Vous êtes sur la page 1sur 41

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MANAUS-CENTRO

Tecnologia da Fermentao mdulo 1 - reviso

Prof Lcia Schuch Boeira

Mdulo 1. Fundamentos da Tecnologia da Fermentao


1. Definio, importncia e operaes bsicas 2. Classificao 3. Microbiologia - Bioqumica microbiana 4. Biorreatores 5. Esterilizao

6. Cintica
7. Controle de processos fermentativos 8. Agitao e aerao

9. Processos de Separao e Purificao de Produto


10. Extrapolao de escala 11. Tratamento Biolgico de Resduos e Efluentes

O que fermentao ?
Significado Industrial Qualquer processo para produo de produto por ao de microrganismo Significado Bioqumico Processo de gerao de energia no qual compostos orgnicos atuam como ambos doador e receptor de eltrons, ou seja, um processo anaerbico onde a energia produzida sem a participao de oxignio ou outro receptor inorgnico de eltrons. Processo anaerbio

O que fermentao ?
Atualmente, considerando o amplo sentido que empregada, pode-se definir como:

Um processo no qual existem trocas qumicas em um substrato orgnico pela ao das enzimas elaboradas por certos tipos de microrganismos.

Biotecnologia Moderna
Teve incio a partir dos anos 70: conhecimento da estrutura do DNA e cdigo gentico. Engenharia Gentica: tcnica que emprega genes em processos produtivos, com a finalidade de se obter produtos teis ao homem e ao meio ambiente. permite que os cientistas transfiram genes (caractersticas desejadas) de maneira antes impossveis, com grande segurana e preciso.

Biotecnologia: uso em escala industrial de organismos e/ou seus produtos.


Inclui os aspectos cientfico, tecnolgico e comercial de quase cada rea do bem-estar humano, da produo na agricultura at o controle de poluentes.

Histrico
1) Era Pr Pasteur (antes de 1865): Bebidas alcolicas (Egito), Po, vinagre, queijo e iogurte. 2) Era Ps Pasteur (1865 1940): Microrganismos responsveis pela fermentao, Produo de acetona, butanol, glicerol e cido ctrico. 3) Era dos antibiticos (1940 1960): Produo industrial de Penicilina, Desenvolvimento de reatores (sistema de aerao, assepsia). 4) Era ps antibiticos (1940 1960): Produo de vitaminas, aminocidos, enzimas, protena unicelular, etanol (combustvel, 1974), polissacardeo extracelular. 5) Nova Biotecnologia (a partir de 1975): Desenvolvimento da Engenharia Gentica (insulina (1982) e Alimentos Transgnicos)

Importncia - Tecnologia da Fermentao


A fermentao tem sido utilizada pelo homem em diferentes processos e de diferentes maneiras.
Aplicaes: Produo de alimentos Produo de protena unicelular Produo de inseticidas Produo de vacinas Produo de antibiticos Produo de etanol Produo de cidos orgnicos: cido actico (vinagre); cido ltico; cido propinico; cido ctrico; cido glucnico Produo de aminocidos - lisina, cido glutmico Produo de enzimas Produo de solventes Produo de polissacardeos Produo de lipdeos

Esquema geral de uma fermentao

PROCESSOS FERMENTATIVOS
1. Seleo do microrganismo preparo do inculo
2. Seleo da matria-prima (Substrato) - tratamento 3. Seleo do tipo de reator e forma de conduo do processo 4. Esterilizao de equipamentos, substrato e ar 5. Fermentao Cintica dos bioprocessos e Controle 6. Tratamento, Separao e Purificao do produto final

7. Tratamento de efluentes

Microbiologia das fermentaes


Bactrias

Bolores
Leveduras

Microbiologia das fermentaes


Fontes de microrganismos de interesse: isolamento a partir de recursos naturais; compra em colees de cultura; obteno de mutantes naturais; obteno de mutantes induzidos por mtodos convencionais; obteno de microrganismos recombinantes por tcnicas de engenharia gentica. Empresas especializadas

Caractersticas desejveis de microrganismos


Para uma aplicao industrial, espera-se que os microrganismos apresentem as seguintes caractersticas gerais: elevada eficincia na converso do substrato em produto; permitir o acmulo de produto no meio para se ter elevada concentrao do produto no substrato; no produzir substncias incompatveis com o produto; apresentar constncia quanto ao comportamento fisiolgico; no ser patognico; no exigir condies de processo muito complexas; no exigir substratos dispendiosos; permitir a rpida liberao do produto para o meio.

