Vous êtes sur la page 1sur 22

BIM e IPD na construo civil comercial: Um estudo conceitual

Diego de Souza Fattori Gustavo Barbosa Franceschi Isabel Carolina Pires Lins da Silva Renato Magnoler Dias

085820 083602 081642 084594

Introduo
A produtividade da construo civil vem decrescendo desde 1964 (Teicholz, 2004). Muitas vezes a construo caracterizada como ineficiente, dispendiosa, improdutiva e com a necessidade de desenvolvimento e inovao. Muitos fatores podem ser responsveis por essa aparente diminuio na produtividade, so eles:
Leis governamentais; Convenes contratuais; Mtodos de entrega; Interoperabilidade tecnolgica; Complexidade da construo, entre outros.

Atualmente, duas novas tecnologias surgiram com a promessa de melhorar a eficincia, diminuio nos gastos e um aumento na produtividade.
Building information modeling (BIM); Integrated project delivery (IPD).

Building information modeling (BIM)


BIM uma tecnologia relativamente nova na construo civil. Eastman, Teicholz, Sacks e Liston (2008) definiram BIM como uma rplica eletrnica de um projeto que "contm uma geometria precisa e dados necessrios para auxiliar a construo, fabricao e a contratao nas atividades da construo civil Dossick e Neff (2010) descreveram que "BIM torna explcita a alta interdependncia entre estrutura, layout arquitetnico, e os sistemas mecnicos, eltricos e hidrulicos atravs da unio tecnolgica dos participantes dos diferentes projetos Mais claramente, o BIM um termo usado para descrever uma infinidade de aplicaes de software de computador que podem ser utilizados por profissionais de design e construo tanto para o planejar,criar layout, estimar, detalhar e fabricar vrios componentes de um edifcio.

Building information modeling (BIM)


Verificao automtica de regra(Automatic rule checking) um tpico emergente na rea de pesquisa do BIM. Neste mtodo o modelo do BIM uma entrada para o programa de verificao de regra que automaticamente analisa a geometria, relaes espaciais, folgas e outros critrios dimensionais e orientados a objeto, emque posteriormente determina se o projeto proposto est em conformidade com as regras pr-definidos pelo usurio. Desta forma obtem-se uma melhor organizao do projeto, assim como evita erros ou falhas como por exemplo a passagem da fiao em uma parede hidrulica ou em vigas, etc. Essa tecnologia de verificao automtica de regra identificada como tendo o potencial para facilitar novas aplicaes para o BIM, como colaborao reforada em estimar os primeiros custos com preciso, os custos de manuteno do empreendimento a partir de modelos BIM anteriores, e determinar automaticamente a conexo de um projeto do planejador com oramento, cronograma e objetivos do proprietrio.

Building information modeling (BIM)


A fragmentao do sistema construtivo tem sido observada como limitante do uso de todo o potencial do BIM. Segundo Dossick and Neff (2010), sem uma boa liderana, toda a colaborao do BIM torna-se apenas troca de informaes ao invs de ser uma otimizao e resoluo de problemas. destacado por Sacks, Koskela, Dave and Owen (2010) uma boa inter-relao entre o BIM e o Lean construction, identificando cerca de 56 interaes.

Building information modeling (BIM)


Becerik-Gerber and Kensek (2010) realizaram uma vasta pesquisa com participantes da indstria, incluindo arquitetos, engenheiros, consultores, contratantes, fornecedores de tecnologia, planejadores e proprietrios para identificar os interesses de pesquisa atuais na rea de BIM. Suas descobertas mostraram que 89% dos entrevistados manifestaram interesse em novas pesquisas em Tecnologia de Construo e Gesto da Informao (BIM), enquanto 87% indicaram interesse em IPD.

Building information modeling (BIM)


Idias de pesquisas futuras que foram marcadas como crticas includas, "o conceito de um banco de dados virtual contra informaes vinculadas; coordenao com design sustentvel; repensar IPD como um mtodo para promover BIM; ramificaes educativas e problemas de gesto em todo o ciclo de vida do projeto" (p. 142). O conceito de "repensar de IPD como um mtodo para promover BIM" um pouco radical e contrria ao entendimento da indstria na relao entre as duas tecnologias como foi articulada pelo AIA (2007), que afirma: "BIM fornece uma plataforma para a colaborao em toda concepo do projeto "(p. 10). Alm disso, eles declaram: "BIM uma ferramenta, no um mtodo de entrega do projeto, mas os mtodos de processo do IPD vm trabalhar lado a lado com o BIM e aumentar as capacidades da ferramenta" (p. 10). O comentrio da AIA no considera DPI como um veculo de implementao BIM, como Becerik-Gerber e Kensek de (2010) sugeriram em seu estudo.

