Vous êtes sur la page 1sur 13

CULTURA RAA E ETNIA

Conceito de Cultura A cultura ao ser definida refere-se literatura, cinema, arte, entre outras, mas o seu sentido bem mais abrangente, pois a cultura pode ser considerada como tudo o que o homem, atravs da sua racionalidade, mais precisamente da inteligncia. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem a sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos so passados das geraes passadas para as futuras.

Os elementos culturais so: artes, cincias, costumes, sistemas, leis, religio, crenas, desportos, mitos, valores morais e ticos, comportamento, preferncias, invenes e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).

A cultura uma das principais caractersticas humanas, pois s o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais.

O que Raa: Raa um conceito para categorizar diferentes populaes de uma mesma espcie biolgica desde suas caractersticas fsicas; comum falar-se das raas de ces ou de outros animais.

Raa humana normalmente uma classificao de ordem social, onde a cor da pele e origem social ganham sentidos, valores e significados distintos. As diferenas mais comuns referem-se cor de pele, tipo de cabelo, conformao facial e cranial, ancestralidade e, em algumas culturas, gentica.

O que Etnia: Etnia significa povo, e um termo de origem grega. Etnia utilizado um determinado grupo que possui afinidades de idioma e cultura, independente do pas em que elas estejam. Existem diversos conflitos de etnias, por exemplo, na frica, onde as existem vrias etnias.

Etnia utilizada tambm de forma pejorativa, para significar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excludas, que so minoria. Etnia exatamente a sua traduo, um grupo de indivduos que possuem fatores culturais, como religio, lngua, roupas, iguais, e no apenas a cor da pele, por exemplo.

DEFINIO DE IMIGRAO

Considera-se como imigrao o movimento de entrada, com nimo permanente ou temporrio e com a inteno de trabalho e/ou residncia, de pessoas ou populaes, de um pas para outro.

DEFINIO DE EMIGRAO

A emigrao o ato e o fenmeno espontneo de deixar o seu local de residncia para se estabelecer numa outra regio ou nao. Trata-se do mesmo fenmeno da imigrao mas visto da perspetiva do lugar de origem. A emigrao a sada de nosso Pas.

IMIGRAO

Portugal foi durante sculos um pais onde a maior parte da sua populao se viu forada a emigrar para poder sobreviver, o que ainda continua a acontecer. A histria de cada uma das inmeras comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo espelham esta dura realidade. Nos vinte ltimos anos, Portugal tornou-se tambm num

destino para muito imigrantes.

At aos nos noventa, foi sobretudo procurado por habitantes dos pases lusfonos, mas actualmente preponderam os oriundos dos pases do leste da Europa.

O grande "boom" da imigrao ocorreu a partir de 1999 e s em 2003 abrandou.


O nmero de imigrantes legais em Portugal, atinge 388.258 pessoas (Meados de 2002). A situao torna-se ento extremamente difcil de controlar, sobretudo devido aco das redes de imigrao clandestina.

MAPA DE IMIGRAO EM PORTUGAL

IMIGRANTES CLANDESTINOS

O ltimo perodo de legalizao extraordinria ocorreu

em 20 de Novembro de 2001, quando segundo o


governo teria sido atingido o nmero de imigrantes necessrios para o mercado portugus. De acordo com

a lei todos os imigrantes que entrassem posteriormente


seriam considerados ilegais, no lhes sendo passada qualquer autorizao de residncia. A verdade que as

mafias, sobretudo do leste da Europa, continuaram a


conduzir para Portugal dezenas de milhares de imigrantes clandestinos.

O Servio de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) acabou por conceder s nos trs primeiros meses de 2002, um total de 48.418 novas autorizaes de permanncia, quase o dobro dos 27 mil postos de trabalho previstos 30 de Novembro

ltimo. A concesso destas novas licenas foi feita ao abrigo


da Lei 4/2001 sendo justificada pela existncia de contratos de trabalho vlidos.

Trabalho realizado por: Antnio Miguel Rafael Pereira

Vous aimerez peut-être aussi