Vous êtes sur la page 1sur 32

1

Busca profissionais com capacidade de adaptao s mudanas; Interdisciplinaridade entre disciplinas e empresa apresenta fator de sucesso na formao dos engenheiros de produo; A importncia da grade curricular do curso e que o ensino pode e deve contribuir de forma eficaz, preparando os engenheiros de produo para viver as contnuas e aceleradas transformaes no mercado de trabalho.
4

Empresa brasileira localizada no Vale do Ao, Minas Gerais; Fundada em 1987; Especializada na fabricao de peas fundidas, forjadas e centrifugadas em cobre e suas ligas, revestimentos especiais, caldeiraria em elementos refrigerados e engenharia de produtos/processos;

Para Burbridge (1988): "o objetivo do PCP proporcionar uma utilizao adequada dos recursos, de forma que produtos especficos sejam produzidos por mtodos especficos, para atender um plano de vendas aprovado".
A programao de produo feita diariamente, semanalmente e mensalmente, atravs do Planejamento Agregado; De acordo os recursos disponveis, o qual comporto por trs etapas:

1. Prever; 2. Escolher alternativas; 3. Determinar quais sero utilizadas.

10

Estrutura do Produto ser Fabricado

11

Solicitao para o Almoxarifado

12

Ordem de Produo

13

Ballou (2006) a misso da logstica consiste em colocar os produtos ou servios certos no lugar certo, no momento certo, e nas condies desejadas Produto finalizado; Setor de logstica visualiza a necessidade do transporte; Avaliao do pedido, verificando quantidades e dimenso das peas atravs dos desenhos; Para identificar qual o veculo ser necessrio no transporte.

14

Na anlise do transporte levada em considerao a resoluo n 11 do Departamento Nacional de Infra - estrutura de transportes DNIT

15

Para Oliveira (2005), projeto um evento nico e temporrio que necessita de planejamento especfico para atingir seus objetivos. Desenvolver projetos de melhorias e novas aplicaes, que vem fora motivadora para aprimoramentos contnuos e solues cada vez mais integradas, contribuindo para uma engenharia inovadora e dinmica.

16

Bicos de lana; Queimadores; Injetoras de oxignio e carbono; Placas de contato; Blocos refrigerados e ventaneiras; Painis refrigerados da caraa; Dutos do despoeiramento; Lana injetora de oxignio cuja marca registrada:

Slagless

17

Processo de fabricao de uma empresa se faz necessrio obedecer a um conjunto de tcnicas, ferramentas, dispositivos, protocolos e princpios, que bem articulados, s vem a somar e fazer com que a empresa alcance resultados satisfatrios.

Fabricao de peas fundidas; Forjadas e Centrifugadas em cobre e suas ligas e em ao.


Aciaria Alto Forno Ferros Ligas Outros

18

Ayres (2009) Produo Intermitente caracterizado pela produo feita em lotes no existindo um nico sequenciamento de procedimentos.

Vdeo

19

Afonso (2007) um modelo a representao abstrata e simplificada do sistema que um conjunto de componentes que interagem para atingir um determinado objetivo.

Os principais objetivos da modelagem e simulao de sistemas so: Conhecer mais a operao do sistema; Desenvolver recursos operacionais para aperfeioar o desempenho do sistema; Testar novos conceitos e/ou sistemas antes de implementa-los; Obter informaes sem incomodar o sistema atual; Capacitar operadores.
20

21

Segundo Tonucci Filho (2007) o modelo japons de organizao do processo de produo um conjunto de tcnicas, ferramentas, dispositivos, protocolos e princpios coerentemente articulados com as relaes industriais e sociais do contexto macrossocial japons.
Mtodo de Soluo de Problemas (MASP) Identificar, observar, analisar, planejar, executar, verificar, padronizar e documentar a soluo de um problema. Programa 5S. Utilizao, ordenao, limpeza, bem-estar e autodisciplina.

Implantao do Programa de Crculos de Controle de Qualidade (CCQ).

22

23

Segurana do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

NR n 4

NR n 5

NR n 6

24

Os tcnicos de segurana da Lumar Metals realizam uma inspeo de segurana tratando a segurana pessoal e impessoal dos empregados com o objetivo de melhor cumprir as normas regulamentadoras (NR). Alm da presena periodicamente dos supervisores de rea, que tambm so responsveis por dar exemplo e cobrar de seus colaboradores.

Sade & Segurana

25

Para VALLE (1995), a qualidade ambiental parte inseparvel da qualidade total ansiada pelas empresas que pretendem manter-se competitivas e assegurar sua posio em um mercado cada vez mais globalizado e exigente.
Possui AAF (Autorizao Ambiental de Funcionamento); Aes internas em busca pelo Desenvolvimento Sustentvel e Certificao ISO 14.001.

