Vous êtes sur la page 1sur 12

A GUERRA DO PARAGUAI: DEBATES HISTORIOGRFICOS ACERCA DA GUERA

Carlos Henrique Silva Amanda Costa Mello

Guerra do Paraguai
Conflito entre Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai; Maior conflito internacional da chamada Questo do Prata; Os motivos envolvia o interesse desses pases no controle da navegao na Bacia do Prata;

Aprisionamento do navio brasileiro Marqus de Olinda, rompimento das relaes diplomticas e invaso da provncia de Mato Grosso; Invaso da provncia de Corrientes, na Argentina; Retirada de Laguna e Tratado da Trplice Aliana; Batalha de Riachuelo e invaso da provncia do Rio Grande do Sul; Ocupao de Assuno e caa e morte de Solano Lpez por tropas do Conde DEu.

HISTORIOGRAFIA DE TRINCHEIRA
- Constituida por ex-combatentes;

- Surgiu logo depois da guerra;

- Colocou as atitudes de Solano Lopez como causas da Guerra;

Para esses historiadores, Solano era um opressor do povo paraguaio e pretendia dominar as naes do Prata.

Retirada da Laguna: episdio da guerra do Paraguai

Historiografia Republicana e Historiografia Revisionista


Historiografia republicana: Final do sc. XIX incio do sc. XX; Grande influncia do positivismo, contra o Imprio do Brasil;

Na mesma poca, surge o revisionismo paraguaio;

Historiografia revisionista: Dc. 1960 dc. 1990; Intelectuais nacionalistas e de esquerda; Exaltam a imagem de Solano Lpez e do Estado paraguaio; Len Pomer e Julio Jos Chiavenatto; Culpa o imperialismo britnico pela causa do conflito.

REVISIONISMO ACADMICO

- Busca explicar a Guerra atravs de fontes primrias;

- Surgiu nos anos 90 como contestadora do Revisionismo Histrico;

Maldita Guerra

Bibliografia
CUNHA FILHO, Miguel ngelo Melo Vieira; MOTA, Fabrcio da Silva; SOUZA, Paulo Giovani Correia de; VIEIRA, Airton Munhoz,BARUM, Amlcar. A Guerra do Paraguai: Historiografia e Debate. XIX CIC; XII ENPOS; II Mostra Cientfica, 2010. Alan Ricardo Duarte Pereira. O Revisionismo Historiogrfico de Leon Pomer: Histria e Historiografia. II Congresso Internacional de Histria, UFG/Jata, 2011. Tiago Rabelo Sales. Guerra do Paraguai: Controvrsias da Historiografia sobre as causas do conflito. Universidade Federal de Ouro Preto. Daniel Porcincula Prado. A Guerra do Paraguai: duas vertentes historiogrficas. FURG - Universidade Federal do Rio Grande. Fausto, Boris. Histria Concisa do Brasil 2. ed., 4. reimpr. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2011.

MAESTRI, MRIO. A guerra contra o Paraguai: Histria e Historiografia: Da instaurao restaurao historiogrficas[1871-2002].Estudios Historicos, agosto, 2009.
TAUNAY, ALFREDO d`ESCRAGNOLLE.[1843-1899] A retirada da Laguna: episdio da Guerra do Paraguai. DORATIOTO, FRANCISCO. Maldita Guerra: nova histria da Guerra do Paraguai. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. 615 p.

Vous aimerez peut-être aussi