Vous êtes sur la page 1sur 31

AGLOMERANTES AREOS

CAL E GESSO Prof Eliomar F. Bastos

AGLOMERANTES
Material ligante, geralmente pulverulento, que promove a unio entre os gros dos agregados. Os aglomerantes so utilizados na obteno de pastas, argamassas, e concretos.

Classificao dos Aglomerantes Hidrulico Simples Hidrulico Composto Misto Areos

AGLOMERANTES

Os principais aglomerantes so: Cimento; Cal Area; Cal Hidrulica; e Gesso.

AGLOMERANTES AREOS
Endurecem pela ao qumica ao CO2 do ar.

Exemplo: Cal

Gesso

CAL NA CONSTRUO CIVIL


A cal um ligantes areo, pois possui baixa resistncia exposio continuada gua, enquanto os cimentos so ligantes hidrulicos, adequados para o uso em obras hidrulicas. Seu endurecimento, em comparao ao cimento portland e gesso, muito mais lento, pois depende de difuso do CO2 para o interior do produto. Conceito como tempo de pega, fundamental para o cimento e gesso, no tem tanta importncia para a cal.

CAL NA CONSTRUO CIVIL


A resistncia mecnica de produtos correntes que utilizam cal como ligante so muito inferiores aos obtidos com o uso de cimento portland, pois, por diversas razes, difcil produzir sistemas com baixa porosidade. Essa caracterstica tambm leva os produtos correntes que utilizam cal a apresentarem mdulo de elasticidade inferior em comparao aos que utilizam cimento portland. Uma propriedade importante quando se tratam de argamassas, por exemplo, pois a reduo do mdulo de elasticidade significa menor rigidez argamassa com cal, o que potencialmente contribui para sua maior durabilidade.

O QUE A CAL?

A cal um ligante inorgnico , produzido a partir de rochas carbonticas, composto basicamente de clcio e de magnsio, que se apresenta na forma de um p fino.

O QUE A CAL?

Existem duas formas de cal no mercado: Cal virgem e Cal hidratada.

CAL

A cal virgem constituda predominantemente de xidos de clcio e magnsio, enquanto a cal hidratada, de uso mais comum na construo civil, constituda de hidrxidos de clcio e de magnsio, alm de uma pequena frao de xidos no hidratados. Alm dessas fases principais, outras fases esto presentes, como os carbonos de clcio e magnsio. Uma das caractersticas mais importantes na engenharia a sua rea superficial especfica, cerca de 10 vezes maior que a dos cimentos. Em comum com os outros ligantes inorgnicos - gesso e cimentos h o fato de ser solvel em gua.

PRODUO DA CAL
O processo industrial, independentemente do tipo de forno, consiste nas seguintes operaes: Extrao da matria prima e britagem; Seleo da faixa granulomtrica tima e transporte para o forno; Calcinao e controle do grau de calcinao; Moagem adequada para cada tipo de hidratador; Armazenamento da cal virgem; Hidratao e moagem; Ensacamento e distribuio para comercializao;

CAL MATRIA PRIMA

As rochas carbonticas formaram-se na crosta terrestre a partir do acmulo de sedimentos de origem mecnica e biolgica ou como resultado de uma reao qumica, que, consolidando-se, compactando-se e alterando-se ao longo da eras geolgicas, deram origem s rochas sedimentares, calcrios e dolomitos, e rocha metamrficas, o mrmore. Segundo dados do DNPM (Departamento Nacional da Produo Mineral, 2005) as jazidas esto situadas nos Estados do nordeste (Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), em Minas Gerias e em So Paulo e as jazidas de dolomito, no Esprito Santo, So Paulo e Paran.

CICLO DA CAL

A cal hidratada produzida em duas etapas: a primeira a calcinao da matria prima, e a segunda, a hidratao da cal virgem. No emprego como aglomerante, suspensa em meio aquoso e, ao longo do tempo, aps evaporao da gua em que foi misturada, endurece em presena de umidade, por reao com o anidrido carbnico do ar que penetra nos vazios deixados pela gua que evapora.

CICLO DA CAL

CAL VIRGEM REQUISITO E CRITRIOS DE QUALIDADE

A norma NBR 6453 (ABNT, 2003) introduziu trs tipos de cal virgem, um funo do teor de xidos totais na base no voltil, qualificando , assim, o nvel de pureza da matria prima, teores de anidrido carbnico, compatibilizando-a com a norma de cal hidratada e gua combinada.

CAL VIRGEM REQUISITO E CRITRIOS DE QUALIDADE

Exigncias Fsicas

CAL HIDRATADA - REQUISITO E CRITRIOS DE QUALIDADE

A norma NBR 7175 especfica trs tipos de cal hidratada, diferenciando-as quanto ao teor de xidos totais na base no voltil, teor que indica a pureza da matria prima empregada na produo; teores de anidrido carbnico, diferenciados se a cal hidratada foi coletada na fbrica ou no depsito admitindo, assim, a possibilidade de carbonatao no armazenamento.

