Vous êtes sur la page 1sur 34

WWW.ASSIMPASSEI.COM.

BR

Casamento - Introduo

Casamento

Conceito tradicional: a unio de pessoas de sexos distintos, reconhecida e regulamentada pelo Estado, formada com objetivo de constituio de uma famlia e baseada em um vnculo de afeto. (Flvio Tartuce)

CC, art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges.

CC, art. 1.513. defeso a qualquer pessoa, de direito pblico ou privado, interferir na comunho de vida instituda pela famlia.

Princpio da no interveno ou Princpio da liberdade

Natureza jurdica do casamento

Teoria institucionalista: o casamento um instituio social, a ideia de matrimnio oposta ideia de contrato. Haveria aqui um forte carter moral e religioso. (Maria Helena Diniz)

Trs teorias

Teoria contratualista: o casamento constitui um contrato de natureza especial, e com regras prprias de formao. o contrato de direito de famlia que tem por fim promover a unio do homem e da mulher, de conformidade com a lei, a fim de regularem suas relaes sexuais, cuidarem da prole comum e se prestarem a mtua assistncia. (Silvio Rodrigues)

Teoria mista ou ecltica: o casamento uma instituio quanto ao contedo e um contrato especial quanto formao. (Eduardo Leite de Oliveira) [corrente majoritria]

CRTICAS

Teoria institucionalista: superada pela aplicao da autonomia privada em sede de casamento. (Flvio Tartuce) Teoria contratualista: exagerada, o contrato concebido como negcio jurdico bilateral ou plurilateral que visa a criao, a modificao ou a extino de direitos e deveres de contedo patrimonial. (Flvio Tartuce)

Princpios do casamento
(Eduardo de Oliveira Leite e Maria Helena Diniz)

Princpio da monogamia: no podem casar as pessoas casadas. (CC, art. 1.521, VI). E, nulo o casamento contrado por infringncia de impedimento. (CC, art. 1.548, II)

Princpio da liberdade de unio: consubstancia a livre escolha da pessoa do outro cnjuge como manifestao da autonomia privada. Este princpio pode ser retirado do art. 1.513 do CC.
CC, art. 1.513. defeso a qualquer pessoa, de direito pblico ou privado, interferir na comunho de vida instituda pela famlia.

Princpio da comunho de vidas ou comunho indivisa: os nubentes comungam os mesmos ideais, renunciando os institutos egosticos ou personalistas , em funo de um bem maior que a famlia. (Eduardo de Oliveira Leite). Esse princpio pode ser retirado do art. 1565, CC.
CC, art. 1.565. Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condio de consortes, companheiros e responsveis pelos encargos da famlia.

Viso histrica do casamento

At o advento da Repblica, em 1889, s existia o casamento religioso. Ou seja, no catlicos no tinham acesso ao matrimnio. (Arnold Wald)

O casamento civil s surgiu em1891. O conceito de famlia, identificado como casamento indissolvel, mereceu consagrao em todas as Constituies Federais do Brasil. (Maria Berenice Dias)

Capacidade para o casamento

A capacidade para o casamento se d com a maioridade que de 18 anos. A partir dessa idade a pessoa pode livremente se casar e escolher o regime de bens. Todavia, possvel o casamento a partir dos 16 anos (idade nbil), conforme art. 1517, CC.

Pessoas consideradas incapazes para a celebrao do casamento:

Os menores que ainda no atingiram a idade nbil, que de 16 anos, tanto para homem quanto para mulher. (art. 1517, CC) Os enfermos e doentes mentais sem discernimento para a prtica dos atos da vida civil. (absolutamente incapazes, art. 3, II do CC) As pessoas que por causa transitria ou definitiva no puderem exprimir sua vontade. (absolutamente incapazes, art. 3, III do CC)

OBS.: Fica claro que os casos de incapacidade matrimonial so os mesmos que os de incapacidade absoluta previstos no art. 3 do CC. (Flvio Tartuce)

Capacidade para o casamento

CC, art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindose autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto no atingida a maioridade civil. Pargrafo nico. Se houver divergncia entre os pais, aplica-se o disposto no pargrafo nico do art. 1.631

CC, art. 1.631, pargrafo nico. Divergindo os pais quanto ao exerccio do poder familiar, assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo.

