Vous êtes sur la page 1sur 21

ENSINAR/APRENDER EDUCAO FSICA NA ESCOLA: Influncias, tendncias e possibilidades

Autora: Suraya C. Darido

Entendendo a prtica docente


A prtica de todo professor, mesmo que de forma pouco consciente, apia-se em determinada concepo de aluno, ensino e aprendizagem que responsvel pelo tipo de concepo que o professor constri sobre o seu papel, o papel do aluno, a metodologia, a funo social da escola e os contedos a serem trabalhados.

Para que serve a escola?

AS ORIGENS DA EDUCAO FSICA NO BRASIL


Reforma Couto Ferraz (1851): incluso oficial da E. F. na escola. No incio do sculo XX surgem os mtodos ginsticos (sistematizao). A partir da dcada de 1930 a Educao Fsica assume um carter higienista. Outro modelo que teve grande influncia na E.F. at meados do sculo passado foi o militarista. Aps as grandes guerras o modelo denominado Escola Nova ganha fora na Educao, repercutindo no discurso da Educao Fsica.

TEMPOS MODERNOS
A partir da dcada de 1960 a ditadura militar reprime o movimento escolanovista. Do final da dcada de 1960 at a dcada de 1980 o fenmeno ESPORTE transforma-se em sinnimo de E.F. Smbolos do fenmeno esportivo: Esporte sade! Seleo de talentos Professortreinador X Aluno-atleta Modelo Piramidal Princpios: rendimento mximo, seleo dos melhores, tcnica, treinamento, resultados. A partir da dcada de 1980 ocorre a crise da E.F. com a contestao do modelo esportivista. Surge o modelo classificado por alguns como recreacionista, mas que poderamos chamar de rola-bola.

ABORDAGENS PEDAGGICAS
Suraya Darido (2003) aponta dez propostas educacionais da Educao Fsica que surgem como tentativas de superao da viso mais tecnicista, biologicista e esportivista do sculo passado:
Psicomotricidade Desenvolvimentista Crtico-emancipatria Parmetros curriculares Nacionais

Construtivista

Crtico-superadora

Sistmica

Cultural

Sade-renovada

Jogos cooperativos

PSICOMOTRICIDADE
1 movimento que surge (dcada de 1970) para contrapor a E.F. tradicional. Valorizao do processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor da criana. Le Boulch (1986) valoriza a conscincia corporal, lateralidade, noo espaotemporal e a coordenao motora, considerando estes aspectos a base de todo o desenvolvimento da criana.

DESENVOLVIMENTISTA
Baseada nos princpios do crescimento e desenvolvimento e da aprendizagem motora. O movimento constitui-se no principal meio e fim desta abordagem, sendo o conceito de habilidade motora imprescindvel para o seu entendimento. O principal objetivo da E.F., nesta perspectiva, oferecer experincias de movimento adequadas ao nvel de crescimento e desenvolvimento do indivduo, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcanada.

HABILIDADES MOTORAS BSICAS


Habilidades manipulativas
Arremessar Quicar Chutar Lanar

Habilidades locomotoras
Andar Correr Saltar Saltitar

Habilidades de estabilizao
Flexionar Equilibrar-se Estender Girar

Rebater Cabecear Agarrar Rolar

Escorregar Escalar Rolar-se Desviar

Posies invertidas

Pirmide do Desenvolvimento Motor proposta por GALLAHUE.


FASE MOTORA ESPECIALIZADA DE 7 A 14 ANOS

FASE MOTORA FUNDAMENTAL


DE 2 A 7 ANOS

FASE MOTORA RUDIMENTAR DE 0 A 2 ANOS

FASE MOTORA REFLEXIVA DE 0 A 1 ANO

CONSTRUTIVISTA
Educao de corpo inteiro (Joo B. Freire). No construtivismo a inteno a construo do conhecimento a partir da interao do sujeito com o mundo. Resgate da cultura dos jogos e brincadeiras. O jogo enquanto contedo/estratgia tem papel privilegiado. A indefinio de qual conhecimento se constri, traz o risco da E.F. tornar-se meio para outras aprendizagens.

