Vous êtes sur la page 1sur 125

A qualidade da uva determina o vinho e o solo tem grande influncia na

qualidade da uva. As condies ideais para o cultivo da uva exige clima seco com temperatura em torno de 22C, adaptando-se bem a diversos tipos de solo, exceto solos hmidos e mal drenados. Porm o solo deve ser rico em matria orgnica.

A videira tem necessidades nutritivas baixas dado que compatvel com solos de fertilidade baixa. Tal como outras plantas, necessita principalmente de trs elementos: azoto, potssio e fsforo em quantidades baixas ou moderadas e quantidades residuais de magnsio, mangans (ou mangansio), ferro, zinco,

cobre e boro...
As suas necessidades em gua so tambm diminutas e comum referir-se que em termos de qualidade mxima um moderado stress hdrico aconselhvel na fase de maturao.

Quando o solo d videira a quantidade certa de gua e nutrientes, a planta desenvolver um crescimento vegetativo com folhas de tamanho mdio ou pequeno e frutos bem expostos e arejados de bago pequeno com uma relao alta entre pelcula e polpa.

Caso a videira disponha de muito alimento, em particular de azoto ou potssio, num solo mal drenado ou com dotaes altas de rega, ir ento desenvolver um vigor vegetativo exuberante com frutos de bago gordo mal expostos e mais sujeitos ao ataque de fungos e bactrias. O vinho produzido ser de fraca ou apenas aceitvel qualidade.

Caractersticas para um solo adequado produo de uvas para o fabrico do vinho de qualidade.
Solo moderadamente profundo ou profundo ou sobre um extracto de rocha me podre que permita o avano das razes e o seu abastecimento moderado em gua. De textura fina de preferncia com calhaus numerosos tanto no perfil como superfcie. Com drenagem natural e fcil. Com suficiente matria orgnica que satisfaa as necessidades bsicas da planta e promova uma intensa e saudvel fauna subterrnea. Em regra um solo pouco frtil que fornea apenas os minerais suficientes para um crescimento saudvel e pouco vigoroso da videira.

Principais Ciclos da videira:


Perodo de repouso (Maio a Julho)
Ocorre a hibernao da videira. Perde as folhas, entrando em latncia. Nessa poca, faz-se a poda seca, que consiste no corte de galhos e o resto dos ramos so amarrados.

Perodo de Crescimento (Agosto a Dezembro) Faz-se a poda verde, que consiste na retirada de folhas em excesso que impedem que a luminosidade penetre na vinha. Ocorre o brotamento das folhas, florao e produo de seiva. Nesta poca so realizados tratamentos Fitossanitrios para combater pragas e fungos favorecidos pelo alto teor de humidade.

Perodo de elaborao (Dezembro a Maro) Ocorre o amadurecimento dos frutos, seguido da queda das folhas. a poca da vindima.

Espcie de uva
- A espcie de uva utilizada o fator principal para a definio do sabor do
vinho. - Quanto menor o tamanho da fruta, mais ela concentra o sabor. - A casca concentra a maior parte do aroma e sabor, a identificar a espcie de uva. - A estrutura e tamanho so fundamentais. Uvas de casca fina so predestinadas ao fino apodrecimento e por isso servem produo de

vinhos doces.
Uva de casca dura e grossa d origem a vinho de cor intensiva.

A quantidade de frutose determina o teor alcolico do vinho e a quantidade de resduo de acar. O equilbrio do vinho depende da acidez e do acar nele contido.

Localizao
A localizao da vinha determinante para responder a dvida quanto s condies climticas.

A maioria das vinhas no mundo est localizada entre o 30 e o 50


de latitude. A temperatura mdia fica entre 10C e 20C. Os melhores vinhos do mundo originam-se da costa oeste. onde Florestas e montanhas protegem as vinhas do vento e da chuva. Ainda na localizao ideal, alguns fatores so responsveis por efeitos negativos e outros por positivos, como a humidade que pode

gerar o apodrecimento da uva e tornar-se o fator de excelncia para


a produo do vinho.

Clima e Tempo

- O clima e o tempo so os fatores mais importantes para o crescimento das parreiras.

- As condies do clima so dadas pela localizao geogrfica, j o tempo o resultado concreto dessas condies.

- Para crescer, as plantas necessitam de calor, sol, chuva e frio. Sol

A luz do sol necessria para a fotossntese. Cerca de 1300 horas de sol por
perodo de vegetao o mnimo para o crescimento das vinhas.

Chuva Uma parreira precisa de cerca de 680mm de chuva por ano, sendo que as estaes ideais so a primavera e o inverno. Chuvas no vero so geralmente desvantajosas se comparadas com as chuvas em perodos de temperaturas baixas. Chuvas fortes estragam as uvas e tornam a planta propcia para a formao de fungos.

Frio
Talvez seja surpreendente, mas as temperaturas negativas de inverno so positivas, pois a madeira endurece durante a geada e torna-se forte em relao s pragas.

Topografia

A rea das vinhas depende da altura, nvel, hemisfrio, direo e inclinao da montanha. - Em regies quentes, as vinhas concentram-se no norte. - A inclinao importante porque permite maior incidncia do sol, alm da vantagem de contar com o curso natural da gua para as vinhas. - Quanto maior a altura, menor a temperatura mdia, que baixa cerca

de 1C a cada 100m. Isso aumenta o perodo de amadurecimento e


a acidez. - Rios e lagos refletem a luz do sol, concentram calor e temperam as variaes de temperatura.

Solo O solo ideal para a viticultura possui uma superfcie relativamente fina e um subsolo macio, que absorve bem a gua. Solos quentes como os de cascalho, areia e barro aumentam o amadurecimento. Solos frios como os argilosos retardam o amadurecimento. O Hidrognio e oxignio presentes na gua, nitrognio, potssio, ferro e clcio so os elementos importantes para o solo.