Bioqumica microbiana
Metabolismo = Catabolismo + Anabolismo

Metabolismo microbiano

Esquema simplificado do metabolismo celular.

Substrato
Variedade de matrias-primas utilizadas como substrato. Matria-prima: pode representar at 75% do custo total. aproveitamento de resduos agroindustriais. Escolha dos nutrientes adequados gerao do produto de interesse est relacionada atividade metablica desenvolvida pelos microrganismos. exigncias nutricionais da populao microbiana permitir uma rpida e eficiente converso do substrato em produto com o rendimento desejado. As condies que permitem a produo mxima de massa molecular no so necessariamente as mesmas que permitem a mxima produo de um determinado produto.

Substrato
Os componentes do meio de cultura (substrato) devem suprir as exigncias nutricionais necessrias ao microrganismo para: formao da massa molecular satisfazer suas necessidades energticas e de manuteno desempenhar adequadamente suas funes metablicas
Carbono, Nitrognio, Fsforo Potssio, Clcio, Magnsio, Vitaminas Micronutrientes.
Cada processo fermentativo necessita de um meio especfico

Todos os meios devem atender s necessidades bsicas dos microrganismos.

Fermentadores ou Biorreatores
Tambm denominados reatores bioqumicos ou reatores biolgicos

O desenvolvimento de Bioprocessos constitui-se em uma das mais complexas e fascinantes reas de atuao da Engenharia Bioqumica.

Fermentadores ou Biorreatores
Ocorre a mistura reacional, constituda de meio (de cultivo ou para converso enzimtica) e agente biolgico devem ser mantidas as condies timas para o agente biolgico expressar o mximo de sua atividade cataltica metabolismo da clula simples reao enzimtica. No biorreator ocorrem vrios fenmenos: Fsicos Qumicos Biolgicos Capacidade e configurao dos biorreatores bastante varivel

Biorreatores
So peas-chaves no desenvolvimento de Bioprocessos. No se pode discutir o desenvolvimento/otimizao de bioprocessos sem prestar ateno especial nas caractersticas e fenomenologias que ocorrem nestes equipamentos.

Biorreatores de escala piloto e industrial

Biorreatores Agitados Mecanicamente


STB-stirred tank bioreactor

Biorreatores Agitados Pneumaticamente


As altas taxas de transferncia de massa e calor, suprida pela energia cintica do lquido, atravs de sua circulao pelo movimento das bolhas gasosas, isto , pneumaticamente.
Aplicado a sistemas biolgicos suscetveis s foras cisalhantes, to intensas em biorreatores agitados mecanicamente. Tipos: airlifit (com circulao interna ou externa) e bubble column (coluna de bolhas)

Biorreatores com clulas/enzimas imobilizadas:


Nas ltimas duas dcadas houve grandes e rpidos desenvolvimentos no uso de enzimas e clulas para propsitos industriais, analticos e mdicos.
A fim de tornar seu uso mais conveniente, estes agentes biolgicos tm sido imobilizados.

Leito fixo

Leito fluidizado

Fermentao com relao ao regime do processo


Batelada ou descontnuo:

com um inculo por tanque com recirculao de clulas sem recirculao de clulas com recirculao de clulas sem recirculao de clulas com recirculao de clulas executado em um reator (com ou sem recirculao de clulas) executado em vrios reatores (com ou sem recirculao de clulas)

Descontnuo alimentado

Semi-contnuo:

Contnuo:

Fermentao com relao ao regime do processo


Possibilidade de uso de misturas de conceito (descontnuo, contnuo, descontnuo alimentado), a fim de: conseguir o mximo de desempenho de um dado sistema biolgico, reforando a idia sobre a enorme flexibilidade que dispe para a operao de um biorreator.