INCAPACIDADE
Impede que algum se case com qualquer pessoa.

IMPEDIMENTO MATRIMONIAL
Somente atinge determinadas pessoas em determinadas situaes. Os impedimentos envolvem a legitimao, conceituada como sendo uma capacidade ou condio especial para celebrar determinado negcio jurdico. (Flvio Tartuce)

Capacidade para o casamento

CC, art. 1.519. A denegao do consentimento, quando injusta, pode ser suprida pelo juiz.

CC, art. 1.641. obrigatrio o regime da separao de bens no casamento: III - de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial.

CC, art. 1.520. Excepcionalmente, ser permitido o casamento de quem ainda no alcanou a idade nbil (art. 1517), para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.

POLMICA: Lei 11.106/05 Lei 12015/09

Trata-se do estupro presumido. Exemplo: algum manter uma relao sexual com uma criana com idade inferior a 14 anos e depois se casar com ela.

Neste caso, necessrio alvar judicial e o juiz no est vinculado a conceder. Exemplo: menino de 13 anos engravida menina de 12.

Enunciado 329 CJF/STJ - A permisso para casamento fora da idade nbil merece interpretao orientada pela dimenso substancial do princpio da igualdade jurdica, tica e moral entre o homem e a mulher, evitando-se, sem prejuzo do respeito diferena, tratamento discriminatrio.

Polmica da Lei 11106/05:

Capacidade para o casamento

Afastou a extino da punibilidade nos casos de estupro presumido (CP, art. 107, VII e VIII). Como no h mais que se falar em extino da punibilidade, muitos doutrinadores passaram a entender que o art. 1520, CC estava revogando essa parte que tratava da extino da pena criminal.

CC, art. 107 - Extingue-se a punibilidade: VII - pelo casamento do agente com a vtima, nos crimes contra os costumes, definidos nos Captulos I, II e III do Ttulo VI da Parte Especial deste Cdigo;(Revogado pela Lei n 11.106, de 2005) VIII - pelo casamento da vtima com terceiro, nos crimes referidos no inciso anterior, se cometidos sem violncia real ou grave ameaa e desde que a ofendida no requeira o prosseguimento do inqurito policial ou da ao penal no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da celebrao;(Revogado pela Lei n 11.106, de 2005)

TTULO VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL CAPTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERVEL CAPTULO III DO RAPTO (Revogado pela Lei n 11.106, de 2005)

Capacidade para o casamento


Polmica da Lei 11106/05, posio de Luiz Augusto Zamumer: No se poderia falar em revogao da norma civil. Como nos casos de crime contra os costumes (hoje crimes contra a dignidade sexual), a ao penal era de natureza privada, estvamos diante de um caso de renncia ou perdo tcito, que decorreria de fato incompatvel com a pretenso de ver o agente punido, no caso, o casamento. Em casos tais, se a menor quisesse se casar a sua vontade poderia ser considerada relevante para tal finalidade.

Polmica da Lei 11106/05, posio de Maria Berenice Dias: A transformao da mulher em excludente de criminalidade era denominada, no mnimo, odiosa. A lei 11106/05 revogou os incisos VII e VIII do art. 107 do CP, que previam o casamento da vtima como causa de extino da punibilidade. Com isso restou derrogada a possibilidade de permitir o casamento de uma adolescente para evitar a imposio de pena criminal. Isso significava nada mais que a descriminalizao do estuprador se ele se casasse com a vtima, mesmo que fosse ela menor de idade.

Capacidade para o casamento


Fundamentos:

Lei 12015/09: Encerra a discusso promovida pela lei 11106/05, no sendo mais possvel o casamento do menor com aquele que cometeu crime de estupro presumido em hiptese alguma.

CAPTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERVEL, Estupro de vulnervel CP, art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

CP, art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procede-se mediante ao penal pblica condicionada representao. (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

Impedimentos matrimoniais

Conceito: Os impedimentos envolvem a legitimao, conceituada como sendo uma capacidade ou condio especial para celebrar determinado negcio jurdico. (Flvio Tartuce)

CC 1916

Flvio Tartuce

CC 2002

Impedimentos dirimentes pblicos ou absolutos (art. 183, I a VIII) gerava o casamento nulo. Impedimentos dirimentes privados ou relativos(art. 183, IX a XII) gerava o casamento anulvel. Impedimentos impedientes (art. 183, XIII a XVI) gerava o casamento irregular.

Impedimentos matrimoniais (art. 1521) casamento nulo. Causas de anulabilidade (art.1550) casamento anulvel Causas suspensivas (art. 1523) apenas impem sanses de ordem patrimonial aos conjuges.

OBSERVAO: as hipteses antes tratadas como sendo de impedimentos absolutos, agora so os nicos impedimentos admitidos, (art. 1521, CC). (Flvio Tartuce)

Impedimentos dirigentes pblicos ou absolutos:

Impedimentos matrimoniais

Art. 183. No podem casar I. Os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, natural ou civil.

II. Os afins em linha reta, seja o vnculo legtimo ou ilegtimo.

Cdigo Civil de 1916

III. O adotante com o cnjuge do adotado e o adotado com o cnjuge do adotante

IV. Os irmos, legtimos ou ilegtimos, germanos ou no e os colaterais, legtimos ou ilegtimos, at o terceiro grau inclusive.
V. O adotado com o filho superveniente ao pai ou me adotiva

VI. As pessoas casadas


VII. O cnjuge adltero com o seu co-ru, por tal condenado. VIII. O cnjuge sobrevivente com o condenado como delinqente no homicdio, ou tentativa de homicdio, contra o seu consorte.

Impedimentos matrimoniais

Impedimentos dirimentes privados ou relativos: Art. 183. No podem casar IX. As pessoas por qualquer motivo coactas e incapazes de consentir, ou manifestar, de modo inequvoco, o consentimento.

Cdigo Civil de 1916

X. O raptor com a raptada, enquanto esta no se ache fora do seu poder em lugar seguro. XI. Os sujeitos ao ptrio poder, tutela, ou curatela, enquanto no obtiverem, ou lhes no for suprido o consentimento do pai, tutor, ou curador, XII. As mulheres menores de dezesseis anos e os homens menores de dezoito. XIII. O vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal.

Impedimentos impedientes:

Impedimentos matrimoniais

Art. 183. No podem casar


XIII. O vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal XIV. A mulher viva ou separada do marido por nulidade ou anulao do casamento, at dez meses depois da viuvez ou da separao judicial dos corpos, salvo se, antes de terminado o referido prazo, der luz algum filho XIV. A viuva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nullo ou ter sido annullado, at dez mezes depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal, salvo se antes de findo esse prazo dr luz algum filho XV. O tutor ou curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas, salvo permisso paterna ou materna manifestada em escrito autntico ou em testamento. XVI. O juiz, ou escrivo e seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com rfo ou viva, da circunscrio territorial onde um ou outro tiver exerccio, salvo licena especial da autoridade judiciria superior.

Cdigo Civil de 1916

Impedimentos matrimoniais

Impedimentos matrimoniais:

Art. 1.521. No podem casar:


I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; II - os afins em linha reta;

Cdigo Civil de 2002

III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante;
IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive;

V - o adotado com o filho do adotante;


VI - as pessoas casadas; VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte. .