Safra Uma boa colheita depende do clima. Condies climticas concretas e rpidas podem causar a perda da colheita ou originar um vinho perfeito.

Viticultor e Produtor Diferentes produtores podem utilizar o mesmo procedimento e, a partir da mesma safra e produzir vinhos diferentes. A pessoa o fator principal a determinar a qualidade e o sabor do vinho.

Viticultura Os diferentes mtodos de cultivo do vinho influenciam na qualidade do

vinho.
Uma regra fundamental que os brotos (rebentos) da parreira no toquem no cho, seno nascero deles novas mudas. As parreiras so mantidas em forma de pinha ou em cachos, que so tratamentos diferenciados das vinhas em centenas de variaes, os quais possuem vantagens e desvantagens.

Fermentao alcolica

A fermentao alcolica
O principal processo que transforma o mosto em vinho a fermentao alcolica: a transformao de acares (glicose e frutose), o contedo das uvas em lcool etlico e dixido de carbono.

Este processo tambm produz gs dixido de carbono, fazendo com que o borbulhar de ebulio, e o aroma caracterstico da fermentao do mosto Cuba.

Quem faz esse processo?


Fermentao Alcolica As leveduras e algumas bactrias fermentam aucares, produzindo lcool etlico e dixido de carbona (CO2), processo denominado fermentao alcolica. Na fermentao alcolica, as duas molculas de cido pirvico produzidas so convertidas em lcool etlico (tambm chamado de etanol), com a liberao de duas molculas de CO2 e a formao de duas molculas de ATP.

A um processo biolgico pode ser realizado sem a presena de oxignio considerado um processo anaerbico.

fermentao alcolica

O que determina quais substncias sero produzidas depende do tipo de microorganismos e o meio onde vivem.

As leveduras de cervejaria e padaria e em todos os outros organismos que promovem a fermentao alcolica, incluindo algumas plantas, fermentam a glicose em etanol e CO2, de forma que, neste processo, toda massa de glicose est contida nos produtos e no utilizada outra substncia como "matria

prima" (como oxignio, nitrato, ons ferricos, etc).

Esse tipo de fermentao realizado por diversos microorganismos,

destacando-se os chamados fungos de cerveja, da


espcie Saccharomyces cerevisiae.

O homem utiliza os dois produtos dessa fermentao: o lcool etlico empregado h milnios na fabricao de bebidas alcolicas (vinhos, cervejas, cachaas etc.), e o dixido de carbono importante na fabricao do po, um dos mais tradicionais alimentos da humanidade. Mais recentemente

tem-se utilizado esses fungos para a produo industrial de lcool


combustvel.

Processos de Vinificao
Podemos identificar trs diferentes processos de vinificao: Curtimenta; Meia Curtimenta e Bica-aberta.

Curtimenta: quando o mosto e as partes slidas de uva se mantem durante uma fermentao. Este processo produz vinhos corados, encorpados, ricos em extracto seco e taninosos.

Meia-curtimenta: quando as partes slidas so retirados durante a fermentao. Por este processo obtm-se vinhos leves e aromticos.

Bica-aberta: um vinho feito de bica-aberta quando se faz a separao das partes slidas antes de iniciar a fermentao. Isto se o vinho produzido atravs do mtodo de bica aberta, a fermentao realizada com uvas sem pele e levemente esmagadas. Assim so feitos os vinhos brancos e ross.

O cacho de uvas
Um cacho de uvas constitudo por duas partes: - o engao, que lhe confere a sua estrutura tpica, - os frutos, a que chamamos bagos.

Estes ligam-se ramificao maior (a rquis) do engao por meio de


ramificaes mais curtas, os pedicelos.

O formato do cacho depende da forma inicial da inflorescncia e das dimenses dos bagos, bem como do seu nmero. J a compacidade do cacho, ou seja, a sua densidade, depende da dimenso e do nmero das diferentes ramificaes, assim como da quantidade de bagos.

A Forma do Cacho
O cacho de uvas pode ter vrias formas, tais como: piramidal, cnico, cilndrico , Alado.

A forma do Bago
A forma, a cor e o tamanho dos bagos so caractersticas que
dependem, essencialmente, da casta, embora a cor tambm dependa do estado de maturao (inicialmente, so verdes). A forma varivel, podendo ir do achatado ao arqueado, passando pelo obovoide.

poca da poda
A poca depende de vrios fatores, entre os quais o tamanho da vinha, topografia do terreno (riscos de geadas tardias), disponibilidade de mo-de-obra qualificada, concorrncia com outras atividades na propriedade, humidade do solo e objetivos da produo (indstria, mesa). A poda feita durante o perodo de repouso da videira, isto , desde a queda das folhas at pouco antes do incio da brotao

. As podas excessivamente precoces ou demasiadamente tardias so debilitantes para a videira e retardam a brotao.

Sistemas de poda
H grande variabilidade de sistemas de poda, em funo do clima,

solo e porta-enxerto. Mas, podem ser agrupados em; poda curta (cordo esporonado);

mista (vara e esporo).

A poda considerada curta quando o esporo tem at trs gemas francas, e mistas quando permanecem espores e varas na mesma planta.

A poda uma operao que consiste no corte de algumas varas da videira. Existem dois tipos de poda: a de Inverno, realizada

quando a videira no tem folhas e a de Vero que


decorre quando a videira est em actividade. A poda de Inverno a principal forma de controlar a

produo da videira e a poda de Vero (ou em verde)


serve essencialmente para cortar as partes herbceas que encobrem os cachos da videira.

