Vous êtes sur la page 1sur 8

Envelhecimento

um processo que ocorre durante o curso de vida do ser humano, iniciando-se com o nascimento e terminando com a morte. Alguns autores apontam que o processo de envelhecimento "comea no tero e termina no tmulo".
ESFFL EFA DC ASC 4292

O processo de envelhecimento provoca no organismo modificaes biolgicas, psicolgicas e sociais; porm na velhice que esse processo aparece de forma mais evidente. As modificaes biolgicas so as morfolgicas, reveladas por aparecimento de rugas, cabelos brancos e outras; as fisiolgicas, relacionadas s alteraes das funes orgnicas; as bioqumicas esto diretamente ligadas s transformaes das reaes qumicas que se processam no organismo. As modificaes psicolgicas ocorrem quando, ao envelhecer, o ser humano precisa adaptar-se a cada situao nova do seu quotidiano. J as modificaes sociais so verificadas quando as relaes sociais tornam-se alteradas em funo da diminuio da produtividade e, principalmente, do poder fsico e econmico, sendo a alterao social mais evidente em pases de economia capitalista.
ESFFL EFA DC ASC 4292

Velhice
O seu conceito necessita ser visualizado como a ltima fase do processo de envelhecer humano, pois a velhice no um processo como o envelhecimento, antes um estado que caracteriza a condio do ser humano idoso. O registro corporal aquele que fornece as caractersticas do idoso: cabelos brancos, calvcie, rugas, diminuio dos reflexos, compresso da coluna vertebral, enriquecimento e tantos outros, contudo no e fivel.
ESFFL EFA DC ASC 4292

Como tal, desejvel que se perceba que, ao longo dos anos, so processadas mudanas tambm na forma de pensar, de sentir e de agir dos seres humanos que passam por essa etapa do processo de viver. Complemento, acrescentando que o ser humano idoso tem vrias dimenses: biolgica, psicolgica, social, espiritual e outras que necessitam ser consideradas para aproximao de um conceito que o abranja e que o perceba como ser complexo.
ESFFL EFA DC ASC 4292

Idoso
Para a Organizao das Naes Unidas ONU (1982), o ser idoso difere para pases desenvolvidos e para pases em desenvolvimento. Nos primeiros, so considerados idosos os seres humanos com 65 anos e mais; nos segundos, so idosos aqueles com 60 anos e mais. Apesar de ser dos menos precisos, o critrio cronolgico um dos mais utilizados para estabelecer o ser idoso, at para delimitar a populao de um determinado estudo, ou para anlise epidemiolgica, ou com propsitos administrativos e legais voltados para desenho de polticas pblicas e para o planeamento ou oferta de servios.
ESFFL EFA DC ASC 4292

O idoso um ser de seu espao e de seu tempo. o resultado do seu processo de desenvolvimento, do seu curso de vida. a expresso das relaes e interdependncias. Faz parte de uma conscincia coletiva, a qual interioriza no seu pensar e no seu agir. Descobre suas prprias foras e possibilidades, estabelece a conexo com as foras dos demais, cria suas foras de organizao e empenha-se em lutas mais amplas, transformando-as em fora social e poltica.
ESFFL EFA DC ASC 4292

Consideraes finais
Neste novo milnio, desejvel tomar conscincia de que, para sobreviver, temos de mudar o paradigma do desenvolvimento econmico para um paradigma de desenvolvimento a favor do ser humano. Morin (1999a) sugere a busca da hominizao, que o desenvolvimento das potencialidades psquicas, espirituais, ticas, culturais e sociais. Para que isso possa ocorrer, tornase desejvel ter-se como meta do desenvolvimento o viver melhor, o viver verdadeiramente, significando viver com compreenso, solidariedade e compaixo.
ESFFL EFA DC ASC 4292

A educao uma ferramenta fundamental par se mudar a perceo social, econmica e politica do idoso e, dessa forma, combater os esteretipos e os estigmas associados velhice. No qualquer educao direcionada aos idosos que vai trazer transformaes necessrias para que o idoso e a sociedade mudem de atitude. H possibilidade de uma educao permanente, planeada com base em um alicerce de equilbrio dinmico entre a sua imanncia e a sua transcendncia. Por imanncia, entenda-se a expresso do idoso diante de sua situao humana, do seu quotidiano, o que ocorre no seu crculo de vida privada, nos afazeres domsticos, nos hbitos, nas tradies culturais, enfim na dimenso inevitvel de limitaes e de sombras que marcam a vida. Por transcendncia, o fato de o idoso mostrar toda a sua criatividade, sua capacidade de romper barreiras, de sonhar, de transforma-se em luz.
ESFFL EFA DC ASC 4292

Vous aimerez peut-être aussi