Vous êtes sur la page 1sur 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA COORDENAO DE PESQUISA PIBIC

INDGENAS E COLONIZADORES NO SERTO DA CAPITANIA DA PARABA 1740 - 1758


JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA (jeanpaulhistoriador@gmail.com)2; JUCIENE RICARTE APOLINRIO (apolinarioju@hotmail.com)1

INTRODUO
A retomada da histria indgena na Paraba Colonial, com um recorte para um espao de representao denominado de serto, possibilita repensar afirmaes simplistas de que os indgenas, nessa regio, foram apenas atores coadjuvantes do processo da expanso de limites econmico-territoriais dos portugueses. E que os homens e mulheres indgenas, sob o domnio da poltica indigenista, integraram-se, de forma submissa, sociedade envolvente, transformando-se de elementos perturbadores a indivduos colaboradores do processo de ocupao portuguesa no territrio paraibano. Buscar-se- rever posies historiogrficas e valorizar as aes dos povos indgenas que se localizavam no serto paraibano colonial, analisando os discursos oficiais, que direta ou indiretamente do visibilidade apenas s prticas das polticas indigenista em detrimento das polticas construdas pelos povos indgenas. No intuito de contribuir com a referida temtica objetiva-se, neste projeto, analisar as relaes intertnicas formados pela interao dos sujeitos histricos, indgenas e colonizadores diante das diversas situaes coloniais construdas numa regio denominada de serto da capitania da Paraba atravs de leituras paleogrficas em documentos advindos do Arquivo Histrico Ultramarino de Lisboa- Portugal, microfilmados e digitalizados pelo Projeto Internacional do Ministrio da Cultura "Baro do Rio Branco doados a Universidade Federal de Campina Grande ao setor de Documentao e Histria Regional.

RESULTADOS E DISCUSSO
Ao longo do tempo foi construdo pela historiografia a idia de que os indgenas foram apenas vtimas do mercantilismo europeu e de polticas que lhes eram externas. Essa viso etnocntrica colocava a histria dos povos indgenas atrelada aos ditames externalistas seja pela Coroa portuguesa, pelas prticas mercantilistas ou pela f crist, e que s teria nexo em seus epicentros. As abordagens externalistas contriburam, to somente, para a idia de desaparecimento dos ndios no sentido de esconder suas aes e reaes de resistncia que significaram as suas prticas polticas de caracteres tnicos. Trabalhando-se com a documentao jurdico-administrativa emanada da Colnia ou da Metrpole, no h dvidas de que existem possibilidades de construo de uma nova histria indgena, e que nos interstcios da poltica indigenista presente no documento e nos seus processos discursivos possvel d visibilidade a diferentes iniciativas diante do projeto colonizador. Nesse contexto, a percepo de uma poltica e de uma conscincia histrica em que os ndios so sujeitos e no apenas vtimas, s nova eventualmente para os no-indgenas. Para os indgenas, ela parece ser costumeira. significativo que dois eventos fundamentais - a gnese do homem branco e a iniciativa do contato sejam freqentemente apreendidos nas sociedades indgenas como o produto de sua prpria ao ou vontade. Assim tambm a etno-histria do contato amide contada como uma iniciativa que parte dos ndios. O que isto indica que as sociedades indgenas pensaram o que lhes acontecia em seus prprios termos, reconstruram uma histria do mundo em que elas pesavam e em que suas escolhas tinham conseqncias; porm os registros que partem destes pressupostos so escassos. Sendo assim, o contato entre os povos indgenas do serto da Paraba setecentista, com os colonizadores, no pode ser reduzido ao binmio extermnio e mestiagem. Desde as primeiras relaes de escambo, passando pelas inmeras alianas guerreiras at o desespero causado pelas epidemias, cada povo indgena reagiu aos contatos a partir do seu prprio dinamismo e criatividade. Assim, com o tempo, no s foram criadas novas sociedades e novos tipos de sociedade, como o conhecimento dessa realidade esteve viciado pelo olhar do cronista que desde o incio naturalizava essas sociedades, dividindo-as em Tupis, aqueles que falavam a lngua geral (o Tupi-Guarani) e eram aliados dos europeus, e os Tapuias, aqueles que falavam diversas lnguas e que resistiam ao processo de colonizao europia. Contudo, inmeras prticas de resistncia indgenas foram empreendidas ao longo dos anos de colonizao do serto da Paraba Colonial, como por exemplo, as fugas individuais e coletivas, o suicdio, o assassinato dos senhores e colonos, a destruio das fazendas de gado e das plantaes dos colonos, o estupro, o furto de alimentos como farinha e milho, o casamento com o no-indgena, e at a ressignificao dos valores cristos para os aspectos relacionados s suas respectivas culturas.