A poda essencial para que a varas no cresam em


demasia e evitam que estas fiquem muito finas. Sem a poda a produo da videira gerava cachos de bagos pequenos, pouco sumarentos e que amadureciam de forma irregular. Deste modo, o principal objectivo da poda permitir uma produo regular e de qualidade, alm de coordenar a funo vegetativa da videira (crescimento das varas) com a funo produtiva (produo de uvas).

Qualquer corte na videira deve ser bem rente, liso e


inclinado para facilitar o processo de cicatrizao. O dimetro dos ramos cortados no deve ser muito

alargado, pois a cicatrizao mais rpida quanto menor for


o dimetro do ramo cortado.

Nas varas os cortes devem executar-se com uma tesoura de


poda e a um centmetro acima do gomo. Os ramos mais grossos devem ser cortados com um serrote e posteriormente alisados com uma navalha.

A poda de formao serve para alterar a forma da planta, para que esta se adapte melhor ao sistema de conduo.

Na poda do primeiro ano a planta fica com uma vara a dois olhos, a partir dos quais nascero duas varas vigorosas. Se as varas no tiverem vigor suficiente, a vara dever ser novamente podada a dois olhos.

A poda em cordo uma das opes mais vantajosas em sistemas de conduo com arame. Alm disso, facilita os trabalhos e tratamentos da vinha.

A planta pode ser podada em cordo horizontal, ou seja, o tronco


encontra-se na vertical e partir dele o brao da videira dispe-se na horizontal. Esta poda designa-se de cordo unilateral, contudo existem algumas variaes: cordo bilateral (dois braos da videira que so distribudos em oposto) ou cordo sobrepostos (onde os braos so distribudos em vrias camadas sobrepostas).

A poda em taa mais comum em vinhas cultivadas em regies muito quentes e indicado para sistemas de poda curta.

Este tipo de poda caracterizado por apresentar braos da videira


divergentes e distribudos regularmente de forma inclinada para fora, originando uma abertura no interior da planta. Para a formao da poda em taa necessrio uma nova cepa com dois sarmentos que sero podados a dois tales de dois olhos cada um, de onde surgiro quatro sarmentos que posteriormente sero podados a dois olhos cada, eliminando algum que se desenvolva para o interior da taa.

Neste tipo de poda deixa-se um talo (segmento com dois olhos, normalmente) e uma vara longa onde iro crescer os sarmentos frutferos. Esta poda importante para a fortificao e manuteno da planta, uma vez que contribui para uma frutificao abundante na vara e fornece outras varas vigorosas sem alterar o processo de

desenvolvimento da planta.

O conceito Denominao

de Origem atribudo a vinhos que,

pelas suas caractersticas, esto intimamente associados a uma determinada regio: tm origem e produo nessa regio; possuem qualidade ou caractersticas inerentes ao meio geogrfico

(factores naturais e humanos).


estes vinhos so submetidos a um elevado controlo em todas as etapas de elaborao.

As comisses vitivincolas regionais examinam os processos de elaborao e produo do vinho, de modo a preservar a qualidade e as suas caractersticas nicas.

VQPRD significa Vinho de Qualidade Produzido em Regio Determinada. Existem tambm as terminologias VLQPRD (Vinho Licoroso de Qualidade

Produzido em Regio Determinada),VEQPRD (Vinho Espumante de


Qualidade Produzido em Regio Determinada) e VFQPRD (Vinho Frisante de Qualidade Produzido em Regio Determinada). A designao VQPRD abrange os vinhos classificados como DOC e IPR. DOC (Denominao de Origem Controlada): Vinhos provenientes das regies produtoras mais antigas e, por isso, sujeitos a legislao prpria (caractersticas dos solos, castas, vinificao, engarrafamento).

IPR (Indicao de Provenincia Regulamentada): Vinhos de regies que,


dentro de um prazo mnimo de 5 anos, tm de cumprir as regras de produo dos vinhos de qualidade, para serem classificadas como DOC.

Vinhos que possuem indicao geogrfica. Por vezes so produzidos em regies DOC, mas como no respeitam alguma regra de produo ou

elaborao no so catalogados como tal.


No vinho regional admitido incluir 15% de vinho proveniente de outras regies, utilizar castas e tipos de garrafas no autorizadas nos vinhos DOC ou encurtar os tempos de estgio. Para denominar os vinhos regionais utiliza-se a regio de onde estes provm: Minho; Trs-os-Montes com a sub-regio Terras Durienses; Beiras com as sub-regies Beira Alta, Beira Litoral e Terras de Sic; Tejo; Estremadura com a sub-regio Alta Estremadura e "Estremadura", Terras do Sado, Alentejano e Algarve.

Vinhos elaborados a partir de seleces ou lotes (mistura de duas ou mais castas) de vinhos de vrias regies.

Podem ter indicao geogrfica, desde que no exista possibilidade de confuso com um VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Regio Determinada).

Vinho um produto obtido a partir da fermentao alcolica total ou parcial de uvas frescas (pisadas ou no) ou do mosto de uvas frescas. obrigatrio que a sua graduao alcolica seja superior a 8,5%.

O vinho tranquilo todo aquele que no contm gs, ao contrrio dos vinhos espumantes e frisantes (como alguns Vinho Verdes) que possuem desprendimento de gs. So normalmente tintos ou brancos, mas existe tambm a verso ros.

- Os vinhos brancos tranquilos so feitos a partir da fermentao de uvas sem pele. - H alguns brancos que so elaborados a partir do

processo de macerao pelicular, ou seja, as peles das


uvas mantm-se em contacto com o mosto antes da fermentao para uma maior concentrao aromtica. - As castas utilizadas no precisam de ser apenas brancas: h vinhos brancos que utilizam castas tintas. Estes vinhos tm aspecto lmpido e cor amarela bastante clara ou um pouco mais escura, a lembrar o amarelo da

palha. So bastante suaves e aromticos (predominam


os odores a flores e frutos).

