Vous êtes sur la page 1sur 43

Captulo 2

Demonstraes financeiras e sua anlise


Prof.: Denilson Pereira

As quatro principais demonstraes financeiras


As quatro principais demonstraes financeiras so: 1) Demonstrao do resultado do exerccio; 2) O balano patrimonial; 3) A demonstrao do lucro retido; 4) A demonstrao de fluxos de caixa.

Demonstrao do resultado do exerccio Fornece uma sntese financeira dos resultados operacionais da empresa durante certo perodo. So mais comuns aquelas que cobrem o perodo de uma ano, com encerramento em uma data especificada, geralmente 31/12. A demonstrao comea com o faturamento, do qual se subtrai o custo dos produtos vendidos que resulta no lucro bruto.

Balano Patrimonial Apresenta uma descrio sinttica da posio financeira da empresa em uma certa data. Iguala os ativos da empresa (o que ela possui) ao seu financiamento, o qual pode ser feito com capital de terceiros (dvidas) ou capital prprio (fornecido pelos proprietrios) Distino importante deve ser feita entre ativos e passivos de curto e longo prazo.

Os ativos circulantes e os passivos circulantes so de curto prazo. Devem ser convertidos em caixa ou pagos no prazo mximo de um ano. Todos os outros ativos e passivos so, juntamente com o patrimnio dos acionistas so considerados itens de longo prazo. O passivo exigvel de longo prazo representa dvidas cuja liquidao no est prevista no ano em curso.

Demonstrao de lucros retidos Lucro retido representa o valor acumulado de todos os lucros, descontados os dividendos, que foram retidos e reinvestidos na empresa desde sua constituio. Permite que se faa a conciliao do lucro lquido obtido em certo exerccio, mais quaisquer pagamentos de dividendos, com a variao do lucro retido entre o incio de o final do ano.

Demonstrao de fluxos de caixa

Resume os movimentos de entrada e sada de caixa durante o perodo considerado. Oferece uma viso dos fluxos de caixa operacionais, de investimento e financiamento da empresa.

Utilizao de ndices financeiros


Grupos interessados Acionistas atuais ou futuros esto interessados no nvel corrente e no nvel futuro de risco e retorno da empresa, pois afeta diretamente o $ da ao. Credores preocupam-se com a liquidez de curto prazo da empresa e capacidade de fazer pagamentos.

Grupos interessados Administradores 1)preocupam-se com todos os aspectos da situao financeira da empresa; 2)procuram construir ndices financeiros que seja considerados favorveis tanto pelos proprietrios como pelos credores; 3)utilizam os ndices para acompanhar o desempenho da empresa de perodo em perodo.

Tipos de comparaes de ndices

Anlise em corte transversal Envolve a comparao de ndices financeiros de diferentes empresas na mesma data. importante investigar diferenas significativas para qualquer lado da mdia do setor. Anlise de sries temporais Avalia o desempenho com o passar do tempo. A comparao entre desempenho corrente e passado, permite avaliar o progresso alcanado pela empresa.

Tipos de comparaes de ndices


Anlise combinada Combina as anlises em corte transversal e de sries combinadas. Essa viso permite avaliar a tendncia de um ndice em relao tendncia observada no setor.

Precaues no uso da anlise de ndices 1) ndices que apresentam diferenas grandes em relao norma do setor apenas indicam sintomas de algum problema; 2) Um ndice isolado, geralmente, no fornece informaes suficientes a partir das quais se possa julgar o desempenho geral da empresa; 3) ndices que esto sendo comparados devem ser calculados com demonstraes financeiras referentes mesma data do ano. A sazonalidade pode levar a concluses e decises erradas.

Categorias de ndices financeiros


Podem ser divididos em cinco categorias bsicas: 1)Liquidez; 2)Atividade; 3)Endividamento; 4) Rentabilidade; 5)Valor de mercado. ndices de liquidez, atividade e endividamento, medem risco; ndices de rentabilidade medem retorno; ndices de valor de mercado capturam tanto risco como retorno.

ndices de liquidez A liquidez de uma empresa medida por sua capacidade de cumprir aas obrigaes de curto prazo medida que vencem. ndice de liquidez corrente ndice de liquidez corrente = ativo circulante passivo circulante Quanto mais alto o valor do ILC, mais a empresa considerada lquida. Um ndice de ILC igual a 2 aceitvel.

Utilizao das demonstraes financeiras da Bartlett Company anteriormente apresentadas

ndice de liquidez corrente

Ativo circulante total Passivo circulante total

ndice de liquidez corrente =

$ 1.233.000 = 1,97 $ 620.000

ndice de liquidez seca semelhante a ILC,porm exclui os ativos menos lquidos (estoques). A baixa liquidez dos estoques se d por 2 fatores: (1) muitos estoques no podem ser vendidos com facilidade porque so itens parcialmente acabados ou tm finalidades especficas; (2) o produto estocado normalmente vendido a prazo. ILS=ativo circulante estoque passivo circulante Um ILS de pelo menos 1 aceitvel.

