Vous êtes sur la page 1sur 28

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educao Prtica de Ensino da EJA

EJA: Dcadas de 1940 a 1960

Elaine Vianna DRE: 106045376 Flvia Andrade DRE: 107404573 Mariana...

Campanha de Educao de Adolescentes e Adultos (CEAA)


Promovida pelo Ministrio da Educao e Sade, a partir de 1947 Objetivo levar a educao de base a todos os brasileiros iletrados, nas reas urbanas e rurais. Marco relevante no processo de constituio do campo terico-prtico da rea de educao de jovens e adultos no Brasil. Servio de Educao de Adultos (SEA) em 1947. O diretor-geral era Loureno Filho O material didtico e a orientao metodolgica da Campanha foram uniformes para todo o pas, sendo igualmente empregados em meio urbano e rural (PAIVA, 1983, p. 177).

Primeiro Guia de Leitura (LER)


Elaborada por uma comisso de professores do Ministrio da Educao Preencher as necessidades de ensino dos fonemas/grafemas sequenciados Linguagem como um sistema lingustico

X
Linguagem como produo humana no contexto histrico e social

Linguagem perde seu contedo ideolgico e vivencial.

Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, 1947

Livros de leitura

Ler e Saber Caderno de Aritmtica Alfabeto de Sade Guia de Leitura Guia de Linguagem Guia de Matemtica Guia de Alimentao
Publicaes sobre temas relacionados educao sanitria e aos trabalhos agrcolas: Malria, Tuberculose,

Maria Pernilonga, Tirar leite com cincia, Uma das melhores frutas do mundo, Lindaura vai fazer manteiga, O gro de ouro, Guerra sava, Terra cansada.

CNER
fbrica de eleitores

1949 - Seminrio Interamericano de Educao de Adultos patrocinado pela UNESCO e a OEA; 1951 Reunies para balano da situao das populaes rurais realizadas no Ministrio da Educao e Sade; 1952 Nasce fruto destas discusses, a Campanha Nacional de Educao Rural (CNER). Foi o primeiro grande movimento oficial de alfabetizao de massa no Brasil, mas sua ao extensiva ficou conhecida como fbrica de eleitores. 1959 Fim da CNER.

OBJETIVOS da CNER
investigar e pesquisar as condies econmicas, sociais e culturais da vida do homem brasileiro no campo; preparar tcnicos para atender s necessidades da educao de base ou fundamental; promover e estimular a cooperao das instituies e dos servios educativos existentes no meio rural; concorrer para a elevao dos nveis econmicos das populaes rurais por meio do emprego de tcnicas avanadas de organizao da produo agrcola e do trabalho; contribuir para o aperfeioamento dos padres educativos, sanitrios, assistenciais, cvicos e morais das populaes rurais.

MATERIAIS DIDTICOS da CNER


No houve material didtico especifico os temas partiam das publicaes da CEAA, sabe-se apenas da existncia de cartazes usados nas campanhas, quanto ao uso de filtros de gua, instalao de fossas sanitrias, assim como folhetos instrutivos sobre gravidez, cuidados das mes no ps-parto e com os recm-nascidos.

Questo Poltica

1950 Censo afere 50,5% de analfabetos.

Ainda no final dos anos de 1950, sob liderana de Joo Ribas da Costa, organizou-se o Sistema Rdio Educativo Nacional (SIRENA), com emisses educativas gravadas por locutores da Rdio Nacional, muitas delas catlicas, que se responsabilizavam pela implantao de escolas radiofnicas. No entanto, embora contadas aos milhares, essas escolas no tinham a recepo organizada, desconhecendo-se sua eficcia. Sabe-se tambm que os programas, pela sua linguagem bastante erudita, no atingiam a populao a que se destinava. O SIRENA publicou a Radiocartilha, impressa em cores, mas considerado o material didtico mais fraco do perodo.

1957 Criado o Servio de Rdio Educativo Nacional

SIRENA

Rdio Cartilha SIRENA

O Projeto SIRENA

Exposio de motivos para MEC

Secar as fontes do analfabetismo.


1957 - Criada pelo governo federal a Mobilizao Nacional de Erradicao do Analfabetismo (MNEA). Nasce em rejeio da proposta de campanhas massivas, constituiu-se numa ao tecnicamente planejada. OBJETIVO: reestruturar o sistema de ensino fundamental para crianas, adolescentes, jovens e adultos LEMA: secar as fontes do analfabetismoregularizao da oferta da escola primria de quatro anos e sua complementao em mais dois anos, como j havia sido experimentado na Escola Parque da Bahia.