- Os vinhos tintos tranquilos so produzidos a partir


da fermentao de uvas tintas. A gama de cores no vinho tinto vai desde o vermelho rubi at ao vermelho mais escuro. - Os tintos jovens so suaves, bastante aromticos e geralmente tm um sabor delicado. - Os tintos mais envelhecidos tm um aroma muito

intenso e na boca apresentam uma textura macia


(diz-se que so aveludados) e um elevado teor alcolico (so encorpados).

- Os vinhos ross so elaborados a partir de castas tintas


e atravs de um processo especial de fermentao. Aps um curto perodo de tempo retiram-se as peles das uvas, pois j foi transferida alguma colorao rosada ao vinho. Depois segue-se um processo de fermentao semelhante ao do vinho branco (fermentao sem peles). - Em Portugal permitido fazer ros a partir da

mistura de vinhos brancos e tintos.


- Os ross podem adquirir diferentes tonalidades: desde o rosa plido ao vermelho claro. - O seu sabor resulta do equilbrio entre as caractersticas do vinho branco (a leveza e suavidade) e do vinho tinto (sobressaem aromas a frutos, especialmente os vermelhos).

A designao de vinho verde refere-se ao vinho produzido especificamente na regio vitivincola dos Vinhos Verdes, que engloba a zona tradicionalmente conhecida por Entre Douro e Minho. O vinho maduro todo o que produzido fora desta regio.

Tecnicamente vinho verde uma regio e no um tipo


de vinho.

No fundo permite dar destaque especificidade dos vinhos verdes face a todos os outros: os verdes so vinhos mais leves, frescos e, geralmente, menos alcolicos.

Os vinhos generosos ou licorosos resultam da adio de lcool (lcool puro, aguardente ou brandy) durante o processo de fermentao, de modo a suspender o processo de transformao dos acares em lcool.

Deste modo, o vinho fica mais doce e alcolico do que qualquer vinho de mesa.

Em Portugal, a produo de generosos corresponde ao Vinho do Porto,

Madeira e Moscatel.

No vinho do Porto h uma enorme variedade de cores, uma vez que este vinho obtido a partir de castas brancas e tintas. Assim, as cores dos tintos podem variar entre o tinto escuro e claro e as cores dos brancos variam entre o branco plido e o dourado. Ao nvel da doura, os vinhos do Porto podem classificar-se em:
- muito doce, - doce, - meio seco, - extra seco dependendo do momento em que se interrompe a fermentao Segundo o tipo de envelhecimento podem ser: - vintage (se forem provenientes de uma nica colheita de qualidade reconhecida e engarrafados entre 24 e 36 meses aps a vindima); - tawny (envelhecimento em casco, por oxidao); - ruby (vinhos novos com pouca ou nenhuma oxidao).

O vinho

da Madeira varia em grau de doura e graduao alcolica


de acordo com a casta utilizada na sua produo:

os vinhos da casta Sercial so secos, perfumados e de cor clara.

a casta Verdelho origina um vinho meio seco, delicado e de cor dourada;


os vinhos da casta Boal tm cor dourada escura e uma textura mais suave; a casta Malvasia produz a variante doce dos Madeira: um vinho com perfume intenso e de cor vermelha acastanhada.

O Moscatel mais famoso o produzido na zona de Setbal,


obtido a partir das castas Moscatel e Moscatel Roxo.

O vinho Moscatel tem cor dourada e a nvel aromtico distinguemse odores florais e frutados (laranja e tmaras). Na regio do Douro, particularmente na regio de Favaios e Alij, o Moscatel produzido a partir da casta Moscatel Galego.

Os

vinhos espumantes

distinguem-se pela presena de

dixido de carbono proveniente da fermentao secundria, que lhes atribui a tpica bolha e espuma. Normalmente os vinhos espumantes tm a sua fase final de fermentao em garrafa (mtodo clssico ou champanhs). Existe ainda o mtodo contnuo onde a fermentao se efectua atravs da passagem do vinho por diferentes tanques (onde o vinho fermenta e envelhece) e o mtodo charmat onde a fermentao se realiza numa cuba fechada. Portugal produz espumante nas variantes branco, tinto e ros.

Um passeio pelas Regies


Vitivincolas de Portugal `

Gerson Lopes www.vinhoesexualidade.com.br

Classificao dos Vinhos Portugueses


Vinho de Mesa Vinho Regional VQPRD: I.P.R. (7) D.O.C. (26)

Vinho Regional

10 Regies:
Minho Trs-os-Montes Beiras Tejo Lisboa Alentejano Pennsula de Setbal Algarve Madeira Aores

IPR
Indicao de Provenincia Regulamentada

7 reas:
Chaves Valpaos Planalto Mirands Lafes Biscoitos Pico Graciosa

D.O.C.
Denominao de Origem Controlada

26 Denominaes:
Vinho Verde Douro / Porto (desde 1756) Bairrada Do bidos Alenquer Bucelas Tejo Setbal Palmela Alentejo Madeira DOC Madeirense, e outros...