CRTICO-SUPERADORA
Ideologia marxista, baseada no discurso da justia social. Valorizao da questo da contextualizao dos fatos e do resgate histrico. Critrios para seleo dos contedos: relevncia social, contemporaneidade e caractersticas scio-cognitivas do aluno. Aprofundamento dos contedos ao longo das sries. Implementao muito limitada.

SADE RENOVADA
Educao Fsica como meio de promoo da sade e indicao para um estilo de vida ativo. Enfoque scio-cultural s abordagens biolgicas. Preocupao com o ensino de conceitos e com os alunos excludos: sedentrios, gordinhos, deficientes. Crtica s atividades esportivas tradicionais enquanto promotoras de sade.

PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS


Documentos: introdutrio, temas transversais e docs. dos componentes curriculares. Avanos: princpio da incluso, as dimenses dos contedos e os temas transversais.

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
OBJETIVOS
CONTEDOS + METODOLOGIAS

AVALIAO

PRINCPIO PEDAGGICOS DIVERSIDADE INCLUSO ALTERIDADE

PRINCPIOS PEDAGGICOS
INCLUSO: todo aluno tem direito participao plena nas aulas Educao Fsica, devendo encontrar estratgias que possibilitem a incluso de tantos alunos quanto for possvel em diferentes contedos; ALTERIDADE: preciso considerar o aluno como outro, no sentido de sujeito nico que necessita ser respeitado, ouvido e compreendido; DIVERSIDADE: os programas de Educao Fsica devem compreender a maior diversificao possvel de prticas da cultura corporal possibilitando ao aluno a descoberta de variados sentidos na cultura corporal.

CRITRIOS PARA A SELEO DE CONTEDOS E CULTURA CORPORAL


RELEVNCIA SOCIAL; CARACTERSTICAS DOS ALUNOS; CARACTERSTICAS DA PRPRIA REA. CULTURA CORPORAL: jogos, esportes, lutas, ginsticas, atividades rtmicas e expressivas, conhecimentos sobre o corpo

DIMENSES/CATEGORIAS DOS CONTEDOS


Procedimental (fazer) habilidades, destrezas, tcnicas, procedimentos, etc.; Conceitual (conhecer) - fatos, conceitos e princpios; Atitudinal (ser / conviver) normas, valores e atitudes.

ESTRATGIAS DE ENSINO
Estratgias tradicionais da E.F.: autotestagem, jogos de competio e cooperao, seqncias pedaggicas, demonstrao, descobrimento guiado, grandes jogos, jogos simblicos, jogos rtmicos, exerccios em grupos, circuito, aulas com msica, jogos pr-desportivos, gincanas, campeonatos, etc... Estratgias inovadoras: leituras e discusses de textos, dinmicas de grupo, uso de TV/vdeo, murais, pesquisas, debates, organizao de campeonatos, palestras, etc. Na Educao Fsica, nem sempre existe uma delimitao clara entre contedos e estratgias. Ex.: o jogo. (BETTI, 2004)

DIVERSIFICAO X APROFUNDAMENTO DOS CONTEDOS


A
REGRAS

P R O

FUNDAMENTOS

VOLEIBOL

GINSTICA

ATLETISMO

FUTEBOL

DANA

JOGOS

CAP. FSICAS

F U

TICA / ARBITRAGEM

N D

DIVERSIFICAO

VIOLNCIA / TORCIDAS

A M E

QUESTES DE GNERO

RACISMO

N T

RECONSTRUO HISTRICA

ASPECTOS ECONMICOS

Exemplos do aprofundamento de contedos


Contextualizao dos exerccios de alongamento. Futebol de casais e danas de salo com discusso sobre a construo cultural diferenciada dos corpos masculinos e femininos. Voleibol adaptado e discusso sobre a incluso social das pessoas portadoras de necessidades especiais por meio do esporte.

Vous aimerez peut-être aussi