Liquidez seca

= Total de ativos circulantes Estoques

Total de passivos circulantes

Liquidez seca

= $ 1.233.000 $ 289.000 = 1,51 $ 620.000

ndices de atividade Medem a velocidade com que as vrias contas so convertidas em vendas ou caixa. Giro de estoques mede a atividade ou liquidez do estoque de uma empresa. Giro de estoques = custo dos produtos vendidos estoques O giro resultante s tem algum significado quando comparado ao de outras empresas pertencentes ao mesmo setor ou ento ao valor passado do giro de estoques da prpria empresa.

O giro de estoque pode ser facilmente convertido em um ndice de idade mdia dos estoques ao ser dividido por 360. IME = giro de estoque 360 O valor encontrado equivale ao nmero mdio de dias durante os quais um item permanece em estoque.

Giro de estoques = Custo dos produtos vendidos

Estoque

Giro de estoques = $ 2.088.000

= 7,2

$ 289.000

Prazo mdio de recebimento til na avaliao das polticas de crdito e cobrana. PMR = contas a receber vendas dirias mdias = contas a receber vendas anuais 360 S tem utilidade quando comparado aos prazos de concesso de crdito dado pela empresa.

PMR

= Contas a receber

Vendas anuais/360

PMR

$ 503.000 $ 3.074.000/360

= 58,9 dias

Prazo mdio de pagamento calculado da mesma maneira que o prazo mdio de recebimento. PMP = contas a pagar compras dirias mdias = contas a pagar compras a pagar 360 S tem significado em relao aos prazos mdios oferecidos empresa.

Normalmente as compras so estimadas com uma proporo dos custos dos produtos vendidos. Compras a pagar compras a pagar Compras a pagar %X custo produtos vendidos 360 360

PMP =

Contas a pagar

Compras a pagar/360

PMP = $ 382.000 (0,70 x $ 2.088.000)/360

= 94,1 dias

Giro do ativo total indica a eficincia com que a empresa usa seus ativos para gerar vendas.

Giro do ativo total =

vendas ativo total Em geral, quanto mais alto o giro do ativo total de uma empresa, mais eficientemente seus ativos esto sendo usados.

Giro do ativo total =

Vendas lquidas

Ativo total

Giro do ativo total = $ 3.074.000 = 0,85 $ 3.579.000

Anlise de ndices

ndice de endividamento Indica o volume de dinheiro de terceiros usado para gerar lucros. O analista financeiro preocupa-se mais com as dvidas de longo prazo porque elas comprometem a empresa com uma srie de pagamentos por muitos anos. A capacidade de pagamento de dvidas da empresa de interesse dos administradores, dos credores, dos fornecedores e dos acionistas.

ndice de endividamento geral Mede a proporo dos ativos totais financiados pelos credores da empresa. Quanto mais alto o valor desse ndice, maior o volume relativo de capital de outros investidores usados para gerar lucros na empresa.

Endividamento geral = Total dos passivos/Total dos ativos Endividamento geral = $ 1.643.000/$ 3.597.000 = 45,7%

ndice de cobertura de juros Mede a capacidade da empresa de efetuar os pagamentos de juros previstas em contratos. Quanto mais alto, mais a capacidade de pagamento de juros da empresa.

Cobertura de juros = LAJI/Juros

Cobertura de juros = $ 418.000/$ 93.000 = 4,5

ndice de cobertura de pagamentos fixos Mede a capacidade da empresa de saldar todas as suas obrigaes fixas. Quanto mais alto, melhor.

Cobertura de pagamentos fixos = Lucro antes de juros e imposto de renda + Aluguis Juros + Aluguis + {Amortizaes + Dividendos preferenciais) x [1/(1 T)]}

Cobertura de pagamentos fixos =


$ 418.000 + $ 35,000 = 1,9 $ 93.000 + $ 35.000 + {($ 71.000 + $ 10.000) x [1/(1 0,29)]}

ndice de rentabilidade Cada um dos itens dessa demonstrao expresso sob a forma de porcentagem das vendas. Os 3 ndices so: A margem de lucro bruto; A margem de lucro operacional; A margem de lucro lquido.

Margem de lucro bruto Mede a porcentagem de cada unidade monetria de vendas que resta aps o pagamento dos custos dos produtos vendidos. Quanto mais alto essa margem, melhor.

MLB = Lucro bruto/Receita de vendas

MLB = $ 986.000/$ 3.074.000 = 32,1%

Margem lucro operacional Mede a proporo de cada unidade monetria de receita de vendas que permanece aps a deduo de todos os custos e despesas, no incluindo juros, impostos e dividendos de aes preferenciais.

MLO = Resultado operacional/Receita de vendas

MLO = $ 418.000/$ 3.074.000 = 13,6%

Margem de lucro lquido Representa a proporo de cada unidade monetria de receita de vendas restante aps a deduo de todos os custos e despesas, incluindo juros, impostos e dividendos de aes PN.

MLL = Lucro disponvel aos acionistas ordinrios/Receita de vendas

MLL = $ 221.000/$3.074.000 = 7,2%

Vous aimerez peut-être aussi