Vous êtes sur la page 1sur 25

DANO MORAL NA SADE

04/12/2013

INTRODUO
DANO

significa estrago, prejuzo, diminuio do patrimnio.


MORAL

tudo aquilo que est fora da esfera material do indivduo. o patrimnio ideal da pessoa, entendendo-se por patrimnio ideal, em contraposio a patrimnio material, o conjunto de tudo aquilo que no seja suscetvel de valor econmico. (Wilson de Melo 04/12/2013 Silva, 1983)

DANO MORAL
AQUELE QUE AFETA A PAZ INTERIOR DE UMA PESSOA, ATINGINDO-LHE O SENTIMENTO, O DECORO, O EGO, A HONRA, ENFIM, TUDO O QUE NO TEM VALOR ECONMICO, MAS QUE LHE CAUSA DOR E SOFRIMENTO. POIS A DOR FSICA E/OU PSICOLGICA SENTIDA PELO INDIVDUO.

COMO SE REPARAR (INDENIZAR) O DANO?


Dano patrimonial, o quantum indenizatrio pode ser fixado de maneira simples; apura-se o valor da materialidade do dano e manda-se indeniz-lo. Dano moral se torna um problema pela falta de objetividade e materialidade, mas, no se pode desprezar a existncia real do dano moral.

A prtica do ato ilcito deve ser punida e desestimulada.


Objetivo duplo: satisfativo-punitivo.

O pagamento em pecnia deve proporcionar uma satisfao capaz de amenizar a dor sentida.
Servir como castigo ao ofensor para dissuadi-lo de um novo atentado.

A responsabilidade civil enfatiza o dever de indenizar sempre que os elementos caracterizadores do ato ilcito estiverem presentes.

A teoria da responsabilidade civil est construda sobre a reparao do dano. Cdigo Civil Brasileiro, art. 186 Aquele que por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

DANO MORAL E SUA REPARAO


Na avaliao do dano moral, o juiz deve medir: o grau de seqela produzido a humilhao, vergonha, as situaes vexatrias a posio social do ofendido (cargos) repercusso negativa em suas atividades a situao econmica do ofensor as prticas atenuantes realizadas pelo ofensor visando diminuir a dor do ofendido. Inteno do autor do dano.

ETIOLOGIA

Principal fator etiolgico a presso contnua, no aliviada, em perodos estimados entre 01 e 12 horas. Presso externa>Presso capilar no leito arterial. Mxima: 32 mmHg. Presso de 70 mmHg por 02 h = Leso tissular. Quanto menor a rea de apoio, maior a rea de presso.

Modernamente, o dano moral no corresponde dor, mas aos seus efeitos malficos como sofrimento, apatia, morbidez mental, que tomam conta do ofendido.

O QUE PREV A CONSTITUIO FEDERAL


Art. 5, X - So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao (grifo nosso)

LCERAS DE DECBITO

LCERA DE DECBITO
Leso isqumica por presso capilar do leito arterial dos tecidos correspondidos entre dois planos duros: a superfcie ssea e o plano da cama.

LOCALIZAO

Sacra Isquitica Calcanhar Trocantrica Joelhos

CDIGO CIVIL,

Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

LCERAS

LCERAS

PS OPERATRIO

Dano Moral no Brasil


Quando o art. 927 do C.C. determina que ... Fica obrigado a repara-lo, o faz em sentido amplo, ilimitado, irrestrito. A ofensa por dano moral no pode ser reparada seno pecuniariamente.

PS OPERATRIO

SITUAO ATUAL NA SADE

Fiscalizao pelos Consellhos de classe Atitudes necessrias

COMPLICAES

Vous aimerez peut-être aussi