies marinhas. http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica_03.php (11/11/2013)

O grfico mostra o ndice de desmatamento da Mata Atlntica de 1985 a 2012.

Fonte: Fundao SOS Mata Atlntica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Queimada
Hemerson Diego (LMN 05)

http://www.ofluminense.com.br/incendio/cerrado. (14/11/2013).

As queimadas na mata atlntica deixa muito carvo vegetal no solo, a prtica criminal no destri somente apenas a rea verde do pas que hoje reduzido a 8% da vegetao original, como pode devastar o ecossistema por milnios. UEFN ( 2010)

http://www.ofluminense.com.br/incendio/cerrado. (14/11/2013).

Grandes parte das queimadas na mata atlntica ocasionado por moradores da rea, geralmente a falta de ateno e o causador do incndio. Os fazendeiros e grandes latifundirios, fazem incndios criminais para aumentar o tamanho de seu plantio ou pasto.

http://www.outrapolitica.wordpress.com/pesquisaporimagens (14/11/2013)

Mais de 50 hectares de mata nativa queimada a estimativa inicial do prejuzo causado ao Parque Nacional do Descobrimento, localizado em Prado, a 794 km de Salvador, no extremo sul da Bahia. O parque um dos mais valiosos resqucios de mata atlntica do Nordeste brasileiro por abrigar vrias espcies da flora e da fauna em extino. BAND.COM.BR (05/06/2010).

Foto: Joa Souza/AE

Foto: Joa Souza/AE

Incndio no Parque Estadual da Serra do Rola Moa em agosto de 2011, foi devastador, consumiu mais de 90% da rea total do parque, que possua 4 mil hectares. O bioma do parque sofreu grande perdas, tanto na fauna como na flora. G1.com (2011)

Foto: Reproduo TV Globo

Foto: Reproduo TV Globo

O cerrado lidera o ranking de focos de incndios, em segundo vem a Amaznia seguido pela Mata Atlntica com cerca de 3,4 mil focos de incndio por ano. Um dos fatores para tantos focos a questo climtica, falta de chuva, o homem tambm um dos principais causadores dos incndios. INPE (2011)

http://www.o-problema-das-queimadas.html (14/11/2013)

Mata Atlntica: Fauna e Flora


Aluno: Luiz Felipe Correa Pereira (lbn-06)

FAUNA DA MATA ATLNTICA


A fauna da Floresta Atlntica representa uma das mais ricas em diversidade de espcies e est entre as cinco regies do mundo que possuem o maior nmero de espcies endmicas. Est intimamente relacionada com a vegetao, tendo uma grande importncia na polinizao de flores, e disperso de frutos e sementes. A precariedade dos levantamentos sobre a fauna da Mata Atlntica torna sua descrio e anlise mais difcil que no caso da vegetao (Adams, 2000), mas, apesar da carncia de informaes para alguns grupos taxonmicos, estudos comprovam uma diversidade bastante alta. Os generalistas apresentam hbitos alimentares variados, alta taxa de crescimento e disperso; vivem em reas de vegetao aberta e secundria, tolerantes e capazes de aproveitar diferentes recursos oferecidos pelo meio ambiente. Os animais especialistas so mais exigentes em relao aos habitats nos quais vivem, com dieta especfica, uma alterao no meio ambiente exige dos animais especialistas a procura de novos habitats. Segundo Kricher (1989), estima-se que exista 100 vezes mais espcies animais que vegetais, chegando na ordem de 20.000 o nmero de espcies de animais por hectare, isso considerando s as rvores como vegetais.

Grupos da Mata Atlntica:


Mamferos
No final do Pleistoceno, com a extino macia Bugio (Alouatta fusca) dos animais gigantes, a fauna brasileira de mamferos terrestres foi empobrecida, mas as variedade de espcies de pequeno porte se manteve. A Mata Atlntica possui 250 espcies de mamferos, sendo 55 endmicas, com a possibilidade de existirem diversas espcies Preguia desconhecidas. So os componentes da fauna (Bradypus tridatylus) que mais sofreram com os vastos desmatamentos e a caa, verificando-se o Ona pintada (Panthera onca) desaparecimento total de algumas espcies em certos locais. H uma grande quantidade de roedores e quirpteros (morcegos), e apesar de no ser to rica em primatas quanto a Amaznia, possui um nmero razovel de espcies (Adams, 2000). Anta (Tapirus terrestris) Mico-leo-dourado (Leontopithecus rosalia)

