Vous êtes sur la page 1sur 19

HENRI WALLON

Wallon: Psicognise da Pessoa Completa A gnese da inteligncia para Wallon biolgica e social, ou seja, o ser humano organicamente social e sua estrutura orgnica supe a interveno da cultura. Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon centrada na psicognese da pessoa completa.

HENRI WALLON
por meio da emoo que se estabelecem as relaes entre o organismo e o meio. A teoria Walloniana postula que o componente orgnico depende do meio social para ser atendido em suas necessidades de sobrevivncia. Para Wallon, a emoo orgnica, significa que a primeira manifestao do psiquismo, que vai realizar a transio entre o estado orgnico do ser e a sua etapa cognitiva, racional, que s pode ser atingida atravs da mediao cultural, isto social

HENRI WALLON
Piaget traa a biografia da inteligncia Wallon realiza uma psicognese da pessoa Os dois utilizavam a anlise gentica para a compreenso dos processos psquicos . Piaget analisa a gnese da lgica, ao passo que Wallon analisa a gnese do homem em suas relaes iniciais com outros homens.

HENRI WALLON
Wallon foi contemporneo de Sigmund Freud (18561939), de Jean Piaget (18961980) e de Lev Vygotsky (18961934). Para ele, o desenvolvimento infantil fazia parte de um contexto em que as relaes interpessoais, histricas e culturais eram privilegiadas. Henri Wallon define o ser humano como uma pessoa geneticamente social, dizendo: Jamais pude dissociar o biolgico do social, no porque os creia redutveis entre si, mas porque, no homem, eles me parecem to estreitamente complementares, desde o nascimento, que a vida psquica s pode ser encarada tendo em vista suas relaes recprocas. (WALLON, apud Werebe & NadelBrulfert, 1986, p.8)

HENRI WALLON
Biografia Nasceu em 1879 na Frana.

Viveu toda sua vida em Paris. E morreu em 1962. Antes de chegar a Psicologia e Educao, passou pela Filosofia e pela Medicina.

HENRI WALLON

Atuou como mdico em instituies psiquitricas at 1931, atendendo crianas com deficincias neurolgicas e distrbios de comportamento. Ele via e escola como um contexto privilegiado para o estudo da criana. Acreditava que a Pedagogia oferecia campos de observao Psicologia e questes para investigao.

HENRI WALLON
O projeto terico de Wallon, em sua vertente de psiclogo, a psicognese da pessoa, isto , estudar a gnese dos processos que constituem o psiquismo humano. Por meio do estudo da criana, concentrou seus estudos nas fases iniciais da infncia, a inteno compreender como vai se embricando, articulando, a complexidade de campos e fatores que constitui o psiquismo humano, tendo ressalvado seu limite, que estudar o campo da conscincia.

HENRI WALLON
Considerava que a escola deveria perceber a criana como um ser total, concreto e ativo e de manter-se em contato com o meio social. Estgios do Desenvolvimento Mental

1 Estgio: impulsivo-emocional (1 ano de vida)


Ocorre no 1 ano de vida. A predominncia da afetividade orienta as primeiras reaes do beb s pessoas, as quais intermediam sua relao com o mundo fsico;

HENRI WALLON
Impulsividade motora; Atividade monopolizada pelas necessidades fisiolgicas; A impulsividade vai se transformando em expressividade e forma de comunicao com o outro; Estabelecimento de relaes entre suas manifestaes e as reaes do meio humano; Emoo como instrumento de interao.

HENRI WALLON
2 Estgio -Sensrio-motor e projetivo: vai at os 3 anos. A aquisio da marcha e da preenso do criana maior autonomia na manipulao de objetos e na explorao dos espaos. Ocorre o desenvolvimento da funo simblica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ao do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores.