Regies:

Minho 14% da produo (Braga) Trs- os Montes 28% (Vila Real) Beiras (Bairrada/Do 24%(Coimbra) Tejo - 9% (Santarm) Lisboa 13% (bidos) Terra do Sado 4% (P. de Setlbal) Alentejo - 7% (vora) Algarve 1% (Faro)

Origem ancestral das castas (variedades) autctones portuguesas

Franceses

Romanos Gregos
Cartagineses rabes Fencios

Castas brancas autctones portuguesas

(alguns exemplos)

Alvarinho

Ferno Pires

Arinto

Bical

Encruzado

Castas tintas autctones portuguesas (alguns exemplos)

Aragonez

Touriga Nacional

Trincadeira

Baga

Castelo

A Vinha
A origem da castas portuguesas ainda incerta Introduo de diferentes variedades atravs da bacia Mediterrnea Domesticao de vinhas selvagens Cruzamentos e seleco

Grande diversidade de castas existente em Portugal (> 400)

A Vinha
O fluxo gentico devido introduo de plantas no foi suficiente para homogenizar geneticamente as castas cultivadas nas diferentes regies.

A domesticao de vinhas selvagens locais e/ou cruzamentos entre estas com castas introduzidas predominaram sobre a adopo das variedades ntroduzidas.

A Vinha
Portugal devido s suas condies edafo-climticas um pas vitcola por excelncia

Nos Aores a produo de vinha assume especial importncia nas ilhas Pico, Terceira e Graciosa.

A Vinha
VIDEIRAS CULTIVADAS: 94 denominaes
VIDEIRAS SELVAGENS: 5 populaes
ALCCER DO SAL N=22 CASTELO BRANCO N=13 GUADIANA N=16 MONTEMOR-O-NOVON=6 VALVERDE N=3

P2 P1

Com origem no latim, o nome "Casta" significa "pura isto


sem mistura".

Enologicamente podemos dizer que "Castas" um conjunto de videiras, cujas caractersticas morfolgicas e qualidades particulares transmitem ao vinho um carcter nico, constituindo

assim uma variedade singular com componentes organolpticas


especificas.

ARINTO

Sinonmias: Pedern

A Arinto uma casta muito verstil, por isso cultivada em quase todas as regies vincolas. Na regio dos Vinhos Verdes conhecida por Pedern. O cacho da casta Arinto grande, compacto e composto por bagos pequenos ou mdios de cor amarelada. Esta casta frequentemente utilizada na produo de vinhos de lote (mais do que uma casta) e tambm de vinho espumante.

Avesso
A casta Avesso cultivada na regio dos Vinhos Verdes, contudo a sua plantao concentra-se prxima da regio do Douro, especificamente nas

sub-regies de Baio, Resende e Cinfes.


Encontram-se as condies favorveis para se desenvolver, uma vez que prefere solos mais secos e menos frteis do que aqueles que habitualmente existem em outras zonas da regio dos Vinhos Verdes. Os cachos da casta Avesso so de tamanho mdio e os seus bagos so grandes e verde-amarelados. Esta casta origina vinhos aromticos, bastante saborosos e harmoniosos.

Azal A casta Azal Branco uma casta de qualidade cultivada na regio dos Vinhos Verdes, principalmente nas sub-regies de Penafiel, Amarante e Basto. Os cachos da Azal Branco so de tamanho mdio e constitudos por bagos grandes de disposio compacta.

uma casta muito produtiva, de maturao tardia e os seus bagos


apresentam uma cor esverdeada mesmo no final de maturao. Os vinhos que possuem a casta Azal Branco na sua composio apresentam aromas frutados pouco intensos.

Bical
Sinonmias: Borrado das Moscas

A casta Bical tpica da regio das Beiras, nomeadamente da zona da Bairrada e do Do (onde se denomina "Borrado das Moscas", devido s pequenas manchas castanhas que surgem nos bagos maduros).

Cercial
Sinonmias: Cerceal; Sercial; Esgana Co A casta Cercial cultivada em diferentes regies vitcolas. De acordo com a regio pode adoptar diferentes grafias e apresentar caractersticas ligeiramente diferentes.

Chardonnay
A casta Chardonnay encontra-se vinificada em praticamente todo o mundo vincola. Estas uvas de pelculas verdes so usadas para produzir vinho branco. O mosto resultante desta casta adquire muitas das

caractersticas do "terroir" onde plantada e do tipo


de maturao a que sujeito. tambm uma casta muito utilizada em vinhos espumosos incluindo o Champagne. uma das castas mais plantadas a nvel mundial.

Cdega do Larinho Casta de produtividade mdia, sensvel ao mldio e pouco sensvel ao odio. Os cachos so grandes e compactos, com bago de tamanho mdio, arredondado, de cor amarelada, com pelcula medianamente espessa, polpa suculenta e de sabor particular. uma casta de maturao mdia, os mostos possuem um potencial alcolico mdio e uma acidez baixa. Produz vinhos de cor citrina com aromas bastante

complexos, frutado intenso (frutos tropicais) e floral.

Encruzado O cultivo da casta Encruzado praticamente exclusivo da zona do Do, sendo provavelmente a melhor casta branca

plantada na regio.
A casta Encruzado tem uma boa produo e bastante equilibrada em acar e acidez. muito sensvel podrido e a condies climatricas desfavorveis (chuva e vento).

Ferno Pires Sinonmias: Maria Gomes A Ferno Pires uma das castas brancas mais

plantadas em Portugal. mais cultivada nas


zonas do centro e sul, especialmente na zona da Bairrada (onde conhecida por Maria Gomes), Estremadura, Ribatejo e Setbal.

Gouveio A casta Gouveio cultivada na regio do Douro, onde

tambm conhecida por Verdelho, por isso


muitas vezes confundida com a casta Verdelho cultivada nos Aores e Madeira. uma casta com bom amadurecimento e de boa produo. Apresenta cachos mdios e compactos que produzem uvas pequenas de cor verde-amarelada.