CAL HIDRATADA - REQUISITO E CRITRIOS DE QUALIDADE

Requisitos Qumicos

Requisitos Fsicos

APLICAES

O principal mercado da cal hidratada atualmente a confeco de argamassas, produto cuja elevada rea especfica auxilia no comportamento no estado fresco (reologia e reteno de gua) e contribui para o endurecimento no momento em que a argamassa j no apresenta mais retraes significativas. No entanto, a cal possui outras aplicaes interessantes na construo civil.

APLICAES

Tinta base de cal conhecida a pintura executada com a aplicao de leite de cal, uma suspenso preparada a partir de cal virgem ou hidratada, denominada caiao. Sabe-se que seu emprego j existia na cultura egpcia, foi caracterstica do Brasil colonial e , ainda hoje, aplicada em aldeias, vilas ou cidades da Europa Central, do Norte da frica, da Grcia, dos Estados Unidos, do sul da Espanha e da Itlia. A caiao de baixo custo. Sua aplicao no indicada somente sobre superfcies lisas, como gesso, madeira, metais ou repintura sobre outras superfcies pintadas.

APLICAES

Sua aplicao indicada em superfcies rugosas onde a camada de pintura adere por ancoragem.

A durabilidade da caiao sensivelmente reduzida em zonas industriais onde predomina a chuva cida, que dissolve a camada de pintura constituda de uma camada de carbonatos de clcio e de magnsio.

APLICAO

Bloco slico-calcrio Em nosso pas, os blocos slico-calcrio so produzidos desde 1976. esse produto submetido especificao NBR 14974, que prev diferentes blocos destinados aplicao em alvenarias estrutural e no estrutural, com resistncia compresso variando de 4,5 a 35,00 Mpa.

GESSO DE CONSTRUO CIVIL

A aplicao nacional est voltada para revestimentos de alvenaria, componentes com blocos, painis para forros e divisrias. Alem de proporcionar multiplicidade de escolha de materiais e componentes que preenchem requisitos particulares da edificao, o uso do gesso de construo vem ao encontro da busca de solues para duas necessidades da atualidade: a de economizar combustvel e a de preservar o meio ambiente.

GESSO DE CONSTRUO CIVIL

Por outro lado, h necessidade de tomada de conscincia do problema, em nosso Pas, do acmulo de sulfatos de clcio produzidos pela indstria. A produo de fertilizantes , por exemplo, acumula 10mil t/dia do fosfogesso a cu aberto que, pela sua solubilidade, contamina a gua subterrnea com sulfatos, agressiva a fundaes em concreto.

O QUE GESSO DE CONSTRUO?


O gesso de construo um material produzido por calcinao do minrio natural gipso ou de sulfato de clcio hidratado residual, constitudo essencialmente de sulfatos de clcio-hemidrato, andricas solvel e insolvel e gipsita procedente da matria prima. Como os gessos apresentam velocidade de pega e endurecimento muito mais rpida que o cimento portland e a cal hidratada, em algumas variedades a reao se completa antes de uma hora. Para haver maior flexibilidade na aplicao, comum a utilizao em conjunto com aditivos retardadores.

MECANISMO DE HIDRATAO

A hidratao um fenmeno qumico no qual o material anidro em p transformado em dihidrato, resultado da reao qumica do p com a gua. O gesso misturado com gua suficiente forma uma pasta homognea que, aps poucos minutos, torna-se consistente e trabalhvel. A consistncia aumenta at o endurecimento, quando ganha resistncia, fenmeno consequente hidratao das espcies qumicas presentes.

APLICAES

Revestimento em pastas de gesso; Revestimentos com pastas em gesso tm grande mercado, pois simplificam o processo de revestimento de paredes. Em primeiro lugar, quando aplicados na forma de pasta, oferecem uma superfcie branca, que facilmente coberta por pintura e acabamento liso, dispensando a aplicao de massa corrida, necessria quando a tinta aplicada sobre base de argamassa. Em segundo lugar, o gesso se hidrata rapidamente, encurtando o perodo entre a aplicao e o acabamento com a pintura, permitindo aumentar a velocidade da obra.

APLICAES

APLICAES

Gesso acartonado; As chapas de grandes dimenses finas de gesso revestias externamente por duas lminas de papel, so denominadas comercialmente no Brasil por Dry Wall. O papel kraft que reveste serve de reforo para os esforos de trao, o que permite o manuseio seguro das chapas de grandes dimenses e confere resistncia a esforos de uso. A NBR 14715 parte I estabelece os requisitos para as chapas de gesso para drywall e a NBR 14715 parte II estabelece os mtodos de ensaio.

APLICAES

PATOLOGIA

A umidade prejudicial ao gesso dada a solubilidade da gipsita. Pela ao de ciclos midoseco do ambiente, a gipsita da superfcie se dissolve e precipita continuamente, mas os cristais apenas se depositam sobre a superfcie e no tm o mesmo embricamento da primeira formao. A superfcie torna-se, assim, pulverulenta. A indstria brasileira no produz gessos em p especiais para ambientes midos.

PATOLOGIA

Vous aimerez peut-être aussi