METODOLOGIA
No incio dessa pesquisa, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2008, foram indicadas algumas leituras terico-metodolgicas acerca da Nova Histria Poltica; sobre a temtica Histria Indgena ou Etno-Histria Indgena, em forte dilogo entre Histria e Antropologia; e leituras de fontes documentais da poca colonial da histria do Brasil, as quais mencionam aspectos sobre os povos indgenas que habitavam o territrio da Capitania Real da Paraba, notadamente o serto. Simultaneamente, no ms de agosto de 2008 foi feito um levantamento documental sobre as principais fontes que retratam os povos indgenas da Capitania da Paraba, durante o perodo compreendido entre os anos de 1740 e 1758, referentes Capitania da Paraba, existentes no Arquivo Histrico Ultramarino de Lisboa. Todos esses documentos levantados esto digitalizados e disponibilizados em CDsRom advindos do Projeto Internacional Resgate Baro do Rio Branco, do Ministrio da Cultura, cuja orientadora foi uma das pesquisadoras brasileiras em Lisboa Portugal, e doados ao Setor de Documentao e Histria Regional (SEDHIR) da UFCG. Logo em seguida, nos meses de novembro e dezembro de 2008, houve um treinamento paleogrfico, o qual, foi de extrema importncia para o primeiro contato com a documentao manuscrita, adquirindo experincia e aprendizagem no processo de transcrio e edio de documentos de histria indgena da Paraba Colonial. Paralelamente, foram feitas as impresses dos documentos levantados dos CDs ROMS referentes Capitania da Paraba. Nos meses de janeiro, fevereiro e maro de 2009, passou-se a analisar a documentao sobre as relaes intertnicas entre colonizadores e os povos indgenas do serto da Capitania da Paraba durante o recorte temporal dos anos entre 1740 e 1758, advindos do Arquivo Histrico Ultramarino. Para a transcrio dos manuscritos dialogou-se com as leituras tericas para facilitar a compreenso da escrita da poca. Trabalhando com tais fontes, elaboraram-se fichas-resumos, com os seguintes campos de informaes: fundo arquivstico, tipo documental, data, autor, destinatrio, assuntos relativos questo indgena, grupo indgena citado e sua localizao no espao e no tempo, resistncia indgena, ou seja, atitudes polticas diante do movimento colonizador. Estas fichas serviram para alimentar o banco de dados, possibilitando o manuseio de um grande nmero de informaes documentais e a produo de textos para publicaes. Por fim, nos meses de abril, maio e junho do presente ano, houve a finalizao da anlise dos documentos transcritos, dialogando com as leituras tericas, e partindo para a confeco de um relatrio final, na forma de um artigo, sobre a temtica pesquisada.

CONCLUSES
Diante dos dados obtidos podemos concluir que: a) possvel se obter a percepo de uma poltica e de uma conscincia histrica em que os indgenas so sujeitos e no apenas vtimas; b) Entender tambm que a etno-histria do contato amide contada como uma iniciativa que parte dos prprios indgenas; c) Por fim, devemos ler nas entrelinhas documentais as aes ou prticas poltica e histricas dos indgenas,entendendo as representaes que tais indivduos possuem de si mesmos

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
APOLINRIO, Juciene Ricarte. Os Akro nas fronteiras do Serto. Polticas indgena e indigenista no antigo norte de Gois, atual Tocantins. Goinia, Kelps, 2006. ARRUDA, Gilmar. Cidades e sertes: entre a histria e a memria. So Paulo, EDUSC, 2000. CUNHA, Manuela Carneiro da. Histria dos ndios no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura/FAPESP, 1992, pgs. 307/412 CHAIN, Marivone Matos. Os aldeamentos indgenas na capitania de Gois: sua portncia na poltica de povoamento (1749-1800). Goinia: Oriente, 1974. CHARTIER, Roger. A Histria hoje: dvidas, desafios, propostas. In: Revista Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 7, n. 13, 1994, p. 97-113, p. 106. GRUPIONI, Lus Donizete (org.). ndios no Brasil. 4 ed. So Paulo, Global; Braslia, MEC, 2000. PIRES, Maria Idalina da Cruz. Guerra dos Brbaros: resistncia, indgena e conflitos no nordeste colonial. Recife, FUNDARPE, 1990. MONTEIRO, John Manuel. Armas e Armadilhas: histria e resistncia dos ndios. In: NOVAES, Adalto (org.). A outra margem do ocidente. So Paulo: Companhia da Letras, 1999. SAHLINS, Marshal. Ilhas de Histria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994 PORTO ALEGRE, Maria Sylvia. Rompendo o silncio por uma reviso do desaparecimento dos povos indgenas. In: Ethnos. Revista Brasileira de Etnohistria. Ano II. N. 2. Recife, UFPE, 1998.

FONTE: http://www.famup.com.br/index.php?run=aparaiba, 23 de outubro de 2009

AGRADECIMENTOS
Ao programa CNPq/PIBIC pelo financiamento do projeto de pesquisa e UFCG pela concesso da bolsa de Iniciao Cientfica.

Professora Doutora, Unidade Acadmica de Histria e Geografia, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Campina Grande-PB. 2Estudante de Graduao em Histria e bolsista do PIBIC/CNPq, UFCG, Campina Grande PB,

Vous aimerez peut-être aussi