Vous êtes sur la page 1sur 29

ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSOS DE ENSINAGEM

Lea das Graas Camargos Anastasiou

METODOLOGIA TRADICIONAL

Ensinar apresentar ou explicar o contedo numa exposio, com a mxima habilidade de que se dispe.
Professor fonte do saber, o portador e a garantia da verdade.

Contedo explicado com suas definies e snteses, desconsiderado em sua historicidade, determinantes, nexos internos e rede terica, deixando-os soltos, fragmentados, com fim em si mesmo.
Aula espao em que o professor fala, diz, explica o contedo, cabendo ao aluno anot-lo para depois memoriz-lo.

Passos bsicos da aula - etapas estanques seguidas uma aps a outra. - Mtodo Ratio Studiorum (Jesutico,1599) Preleo do contedo pelo professor; Levantamento de dvidas dos alunos; Exerccio para fixao com vistas as provas.

Passos bsicos da aula

- Mtodo Herbart (1820):


Preparao; Aplicao; Generalizao; Simbolizao; Abstrao.

Lgica formal - lgica decorrente da viso de conhecimento predominante. Lgica: conjunto de regras universais que o pensamento deveria seguir em todas as circunstncias, para evitar o erro e pesquisar a verdade.

Princpios da lgica formal:


Princpio da identidade o ser idntico a si, no muda. Princpio da no contradio o ser no pode ser, ao mesmo tempo, ele mesmo e seu contrrio (outro ser). Princpio do terceiro excludo no h lugar para terceira possibilidade, para o novo.

A lgica formal exclui as contradies, a lgica da superficialidade da realidade, da imobilidade das coisas, da intemporalidade dos fenmenos.

A lgica formal, sem ser falsa em sentido absoluto, uma atitude que apreende parcialmente a realidade efetiva dos processos objetivos (...) no aceitando a totalidade dos elementos cognoscitivos.

Ainda estamos utilizando as regras da lgica formal. No entanto, a proposta que se continue a caminhada em direo reproduo no pensamento e pelo pensamento dos contedos trabalhados de modo a comporem estruturas tericas explicativas da realidade.

A crise da lgica formal se deu devido: Progresso da filosofia; Desenvolvimento da cincia.

METODOLOGIA DIALTICA
Ensinar, aprender e apreender so atos que no podem ser considerados como aes disjuntas.

Ensinar, do latim insignare, significa marcar com um sinal, que deve ser de vida, busca e despertar para o conhecimento. Contm duas dimenses: Uma intencional a inteno de ensinar, a preenso, a apropriao do contedo por parte do aluno. Um resultado a efetivao plena da inteno.

Apreender, do latim apprehendere significa segurar, prender, pegar, assimilar mentalmente, entender, compreender, agarrar. Para aprender preciso agir, exercitar-se, informar-se, tomar para si, aproximar-se, entre outros fatos.

Aprender derivado de apreender por sncope, significa tomar conhecimento, reter na memria mediante estudo, receber a informao de...

Processo de ensinagem prtica social


complexa efetivada entre os sujeitos, professor e aluno, englobando tanto a ao de ensinar quanto a de apreender, em um processo contratual, de parceria deliberada e consciente para o enfrentamento na construo do conhecimento escolar, decorrentes de aes efetivadas na sala de aula e fora dela.

A ensinagem deve possibilitar o pensar em situaes que o aluno possa reelaborar as relaes dos contedos, por meio dos aspectos que se determinam e se condicionam mutuamente, numa ao conjunta do professor e dos alunos, com aes e nveis de responsabilidades prprias e especficas, explicitadas com clareza nas estratgias selecionadas.

Estratgias de ensinagem ferramentas de trabalho que possibilitam que o novo conhecimento seja aprendido pelo aluno, aplicando ou modificando o sistema inicial. A mediao docente neste processo consiste em preparar e dirigir as atividades e as aes necessrias e buscadas nas estratgias selecionadas, levando o aluno a construo do conhecimento.

Refletir condio bsica para a aprendizagem; dobrar-se de novo e de novo, tantas vezes quanto seja necessrio, para apropriar-se do quadro tericoprtico objetivado pelo professor e pela proposta curricular, em relao realidade visada no processo de ensino. O saber, aqui, inclui: saber o qu, saber como, saber por qu e saber para qu.

A essncia da relao pedaggica no processo de ensinagem a interao intencional, planejada e responsvel entre aluno, professor e objeto do conhecimento.
O objetivo essencial do processo de ensinagem desenvolvimento do raciocnio, a preciso de conceitos bsicos, o crescimento em atitudes de participao, respeito e crtica em relao ao conhecimento.

Momentos da metodologia dialtica

Para Vasconcelos
Mobilizao para o conhecimento Construo do conhecimento Elaborao da sntese do conhecimento

Para Saviani

Prtica social do aluno Problematizao Instrumentalizao Sntese Catarse Prtica social reeleborada

Lgica dialtica - considera que a realidade no pode ser diretamente apreendida pelo sujeito, sendo imprescindvel que ela seja apreendida pelo pensamento e no pensamento, pela reflexo como condio bsica.

Princpios da lgica dialtica: - Princpio da totalidade ou da ao recproca tudo se relaciona; - Princpio do movimento tudo se transforma; - Princpio da mudana qualitativa tudo est num constante devir em direo a um novo ser.

Dialtica um mtodo de anlise em

que o objeto de estudo contextualizado historicamente, apreendido em seu processo de transformao e em suas relaes com a totalidade da vida social. o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditria e em permanente contradio.

Na dialtica, o pensamento passa necessariamente por uma afirmao ou tese inicial, a construo de sua contradio, ou anttese dele, para se chegar a uma sntese.

Existe uma viso inicial e sincrtica trazida pelo aluno e de uma possibilidade de anlise intencional e sistemtica, visando construo de snteses, sempre provisrias, em ao conjunta de alunos e professores.

A reflexo mediatiza a apreenso da realidade no momento de chegada ao smbolo, etapa final do ensino baseado na lgica formal, ponto intermedirio do processo de apreenso pela lgica dialtica, realizando, a partir da o caminho de volta, do smbolo ao ser confrontado com a realidade para a teoria existente. - Os elementos da lgica formal devem ser superados pelas contribuies da lgica dialtica, por incorporao e no por rejeio.

Categorias que orientam a escolha das estratgias de ensinagem:


significao, problematizao, prxis, criticidade, continuidade e ruptura, historicidade, totalidade

essencial o processo de anlise realizado em aula com a mediao do professor, que deliberadamente planeja, prope e coordena estratgias compostas por suas aes e dos alunos visando superao da viso sincrtica inicial por percepo, vises e aes cada vez mais elaboradas.

Ao trabalharmos dialeticamente com o conhecimento, coloca-se em ao diferentes operaes do pensamento.

Se tivermos a clareza da complexidade delas e a intencionalidade de desafiarmos nossos alunos na direo da construo do pensamento cada vez mais complexo, integrativo, flexibilizado, ser impossvel prever at que onde chegaremos...

Operaes do pensamento - Raths:


comparao, resumo, observao, classificao, interpretao, crtica, busca de suposio, imaginao, obteno e organizao dos dados, levantamento de hipteses, deciso, planejamento de projetos e pesquisa, aplicao de fatos e princpios a novas situaes.

Vous aimerez peut-être aussi