Impedimentos matrimoniais

Quem pode opor o impedimento? CC, art. 1.522. Os impedimentos podem ser opostos, at o momento da celebrao do casamento, por qualquer pessoa capaz. OBSERVAO CC, art. 1.522, pargrafo nico. Se o juiz, ou o oficial de registro, tiver conhecimento da existncia de algum impedimento, ser obrigado a declarlo.
A expresso juiz deve ser interpretada em sentido amplo, incluindo o juiz de paz, o juiz de casamento, ou eventual juiz de Direito que tenha conhecimento do impedimento. (Flvio Tartuce)

OBSERVAO SOBRE O ARTIGO 1521 (IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS): O rol taxativo. Envolvem normas de ordem pblica. As hipteses do 1521, se ocorrerem antes da celebrao sero impedimentos que devem ser opostos perante o registrador civil, se for depois da celebrao utiliza-se a ao declaratria de nulidade absoluta interposta perante o juiz. Os impedimentos matrimoniais geram nulidade absoluta do casamento (art. 1548,II,CC)

CC, art. 1.548. nulo o casamento contrado: II - por infringncia de impedimento.

CC, art. 1.521. No podem casar:

Impedimentos matrimoniais

I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil;

OBSERVAO SOBRE O INCISO I DO ARTIGO 1521 (FLVIO TARTUCE) : impedimento decorrente de parentesco consanguneo. Trata-se de proibio do incesto, tendo ndole moral.

Evita problemas congnitos prole (eugenia)

o conjunto de princpios cientficos destinados procriao hgida. (Jos Lopes Zaruela)

CC, art. 1.521. No podem casar:

Impedimentos matrimoniais

II - os afins em linha reta;

OBSERVAO SOBRE O INCISO II DO ARTIGO 1521 (FLVIO TARTUCE) : impedimento decorrente de parentesco por afinidade.

CC, art. 1.595. Cada cnjuge ou companheiro aliado aos parentes do outro pelo vnculo da afinidade.

Esse impedimento se d s em linha reta os cunhados podem se casar, depois de terminado o casamento. Art. 1.595. 1o O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmos do cnjuge ou companheiro. Art. 1.595. 2o Na linha reta, a afinidade no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel. (Sogro e sogra, genro e nora, so pra sempre) As proibies desse inciso atingem o parentesco civil. (Christiano Cassettari)

CC, art. 1.521. No podem casar:

Impedimentos matrimoniais

III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante;

OBSERVAO SOBRE O INCISO III DO ARTIGO 1521 (FLVIO TARTUCE) : impedimento decorrente de parentesco consanguneo. Didaticamente podemos falar que a adoo imita a famlia natural.

CC, art. 1.521. No podem casar:

Impedimentos matrimoniais

IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive;

OBSERVAO SOBRE O INCISO IV DO ARTIGO 1521 (FLVIO TARTUCE) : impedimento decorrente de parentesco consanguneo. Aplica-se para unio estvel tambm. A regra tambm se estende aos tios e sobrinhas e tias e sobrinhos. (casamento avuncular)

Os primos-irmos (primos), so colaterais de 4 grau por isso podem se casar normalmente.


Decreto-lei 3200/41, art. 2 Os colaterais do terceiro grau, que pretendam casar-se, ou seus representantes legais, se forem menores, requerero ao juiz competente para a habilitao que nomeie dois mdicos de reconhecida capacidade, isentos de suspenso, para examin-los e atestar-lhes a sanidade, afirmando no haver inconveniente, sob o ponto de vista da sanidade, afirmando no haver inconveniente, sob o ponto de vista da sade de qualquer deles e da prole, na realizao do matrimnio.

Enunciado 98 CJF/STJ o inc. IV do art. 1.521 do novo Cdigo Civil deve ser interpretado luz do Decreto-Lei n. 3.200/41 no que se refere possibilidade de casamento entre colaterais de 3 grau. (princpio da especialidade)

CC, art. 1.521. No podem casar:

Impedimentos matrimoniais

V - o adotado com o filho do adotante;

OBSERVAO SOBRE O INCISO V DO ARTIGO 1521 (FLVIO TARTUCE) : impedimento decorrente de parentesco consanguneo. Didaticamente podemos falar que a adoo imita a famlia natural.

