Vous êtes sur la page 1sur 70

WORD|2007

NOVIDADES DO WORD

O que h de novo no 2007


Quando abre o Microsoft Office Word 2007, Office Excel 2007, Office PowerPoint 2007 e o Office Access 2007 ou cria uma nova mensagem no Office Outlook 2007, v muita coisa que lhe familiar como, p. ex, o documento do Word ou o livro do Excel. Mas a parte superior da janela tem um novo aspecto. O aspecto antigo com menus e barras de ferramentas foi substitudo pelo Friso na parte superior da janela. O Friso contm separadores nos quais clica para obter os comandos. O Friso foi desenvolvido para ir proporcionar uma utilizao mais simples, com comandos de localizao mais fcil.

O friso

Em vez de ter cerca de 30 barras de ferramentas ocultas e comandos enterrados em menus ou em caixas de dilogo, ter um centro de controlo que rene os comandos essenciais e os torna muito visuais.

O friso

As trs partes que constituem o Friso so os separadores, os grupos e os comandos.

O friso
Separadores, que se situam na parte superior do Friso. Cada um deles representa tarefas base efectuadas num determinado programa.

Grupos, que so conjuntos de comandos relacionados e apresentados em separadores. Renem todos os comandos que sero provavelmente necessrios para um tipo de tarefa e permanecem visveis e disponveis fornecendo elementos de ajuda visual apelativos.

Os Comandos esto dispostos em grupos. Um comando pode ser um boto, um menu ou uma caixa para a introduo de informaes.

O friso
P.ex, o primeiro separador no Word 2007 o separador Base. A tarefa principal no Word escrever, de modo que os comandos no separador Base so aqueles que se utilizam mais frequentemente para escrever documentos: comandos de formatao de tipos de letra (no grupo Tipo de Letra), opes de pargrafo (no grupo Pargrafo) e estilos de texto (no grupo Estilos). Encontrar a mesma organizao noutros programas do Office 2007, com o primeiro separador a incluir comandos para a maior parte do tipo de trabalho chave. O separador principal no Excel, PowerPoint e Access tambm o separador Base. No Outlook, quando cria uma mensagem, o separador Mensagem.

Organizao dos comandos

Comandos Colar, Cortar e Copiar, utilizados com frequncia, aparecem logicamente no separador Base Os comandos utilizados com menos frequncia tm um destaque menor. Ex. a maior parte das pessoas utiliza Colar Especial menos frequentemente que Colar. Para aceder a Colar Especial, primeiro tem de clicar na seta em Colar.

Comandos dependentes do contexto


Os comandos que mais utiliza encontram-se no Friso e esto sempre disponveis. Existem outros que s aparecem quando precisa, em resultado de uma aco efectuada. P. ex., se no tiver uma imagem no documento do Word, os comandos para trabalhar com uma imagem no so necessrios. Mas depois de inserir uma imagem no Word, Ferramentas de Imagens aparece juntamente com o separador Formatar que contm os comandos necessrios para trabalhar com a imagem. Quando acaba de trabalhar com a imagem, Ferramentas de Imagens desaparece. Se pretender trabalhar na imagem novamente, basta clicar na mesma e o separador reaparece juntamente com os comandos de que necessita.

Comandos dependentes do contexto

Mais opes

Uma pequena seta no canto inferior direito de um grupo, significa que existem mais opes disponveis. Clique na seta (denominada Iniciador de Caixas de Dilogo) e ver uma caixa de dilogo ou um painel de tarefas com mais comandos.

Colocar comandos na barra de ferramentas


Se utiliza frequentemente comandos que no esto disponveis to rapidamente como gostaria, pode adicion-los facilmente Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, situada por cima do Friso quando inicia pela primeira vez o programa do Microsoft Office. Nessa barra de ferramentas, os comandos esto sempre visveis e mo.

Colocar comandos na barra de ferramentas

12

O boto do Office
O Boto do Microsoft Office novo. Este boto substitui o menu Ficheiro em vrios programas do Office. Fornece mais opes e com uma localizao mais conveniente.

Atalhos de teclado

WORD 2007
Introduo

Word 2007 - o friso

O friso

As trs partes que constituem o Friso so os separadores, os grupos e os comandos.

O friso
Separadores, que se situam na parte superior do Friso. Cada um deles representa tarefas base efectuadas num determinado programa. Grupos, que so conjuntos de comandos relacionados e apresentados em separadores. Renem todos os comandos que sero provavelmente necessrios para um tipo de tarefa e permanecem visveis e disponveis fornecendo elementos de ajuda visual apelativos. Os Comandos esto dispostos em grupos. Um comando pode ser um boto, um menu ou uma caixa para a introduo de informaes.