Os vinhos produzidos com Gouveio apresentam um


excelente equilbrio entre acidez e acar, caracterizando-se pela sua elevada graduao, boa estrutura e aromas intensos.

Loureiro A casta Loureiro existe em quase toda a regio dos Vinhos Verdes, mas originria do vale do rio Lima. uma casta muito produtiva e frtil, mas s

recentemente foi considerada uma casta nobre.


Os cachos so grandes e no muito compactos, enquanto os bagos so mdios e de cor amarelada ou esverdeada. A casta Loureiro produz vinhos de elevada acidez e

com aromas florais e frutados muito acentuados.

Malvasia Fina Sinonmias: Arinto Galego; Assario Branco; Boal A Malvasina Fina essencialmente plantada no interior do norte de Portugal, na regio do Douro e na sub-regio Tvora-Varosa. Contudo, tambm cultivada na zona de Portalegre (onde se denomina Arinto Galego), Do (onde conhecida por Assario Branco) e na Madeira (onde adquire o nome de Boal). Marsanne Marsanne uma variedade de uva branca, bastante produtiva e vigorosa. Produz vinhos de cor amarelo plido quase esverdeado, com acidez moderada. A sua mineralidade (quer no nariz quer na boca) e o seu baixo grau alcool, tornam-na numa casta de lote ideal. Historicamente tem sido lotada com a casta Roussanne, baixando a viscosidade e acidez desta e imprimindo-lhe um paladar mais complexo

Moscatel A casta Moscatel originria do Mdio Oriente e ter sido introduzida em terras nacionais na poca do Imprio Romano. Sofreu muitas transformaes ao longo dos sculos e hoje, existem trs variedades da casta Moscatel em Portugal. A variedade Moscatel de Setbal a mais plantada em Portugal, e a sua produo concentra-se na Pennsula de Setbal, cujo clima ameno permite a maturao ideal dos bagos. Rabo de Ovelha Sinonmias: Rabigato A casta Rabo de Ovelha cultivada na regio do Douro, especialmente na zona do Douro Superior. plantada em pequenas quantidades na regio dos Vinhos Verdes sob o nome de Rabigato e nas zonas vitcolas do sul do pas (Estremadura, Ribatejo e Alentejo) onde

Roussanne Embora nigum tenha a certeza absoluta da origem desta casta, o mais provavl que seja nativa do vale do Rhne onde usada tradicionalmente como uma casta de lote. Roussanne uma variedade de uva branca cultivada em Frana (Vale do Rhne, Sabia), na Itlia, Austrlia e na Califrnia. Produz vinhos de guarda muito finos.

Sauvignon Blanc De pelcula verde, a uva Sauvignon originria da regio de Bordeaux, em Frana. hoje plantada em muitas das regies vincolas mundiais, produzindo vinhos monovarietais atrevidos e frescos. Esta casta tambm muito utilizada em vinhos de sobremesa como os Sauternes. Dependendo do clima, o sabor pode variar de um vegetal agressivo a um tropical adocicad

Sria Sinonmias: Alvaduro; Cdega; Crato Branco; Roupeiro A casta Sria cultivada nas regies do interior de Portugal. J foi a casta branca mais plantada na regio alentejana, onde denominada Roupeiro, contudo, verificouse que as temperaturas demasiado elevadas do Alentejo no eram benficas para esta casta: os vinhos no tinham frescura, boa acidez e perdiam os aromas rapidamente.
Terrantez Sinonmias: Folgaso; Donzelinho Branco A casta Terrantez originria do Do, onde conhecida como Folgaso. tambm cultivada nos Aores, nomeadamente na zona do Pico e Biscoitos e na Madeira, onde considerada uma casta nobre para a produo de vinho generoso.

Trajadura A casta Trajadura oriunda da regio dos Vinhos Verdes, particularmente da sub-regio de Mono, apesar de ter alguma expresso na Galiza (Espanha). Rapidamente foi difundida para as outras sub-regies, sendo cultivada em quase toda a regio dos Vinhos Verdes. A casta Trajadura apresenta uma boa produo. Os seus cachos so muito compactos e de tamanho mdio, compostos por bagos verde-amarelados de grandes dimenses. Os vinhos produzidos com a casta Trajadura apresentam aromas pouco intensos e normalmente, so um pouco desequilibrados.

Verdelho A casta Verdelho ficou famosa por ser uma das castas utilizadas na produo do vinho generoso da Madeira. Depois da poca da filoxera, o seu cultivo decresceu na ilha, no entanto ainda hoje continua a ser utilizada na produo de vinhos de mesa e generosos. A casta Verdelho tambm cultivada nos Aores. Ultimamente, a casta Verdelho tem sido utilizada na produo de vinhos Australianos. Os vinhos produzidos com Verdelho so bastante aromticos, equilibrados. Os vinhos da Madeira elaborados a partir da casta Verdelho so meio secos e de aromas delicados.

Vinhas Velhas - Brancas Por norma utiliza-se o termo "Vinhas Velhas" para designar um conjunto de castas com muitos anos de vida (geralmente idades superiores a 60/70 anos). Antigamente no era habitual utilizar a plantao separada por castas. As castas eram plantadas misturadas pois, uma vez que era raro uma doena atacar todas as estirpes ao mesmo tempo, protegia-se a produo desta forma. Era normal existir mais de 35 variedades plantadas no mesmo lote de terreno.

Viosinho A casta Viosinho apenas cultivada nas regies do Douro e de Trs-os-Montes, onde j utilizada desde o sculo XIX. uma casta de boa qualidade e indicada para a produo de vinho tranquilo e de vinho do Porto, todavia apresenta uma produo fraca e por isso pouco cultivada. A Viosinho apresenta cachos e bagos pequenos de maturao precoce e bastante sensveis podrido. Esta casta desenvolve-se melhor em solos pouco secos. A casta produz vinhos bem estruturados, frescos e de aromas florais complexos.

