Vous êtes sur la page 1sur 13

Trabalho sobre Centro de Custo

Disciplina: Contabilidade de Custos Professor: Jos Mota Integrantes: Edson Fiuza, Juliane Pio, Levi Mercs, Tamires Lira, Tathiara Duarte.

Abordaremos:
Introduo Conceito de Custo Departamental e Centro de Custos Classificao O mtodo de Centros de Custo compreende em duas fases Apurao de Gastos Nmero do Centro de Custo Tipos mais utilizados para atribuio de gastos por produtos Concluso

Introduo
A definio clara dos centros de custos fundamental para apurao e controle dos gastos e para a manuteno de um sistema de custo eficiente. A classificao possui as finalidades de: - facilitar a apurao dos gastos relacionados com o trabalho realizado em cada setor, facilitando, posteriormente, a sua apropriao por produto; - caracterizar a responsabilidade pelos gastos ocorridos em cada setor.

Custo Departamental
um subsistema do Sistema de Inventrio Permanente, que atribui os Custos Indiretos de Fabricao aos produtos por departamentos. Departamento a menor unidade administrativa de uma empresa, para efeito de acumulao dos CIF. Na empresa industrial existem dois tipos de departamentos: i. Departamentos produtivos; ii. Departamentos de servios. Para efeito de clculo dos CIF, a Contabilidade de Custos considera cada departamento como sendo um centro de custos.

Centro de custos
O mtodo dos centros de custos, ou mtodo das sees homogneas, teve origem na Alemanha, no incio do sculo XX e foi desenvolvido para tentar resolver a questo da heterogeneidade da empresa. provavelmente a tcnica de alocao de custos aos produtos mais utilizada no Brasil e no mundo (KLIEMANN NETO, 1993).

Centro de Custos
a unidade mnima utilizada para acumulao dos CIF. A Contabilidade de Custos poder criar centros de custos que no correspondam a um departamento. Ex.: centro de custos para acmulo de gastos comuns a todos os departamentos da fbrica, como: aluguis, seguros, impostos, gua, energia eltrica, telefones e comunicaes, etc.

Classificao
Os centros de custos so classificados em produtivos (diretos) ou no produtivos (indiretos), tambm chamados auxiliares. Produtivo aquele que trabalha diretamente com a produo, ou seja, gera receita. Auxiliares ou no produtivos, tem uma classificao mais ampla, incluem os setores administrativos e comerciais. No produz, ms gera receitas.

O mtodo de centros de custo compreende duas fases


A primeira, divide-se a empresa em centros de custos e distribuemse os itens de custos nestes centros, conseguindo-se, desta forma, os custos totais do perodo para cada centro de custos (Isto permite um bom controle de acumulao de custos, podendo o mtodo ser usado para oramento). A segunda fase, os custos so alocados dos Centros Produtivos aos produtos. Para isto, os custos dos Centros Comuns devero ser distribudos pelos diversos centros em que incidem e os custos dos Centros Auxiliares devero ser distribudos pelos Centros Produtivos que utilizaram os seus servios.

Apurao dos gastos


Para atender o que dispe a legislao do Imposto de Renda (custeio por absoro), os gastos devem ser apurados em trs grupos: material direto ou matriaprima, mo-de-obra direta e gastos gerais de fabricao. O controle por centros de custo deve ser exercido sobre a mo-de-obra direta e sobre os gastos gerais de fabricao, para auxiliar na anlise das variaes e nas explicaes sobre o comportamento dos custos. A classificao dos centros de custos deve ser comunicada a todos os setores da empresa, de forma que todos tenham conhecimento de como se pretende apurar e controlar os gastos.

Nmero do Centro de Custo


A indicao do nmero do centro de custo passa a ser obrigatria em toda documentao destinada a indicar uma despesa. Nessa etapa, a contabilidade geral ou de custo passa a desempenhar a tarefa importante de treinar os envolvidos nessa classificao. O plano de contas dever ser estruturado de forma em que todos os custos estejam separados por sua natureza especfica e pela sua aplicao (direto, fixo, indireto) e, tambm, dever ter as contas englobadas de acordo com os critrios definidos pelo controle oramentrio. A apurao mensal obrigatria para fins de custeio por absoro, incluindo os custos fixos e variveis.

Tipos mais utilizados para atribuio de gastos por produtos so:


- bases representando unidade de produo: - nmero de itens produzidos; - nmeros de metros, gales, etc; - bases representando elementos de custo: - custo da mo-de-obra direta; - custo do material; - bases representando tempo de processamento: - horas de mo-de-obra direta; - horas-mquina.

Concluso
Alm de facilitar o processo de controle, a criao dos centros de custo permite tambm atribuir responsabilidades aos gestores de cada unidade podendo, por isso, ser tambm designados por centros de responsabilidade. Desta forma h possibilidade de tomar decises certas com base nos dados registrados e fornecidos pelos Centros de Custos designados dentro de uma empresa.

Trabalho sobre Centro de Custo


Disciplina: Contabilidade de Custos Professor: Jos Mota Integrantes: Edson Fiuza, Juliane Pio, Levi Mercs, Tamires Lira, Tathiara Duarte.

Vous aimerez peut-être aussi