26

Os efluentes lquidos gerados na empresa so enviados para a sua ETE (Estao de Tratamento de Efluentes); O leo lubrificante armazenado e enviado para re-refino em empresa credenciada pelo rgo ambiental competente; leo usado proveniente do restaurante da empresa recolhido em parceria com a Recleo, que transforma o leo usado em materiais de limpeza a serem distribudos a entidades filantrpicas de Santana do Paraso; Separao de toda limalha ou cavacos gerados no processo produtivo, enviados posteriormente para beneficiamento em empresa credenciada pelo rgo ambiental competente; Membro efetivo e participante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA)

Coleta Seletiva

27

EBITDA a sigla inglesa de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization e que em portugus significa, literalmente, resultados antes de juros, impostos, depreciao e amortizao (LAJIDA).
A Lumar Metals utiliza como meio de gerenciar suas receitas o EBITDA, que em portugus significa, literalmente, resultados antes de juros, impostos, depreciao e amortizao. Que usado para comparar produtividade entre filiais atravs da anlise dos indicadores.

28

Economia Industrial ensina identificar os comportamentos externos e as carncias decorrentes da preocupao que acompanham a fora de trabalho, que so: perda de produtividade pela incapacidade involuntria de seus colaboradores em concentrar-se em suas atividades devido m nutrio, a rotatividade nas empresas devido falta de benefcios, a falta do poder aquisitivo. A Lumar Metals fez uma anlise de custo do seu restaurante e nesse ano de 2013 optou por criar um restaurante interno de contratados pela Lumar como funcionrios efetivos, e foi constatado que o custo com alimentao diminuiu e a qualidade da mesma aumentou.

29

Este trabalho contribuiu, para o enriquecimento profissional, pois proporcionou a possibilidade de aprofundar e aplicar nossos conhecimentos nas atividades rotineiras da Vale . Compreendemos que o Engenheiro de Produo cada vez mais imprescindvel para o sucesso de uma empresa.

30

AFONSO (2007) Artigo Modelos para Sistema de Informao: Conceitual, Lgico e Fsico. Acesso em 19/11/2013. AYRES (2009) Livro Gesto de Logstica e Operaes. Acesso em 19/11/2013. BALLOU (2006): Unidade 3 Logstica e Cadeia de Suprimentos, disponibilizado no portal. Acesso em: 20/09/2013. BURBRIDGE (1988): Aula de Planejamento e controle da produo.doc. Disponvel em http://www.passeidireto.com/arquivo/1054995/aula-de-planejamento-e-controle-da-producao. Acesso em 19/11/2013. CROSBY (1979) Aula N 1 A qualidade como fator competitivo, disponvel em http://arquivos.unama.br/professores/iuvb/7semestre/GQ/aula01.pdf. Acesso em 23/11/2013. DNIT resoluo n 11 do Departamento Nacional de Infra-estrutura de transportes. Acesso em 10/10/2013. ISHIKAWA (1995) Estudo para reduo do sucateamento de gabinete isolado em uma fbrica de refrigeradores atravs do mtodo PDCA. Disponvel em :http://www.producao.joinville.udesc.br/tgeps/tgeps/201101/TGEPS%20%20Renann%20Soccol%20Turri.pdf. Acesso em 18/11/2013. KAORU ISHIKAWA (1915 1989) Artigo Projeto Preliminar: Levantamento de requisitos e proposta de um Planejamento Estratgico Transparente e Participativo para o IFSC. Acesso em 23/11/2013. LAPA (1998) A Ferramenta 5S e suas Implicaes na Gesto da Qualidade Total. Acesso em 20/11/2013. MARTINS (2011) Artigo A UTILIZAO DOS INCOTERMS CONFORME A LEGISLAO BRASILEIRA. Acesso em: 23/11/2013. MONKS (1987) Administrao da Produo. So Paulo. McGraw-Hill. Acesso em: 23/11/2013. OLIVEIRA (2005): Aula 1 Sistema de Desenvolvimento de Produtos, disponibilizado no portal no 1 semestre de 2013. Acesso em: 16/05/2013. TONUCCI FILHO (2007) Artigo O PAPEL DA EDUCAO CORPORATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETNCIAS GERENCIAIS. Acesso em 23/11/2013. VALLE (1995) Artigo IMPORTNCIA DO SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL NA EMPRESA ESTUDO DE CASO, disponibilizado no portal. Acesso em: 20/09/2013. Site da Lumar Metals: www.lumarmetals.com.br. Acesso em 23/11/2013.
31

32

Vous aimerez peut-être aussi