HENRI WALLON
3 Estgio - Personalismo: dos 3 aos 6 anos. Desenvolve-se a construo da conscincia de si mediante as interaes sociais, reorientando o interesse das crianas pelas pessoas; Construo da conscincia de si pela interao social ( a diferenciao psquica da criana em relao ao outro); Necessidade de manifestao expressiva (espao e permisso para a ao); A criana j se auto denomina eu, mim; Marcada por 3 fases:

Oposio - A criana precisa se opor ao outro para demarcar seu espao, em busca da afirmao de si. Seduo - criana sente necessidade de ser admirada Imitao - criana busca incorporar o outro imitando-o

HENRI WALLON
4 Estgio - Categorial: (6-11/12 anos) cognitivo construo do real Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criana para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior; Pensamento pr-categorial at os 9-10 anos; Superao gradual do sincretismo do pensamento; Capacidade de autodisciplina mental (ateno); Inteligncia discursica (pensamento por pares); A formao de categorias intelectuais possibilita

criana a identificao, a anlise, a definio e a


classificao dos objetos ou acontecimentos . Aquisio da capacidade conceitual.

HENRI WALLON
5 Estgio - Predominncia funcional: Adolescncia (11-12 anos) afetivo construo de si Ocorrncia de modificaes fisiolgicas impostas pelo amadurecimento sexual; Necessidade de reorganizao do esquema corporal; Nova definio dos contornos da personalidade; Envolve questes pessoais, morais e existenciais.

HENRI WALLON
A Emoo na teoria de Wallon

A afetividade precede nitidamente o aparecimento das condutas cognitivas e as possibilita, da a afirmao de que estimular a afetividade nutrir a inteligncia; A emoo, tipo particular de manifestao afetiva, o primeiro recurso de que o ser humano dispe para comunicar-se e interagir com o outro; As emoes so expressivas e contagiosas; As emoes so antagnicas s atividades reflexivas: A razo nasce da emoo e sobrevive de sua morte

HENRI WALLON

O Movimento na teoria de Wallon As necessidades cinticas, de movimento, e as necessidades posturais so imprescindveis ao desenvolvimento infantil; Quem sustenta o pensamento no incio a motricidade, que ser depois inibida por ele. (DANTAS, 1990); A reduo da motricidade exterior e o progressivo ajustamento do movimento ao mundo fsico est ligada, tambm, possibilidade de controle voluntrio sobre o ato motor. O controle da criana sobre suas prprias aes, o que Wallon denominou de autodisciplinas mentais, um processo lento e gradual que depende de fatores orgnicos e sociais.

HENRI WALLON
Contribuies da teoria de Wallon na Educao

O meio, que inclui os objetos fsicos e as relaes humanas, de extrema importncia para o desenvolvimento da pessoa. Neste sentido, de fundamental importncia que o ambiente fsico das instituies de Educao Infantil seja planejado e estruturado de acordo com as caractersticas e possibilidades das crianas; O papel do outro na construo do conhecimento indiscutvel. Dessa forma, as interaes da criana com a professora e com as outras crianas tornamse condio para a construo no s de conhecimentos, mas da sua personalidade como um todo.

HENRI WALLON

O professor deixa de ser o agente exclusivo de informao e formao das crianas, uma vez que a interao com as outras crianas tambm assume um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de cada uma delas. Seu papel, contudo, de extrema importncia j que ele quem ir possibilitar e mediar as interaes das crianas entre si e delas com os objetos de conhecimento; A prtica pedaggica precisa ser pautada nas necessidades das crianas como um todo e promover o seu desenvolvimento em todos os aspectos: afetivo, cognitivo e motor.

HENRI WALLON

O movimento imprescindvel ao desenvolvimento da criana. Dessa forma, as instituies de Educao Infantil devem prever espaos onde elas possam realizar movimentos amplos como correr, pular, rolar e as professoras devem ser flexveis em relao disciplina motora no exigindo, por exemplo, que as crianas permaneam muito tempo na mesma posio; A brincadeira tambm assume um lugar essencial no desenvolvimento da criana e, dessa forma, as professoras precisam programar atividades em que elas possam usufruir desses espaos e prever tempo suficiente para que as brincadeiras surjam, se desenvolvam e se encerrem;

HENRI WALLON

A emoo ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito, em especial da criana pequena e, portanto, verifica-se a necessidade de uma boa relao afetiva entre a professora e a criana no contexto da Educao Infantil;

Os conflitos, crises e contradies so pontos fecundos para a compreenso da pessoa humana. Sabendo da importncia e necessidade das condutas de oposio da criana em relao ao outro para o processo de construo de sua personalidade a professora pode atribuir um valor positivo ao conflito e procurar estratgias pedaggicas para contornar as situaes que envolvem maior descontrole emocional.

Vous aimerez peut-être aussi