MNEA

A Alfabetizao de jovens e adultos, mantinha as experincias das classes de emergncia. Implantada experimentalmente em Leopoldina (MG) e parcialmente estendida a Timbaba (PE), Catalo (GO), Jlio de Castilhos (RS), Santarm (PA), Picu (PB), Maca (RJ), Benjamin Constant (AM), Guajaramirim (RO) e prevista para Caraguatatuba (SP). Elaborao de material didtico especfico pesquisa sobre as condies socioeconmicas dos municpios e seu programa envolvia basicamente construo de escolas, treinamento de professores. Curiosidades: -Essa campanha muito pouco estudada; sobre ela dispe-se apenas de um excelente relatrio de seu coordenador, Joo Roberto Moreira: Uma experincia de educao popular: o projeto

piloto de erradicao do analfabetismo do Ministrio de Educao e Cultura, publicado pelo MEC, em 1960.
experincia.

-Existe um museu em Leopoldina, sobre a

Implantada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a partir de fevereiro de 1961 Djalma Maranho como prefeito da cidade e Moacyr Ges como secretrio de educao. Teve incio com a implantao do, ento, ensino primrio de quatro anos, para crianas dos bairros pobres, em escolas de cho batido e cobertas de palha, como eram as moradias das famlias desses bairros. Baseada no mtodo Paulo Freire

Instalao de bibliotecas populares, praas de cultura e museus de arte popular

E caracterizada pela intensa valorizao das festas, msicas e danas populares.

Campanha De p no cho se aprende uma profisso

Documentos

Relatrio Cultura popular e P no cho

Livro de leitura para adultos

Livros

De p no cho tambm se aprende a ler (1961-1964); uma escola democrtica,

Memrias da Campanha De p no cho tambm se aprende a ler;

escrito por Moacyr de Ges

reflexes sobre a prtica pedaggica de ontem e de hoje, de Margarida de Jesus Cortez

Lendo e aprendendo; a Campanha De P no Cho, de


Jos Willington Germano

Centro Popular de Cultura da UNE CPC

Constitudo em 1961 no Rio de Janeiro, ento estado da Guanabara. Inspirado no pernambucano Movimento de Cultura Popular MCP Didatiza a teoria marxista da mais-valia em uma pea chamada A mais-valia vai acabar, Seu Edgar, de Oduvaldo Vianna Filho, no Teatro da Faculdade de Arquitetura do Rio de Janeiro, em 1960

Em 1961 o primeiro ncleo se instala no prdio da UNE, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro, com uma diretoria composta por Oduvaldo Vianna Filho, o cineasta Leon Hirszman e o socilogo Carlos Estevam Martins. objetivo de criar e divulgar uma "arte popular revolucionria".

Transformar o Brasil a partir da ao cultural capaz de conscientizar as classes trabalhadoras e promover a revoluo social
Um novo papel da arte e do artista Construo de uma cultura definida como "nacional, popular e democrtica O anteprojeto de manifesto, datado de maro de 1962, reafirmado num manifesto definitivo divulgado em agosto do mesmo ano. Dever do homem brasileiro "entender urgentemente o mundo em que vive" para "romper os limites da presente situao material opressora Recebeu a adeso de vrios outros artistas e intelectuais, entre os quais Ferreira Gullar, Francisco de Assis, Paulo Pontes, Armando Costa, Carlos Lyra e Joo das Neves.

Os espetculos produzidos pelos CPCs so apresentados em portas de fbricas, favelas, sindicatos, escolas, associaes de bairro etc.
Cursos e excurses para aproximar as bases estudantes, operrios e camponeses UNE Volante passou a divulgar o movimento Pretendendo funcionar como uma entidade de massas, o CPC tinha todo o interesse em se instalar junto s associaes universitrias, camponesas e operrias.

Recursos
Convnio com o MEC editora de livros uma gravadora de discos agncia de distribuio atelis e oficinas prprias de artes grficas, artes plsticas, fotografia Os recursos para a manuteno do CPC, alm de emprstimos da UNE, eram arrecadados com a venda de sua prpria produo, que inclua shows de teatro e msica, livros, revistas etc.

Eles no usam black-tie A Vez da Recusa O filme Cinco Vezes Favela Cadernos do Povo Violo de Rua Cursos de teatro, cinema, artes visuais e filosofia.

O teatro da UNE, apresentando a pea Os


Oduvaldo Viana Filho, foi inaugurado s vsperas da derrubada do presidente Joo Goulart pelos militares, em 31 de maro de 1964.

Azeredos mais os Benevides, de

Derrubado na dcada de 1980. Somente em 2007, os estudantes recuperaram o terreno. Para o presidente da Unio Nacional dos Estudantes, Augusto Chagas, a reconquista do terreno uma questo de justia.

Nos primeiros dias de abril, a sede da UNE foi incendiada e todos os CPCs foram fechados

Vous aimerez peut-être aussi