Vous êtes sur la page 1sur 17

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Veterinria Disciplina de Melhoramento Animal

Melhoramento Gentico do Camaro

Cssia Freitas, Dejoara Zvoboda, Jaqueline S, Maicon Ramos, Natlia Silva 20 de novembro de 2012

Introduo

Dcada de 90 laboratrios de larvicultura Completar de ciclos biolgicos e reprodutivos Litopenaeus vannamei


1989 fundao da Aquatec ascendente no processo de desenvolvimento tecnolgico e melhoramento gentico

Aquatec vrios componentes carcinicultura eficiente, estvel e rentvel. Variveis de impacto: salinidade, densidade de estocagem, nvel de manejo, poca do ano, fazenda, rao, dias de cultivo e outros. Status Sanitrio extrema importncia Status sanitrio + implementao gentica = potencializao do ganho comercial Crise 2003 patologia NIM (Necrose Infecciosa Muscular) - investimento (Aquatec), aumento na qualidade de produo.

Salto qualitativo formao Genearch Aquacultura Foco na sinergia entre melhoramento gentico e controle sanitrio Importao de vrias linhagens L. vannamei Specific Pathogen Free (Livre de Patgenos Especficos) Novidade Investimentos na rea do melhoramento gentico requerem mecanismos legais de proteo que impeam penalizao a utilizao abusiva de recursos genticos desenvolvidos por outras empresas. O desenvolvimento da carcinicultura deve ser de preocupao e compreenso tambm das autoridades competentes.

Resultados

Marcadores moleculares vm se mostrado muito importantes na deteco de variabilidade gentica em espcies economicamente importantes e no desenvolvimento de novas linhagens.

Estudos da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria) com Litopenaeus vannamei no Piau indicam uma herdabilidade de peso e comprimento total de 30 por cento e 23 por cento, respectivamente dos animais estudados.

A empresa Aquatec apresentou estudos com L. vannamei da linhagem Speed Line BR onde mostram um aumento de + 0,101g/semana na taxa de crescimento, + 1,2g no peso despesca, + 6,7% de sobrevivncia, + 260kg despescados por hectare, e - 9,5 dias de cultivo para um mesmo peso a uma mesma salinidade, uma mesma densidade de estocagem, etc.

J na linhagem Speed Line SPF, o primeiro Batch (grupo contemporneo de famlias para testes, avaliaes e selees genticas) apresenta taxas de crescimento mdias de 1,73g/semana, e algumas das melhores famlias j ultrapassaram a marca das 2g/semana em 3 anos de monitoramento.

Fatos Histricos no Melhoramento Gentico do Camaro

A carcinicultura surgiu no sudeste da sia, onde eram elaborados viveiros atravs do movimento das mars para criao de larvas oriundas dos ovos das fmeas postos no mar. Em 1950 os EUA iniciaram a produo de fitoplnctons marinhos em laboratrio, culminando com o incio da produo e criao de larvas de camaro. Com a reduo da pesca extrativista,de 1965-1975, China, Frana e Taiwan deram incio a produo de camaro visando a sua comercializao.

De 1975-1985 foram realizados melhoramentos nas tcnicas de cultivo.

Nos anos 70, o Brasil iniciou o cultivo de camaro na regio nordeste do pas com a espcie nativa Farfantepenaeus brasiliensis e da espcie extica Marsupenaeus japonicus. A partir dos anos 80 passou a cultivar a espcie Litopenaeus vannamei, contribuindo com o avano das indstrias camaroeiras do pas. No Brasil os estudos genticos de camares cultivados iniciaram em 1998, com a criao do centro de estudo em gentica de camaro (CEGENCAM, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN).

A aplicao da gentica e a biotecnologia vm apresentando melhorias no cultivo de camaro, consistindo desde a seleo de linhagem e produo de indivduos hbridos, poliplides, monossexuais, at o desenvolvimento de animais transgnicos nas modernas tcnicas de engenharia gentica. Atualmente existem muitos processos metodolgicos que podem ser utilizados para o aumento da produtividade em organismos cultivados.

Em 2003 surgiu a Necrose Infecciosa Muscular (NIM).Com isso,a empresa Genearch Aquacultura (RN) importou dos EUA vrias linhagens de L. vannamei Specific Pathogen Free (Livres de patgenos especficos SPF).No entanto,a importao de animais SPF continua sendo um risco da introduo de patgenos desconhecidos. Como aconteceu na Colmbia e no Brasil,com com o vrus causador da Sndrome da Taura, a partir de camares importados do Hava.

Referncias
- EMBRAPA (Projeto Aquabrasil) - Aquatec e Genearch Aquacultura ARANA, L. V. Aqicultura e desenvolvimento sustentvel. Subsdios para a formulao de polticas de desenvolvimento da aqicultura brasileira. Editora da UFSC. 1999. SAGI, A.; COHEN, D. (1990) Growth maturation and progeny of Sex reversed Macrobrachium rosenbergii males. World Aquaculture 21: 8790. PEREZ, J. E.; ROMERO, O. Z. (1991) Genetic improvement in crustacean. Estud Oceanol 10: 131-137.

Vous aimerez peut-être aussi