CC, art. 1.521. No podem casar:

Impedimentos matrimoniais

VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte.;

OBSERVAO SOBRE O INCISO V DO ARTIGO 1521 (FLVIO TARTUCE) : impedimento decorrente de crime. Para Maria Helena Diniz esse impedimento s existe nos casos de crime doloso e havendo trnsito em julgado de sentena penal condenatria. Se o casamento ocorrer ainda no curso do processo criminal, ser reputado vlido, mesmo no caso de sentena condenatrio superveniente.

Para Christiano Cassettari no vlido, caso de ao declaratria de nulidade com efeito ex tunc.

CC, art. 1.521. No podem casar: Impedimentos matrimoniais VI - as pessoas casadas;

OBSERVAO SOBRE O INCISO VI DO ARTIGO 1521 (FLVIO TARTUCE) : impedimento decorrente do vnculo matrimonial. Trata-se do princpio da monogamia.

Causas suspensivas do casamento

Conceito: so situaes que no geram nulidade absoluta ou relativa apenas impem sanes aos cnjuges. (Flvio Tartuce)
CC, art. 1.523. No devem casar: I - o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II - a viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at dez meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal; III - o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal; IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas. Pargrafo nico. permitido aos nubentes solicitar ao juiz que no lhes sejam aplicadas as causas suspensivas previstas nos incisos I, III e IV deste artigo, provandose a inexistncia de prejuzo, respectivamente, para o herdeiro, para o ex-cnjuge e para a pessoa tutelada ou curatelada; no caso do inciso II, a nubente dever provar nascimento de filho, ou inexistncia de gravidez, na fluncia do prazo. .

Causas suspensivas

Causas suspensivas do casamento

Legitimados para arguir? CC, art. 1.524. As causas suspensivas da celebrao do casamento podem ser argidas pelos parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consangneos ou afins, e pelos colaterais em segundo grau, sejam tambm consangneos ou afins.

OBSERVAO SOBRE O ARTIGO 1523 (CAUSAS SUSPENSIVAS DO CASAMENTO): Em havendo casamento, sem que tenha sido alegadas as causas suspensivas, o casamento vlido, mas o regime de bens ineficaz, tendo em vista que se aplicam as regras da separao obrigatria de bens. (art. 1641, I, CC) O casamento ficar suspenso at que se verifique a existncia ou no da causa suspensiva. Caso seja verificada, o casamento se realiza, mas o regime imposto ser o da separao obrigatria de bens. (Francisco Cahali)
CC, art. 1.641. obrigatrio o regime da separao de bens no casamento: I - das pessoas que o contrarem com inobservncia das causas suspensivas da celebrao do casamento;

Causas suspensivas do casamento

CC, art. 1.523. No devem casar:

I - o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros;

OBSERVAO SOBRE O INCISO I DO ARTIGO 1523 (FLVIO TARTUCE) : Visa evitar a confuso patrimonial. Se houver inventrio negativo, no se aplica essa causa suspensiva. E, este inventrio pode ser feito extrajudicialmente. (art. 28 resoluo 35 CNJ) Nesta hiptese alm da imposio do regime da separao obrigatria ou legal dos bens, h tambm a imposio de uma hipoteca legal a favor dos filhos. (CC, art. 1489,II) Se o filho for apenas do cnjuge falecido ou se for filho apenas daquele que pretende se casar no se impem a causa suspensiva ao cnjuge sobrevivente, pois trata-se de norma que limita a autonomia privada que somente pode decorrer da lei, no admite-se interpretao extensiva ou anloga. (Flvio Tartuce)

Resoluo 35 CNJ, art. 28. admissvel inventrio negativo por escritura pblica.