Caixas de dilogo

Alguns grupos tm uma seta diagonal no canto inferior direito . A seta tem o nome de Iniciador de Caixas de Dilogo.

Separadores adicionais

Existem para outras reas de actividade, por exemplo, tabelas, desenhos, diagramas e grfico

O meu primeiro documento

Quando abre o Word, apresentado um documento em branco. Onde comea a escrever numa pgina? Se pretender inserir um avano na primeira linha do pargrafo, como o far? Se as margens da pgina no esto como gostaria, como as altera? E como guarda o que escreve para que o seu trabalho no se perca quando fecha o Word?
22

O meu primeiro documento


O ponto de insero, uma linha vertical intermitente no canto superior esquerdo da pgina, indica onde vai aparecer aquilo que escrever. O espao em branco esquerda e por cima do ponto de insero so as margens. Se comear a escrever agora, a pgina ir comear a ficar preenchida, a comear no canto superior esquerdo. Se pretender comear a escrever mais abaixo na pgina e no no topo, prima ENTER at que o ponto de insero esteja onde pretende escrever. Se pretender inserir um avano na linha que escrever, prima a tecla TAB antes de comear a escrever. Esta aco ir fazer avanar o ponto de insero 1,2 cm para a direita. 23

O meu primeiro documento

1. Marca de pargrafo adicional: ENTER foi premida duas vezes. 2. Marca de tabulao adicional: TAB foi premida duas vezes, inserindo mais avano no segundo pargrafo do que no primeiro. 3. Espao adicional entre palavras: a BARRA DE ESPAO foi 24 premida duas vezes e no uma.

Guardar um documento

25

Edio e reviso
Os documentos alteram-se. Pode efectuar alteraes medida que escreve, ou depois de concluir o documento. preciso saber mover o ponto de insero, que mostra onde o texto que escreve ser inserido. Pode utilizar o rato ou o teclado para chegar onde pretende efectuar a alterao. Assim que chegar parte do documento que pretende editar, ter de escrever o novo texto que pretende adicionar, ou seleccionar o texto existente para que possa alter-lo ou elimin-lo. Pode seleccionar uma palavra, uma frase, um pargrafo ou o documento inteiro. Pode tambm mover texto para um local diferente.
26

Edio e reviso

Imagine que pretende escrever uma nova frase entre "civilizao" e "Durante. O ponto de insero encontra-se depois da palavra "assistncia". Para escrever onde pretende, necessita de mover o ponto de insero. Pode faz-lo com o rato ou com as teclas de movimentao do cursor.
27

Edio e reviso
Seleccionar e corrigir ou eliminar texto

28

Edio e reviso
Mover texto

29

Edio e reviso
Anular alteraes

30

Edio e reviso
Utilizar a barra de deslocamento Tambm pode usar PageUp / PageDown

31

A minibarra de ferramentas

32

A minibarra de ferramentas
Alguns comandos de formatao so to teis que necessrio t-los sempre disponveis. Seleccione o texto arrastando o rato e aponte para a seleco. A Mini barra de ferramentas aparece esbatida. Se apontar para a Mini barra de ferramentas, esta tornar-se- opaca e poder clicar numa opo de formatao. A Mini barra de ferramentas ideal para opes de formatao. Mas e se pretender que outros tipos de comandos estejam sempre disponveis? Utilize a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.
33

Barra de ferramentas de acesso rpido

34

Ocultar temporariamente o friso

Faa duplo clique no separador activo. Os grupos desaparecem para que tenha mais espao. Para visualizar novamente todos os comandos, faa duplo clique no separador activo.
35

Utilizar o teclado (teclas de atalho)

Prima ALT para apresentar distintivos de sugesto de teclas para os separadores do Friso, para o Boto do Microsoft Office e para a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.
36

O boto do Microsoft Office

37

O boto do Microsoft Office


O ponto por onde deve iniciar um documento do Word o Boto do Microsoft Office. Depois de premir o boto, aparece um menu. esquerda do menu, visualizar todos os comandos para trabalhar com um ficheiro. aqui que deve criar um documento ou abrir um documento existente. Tambm poder encontrar aqui os comandos Guardar e Guardar como. O lado direito do menu lista os documentos abertos recentemente. Estes esto sempre convenientemente visveis de modo que no tenha de procurar no computador um documento no qual trabalhe com frequncia.
38

Formatao de pargrafo

39

Formatao
Muitos comandos de formatao familiares esto vista no separador Base, no grupo Tipo de Letra: Negrito, Itlico, Tamanho do Tipo de Letra, entre outros. No grupo Pargrafo, encontram-se as listas com marcas, listas numeradas e listas com mltiplos nveis. Tambm encontra aqui os comandos de avano e de alinhamento. Use a pequena seta diagonal no canto inferior direito do grupo, o Iniciador de Caixas de Dilogo, se no forem apresentadas as opes que pretende. Por exemplo, se clicar na seta no grupo Pargrafo, abrir uma caixa de dilogo na qual pode trabalhar com o avano, o controlo de linhas isoladas, entre outros.
40

