Vous êtes sur la page 1sur 20

Captulo 2

Acerca do Objeto do Servio Social: Uma proposta de Construo


Prof. Luan

Equipe Helder Jos Santos Izabela Nobre Renata Cmara Marilia Rocha Ana Celeste

A Construo do Objeto
Nesta perspectiva so destacadas duas grandes Possibilidades de construo do objeto, dicotomizando-as em perspectivas da integrao social e perspectiva da libertao social, assumindo uma forma de ver que caracterizou o prprio movimento de Reconceituao do servio social. A perspectiva era a construo de um servio social revolucionrio a partir do conceito de classes, das contradies do sistema capitalista, de denncia da ideologia dominante.

O pensamento da luta de classes serviu de pano de fundo para uma identificao da profisso com ideal de uma ou outra classe, podendo ser, conforme Marilda Iamamoto(1982), instrumento de uma outra classe, Nesta perspectiva o servio social hora servi ao capital e ora aos trabalhadores. Netto (1992) defende a tese de que o servio social, como profisso, funcional a lgica do capital monopolista e dinamizando pelas foras conservadoras, situandose, no mbito das cincias sociais, como um sistema de saber de segundo grau. Neto destaca que cabe ao servio social as demandas sociais prtico-empricas.

O servio social no se instaurar profisso, e seu objeto ser um complexo heterclito de situaes que demandam intervenes sobre variveis empricas. Ao mesmo tempo em que Netto destaca no texto o carter profissional do objeto de interveno, so negadas qualquer possibilidade de um estatuto terico e metodolgico, reduzindo a profisso a penas uma execuo, dividindo assim o campo cientifico entre as cincias e suas aplicaes.

Baptista considera que o objeto da interveno profissional do assistente social o segmento da realidade que lhe posto como desafio, aspecto determinado de uma realidade total sobre qual ir formular um conjunto de reflexo e de proposies para interveno. A construo do objeto no se faz hoje fora do contexto institucional, em que se exerce o poder profissional, se enfrentam as estratgias de sobrevivncia com as exigncias da reproduo e as formas de percepo, representao, e manifestao de interesses, identidades, organizaes.

Instituio e Poder
As reflexes sobre poder institucional e o saber profissional vo recolocar a questo do objeto profissional numa outra tica que aquela exclusiva de classes contra classes, mas articulada a ela na analise das relaes de poder, hegemonia e contra hegemonia. As instituies passaram a ser vistas como local de lutas de poderes, o objeto da interveno deve responder a um processo complexo de relaes sociais em que se entrecruzam demandas polticas, uma lgica de campo especifico da atuao da rea da assistncia social, o jogo do poder burocrtico e tecnocrtico e presses dos usurios.

As relaes institucionais podem ser vistas sob diferentes ngulos, ora valorizandose o conflito entre os diferentes atores institucionais, ora tomando-se o projeto profissional como uma mediao integradora e harmonizadora de conflitos. Sob os prisma podemos nos salientar os conflitos entre auxiliares e profissionais, entre os prprios profissionais, entre as polticas sociais e o projeto institucional, entre a instituio e usurios, num processo contraditrio de interesses e projetos concretos.

H tambm os que consideram o servio social no papel de mediador de conflitos, No podendo tomar posio por nenhum partido. A relao dos usurios com as instituies so relaes complexas, Inseridas em relaes de foras e que, por sua vez podem se estruturar em relaes d fora em que o assistente social pode exercer vrios papis, inclusive o de aliado dos dominados que se condicionam e constroem as estratgias de ao profissional.

A Proteo Social
a garantia de incluso a todos os cidados que se encontram em situao de vulnerabilidade e/ou em situao de risco, inserindo-os na rede de Proteo Social do municpio. A Proteo Social de Assistncia Social so prestadas em dois nveis: Bsica e Especial.

A partir de uma perspectiva Histrica traduzida pelas formas de ajuda social, mas deixa de contemplar a complexidade das relaes de poder. Os ser visos profissionais podem ser vistos na tica de continuidade histricas, mas tambm se desenvolvem em processo de ruptura, de construo e desconstruo de legitimaes segundo o contexto e as relaes sociais e o campo de foras em que se coloca. Do ponto de vista da atuao profissional interventiva, o foco do trabalho no apenas descobrir regularidade e padres, mas trabalhar estratgia de interveno nas diferentes trajetrias e coletivas que se produzem nas relaes sociais.