Aves

A Mata Atlntica apresenta uma das mais elevadas riquezas de aves do planeta, com 1020 espcies. um importante centro de endemismo, com 188 espcies endmicas e 104 ameaadas de extino. Estas espcies encontram-se ameaadas principalmente pela destruio de hbitats, pelo comrcio ilegal e pela caa seletiva de vrias espcies. Um dos grupos que corre maior risco de extino o das aves Arara-azul de rapina (gavies, por exemplo), que (Anodorhynchus apesar de ter uma ampla distribuio, glaucus) esto sofrendo uma drstica reduo de seus nichos. Varias espcies quase se Tucano (Ramphastos toco) extinguiram pela caa, como o caso dos beija-flores e psitacdeos em geral (araras, papagaios, periquitos) (Por, 1992).

Beija-flor (Ramphodon dohrnii)

Sara-sete-cores (Tangara seledon)

Rpteis e Anfbios
Em relao fauna de rpteis, grande parte apresenta ampla distribuio geogrfica, ocorrendo em outras formaes como a Amaznia, Cerrado e at na Caatinga. No entanto, so conhecidas muitas espcies endmicas da Mata Atlntica, por exemplo, o jacar-do-papoamarelo (Caiman latirostris) (MMA,2000). Uma comparao entre os rpteis da Amaznia, da Mata Atlntica e do Nordeste dos Andes (Dixon, 1979, apud Por, 1992) mostrou que a Mata Atlntica possui 150 espcies, das quais 43 tambm existem na Amaznia, 1 nos Andes e 18 so de larga distribuio neotropical. O endemismo dos rpteis da Mata Atlntica bastante acentuado, entretanto novas espcies ainda esto sendo descobertas. (Por, 1992) Com hbitos predominantemente noturnos e discretos, o que os torna pouco visveis em seu ambiente natural, os anfbios representam um dos mais fascinantes grupos. Exploram praticamente todos os hbitats disponveis; apresentam estratgias reprodutivas altamente diversificadas e muitas vezes bastante sofisticadas, ocupam posio varivel na cadeia alimentar e possuem vocalizaes caractersticas, demonstrando a diversificao biolgica e seu sucesso evolutivo. A Mata Atlntica concentra 370 espcies de anfbios, cerca de 65% das espcies brasileiras conhecidas. Destas, 90 so endmicas, evidenciando a importncia deste grupo.

Peixes
Os ecossistemas aquticos da Mata Atlntica brasileira possuem fauna de peixes muito variada, associada de forma ntima floresta que lhe proporciona proteo e alimento. ( MMA, 2000) O nmero total de espcies de peixes da Mata Atlntica 350, destas, 133 so endmicas. O alto grau de endemismo resultado do processo de evoluo das espcies, em rea isolada das demais bacias hidrogrficas brasileiras. (MMA, 2000) A maior parte dos rios encontra-se degradada, principalmente pela eliminao das matas ciliares, eroso, assoreamento, poluio e represamento. Apesar de estudada h bastante tempo, a fauna de gua doce brasileira no bem conhecida . Nos rios da mata ombrfila densa, existem espcies dependentes da floresta para seu ciclo de vida, principalmente aquelas que se alimentam de insetos, folhas, frutos e flores (Adams, 2000), contribuindo tambm para a disperso de sementes e frutos e para a manuteno do equilbrio do ambiente aqutico.

Simpsonichthys constaciae

FLORA DA MATA ATLNTICA


A flora da Mata Atlntica conta com mais de 20 mil espcies de plantas. Destas, 8 mil so endmicas. H grande diversidade de bromlias e orqudeas. A Serra do Mar (SP) contm mais de 800 espcies de rvores, sem falar nas plantas no arbreas, como as trepadeiras, ervas e gramneas. O que surpreende ainda mais, a densidade desta flora diversidade. O biomapa da Universidade de Bonn de 1999 indica a ocorrncia de mais que 5.000 plantas vasculares em uma rea de 10.000 km2 do ecossistema floresta tropical, no sudeste do Brasil. Segundo a UNEP - WCMC, mais que 450 espcies de plantas lenhosas podem ser encontrados em s um hectare de Mata Atlntica no Stio do Patrimnio Mundial Reseras do Sudeste (maior que na Amaznia). A Mata Atlntica encontra-se, infelizmente, em processo de extino. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extrao do pau-brasil, importante rvore da Mata Atlntica. Atualmente, a especulao imobiliria, o corte ilegal de rvores e a poluio ambiental so os principais fatores responsveis pela extino desta mata.