Building information modeling (BIM)


As vantagens reconhecidas de construo modular incluem melhoria programao, melhor qualidade, menor impacto ambiental, reduo na mo de obra, etc. Apesar dos benefcios aparentes, construo modular no amplamente utilizado na construo comercial, onde sua utilizao geralmente limitada instalaes correcionais e outros tipos de estruturas muito repetitivas. Por exemplo, o sub-contratante da construo modular no poderia dar incio no planejamento ou na fabricao, antes da aprovao dos documentos para a construo, do trmino dos leiles contratuais, e as negociaes estiverem terminadas, o que vem de encontro com o propostos pelo BIM.

Building information modeling (BIM)


Para se ter um bom aproveitamento do potencial que o BIM tem a oferecer, deve-se repensar no que realmente faz parte do gerenciamento de projeto, bem como os procedimentos e dispositivos utilizados na entrega do projeto (Froese, 2010). A Figura 1 apresenta um esquema de Froese(2010), um quadro conceitual, que prev uma abordagem de gesto altamente complexa, virtual, unificada e interdependente projeto. Este quadro, que retrata a interao dos processos, tempo e produtos durante um projeto, materializado a partir de trs acontecimentos recentes: a utilizao crescente de sistemas de informao complexos que exigem conhecimento especializado, a falta de nfase na interdependncia participante por sistemas de gesto atuais, e o uso cada vez mais comum do BIM e tecnologias associadas como uma ferramenta na entrega do projeto.

Building information modeling (BIM)

Building information modeling (BIM)


Em resposta ao aumento de pesquisas relacionadas ao BIM, Succar (2009) desenvolveu um quadro de investigao para: sistematizar o conhecimento; progredir a conscientizao e implementao; reformulao BIM como uma soluo integrada, diminuir o espao que existe entre os entendimentos do BIM por aqueles do meio acadmico e pesquisadores na prtica. A figura 2 de Succar (2009), representa a interao de campos BIM , estgios (maturidade para implementao), e pontos de vista do conhecimento. Succar (2009) alega que IPD deve ser o objetivo final desejado de todas as implementaes do BIM, concordando com a AIA (2007) e a anlise de Froese (2010).

Building information modeling (BIM)

Building Information Modeling (BIM)


O 5D (3D + tempo + custo) o modelo de ambiente de projeto desenvolvido por Popov, Juocevicius, Migilinskas, Ustinovichius e Mikalauskas (2010), classifica o projeto BIM em trs etapas:
concepo e clculo dos recursos, organizao e simulao de obras de construo e gesto de projeto de facilities (instalaes).

Vem para substituir o modelo tradicional de construo: design-bidbuild (projeto-proposta-execuo), processo onde cada empreiteiro realiza seu trabalho separadamente e apenas um responsvel pela integrao. A fig.3 ilustra o objetivo da entrega do projeto integrado, baseandose no BIM para permitir a colaborao em estimativa de custos, reviso de documentos automtico, anlise de sistemas, engenharia de valor, agendamento, alocao de recursos, logstica do local e gesto / manuteno de instalaes, entre muitos outros.

Building Information Modeling (BIM)

Building Information Modeling (BIM)


A converso de documentos arquitetnicos 2D em modelos de trabalho 3D atravs do uso de software de reconhecimento de grfico tem sido estudado e avanado. Lu, Yang, Yang e Cai (2007) identificaram trs principais desafios desse processo:
arquitetura est contida em uma srie de folhas relacionadas; propriedades multi-dimensionais podem ser expressas em tabelas ou grficos dentro dos documentos e, o uso de abreviaes, notas e smbolos dificulta o processo de reconhecimento (p. 31).

Apesar dessas dificuldades, Lu et al. (2007) desenvolveram algoritmos que modelavam corretamente elementos simples devidamente identificados, como portas, tendo sucesso em 80% dos casos.

