Vous êtes sur la page 1sur 28

TRABALHO FUNDAMENTOS DA CINCIA E TECNOLOGIA

TURBINAS HIDRULICAS

Professor: Maciel Antoninho Vieira Componentes: Josier Baiotto, Vitor Senna, Mateus Ferreira

COMPONENTES DE TURBINAS HIDRULICAS

TURBINAS FRANCIS SIMPLES

Mancais
Tubo de suco

Caixa espiral

Distribuidor

Turbina Francis Dupla

Vlvula

TURBINA FRANCIS DUPLA

DETALHE DO ROTOR DE UMA TURBINA FRANCIS DUPLA

CAIXA ESPIRAL
A caixa espiral tem como funo receber a gua do conduto forado, e distribu-la de modo uniforme ao redor do rotor da turbina. Seu perfil interno deve ser perfeitamente exatamente o mesmo testado em laboratrio, para que os rendimentos sejam consolidados.
A caixa espiral projetada para suportar a presso interna correspondente a sobre-presso que ocorre quando o fechamento de emergncia das palhetas diretrizes ou injetores (golpe de arete).

CAIXAS ESPIRAIS

PR DISTRIBUIDOR
O pr-distribuidor um anel que vem imediatamente aps a caixa espiral e tem como funo suportar as cargas aplicadas pela caixa espiral, tampa da turbina, presso de gua no seu interior e, em unidades de eixo vertical, as cargas devido ao peso do concreto, do gerador e as cargas no mancal de escora so transmitidas s fundaes por seu intermdio. Assim, o pr-distribuidor calculado nas principais condies de operao que so: mquina vazia, mquina parada, carga mxima, rejeio de carga e teste de presso. Verifica-se tambm o seu comportamento dinmico quanto a possibilidade de ocorrncia de vibraes perigosas causadas pela passagem da gua. E como o nome j diz, o pr distribuidor quem direciona a gua para as palheta diretrizes.

PR DISTRIBUIDOR

PS FIXAS

Ps do Pr-distribuidor

PALHETAS DIRETRIZES
As palhetas diretrizes fazem parte do distribuidor da turbina, esto localizados logo aps o pr-distribuidor tendo como funo regular a vazo sobre o rotor da turbina. Essa regulao feita de forma a manter a rotao da unidade constante com a demanda de potncia do gerador. Seu perfil elaborado em laboratrio, por isso se torna uma das peas mais importantes para que a mquina alcance o rendimento calculado

Palheta Diretriz

PALHETAS DIRETRIZES

Ps do distribuidor

TAMPA DA TURBINA
A tampa da turbina tem a funo de fechar a parte superior da cmara em que fica o rotor da turbina. Ela projetada para suportar todas as cargas devido a presso de gua e aos esforos dos mancais guia e escora (se for o caso) nela apoiados. O eixo da turbina passa por ela e, nessa passagem, uma vedao de gua necessria, denominada vedao do eixo.

TAMPA DA TURBINA

ANEL DE REGULAO
O anel de regulao faz parte do mecanismo de acionamento do distribuidor e transmite a ao do(s) servomotor(es) s bielas do distribuidor. Tem tambm a funo de sincronizar o movimento de forma a garantir em cada posio que todas as palhetas diretrizes estejam no mesmo ngulo de abertura de forma a uniformizar o fluxo em torno do rotor da turbina. Cada movimento do anel para melhorar o desempenho da mquina devido as condies estabelecidas no memento

ANEL DE REGULAO

BIELISMO
O chamado bielismo tambm faz parte do mecanismo de acionamento do distribuidor e tem a funo de transmitir o movimento do anel de regulao s palhetas diretrizes, geralmente composto por alavanca e biela.

SERVOMOTOR
O servomotor composto de um cilindro em chapas de ao e um pisto de ferro fundido ou ao fundido com anis de ferro fundido que se desloca no interior do cilindro acionado uma haste que opera o anel de regulao diretamente ou atravs de uma biela de conexo. O servomotor acionado hidraulicamente e comando por sinais de um painel eltrico.

TUBO DE SUCO
O tubo de suco tem a funo de recuperar a energia hidrulica reduzindo a velocidade do fluxo; em geral bastante longo e de concreto, possuindo uma parte revestida em chapas de ao. Esse revestimento necessrio onde a velocidade da gua maior que aproximadamente 7m/s para evitar danos na superfcie do concreto. Muitos clientes exigem o revestimento do tubo de suco alm do limite acima, para evitar o custo da forma de concreto que tambm dispendiosa devido ao perfil complexo do tubo de suco.

Cones de Suco

Cotovelos de Suco

ROTOR
O rotor o componente que transforma a energia hidrulica em energia mecnica. O rotor projetado para suportar as cargas hidrulicas em qualquer condio e suportar os esforos resultantes da condio de disparo. Nesta condio no pode haver contato entre as partes rotativas e estacionrias. A geometria (dimetros, propores, nmero de ps) dos rotores determinada em funo da queda da potncia a ser gerada em laboratrio, portanto seu perfil real deve ser exatamente igual ao seu perfil hidrulico. Caso contrrio, os rendimentos calculados no sero os mesmos que o rendimento real.

ROTOR

GRFICO PARA DETERMINAR O TIPO DE TURBINA EM RELAO A SUA QUEDA E VAZO

Turbina Francis Vertical

VBO COMPLETA

Vous aimerez peut-être aussi