O pincel de formatao
(copiar formatao)

41

Zoom

42

Impresso

Antes de imprimir, verifique o esquema e a configurao da pgina. Os comandos esto no separador Esquema de Pgina. O grupo Configurar pgina contm o Tamanho (8,5 x 11, A4, etc.), Orientao (horizontal e vertical) e Margens.
43

Impresso

Impresso
1. Se clicar no comando Imprimir, abrir a caixa de dilogo Imprimir. Se, em vez disso, clicar na seta direita do comando Imprimir, ser-lhe-o apresentados trs comandos: 2. Imprimir, que abrir a antiga e familiar caixa de dilogo Imprimir. 3. Impresso Rpida, que envia o documento directamente para a impressora. 4. Pr-visualizar, que mostra o aspecto do documento impresso. Se utilizar com frequncia este comando, poder adicion-lo Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.

45

Listas com marcas e numerao

Uma com marcas com um s nvel, uma lista com nmeros com um s nvel e uma lista com marcas com mltiplos nveis.
46

Listas simples

47

Listas simples
Existe vrias formas de iniciar uma lista, mas delas consiste em criar listas automaticamente enquanto se escreve. Para uma lista com marcas, escreva um asterisco (*), seguido de um espao. O asterisco transforma-se numa marca de lista. Quando terminar de escrever o primeiro item da lista, prima ENTER para aparecer uma marca de lista na linha seguinte. Para criar automaticamente listas numeradas, escreva o nmero um e um ponto (1.), seguido de um espao. Existem vrios smbolos diferentes que podem ser utilizados para iniciar uma lista, incluindo setas, travesses e quadrados. Escreva a letra a e um ponto (a.), seguido de um espao, para iniciar uma listas com letras. As listas tm um avano automtico a partir da margem. 48

Listas simples
Sempre que premir ENTER no final da lista, aparecer uma nova marca de lista ou um nmero. Para deixar de criar uma lista premir ENTER duas vezes. Se estiver a meio de uma lista e pretende escrever texto debaixo da marca de lista com um avano igual ao do texto acima, utilize a tecla de retrocesso. Isso remove a marca de lista, mantendo o avano do texto igual. Se pretende que o novo texto fique alinhado debaixo da marca de lista e no alinhado com o texto acima, prima de novo a tecla de retrocesso. Finalmente, para sair completamente do avano da lista, prima de novo a tecla de retrocesso. possvel alterar o avano predefinido da lista de forma a que a marca de lista ou o nmero fique na margem da pgina. 49

Listas simples

50

Listas simples
Comeou com marcas de lista, mas agora acha que nmeros seriam melhores ou vice versa? Basta clicar num ponto qualquer da lista e clicar no boto Marcas ou Numerao. Tambm pode utilizar estes botes para novas listas. Clique no boto e comece a escrever para criar o primeiro item da lista ou seleccione o texto j escrito e clique no boto Marcas ou Numerao. Estes dois botes "lembram-se" do ltimo tipo de lista utilizado e utilizaro o mesmo tipo quando forem novamente seleccionados. Se a ltima lista numerada utilizada foi um lista com letras, ter outra lista com letras na prxima vez que clicar em Numerao. Se a ltima marca de lista foi um quadrado preto, isso tambm ser utilizado na prxima vez. 51

Listas simples
Se pretende ordenar uma lista depois de a criar, por exemplo, por ordem alfabtica, pode utilizar o boto Ordenar no grupo Pargrafo do separador Base do Friso. Tenha em ateno que, quando ordena uma lista numerada, apenas os itens da lista so ordenados e no os nmeros (pelo que o nmero 1 continuar a ser o primeiro e assim sucessivamente).

52

Listas simples

53

Listas simples
Pode alterar a estrutura da marca de lista. Clique na seta junto ao boto Marcas para ver a Biblioteca de Marcas de Lista. Tambm pode criar uma prpria, clicando em Definir Nova Marca de Lista na parte inferior da caixa de dilogo. So dois os tipos de marca de lista que pode estruturar: smbolo e imagem. As marcas de lista em forma de smbolo utilizam um carcter de um tipo de letra; por ex. Webdings e Wingdings, que so tipos de letra populares para smbolos de marca de lista. As marcas de lista em forma de imagem so imagens minsculas. Existem muitas mais estruturas para marcas de lista em forma de imagem no Microsoft Office Online.
54