Vital sinonmias: Boal Bonifcio; Malvasia Corada Casta vigorosa, mostrando-se frtil mesmo podada em talo. Sensvel podrido, principalmente quando instalada em terrenos de aluvio. O bago tende a engelhar com a carncia hdrica, no chegando, por vezes, a atingir a plena maturao. Produz vinhos com um teor alcolico relativamente elevado, equilibrados e harmoniosos

Tinta Barroca A casta Tinta Barroca plantada quase exclusivamente na regio do Douro e muito utilizada na produo de vinhos de lote. uma das castas que compe alguns vinhos do Porto, contudo os seus vinhos monovarietais no so muito clebres.

Tinta Caiada A casta Tinta Caiada encontra-se em vrias regies vitcolas portuguesas e tem uma baixa qualidade vitcola e enolgica, por isso no tem sido uma aposta nos novos encepamentos. A Tinta Caiada apresenta cachos e bagos de tamanho mdio.

Tinta Francisca A casta Tinta Francisca uma casta sem grande implantao utilizada normalmente na produo de vinhos de lote e plantada quase exclusivamente na regio do Douro. Casta pouco produtiva de cacho pequeno com bagos arredondados de tamanho mdio e de cor negro-azul. sensivel ao odio e podrido.

Tinta Mida Casta tinta mediterrnica de origem desconhecida, cultivada em diversas regies do pas, com especial destaque na rea das diversas DOP abrangidas pela IGP Lisboa.

TINTA NEGRA
Sinonmias: Tinta Negra Mole; Negra Mole A casta Tinta Negra ou apenas Negra Mole a variedade tinta mais plantada na ilha da Madeira. Tambm cultivada no Algarve, embora no atinja as qualidades daquela que cultivada na Madeira, devido s condies climticas. Os cachos da Tinta Negra Mole variam entre o tamanho mdio e grande e so formados por bagos de colorao no uniforme (variam entre o negro-azulado a rosado). Esta casta produz um vinho tinto muito doce e foi muito utilizada para produzir vinho da Madeira. Contudo, os produtores chegaram concluso que independentemente da qualidade desta casta, os vinhos generosos elaborados com Tinta Negra seriam sempre inferiores queles elaborados a partir das castas Boal, Sercial e Malvasia.

TINTO CO

A casta Tinto Co cultivada na zona do Douro desde o sculo XVIII, contudo como era pouco produtiva nunca foi muito apreciada pelos agricultores. Por volta dos anos 80 descobriu-se que a Tinto Co possui ptimas caractersticas para a produo de vinho do Porto. O cultivo desta casta alargou-se a outras regies, como o Do, Estremadura e Pennsula de Setbal, onde existe em pequenas quantidades. A Tinto Co possui cachos muito pequenos e de maturao tardia. muito resistente a doenas e podrido, alm de suportar temperaturas muito elevadas. A casta Tinto Co frequentemente lotada com as castas Touriga Nacional, Aragonez, entre outras. Produz vinhos de carregados de cor e de aromas delicados e florais

A Touriga Franca uma das castas mais plantadas na zona do Douro e Trs-osMontes. considerada umas das melhores castas para a produo de vinho do Porto e do Douro, mas o seu cultivo j foi alargado para as regies da Bairrada, Ribatejo, Setbal ou Estremadura. A Touriga Franca tem produes regulares ao longo do ano e bastante resistente a doenas. Os seus cachos so mdios ou grandes com bagos mdios e arredondados. Os vinhos produzidos por esta casta tm uma cor intensa e so bastante frutados. No vinho do Porto, a Touriga Franca integra os lotes com a Tinta Roriz e a Touriga Nacional.

TRINCADEIRA
Sinonmias: Tinta Amarela

A Trincadeira uma casta especialmente cultivada nas regies do Alentejo e do Douro (onde designada por Tinta Amarela). uma casta que apresenta cachos mdios e compactos e bagos mdios e arredondados. sensvel s doenas e podrido (se os bagos apanharem chuva apodrecem facilmente), por isso desenvolve-se melhor em climas secos e muito quentes. Os vinhos produzidos so ricos em cor e aromas (especialmente frutados e vegetais), ligeiramente alcolicos e com boas condies para o envelhecimento.

Minho / DOC Vinho Verde


Regio Colinas em srie e montanhas; pequenas parcelas em mdia

abaixo de 1 ha;
paisagens muito verdes Ca. 35.000 ha plantados Clima Solo Principais Chuva frequente; influncia do Atlantico; neblina. Solo grantico; ocasionalmente xisto. Alvarinho, Trajadura,

Variedades
Vinhos

Loureiro, Vinho
Brancos: Leves, vivos, acdulos e ligeiramente petillant, com aromas florais e frutados (mas, frutos citrinos) Tintos: cor intensa e aroma particular

Para guardar...
Regio dos vinhos verdes Uvas que predominam

Vinho (tinta) 23%


Azal 9% Loureiro 9% Trajadura 3% Alvarinho 2% Fermentado em barrica, mostra um volume, mas tambm acidez. Ganham em cremosidade, porm no perdem o carter da alvarinho (ctricos). Longevidade V.Verdes (1 a 2 anos). Alvarinho (5 a 6 anos).

Douro
1703 Tratado de Methween Regio 1756 1 regio demarcada e regulamentada do mundo Vinhas plantadas em terraos, com muros, de pedra, nas colinas e nas margens do rio Douro e seus afluentes; uma das paisagens mais selvagens do mundo.

