Vous êtes sur la page 1sur 17

MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS

Marcus Vincius Reis

Introduo
Expresses Sinnimas pluriculturalismo e interculturalismo Afirmaes: um conceito da sociedade moderna (transito modernidade) um conceito formado pela cultura ocidental

1.

2.

Introduo
Conceito da Idade Moderna
-

Paz Westfalia (1648) direito liberdade de culto religioso Declarao Direitos da Virgnia (1776) Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (1789)

Introduo
Conceito da Idade Moderna
no existe ninguna expresin en ninguna lengua antigua o medieval que pueda traducir correctamente nuestra expresin derechos hasta cerca del final de la Edad Media: el concepto no encuentra expresin en el hebreo, el griego, el latn o el rabe, clsicos o medievales, antes del 1400 aproximadamente, como tampoco en ingls antgo, ni en el japons hasta mediados del siglo XIX por lo menos. Naturalmente de esto no se sigue que no haya derechos humanos o naturales slo que hubo una poca que nadie saba que los hubiera.
(MACINTYRE, Alasdair. Tras la virtud. Editorial Crtica:Barcelona, 1987, p. 95).

Introduo
Conceito da Idade Moderna
Evoluo Histrica dos Direitos Humanos
Sec. XVIII Sec. XIX Sec. XX

Generalizao Positivao Especializao

Internacionalizao

Introduo
Conceito da Cultura Ocidental
-

Eurocentrismo concepo individualista da sociedade ( viso oriental) liberalismo econmico estranho para sociedades hindu e muulmana

Introduo
Questes para o Multiculturalismo
-

Como superar tradies culturais, religiosas etc., que podem ser milenares? Como provar que alguns direitos so inerentes condio humana? Direitos universais a partir de qual ponto de vista? Como valorar culturas, se isso possvel? Como impor o ponto de vista ocidental? Quem deu procurao cultura ocidental para legislar em nome da humanidade?

Multiculturalismo
Diferenas entre Pluralismo, Universalismo e Relativismo Pluralismo
-

caracterstica das sociedades livres aceitao de pensamentos diferentes Estado Democrtico de Direito? combate ao pensamento nico oposio globalizao (neoliberalismo)

Multiculturalismo
Pluralismo no Brasil
-

Prembulo da Constituio de 1988 Artigo 5 do mesmo texto (liberdade de pensamento, de crena, de associao, de casamento, de partido poltico etc.)

Isso verdade?

Multiculturalismo
Pluralismo no Brasil ISSO VERDADE?

ESTADO
liberdade de escolha liberdade moral direitos fundamentais (dignidade)

Multiculturalismo
Multiculturalismo
-

convivncia de diferentes culturas em um territrio comum pluralista dilogo entre culturas para boa convivncia

Multiculturalismo
Multiculturalismo

1.

Abordagem Relativista Abordagem Universalista

2.

Multiculturalismo
Multiculturalismo Relativista
-

sem critrios mnimos para o dilogo entre culturas diferentes tudo aceito, tudo correto julgamento interno > julgamento externo no h espao para o termo direitos humanos universais Peso pequeno Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948)

Multiculturalismo
Multiculturalista Universalista
-

mnima regra para o dilogo intercultural base = direitos humanos ou valores comuns julgamento externo > julgamento interno a partir dessa base h liberdade total para o desenvolvimento cultural Peso maior Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948)

Multiculturalismo
Relativismo vs. Universalismo

Multiculturalismo
Relativismo vs. Universalismo
-

quando no h conflito entre o julgamento interno e o externo prevalece o pensamento do grupo social, da cultura especfica s no caso 4 que deve prevalecer o julgamento externo (atualmente ocidental e segundo a O.N.U)

Concluses
garantir direitos mnimos assegurar liberdade moral (igualdade como diferenciao) pelo menos uma regra mnima: no prejudicar terceiros (aceita em quase todas as religies atuais) se no universalizamos direitos (carga imperialista), pelo menos universalizamos valores no uniformizar as idias relativismo s possvel em uma sociedade perfeita (utpica), sem desvios do ser humano. A histria humana no permite pensar que o homem pacfico por natureza, em que no seriam necessrias regras mnimas de convivncia

Vous aimerez peut-être aussi