Listas simples
Tambm existe uma Biblioteca de Numeraes incorporada, podendo ser utilizada da mesma forma que a Biblioteca de Marcas de Lista. Pode alterar as caractersticas do tipo de letra, como a cor, para criar o seu prprio estilo de marca de lista em forma de smbolo ou numerao. Depois de adicionar uma nova estrutura, esta aparecer na biblioteca de marcas de lista ou numerao a partir desse momento,

55

Lista simples

1. Clique num dos nmeros da lista. 2. Altere o formato. 3. Resultado final.

56

Listas com mltiplos nveis

57

Listas com mltiplos nveis


Crie uma lista com mltiplos nveis, escrevendo ou utilizando os comandos do Friso como fez com as listas com um s nvel. Assim, comece com uma marca de lista ou um nmero, introduza o primeiro item e, em seguida, prima ENTER. Quando estiver preparado para iniciar o nvel seguinte, prima o boto Aumentar Avano , escreva o primeiro item de lista desse nvel e, em seguida, prima ENTER. Quando estiver a trabalhar com nveis de lista diferentes, pode deslocar-se entre os nveis utilizando o boto Aumentar Avano e Diminuir Avano no Friso. Tambm pode aumentar e diminuir os avanos utilizando TAB e SHIFT+TAB.
58

Listas com mltiplos nveis

Ajustar o avano da lista sem alterar o nvel, clicar com o boto direito do rato e seleccionar Ajustar Avanos de Lista

59

Listas com mltiplos nveis

60

Grficos SmartArt

61

Verificar a ortografia e a gramtica

No faa erros quando o trabalho no documento estiver perto do fim, verifique a ortografia e a gramtica antes de o imprimir. O comando Ortografia e Gramtica est situado no separador Rever.
62

Erros ortogrficos e gramaticais


O Word poder, por vezes, inserir um sublinhado ondulado vermelho, verde ou azul por baixo do texto. Sublinhado Vermelho - Indica um possvel erro ortogrfico ou que o Word no reconhece uma palavra, como nomes prprios ou de locais. Se escrever uma palavra correctamente, mas o Word no a reconhece, pode adicion-la ao dicionrio para que no aparea sublinhada no futuro. Sublinhado verde - A gramtica deveria ser revista. Sublinhado azul Uma palavra est correctamente escrita, mas parece no ser a palavra correcta para a frase. Por exemplo, escreve "para," mas a palavra deveria ser "parar".
63

Erros ortogrficos e gramaticais


Clique com o boto direito do rato numa palavra sublinhada para ver as revises sugeridas (por vezes pode no ter ortografia alternativa). Clique numa reviso para substituir a palavra no documento e remover o sublinhado. Note que se imprimir um documento com estes sublinhados, eles no aparecero em pginas impressas.

64

Alterar margens

65

Alterar margens
As margens da pgina so os espaos em branco volta das extremidades da pgina. Existe uma margem de pgina de 2,5 cm na parte superior, inferior, esquerda e direita da pgina. Estas so as dimenses de margem mais comuns. Porm, pode pretender margens diferentes. Para alterar as margens, utilize o Friso na parte superior da janela. Clique no separador Esquema de Pgina. No grupo Configurar Pgina, clique em Margens. Ir ver diferentes tamanhos de margem, apresentados em pequenas imagens (cones), em conjunto com as medidas para cada uma das margens.
66

Alterar margens
A primeira margem na lista Normal, a margem actual. De modo a obter margens mais estreitas, ter de clicar em Estreita. Se pretender que as margens da esquerda e direita sejam bastante mais largas, clique em Larga. Quando clica no tipo de margem que pretende, todo o documento automaticamente alterado para o tipo de margem que seleccionou. Quando escolhe uma margem, o cone para a margem que escolhe fica com uma cor de fundo diferente. Se clicar novamente no boto Margens, essa cor de fundo indica que tamanho de margem foi definido para o documento.
67

Inserir imagens, hiperligaes, cabealhos e rodaps

Para tornar o seu texto mais apelativo, poder utilizar imagens, ClipArts, grficos ou formas no documento. possvel adicionlos atravs do separador Inserir.
68

Cabealhos e rodaps
Clique em Cabealho/Rodap no separador Inserir

69

Estilos

Escolher um estilo rpido j existente ou aplicar os estilos criados anteriormente.


70

Estilos
Estilos rpidos so estilos profissionais existentes, rpidos e fceis de utilizar. Os Estilos Rpidos utilizados com maior frequncia aparecero directamente no Friso. Clique neste boto para ver mais alguns Estilos Rpidos existentes. Clique no Iniciador de Caixas de Dilogo para abrir o painel Estilos. Este painel contm estilos personalizados e destina-se criao de novos estilos ou correco de estilos existentes. Os estilos rpidos so mais do que ferramentas para embelezamento do documento. A utilizao destes estilos em todo o documento possibilita transformaes com um s clique.
71

Vous aimerez peut-être aussi