Vous êtes sur la page 1sur 24

RSSIA

A COSNTRUO DO SOCIALISMO

RSSIA

REGIME CZARISTA

A Rssia era um estado integrante do imprio governado pelos czares at o incio do sculo XX; Dinastia Romanov; Regime autocrtico e intolerante; Represso aos opositores do regime; 170 milhes de habitantes; Diversidade tnico-cultural; Nobreza como a classe social dominante.

RSSIA

REGIME CZARISTA

No campo:

Estrutura social agrria; Populao majoritariamente camponesa; Camponeses viviam na extrema pobreza.

Nos centros urbanos:

Atraso no setor industrial; Indstria financiada por capitais estrangeiros; Explorao trabalhista (baixos salrios, altas jornadas de trabalho e etc).

RSSIA

REGIME CZARISTA

Em 1898, os inimigos do regime organizaram o Partido Operrio Social Democrata Russo (POSDR). Cinco anos depois, o Partido se dissolveu em dois grupos distintos: Mencheviques (minoria); Bolcheviques (maioria). Na esfera poltica, destacou-se ainda a atuao do Partido Constitucional Democrata (Kadete) e o Partido Social Revolucionrio (SR).

RSSIA
DO ENSAIO GERAL REVOLUO BOLCHEVIQUE

A conjuntura social vigente fez com que, em 1905, um movimento composto por mais de 300 mil pessoas encaminhasse Czar Nicolau II uma petio com vrias reivindicaes, como:

Convocao de uma Assembleia Constituinte; Reduo da jornada de trabalho para oito horas; Fixao do salrio mnimo.

A manifestao, no entanto, foi duramente reprimida.

RSSIA
DO ENSAIO GERAL REVOLUO BOLCHEVIQUE

Apesar da represso, os trabalhadores definiram a organizao de conselhos, denominados Sovietes, que surgiram paralelamente organizao da ideologia socialista pelos camponeses e operrios, baseados na doutrina marxista; Devido s presses internas, o czar decidiu em atender parte dos anseios da populao, atravs da convocao do Parlamento para elaborar uma nova Constituinte.

RSSIA
DO ENSAIO GERAL REVOLUO BOLCHEVIQUE

Com o retorno das tropas que estavam no Oriente e atravs de emprstimos franceses, o czar retomou o controle poltico, desarticulando os Sovietes, prendendo e exilando membros da oposio; A entrada da Rssia na Primeira Guerra Mundial, ao lado da Trplice Entente, ocasionou o agravamento da crise no pas, com o aumento da inflao e a falta de gneros alimentcios.

RSSIA
DO ENSAIO GERAL REVOLUO BOLCHEVIQUE

Os resultados da Guerra foram: endividamento do pas atravs da contrao de emprstimos, inmeras mortes, vrias derrotas e etc; Posteriormente, houve o agravamento da queda da produo agrcola e industrial; Diante de tais perspectivas, as manifestaes populares, somadas adeso dos militares oposio, resultariam, em 27 de Fevereiro, na renncia do czar Nicolau II.

RSSIA

GOVERNO PROVISRIO

Instalao no pas um governo provisrio formado por representantes liberais, socialistas e mencheviques; Convocao de uma Assembleia Constituinte; Anistia aos exilados e presos polticos; Insero da Rssia na Primeira Guerra;

RSSIA
A QUEDA DO GOVERNO PROVISRIO

O Lder dos Bolcheviques, Vladimir Lnin, apresentou as Teses de Abril, que propunham a queda do Governo Provisrio e a tomada do poder; A insatisfao popular, somada crise econmica, implicaram diversas manifestaes que resultaram, em Outubro de 1917, na renncia de Kerensky, comandante do Governo Provisrio.

Ilustrao referente trilogia Terra, Paz e Po, utilizada por Lnin para apresentar as Teses de Abril.

RSSIA GOVERNO BOLCHEVIQUE


Lnin assume o poder; Estabelecimento de uma Repblica Popular; Nacionalizao das indstrias; Coletivizao da terra; Autogesto fabril; Remoo da Rssia da Primeira Guerra Mundial.

Caricatura de Lenin

RSSIA GOVERNO BOLCHEVIQUE

Insatisfao da burguesia e de grupos conservadores; Ecloso do estado de guerra civil; Leon Trotsky tornou-se ministro da Guerra e organizou o Exrcito Vermelho; Tentativa de golpe pela burguesia por meio do Exrcito Branco;

De autoria de Boris Kustodiev, esse quadro representa a autoridade do lder bolchevique que comandava as camadas populares.

RSSIA GUERRA CIVIL

Decretos estabelecidos pelo governo Lnin:


Confisco da produo agrcola e fabril; Tabelamento de preos; Racionalizao da oferta de produtos.

Com o apoio do Exrcito Vermelho, aps 3 anos de guerra o Governo conseguiu derrotar a investida burguesa e consolidar o socialismo no pas.

RSSIA
UNIO DAS REPBLICAS SOCIALISTAS SOVITICAS (URSS)

Aps 1 ano do fim da Guerra Civil, formalizou-se a criao da URSS, Unio das Repblicas Socialistas Soviticas; A Repblica Russa, a maior repblica e matriz do processo revolucionrio, assumiu a posio de componente central da nova federao.

RSSIA NOVA POLTICA ECONMICA (NEP)

Como tentativa de recuperar a economia, o Governo instituiu a NEP:

Correspondeu ao perodo de liberdade para prticas de comrcio capitalista na Rssia; Buscou alavancar os setores produtivos; Instituio da propriedade privada; Liberdade de preos e de comrcio; Diferenciao salarial; Entrada de capitais estrangeiros.

RSSIA OS PLANOS QUINQUENAIS (1928)


Supresso das prticas capitalistas; Estado passa a dirigir todos os setores da economia. Planos Quinquenais:

Desenvolvimento dos setores agrcola e industrial; Incentivo ao ensino tcnico; Emergncia da URSS como potncia internacional.

RSSIA PRIMEIRO PLANO QUINQUENAL

Durao:

1928 a 1933. Ampliar a produtividade e o nmero de postos de trabalho.

Objetivos:

Focos e prioridades:
Indstria pesada e de equipamentos; Supresso definitiva da propriedade privada rural.

RSSIA A SUCESSO DE LNIN (1924)

A morte de Lnin estimulou uma disputa pela presidncia entre Trotsky e Stlin. Propostas de Trotsky:

Internacionalizao do processo revolucionrio russo; Defesa da tese Revoluo Permanente.

Propostas de Stlin:

Consolidao do processo revolucionrio; Defesa da tese Revoluo em um s pas.

RSSIA A SUCESSO DE LNIN (1924)

Vitorioso na disputa, Stlin assumiu o controle da URSS e governou-a at sua morte, em 1953; Aspectos de seu mandato:

Regime rigoroso; Centralizao excessiva de poderes.

Vous aimerez peut-être aussi