F.P.A. Principais tipos de vegetao


Mata Pluvial Tropical das Plancies Costeiras; Mata Pluvial Tropical das Encostas Montanhosas do trecho Norte. Mata Pluvial das Encostas Montanhosas do trecho Sul Estrato Altitudinal Superior Mata Pluvial das Encostas Montanhosas do trecho Sul Estrato Altitudinal Inferior. Formaes No Florestais (Campos de Altitude) Ecossistemas Associados (Restinga e Manguezais)

Principais Gneros e Famlias da Mata Atlntica


Leguminosea Piptadenia (angico, jacar) Hymenaea (jatob, jata) Meliaceae Cedrella (cedro); Cabralea (canjerana) Bignoniaceae Jacaranda (caroba, jacaranda mimoso) Tabebuia (Ip) Lauraceae Ocotea / Nectandra (Canelas) Phoebe (Imbuia)

Fisionomia e Florstica da (F.P.A)


A floresta pode ser dividida em extratos. O extrato superior chamado de dossel (20-30m), que composto pelas rvores mais altas, adultas, que recebem toda a intensidade da luz solar que chega na superfcie do planeta. As copas destas rvores formam uma espcie de mosaico, devido diversidade de espcies. A esto as canelas, as leguminosas (anjicos e jacarands), os ips, o manac-da-serra, o guapuruv, entre muitas outras. As rvores do interior da mata fazem parte do extrato arbustivo, formado por espcies arbreas que vivem toda a sua vida sombreadas pelas rvores do dossel. Entre elas esto as jabuticabeiras, o palmito Jussara e as begnias, por exemplo. O extrato herbceo formado por plantas de pequeno porte que vivem prximas ao solo, como o caso de arbustos, ervas, gramneas, musgos, selaginelas e plantas jovens que iro compor os outros extratos quando atingirem a fase adulta.

Apesar da grande diversidade de espcies a F.P.A apresenta uma uniformidade na composio florstica. Algumas espcies so encontradas em quase toda a sua extenso: palmiteiro (Euterpe edulis); cedro (Cedrella fissilis); canela (Cabralea canjerana); canela (Nectranda mollis); jacarand (Jacaranda semiserrata).
F.P.A. uma formao florestal montanhosa com Divises Altitudinais.

A vegetao no arbrea da F.P.A


Em regies de floresta atlntica onde o ndice pluviomtrico maior, tornando o ambiente muito mido, favorecida a existncia de brifitas (musgos) e pteridfitas (samambaias, por exemplo). Entretanto, para outras plantas, o excesso de umidade pode ser prejudicial e suas folhas, muitas vezes, apresentam adaptao para no reterem gua, sendo inclinadas, ponteagudas, cerificadas e sulcadas, facilitando o escoamento da gua, evitando o acmulo, que poderia causar apodrecimento dos tecidos. Estudar a F.P.A. seria incompleto sem mencionar as lianas, epfetas, ervas, samambaias, bambus, musgos e liquenes. Grande parte da biodiversidade da F.P.A. vem destas plantas. Famlias de epfetas da F.P.A.: Bromeliaceae, Gesneriaceae, Piperaceae, Orchidaceae, Araceae, Heliconaceae (co-evoluo com borboletas),Pteridophytas, Cactaceae, entre outros.

Ecossistemas Associados
Restinga
Dunas de areia com vegetao baixa e arborecente. Ocorre no litoral norte e litoral sul do pas

Mangue
Ecossistema tipicamente tropical e subtropical Vegetao halofila (adaptada a fixao em ambientes de sedimentao fina) Pequena diversidade de espcies.

CONCLUSES
Observa-se que a Mata Atlntica com seu bioma, torna-se uma sistema nica no mundo, sendo um grande hotspots de biodiversidade mais importantes da Terra e a maior Reserva da Biosfera. Um bioma rico, sua fauna e flora variada, se caracteriza pelo alta grau de endemismo e suas muitas espcies ameaada de extino.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.ofluminense.com.br/editorias/pais/cerrado-brasileiro-registra-22-mil-focosde-incendio-de-janeiro-julho http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/projeto-drake-lutando-contra-abiopirataria http://www.dicasfree.com/animais-em-extincao-na-mata-atlantica(14/11/2013) http://www.360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=13522&action=geral(14/11/ 2013)

Vous aimerez peut-être aussi