Building Information Modeling (BIM)


Tecnologia de modelagem atual evoluiu para se adequar as necessidades altamente especializadas dos usurios especficos, no podendo evoluir muito devido nvel atual de descentralizao e especializao exigida dos participantes da indstria. Azhar, Hein, e Sketo (2008) elaborou um estudo de caso da construo do Aqurio Hilton em Atlanta, Gergia. O estudo concluiu que 600.000 dlares foram economizados somente evitando os conflitos mecnicos e eltricos no projeto. No entanto, este resultado aparentemente impressionante baseou-se nas estimativas de conflitos resolvidos durante o processo de coordenao de despesas gerais, os dados no so reais. Alm disso, a informao apresentada indica que os autores assumiram que 75% do conflito teria sido resolvido com os processos convencionais de 2D de coordenao, o que significa que apenas 200.000 de dlares de conflitos foram evitadas pelo uso de BIM.

Building Information Modeling (BIM)


Apesar de todas as suas vantagens, explcitas na literatura, o Bim tambm criou seus prprios problemas. Principais benefcios da literatura:

2.1 Principais benefcios da literatura

2.1 Principais deficincias da literatura


H uma falta de anlise quantitativa completa e rigorosa de muitas afirmaes feitas na literatura com relao ao BIM e seu potencial de impacto positivo sobre a produtividade, custo, cronograma, qualidade, etc. Enquanto dois trabalhos se concentraram principalmente em produtividade, ROI (retorno sobre o investimento), e benefcios de custo (Azhar et al, 2008.; Giel, 2010), h uma distncia em relao verificao dos supostos benefcios da adoo do BIM. Por exemplo, estudos de comunicao das horas de trabalho reais gasto m por empreiteiros em projetos comparveis, tanto antes como depois da adoo do BIM, no foram encontrados. A segurana no foi mencionada amostrada. Isto surpreendente porque de fundamental importncia do tema para os empreiteiros e potencial para melhorar as taxas de perda de segurana com mais pr-fabricao. Por ltimo, os efeitos sociolgicos da tecnologia BIM na indstria.

Integrated Project Delivery (IPD)


Entrega do Projeto Integrado (IPD) um mtodo de administrao em larga escala de construo e desenvolvimento projetos. colaborao formal que ocorre ao longo da concepo, planejamento, e fases de execuo de um projeto. Os objetivos do IPD so para ajudar os proprietrios, projetistas e construtores a reduzir o desperdcio, reduzir custos e melhoria da produtividade (AIA 2007). O Instituto Americano de Arquitetos (AIA, 2007) define Entrega do Projeto Integrado (IPD) como "... um projeto abordagem de entrega que integra pessoas, sistemas, estruturas e prticas empresariais em um processo que colaborativamente aproveita os talentos e ideias de todos participantes para otimizar os resultados do projeto, aumentar o valor para o proprietrio, reduzir o desperdcio e aumentar a eficincia atravs de todas as fases de concepo, fabricao e construo"(AIA,2007).

Integrated Project Delivery (IPD)


O NASFA et al. (2010) define IPD de forma semelhante ao AIA (2007). No entanto, eles observam que o aparecimento de IPD pode ser visto como o resultado da unio de trs recentes tcnicas de desenvolvimento organizacional dentro da indstria: BIM, Lean, e Sustentabilidade (NASFA et al., 2010). A diferena mais marcante entre IPD e os mais tradicionais mtodos de entrega (por exemplo, Lump Sum Design-Bid-Build (LS), Design / Build (DB), Gesto da Construo de risco (CMC) e Assessor da Gesto da Construo (CMa)) o uso de um nico multi-acordo onde todas as partes importantes para o projeto executam o mesmo contrato e dividem os riscos e potenciais recompensas (Lancaster e Tobin, 2010). Outra diferena de mtodos tradicionais inclui equipes protocolo de formao, processo, comunicaes, uso de tecnologia e interao. IPD relativamente novo e ainda no amplamente aceito dentro da indstria (Kent e Becerik- Gerber, 2010). Estas diferenas esto resumidos na Tabela 2.

Integrated Project Delivery (IPD)

Vous aimerez peut-être aussi