Vous êtes sur la page 1sur 11

Hidropneumtica caractersticas e aplicaes

Existem muitas aplicaes envolvendo equipamentos que operam com sistemas hidropneumticos. Nos mais variados segmentos industriais sempre possvel encontrar aplicaes que demandem solues criativas e inovadoras a partir da unio da hidrulica com a pneumtica.

Vamos abordar aplicaes envolvendo estes equipamentos e alguns deles demonstrando que determinadas necessidades especficas, muitas vezes requerem conhecimento aliado criatividade, muitos profissionais que atuam em reas como manuteno, projetos, engenharia industrial e produo possuem conhecimentos bsicos sobre essas duas tecnologias. Caso no haja um profundo conhecimento cientfico, possvel pensar que ambas so idnticas. Acompanhe na tabela a seguir alguns aspectos extremamente importantes que diferem nessas duas cincias.

Algumas caractersticas destas duas tecnologias esto em extremidades opostas da escala de comparao. notavl a diferena nos itens como velocidade dos atuadores e capacidades de fora. Assim, possvel aliar as qualidades das duas tecnologias para obter equipamentos otimizados. Imagine, por exemplo, uma aplicao que exija alta velocidade e paradas precisas. Essas duas exigncias simultneas requerem caractersticas dificilmente presentes em uma s tecnologia. A soluo aliar hidrulica e pneumtica em um equipamento hbrido.

Exemplo muito encontrado na industria, o intensificador de presso tem a funo de fornecer na sada uma presso maior que a recebida na entrada. Esta funo obtida por meio de um dispositivo hidropenumtico que une dois atuadores de reas diferentes. Ele aumenta a presso do ar na sada do atuador e transmite a mesma para o atuador menor (lembrando que quanto menor a rea, maior a presso). Aps o processo de aumento de presso, esta transmitida a um terceiro atuador que ir executar o trabalho

Os intensificadores de presso devem ser dimensionados conforme a presso de entrada e a presso desejada na sada. Com base nesses dados, ser definida a diferena de rea entre os dois atuadores que formam o intensificador, a ampliao obtida na presso diretamente proporcional diferena das reas envolvidas. Como exemplo, se a rea nmero um dez vezes maior que a rea nmero dois, a presso de sada tambm ser dez vezes maior que a presso de entrada.

Concluso
A hidrulica e a pneumtica so as duas principais tecnologias baseadas em fluidos presentes nas aplicaes da industria. Cada uma delas possui caractersticas peculiares, que desenvolvem solues extremamente versteis. o caso dos equipamentos hidropneumticos.

Vous aimerez peut-être aussi