Ca. 72.000 ha rea de vinha plantada


(incl. castas para vinho do Porto) dimenso mdia da propriedade - 1ha Clima Muito quente no vero ,

Muito frio no inverno;


Baixa precipitao. Solo Castas Vinhos Xisto. Pobre, solos rochosos. Baixa produo. Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Amarela Tintos: cor intensa, opacos e encorpados

Para guardar...
Dividido em Baixo Corgo (Rgua), Cima Corgo (Pinho) e Douro Superior (Foz Coa). Temperatura mdia anual/Pluviometria: Porto (14,5/1200); Baixo Corgo (18/900); Cima Corgo (19/650); Douro Superior (21/450); o mais masculino, tem uma certa rusticidade, mas tem uma presena na boca incrvel. Vinhedos antigos com uvas misturadas:

30 a 35 (Qta.do Crasto Reserva ou Crus), at


mais de 50 castas diferentes (Qta. do Vale D. Maria). Uvas: T. Franca (14%), T. Roriz (8%), T.Barroca (8%), Sria (7%), Trincadeira (5%), Touriga Nacional (2%).

Beiras DOC Do
Regio Colinas em srie e pequenas parcelas de terra; Floresta (pinheiros e

eucaliptos). Paisagens de montanha


por vezes agrestes noutras reas. Propriedade mdia, abaixo de 1ha. Clima Quente no vero, Outonos e Invernos so longos e frescos; Precipitao alta.

Solo
Castas Vinhos

Granito, ardsia, xisto. Terreno pouco frtil.


Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro. Frutados, com aromas trreos e vegetais. Tintos com cor rubi, bom potential para envelhecimento.

Para guardar...
At pouco tempo atrs (1987) S cooperativas. Expresso maior da Touriga Nacional.

Quase nasceu no Do. No Douro eram plantadas,


misturadas as outras no mesmo vinhedo, e nunca proporcionalmente muito presente. Violeta na cor e

no aroma.
Cheio de colinas e planalto (perto da Serra da Estrela). Clima mais frio, fazendo com que a acidez seja mais elevada e mais taninos. muito comum no Do o corte (uma das caracteristicas da regio).

Beiras - DOC Bairrada


Regio
Clima

Montes baixos que oferecem variados


tipos de terreno. Quente no Vero, Muita precipitao

Influncia benfica do Oceano Atlntico


Solo Castas Vinhos Argila rica em lima e argila calcrica Baga, Maria Gomes,(Ferno Pires) Tintos so taninosos, com cor granada e rubi, Aromas complexos e frutados e grande potential de envelhecimento. Brancos: aromas citrinos

Espumantes: brancos e tintos

Para guardar...
Baga sua uva tinta que d o emblema a regio.
So raros os anos que ela amadurece por inteiro. Em outubro comum chover. Antes era 90%, hoje no mais. Faz um pouco de frio, dai ser um clima interessante para

Pinot Noir.
Maria Gomes e Bical so duas uvas brancas de muito carter. Beiras inclui Bairrada, Do, Lafes e Pinhel. Sobrevive em funo das duas primeiras.

Lisboa
Regio Noroeste de Lisboa. Costa recortada. Colinas em srie no interior. Paisagens muito verdes e bonitas, Poucas reas com rvores;

Clima

Atlntico, fresco;
Precipitao alta; Ventos frios e nevoeiros;

Solo Castas Vinhos

Arenoso na costa, Argila no interior Arinto, Bastardo, Trincadeira / castas internacionais Vinhos de Bucelas: Brancos frescos e vivos (Arinto)

Tintos frutados, com boa relao qualidade/preo.


Vinhos de Colares: alguma aspereza, vinhos de guarda Vinhos de Carcavelos: brancos licorosos com notas amendoadas

Para guardar...
Regio litornea, saindo de Lisboa. D.Os e sub-regies: Alcobaa bidos Alenquer (Qta.Pancas e Monte Doiro). Bucelas (Paraiso da Arinto). Carcavelos (Era o grande rival dos Moscateis de Setbal). Colares (No tem filoxera, uva Ramisco, tnico). Junto com Tejo onde as castas internacionais esto mais se desenvolvendo.

Uvas: Malvasia Rei (Mais plantada ) a seguir vem a Castelo.


Entre as brancas Ferno Pires e depois Vital.

Tejo
Regio rea plana situada nas
margens do Rio Tejo Vastas reas sem rvores. Grandes exploraes agrcolas Criao de cavalos e touros Clima Solo Castas Vinhos Suave, precipitao normal Variado, frtil, de terras de aluvio.

Mecanizao fcil.
Ferno Pires, Camarate, Trincadeira. Vinhos jovens, vivos e equilibrados com aromas frutados. Boa combinao qualidade-preo.

Pennsula de Setbal
Regio Plano na costa, com montes a oeste. A regio flanqueada pelo rio Tejo a norte, Oceano Atlntico a Oeste e Rio Sado a sul.

Clima
Solo Castas: Vinhos

Clima Atlntico com queda de chuva regular;


Veres quentes, Invernos suaves Solo arenoso e calcrico, rochoso. Moscatel de Setbal, Castelo, Ferno Pires. Vinhos Tintos com estgio em madeira, com notas de frutas secas e especiados Vinho com potencial de envelhecimento.

Moscatel de Setbal Vinho generoso


com mais tempo de estgio em barricas velhas. Aromas de passas, laranja e mel.

Para guardar...
onde a Castelo se expressa melhor (69%). Solo muito arenoso ideal para ela. Uvas: Ferno Pires (8%) Moscatel grado (7%) Outras (16%).

daqui que sai o Moscatel de Setbal.


D.Os Setbal e Palmela.

Vous aimerez peut-être aussi