Vous êtes sur la page 1sur 24

FABRICAO DO CONCRETO

Disciplina: Materiais de construo I Aula n 16 Professor : Mauro Mlo

FABRICAO DO CONCRETO As fases da produo do concreto so: Mistura Transporte Lanamento Adensamento Cura

MISTURA DO CONCRETO
Dar homogeneidade ao concreto, isto , fazer com que ele apresente a mesma composio em qualquer ponto de sua massa. Pode ser :
Manual quando realizada no masseiro com o auxlio de ps e enxadas Mecanizada quando realizada com o auxlio de uma betoneira

MISTURA MANUAL

fonte: www.abcp.org.br

CUIDADOS RECOMENDADOS
muito importante que a quantidade de gua da mistura esteja correta. Tanto o excesso como a falta so prejudiciais ao concreto. Excesso de gua diminui a resistncia do concreto. Falta de gua deixa o concreto cheio de buracos.

CONCRETO MISTURADO EM BETONEIRA

fonte: www.abcp.org.br

CONCRETO MISTURADO EM BETONEIRA


Cuidados que devem ser observados A betoneira deve ser limpa antes de ser usada (livre de p, gua suja, restos da ltima utilizao). Os materiais devem ser colocados com a betoneira girando e no menor espao de tempo possvel.

CONCRETO PRONTO O concreto tambm pode ser comprado pronto, misturado no trao desejado e entregue no local da obra por caminhes betoneira. Esse tipo de fornecimento s vivel para quantidades acima de 3 m3 e para obras no muito distantes das usinas ou concreteiras, por questo de custo.

TRANSPORTE DO CONCRETO Depois de misturado, o concreto ser transportado para o local de aplicao, atravs dos vrios modos: Vertical Horizontal Outros

TRANSPORTE DO CONCRETO

LANAMENTO a colocao do concreto no local de aplicao, em geral, nas formas. Comea a endurecer apos quatro horas da adio da gua.

LANAMENTO DO CONCRETO

ADENSAMENTO

a compactao da massa de concreto, procurando retirar-se dela o maior volume possvel de vazios - ganho de resistncia. Usa-se vibrar a massa com vibradores mecnicos,devendo-se evitar o excesso

ADENSAMENTO

CURA
Conjunto de medidas com o objetivo de evitar a perda de gua (evaporao) pelo concreto nos primeiros dias de idade, gua essa necessria para reao com o cimento (hidratao)

Deve-se iniciar no dia seguinte da concretagem at 7 dias initerruptamente (cimento Portland comum) e 14 dias (cimentos pozolnicos e de alto forno) Utilizam-se diques de argila com aplicao de gua, pelculas reflexivas, mantas de feltro e sacos de papel, molhados com gua.

CURA COM MANGUEIRA

APLICAES TRAO RENDIMENTO POR SACO DE CIMENTO


PARTE DA ESTRUTURA CONCRETO MAGRO CONCRETO PARA FUNDAES CONCRETO PARA PISOS CONCRETO PARA ESTRUTURAS CIMENTO (SACOS 25kg) 1 AREIA (LATAS) 4 BRITA (LATAS) 8 GUA (LATAS) 2 VOLUME DE CONCRETO (LATAS/M3) 14 / 0,25

1,5

9 / 0,16

1,5

8 / 0,14

1.1/4

8 / 0,14

1) A lata de medida deve ser de 18 litros. 2) As pedras devem ser brita 1 ou 2.

RESISTNCIA
Sua resistncia e durabilidade dependem da proporo entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes chamada de dosagem ou trao. MUITO IMPORTANTE : Usar somente pedra e areia limpas (sem argila ou barro), sem materiais orgnicos (como razes, folhas, gravetos etc.) e sem gros que esfarelam quando apertados entre os dedos. A gua (doce) tambm deve ser limpa, clara sem impurezas(boa para beber). LEMBRE-SE: qualquer material (gua ou areia) contendo SAL um inimigo do concreto.

RECEBIMENTO E ACEITAO DO CONCRETO


Fixada a resistncia mecnica atravs da relao gua/cimento, faz-se necessrio procurar a consistncia compatvel com a natureza da obra, espaamento entre as paredes e distribuio da armadura 1- Colete a amostra de concreto depois de descarregar 0,5 m~ de concreto do caminho e em volume aproximado de 30 litros;

2- Coloque o cone sobre a placa metlica bem nivelada e apoie seus ps sobre as abas inferiores do cone;
3- Preencha o cone em 3 camadas iguais e aplique 25 golpes uniformemente distribudos em cada camada; 4- Adense a camada junto base, de forma que a haste de socamento penetre em toda a espessura.

RECEBIMENTO E ACEITAO DO CONCRETO

5- No adensamento das camadas restantes, a haste deve penetrar at ser atingida a camada inferior adjacente;
6- Aps a compactao da ltima camada, retire o excesso de concreto e alise a superficie com uma rgua metlica; 7- Retire o cone iando-o com cuidado na direo vertical; 8- Coloque a haste sobre o cone invertido e mea a distncia entre a parte inferior da haste e o ponto mdio do concreto, expressando o resultado em milmetros.

SLAMP TEST OU ENSAIO DE ABATIMENTO


A simplicidade do ensaio de abatimento (slump test) o consagrou como o principal controle de recebimento do concreto na obra e, para que ele cumpra este importante papel, preciso execut-lo corretamente.

AMOSTRAGEM DO CONCRETO

Depois do concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento (slump test), deve-se coletar uma amostra que seja representativa do concreto para o ensaio de resistncia. 1- A retirada de amostras do concreto deve seguir as especificaes constantes nas normas brasileiras, segundo a NBR NM 33:98. 2- No permitido tirar amostras tanto no princpio quanto no final da descarga da betoneira. A amostra deve ser colhida no tero mdio da mistura. 3- A amostra deve ser coletada cortando o fluxo de descarga do concreto, utilizando-se para isso um recipiente ou "carrinho de mo" e, em seguida, remexida para assegurar sua uniformidade. 4- Retira-se uma quantidade suficiente, 50% maior que o volume necessrio, e nunca menor que 30 litros.

A MOLDAGEM DO CONCRETO
A moldagem descrita a seguir, segundo a NBR 5738:03: 1. preencha os moldes em trs camadas iguais e sucessivas, aplicando 25 golpes em cada camada, distribudos uniformemente (CP de 15x30), caso CP seja 10x20, duas camadas com 12 golpes cada. A ltima conter um excesso de concreto; retire-o com rgua metlica; 2. deixe os corpos-de-prova nos moldes, sem sofrer perturbaes e em temperatura ambiente por 24 horas, para depois fazer a cura; 3. aps este perodo deve-se identificar os corpos-de-prova e transferi-los para o laboratrio, onde sero rompidos para atestar sua resistncia.

RESISTNCIA DO CONCRETO
Uma vez obedecidas todas as recomendaes, temos que saber se a resistncia especificada em projeto pelo calculista foi atingida. No ensaio de ruptura por compresso, os corpos-de-prova que foram moldados na obra so submetidos a um carregamento uniforme, em prensas especiais, at seu rompimento, segundo a NBR5739:94. Aps a ruptura dos corpos-de-prova, e de posse dos resultados dos ensaios, realizado o "controle estatstico da resistncia do concreto", para certificar a aceitao da estrutura concretada sob o ponto de vista estrutural. Este controle de suma importncia como testemunho da segurana da estrutura que ser futuramente utilizada. Ao se adquirir o concreto dosado em central, a empresa concreteira garante a qualidade do concreto, segundo as rgidas exigncias das normas tcnicas brasileiras.

Vous aimerez peut-être aussi