A Questo Social

A Questo Social surgiu na Europa Ocidental do sculo XIX, designando o fenmeno de pobreza crescente entre os membros da classe operria. O processo de urbanizao, somado ao da industrializao, deu origem ao empobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo, consciencializou essa classe da sua condio de explorao e levou contestao da mesma. Por isso, a Questo Social atingiu contornos problemticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrent-la recorreu implementao de polticas sociais (Heidrich, 2006, p. 1).

Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questo Social pode ser definida como: O conjunto das expresses das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tm uma raiz comum: a produo social cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriao dos seus frutos se mantm privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

O mundo capitalista sofreu vrias alteraes ao longo do sculo XX e, conseqentemente, a Questo Social modificou-se. Pereira (2001) destaca trs modelos de organizao do Estado durante o sculo XX: o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal, sendo que a adopo de qualquer destes modelos derivou das transformaes da Questo Social. Segundo Heidrich (2006), o modelo liberal nasceu com o capitalismo e preconizou a no interveno do Estado nas atividades de mercado, deixando sorte de cada um o seu fracasso ou sucesso. Estas medidas mostraram-se ineficazes na medida em que o mercado no tem o poder de se auto-regular.

Segundo Esping-Andersen (1995), o Welfare State veio trazer mais segurana no emprego e ganhos em justia e direitos sociais. Existem trs tipos de Welfare State: o Liberal, que limita o acesso das polticas sociais aos realmente pobres; o conservador, que um meio-termo e tem em conta os diferentes estatutos sociais; e o socialdemocrata, que o mais abrangente (Esping-Andersen, 1991).

Perante uma crise global no ltimo tero do sculo XX, as ideias Liberais ganham fora. No mundo do trabalho ocorrem mudanas. O capitalismo conseguiu afirmar-se como a nica alternativa face crise (Heidrich, 2006). Segundo esta perspectiva, passamos do Welfare Capitalism, um sistema centrado nos grandes Estados e nas grandes indstrias, para o Capitalismo Global, menos organizado e influenciado por fluxos financeiros e de informao, desestabilizando a vida profissional e familiar dos indivduos e retirando poder aos Estados no controlo da economia (Mingione, 1998).

Assim, os pases industrializados parecem ser cada vez mais afetado pelo desemprego, precariedade laboral, pobreza e excluso social. Estas novas condies, descendentes do capitalismo feroz que se vivencia atualmente, so apelidadas de a Nova Questo Social. No entanto, e segundo Mota (2000, p. 2), as distintas expresses da questo social no se traduzem numa nova Questo Social, mas sim em novas formas para velhos contedos.

Foras e Mediaes
A construo do objeto profissional um processo terico, histrico, mas tambm poltico, imbricado e implicado tanto nas relaes sociais mais gerais como nas relaes particulares e especificas do campo das polticas e servios sociais e das relaes interprofissionais. Hoje o campo da interveno social est permeado por diferentes atores, entre os quais educadores sociais, promotores sociais, terapeutas, agentes comunitrios etc.

na perspectiva relacional que vamos visualizar a questo do objeto profissional, sem perder, portanto a referencia as relaes estruturais do poder e as suas manifestaes concretas nas relaes do dia a dia. com referncia as relaes de poder que vimos considerando a teoria e a prtica do servio social. O poder em si uma relao. Uma relao complexa , evidente, que passa pelos processos de hegemonia e contra hegemonia, de dominao de raa, etnia, gnero, cultura.

O foco da Interveno social se constri nesse processo de articulao do poder dos usurios e sujeitos da ao profissional no enfrentamento das questes relaes complexas do dia a dia, pois envolvem a construo de estratgia para dispor de recursos, poder, agilidade, acesso, organizao, informao. nessa contradio que vai se construir sua identidade profissional e o objeto de sua interveno profissional, nas condies histricas dadas, com os sujeitos da ao profissional

ai que se d o trabalho sobre as mediaes complexas na dinmica das relaes particulares e gerais dos processos de fragilizao social. A construo e desconstruo de mediaes no processo de fragilizao e fortalecimento do poder implica um instrumental operativo para captar as relaes e elaborar estratgia que constituem o campo de uma profisso de interveno social na constante relao teoria e prtica.

Vous aimerez peut-être aussi