Vous êtes sur la page 1sur 14

Histria da propaganda e da criatividade no Brasil 1.808 fundado o Jornal Gazeta do Rio e inicia-se a imprensa e os primeiros anncios os classificados.

Anncios sobre escravos

1.875 Primeiros anncios ilustrados publicados no Mequetrefe.

1.910 a 1.920
Surge em So Paulo a primeira agncia nacional, a Ecltica. Com a chegada de empresas estrangeiras como a Bayer, General Motors, Ford e outras. Agncias americanas instalaram filias no Brasil, como a Mccan Erickson e JWT.

Destaque para as revistas ilustradas, surge anncios em bondes e cartes postais. Aes promocionais de rua.
Os artistas plsticas funcionam como os diretores de artes, os poetas e escritores eram redatores publicitrios. Ocorria uma superposio da linguagem nos anncios. Destaque para as peas da Bayer.

1.930 a 1.940
O rdio regulamentado e consequentemente a propaganda comercial. O programa comea a ser patrocinado e tem merchandising. Surge o Jingle e o Slogan se tornam mais comum.

1.940 a 1.950
Chega ao Brasil a Coca-Cola. Fim do longo ciclo da propaganda de remdio, pautado por leis restritivas para o setor. Expanso da mdia externa e a promoo de vendas (com as datas promocionais importadas). Criao da Apab

1.950 a 1.960
Surge a Editora Abril, a TV Tupi e Revista Manchete.
A ESPM inicia suas atividades.

Curiosidade: Os VTs eram produzidos artesanalmente, com cartes pintados mo. No existia controle do tempo de durao, um comercial de 30s chegava 40 ou 50s. Os intervalos comerciais no tinham durao definida.

1.960 a 1.970
A propaganda brasileira obtm uma legislao, que assegura as agncias 20% de remunerao sobre veiculao.
Comea a valorizar a criatividade nos anncios. Surge as duplas de criao. As ilustraes comeavam a perder lugar definitivamente para as fotos. A linguagem fica mais persuasiva e o texto ganha um tom coloquial.

1.970 a 1.980
A censura incomoda a Criao.
A Criao estimulada pelo surgimento de festivais e concursos no pas e exterior. A TV comea a exibir as cores que o mundo tem. As FM surgem para dar vigor as rdios. O governo transforma-se no maior anunciante do pas. A propaganda comea a ter uma preocupao maior ainda com a criatividade. Nas peas observa-se uma busca por novos conceitos e um aperfeioamento na redao e da arte.

1.980 a 1.990
H uma tendncia dos criativos assumirem a direo das agncias.
Os clientes optam pela agncia devido ao depto. de criao e no mais pela mdia ou planejamento. O setor tabagista lidera o ranking dos anncios.

O varejo assume papel da indstria de alimentos e eletrodomsticos.


O setor industrial percebe que a deciso de compra passa pelo PDV, adota como estratgia campanhas voltadas para agregar valor marca.

1.990 a 2.000
Internacionalizao das agncias.
Expanso da TV por assinatura.

Surgimento da Internet.
A criatividade publicitria supervalorizada.

O Brasil se consolida como um celeiro de profissionais criativos ganhando vrios prmios no Festival de Cannes.
Os anncios comeam a ganhar predominantemente um apelo visual, dando maior destaque as imagens e reduzindo o tamanho dos ttulos e dos textos.

Bibliografia
Do Reclame Comunicao Ricardo ramos Atual Editora

Vous aimerez peut-être aussi