CC, art. 1.489. A lei confere hipoteca: II - aos filhos, sobre os imveis do pai ou da me que passar a outras npcias, antes de fazer o inventrio do casal anterior;

Causas suspensivas do casamento

CC, art. 1.523. No devem casar: II - a viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at dez meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal;

OBSERVAO SOBRE O INCISO II DO ARTIGO 1523 (FLVIO TARTUCE) : O objetivo evitar a confuso sobre a paternidade do filho que nascer nesse espao temporal. (turbatio sanguinis ou confusio sanguinis) Essa causa suspensiva pode ser afastada caso seja provada a ausncia da gravidez ou o nascimento de filho nesse perodo. (Fundamento = CC, art. 1523, p)

Causas suspensivas do casamento

CC, art. 1.523. No devem casar: III - o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal;

OBSERVAO SOBRE O INCISO III DO ARTIGO 1523 (FLVIO TARTUCE) : O objetivo evitar a confuso patrimonial.

A razo de existncia desse causa suspensiva o art. 1581, CC.

CC, art. 1.581. O divrcio pode ser concedido sem que haja prvia partilha de bens.

Causas suspensivas do casamento

CC, art. 1.523. No devem casar:

IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas.

OBSERVAO SOBRE O INCISO IV DO ARTIGO 1523 : O inciso tem por finalidade evitar que, por meio do casamento, se oculte a dilapidao dos bens do tutelado ou curatelado e que os administradores se eximam de prestar contas de gesto. (Luiz Edson Fachin) Procura-se afastar a autoridade e ascendncia que os tutores e curadores possam exercer sobre a vontade do tutelado ou curatelado. (Luiz Edson Fachin) A restrio estende-se aos descendentes, ascendentes, irmos, cunhados e sobrinhos do tutor ou curador, pois, supostamente, so pessoas ligadas afetivamente a eles e que, por hiptese, iriam atuar na defesa de quem deve prestar contas. (Milton Paulo de Carvalho Filho)

Impedimentos matrimoniais e Causas suspensivas do casamento


(Flvio Tartuce)

Momento da oposio legitimados No processo de habilitao at o momento da celebrao. Juiz e registrador civil (de ofcio) Ministrio Pblico Qualquer pessoa civilmente capaz

Impedimentos

Oposio
(em declarao escrita, assinada e com provas)

Causas suspensivas

Parentes em linha reta S no processo de Colateral at 2 habilitao, at 15 dias grau aps os proclamas. (consanguneos ou afins)

Procedimento de oposio de impedimentos e causas suspensivas

CC, art. 1.529. Tanto os impedimentos quanto as causas suspensivas sero opostos em declarao escrita e assinada, instruda com as provas do fato alegado, ou com a indicao do lugar onde possam ser obtidas.

CC, art. 1.530. O oficial do registro dar aos nubentes ou a seus representantes nota da oposio, indicando os fundamentos, as provas e o nome de quem a ofereceu.

O procedimento da impugnao tramitar perante o oficial de registro civil, que far, inclusive, a instruo da oposio, sob o crivo do contraditrio. (Milton Paulo de Carvalho Filho)

PROCEDIMENTO: LRP, art. 67 5 Se houver apresentao de impedimento, o oficial dar cincia do fato aos nubentes, para que indiquem em trs (3) dias prova que pretendam produzir, e remeter os autos a juzo; produzidas as provas pelo oponente e pelos nubentes, no prazo de dez (10) dias, com cincia do Ministrio Pblico, e ouvidos os interessados e o rgo do Ministrio Pblico em cinco (5) dias, decidir o Juiz em igual prazo.

OBSERVAO: CC, art. 1.530 ,pargrafo nico. Podem os nubentes requerer prazo razovel para fazer prova contrria aos fatos alegados, e promover as aes civis e criminais contra o oponente de m-f.

Procedimento de oposio de impedimentos e causas suspensivas


Da deciso do juiz caber recurso de apelao, no prazo de 15 dias, a contar da intimao, correndo o prazo nas frias. (Walter Ceneviva)

CPC, art. 174. Processam-se durante as frias e no se suspendem pela supervenincia delas:
I - os atos de jurisdio voluntria bem como os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento;

Vous aimerez peut-être aussi