Esterilizao de equipamentos, meio e ar


Mtodos de esterilizao:

Fsicos: - Calor seco - Calor mido - Radiao UV - Radiao ionizantes - Filtrao

Qumicos: - Lquidos - Gases

Fermentao - Cintica de bioprocessos


Consiste na anlise da evoluo dos valores de concentrao de um ou mais componentes do sistema em funo do tempo de fermentao. Entende-se como componentes: O microrganismo (ou a biomassa) Produtos do metabolismo (ou metablitos) Os nutrientes ou susbtratos que compem o meio de cultura.

Cintica enzimtica
Estuda a velocidade das reaes enzimticas. Objetivos: Influncia das condies de trabalho (concentraes de reagentes e enzimas, temperatura, pH, concentraes de ativadores e inibidores), Colaborar na otimizao do processo, Estabelecer critrios para o controle do processo, Projetar o reator mais adequado.

Fatores que interferem na cintica enzimtica:


Concentrao de substrato Concentrao da enzima Compostos inibidores Influncia do meio (pH, Aw, potencial de xido-reduo, temperatura)

Curva de crescimento microbiano

Fase log ou Exponencial

Fase estacionria

Fase de morte ou declnio

Fase lag

Tempo (horas)

Processos aerbios - Bioqumica microbiana


Equao estequiomtrica de oxidao completa da glicose:

C6H12O6 + 6O2

6CO2 + 6H2O

Para que ocorra a oxidao de 1 mol de glicose, necessrio o consumo de 6 moles de O2

Transferncia de oxignio agitao e aerao Importncia da transferncia de oxignio: Manuteno da atividade respiratria das clulas Objetivo central de um sistema de agitao e aerao: transferir o oxignio da fase gasosa para o lquido fazer com que este oxignio dissolvido chegue s clulas suspensas pra finalmente ser consumido na reao

Controle de Processos Fermentativos


parmetros fsicos: Tempo; Temperatura; Atividade de gua; Presso; Vazo de gases; Velocidade de agitao, etc.. parmetros qumicos: pH; acidez; Slidos solveis (Brix); O2 dissolvido, etc.. parmetros biolgicos: Medidas de crescimento (biomassa) e Medida de contaminao

Extrapolao de escala

Processos de Separao e Purificao de Produto


O projeto dos equipamentos que iro compor esta seo ser funo: da localizao do produto (intracelular ou extracelular), do seu tamanho molecular, da concentrao, solubilidade, polaridade, volatilidade e de outras propriedadesfsico-qumicas do meio de fermentao, como viscosidade, densidade, impurezas e partculas indesejveis. A opo pela(s) operao(es) de separao ser influenciada pelo tamanho do prprio bioprocesso e do valor do produto. Os arranjos devero ser em srie a fim de se atingir o grau de pureza requerida (ex. extratos enzimticos brutos ou enzima purificada) e a forma final exigida para um dado produto (produto cristalizado, liofilizado, lquido concentrado, prensado).

Processos de Separao e Purificao de Produto


Seqncia de operaespara a obteno de um produto de alta pureza: Remoo de material insolvel (particulado): filtrao, centrifugao, decantao ou sedimentao. Isolamento primrio: a concentrao de produto aumenta consideravelmente e substncias com diferentes polaridades so separadas do produto. Operaes tpicas: extrao por solvente, precipitao e ultrafiltrao. Purificao. remoo de impurezas como tambm concentrao de produto. Exemplos so: a precipitao fracionada e muitos tipos de cromatografia lquida de alto desempenho. Isolamento final do produto: fornecer o produto desejado em uma forma adequada para formulao final ou comercializao direta. As operaes aqui incluem: centrifugao e subseqente secagem de um produto cristalizado (liofilizado ou seco por spray drying).

Tratamento Biolgico de Resduos e Efluentes


Tendncia no tratamento de resduos:

Resduo mnimo

Mudana no tratamento de resduos atravs da conscientizao ambiental

Abordagem + Conscincia = Abordagem Convencional Ambiental Consciente

Descartar os resduos de maneira mais fcil e econmica

Valorizar os resduos e maximizar a reciclagem; Destinar corretamente os resduos No recuperveis

Fermentao Tratamento de resduos


Biodigesto Processos biotecnolgicos

Vous aimerez peut-être aussi