Vous êtes sur la page 1sur 52

Alimentao no primeiro ano de vida

Impacto

na promoo sade e no crescimento e desenvolvimento adequados. Papel relevante na preveno de doenas crnicas na vida adulta, como obesidade, diabetes e doenas cardiovasculares.

ALEITAMENTO MATERNO
LEITE

MATERNO: Nutricionalmente completo; Condies ideais de absoro de nutrientes; Passa do seio boca em tempo e temperatura adequados; Isento de germes, mesmo em precrias condies de higiene; MAMFEROS: leites espcie - especficos.

ALEITAMENTO MATERNO Dieta Materna


Balanceada

e diversificada,pobre em gorduras animais, produtos industrializados e cafena, sem excessos de lcteos, doces e refrigerantes. Boa ingesta hdrica. Variao da dieta materna: importante no aprendizado dos sabores pelo lactente, o qual se inicia na vida intra-uterina.

COLOSTRO

Primeiros dias ps parto: 2 - 20 mL por mamada; Caractersticas laxantes, favorecendo a eliminao de mecnio; Imunoglobulinas atapetam a mucosa intestinal, impedindo aderncia ou invaso de germes patognicos. Evoluo para leite maduro em 3 14 dias aps o nascimento (apojadura). Alta densidade e pequeno volume; menos lactose, gordura e vitaminas hidrossolveis; mais protenas, vitaminas lipossolveis e minerais como zinco e sdio.

COLOSTRO X LEITE MADURO


COLOSTRO
DENSIDADE GUA (ml/100 ml) PROTENAS (g/100 ml) 1050 87,2 2,7

LEITE MADURO
1030 87,3 1,1 3,8

GORDURA (g/100 ml) 2,9

LACTOSE (g/100 ml)


MINERAIS (g/100 ml)

5,3
0,4

7,0
0,2

CALORIAS (kcal/ 100 ml)

58

68

LM: PROTENAS

Dentre os mamferos, o leite humano o de menor concentrao protica: 0,8 a 0,9 g/100 ml, mas perfeitamente adequada para o crescimento normal, sem sobrecarregar os rins imaturos do beb. Contm todos os aminocidos essenciais em concentraes balanceadas. Alfa-lactoalbumina: componente importante do sistema enzimtico da sntese de lactose, grande valor nutritivo. LV: alta concentrao de casena, com formao de cogulo firme (difcil digestibilidade, esvaziamento gstrico mais lento) e com alta afinidade pelo clcio, dificultando a absoro deste. LV: betalactoglobulina bovina pode sensibilizar lactentes susceptveis.

LM: PROTENAS
Leite humano Leite de vaca

Casena
Protenas do soro
(alfa-lactoalbumina, seroalbumina, lactoferrina, ferritina, IgA secretria, protenas derivados das clulas).

18%
82%

82%
18%

Colostro (g/100 ml)


Casena Alfalactoalbumina Betalactoglobulina 1,2

Leite humano maduro (g/100 ml)


0,25 0,3

Leite de vaca (g/100 ml)


2,8 0,2 0,4

LM: FATORES PROTETORES

LACTOFERRINA: grande afinidade pelo ferro, evita que as bactrias o utilizem. (colostro: 5-7 mg/ml, no leite maduro: 1 mg/ml); EGPR (enterocyte-growth promoting role). LISOZIMA: ao antibacteriana contra grampositivos e enterobactrias. IMUNOGLOBULINAS: principalmente IgA secretria, mas tambm IgA livre, IgG e IgM. A IgA secretria resistente ao das proteases, tem ao antiinfecciosa direta, protegendo o intestino contra vrus e bactrias.

LM: GORDURAS

Componente mais varivel do leite humano, com flutuaes circadianas e picos no fim da manh e comeo da tarde; tambm varia com a dieta materna. Alta concentrao no leite final (no limitar a durao das mamadas!) Secretada em glbulos microscpicos, menores que as gotculas de gordura do leite de vaca. Os triglicrides correspondem a 98% dos lipdios dos glbulos.

LM: GORDURAS

Membranas globulares: fosfolpides, esteris (colesterol) e protenas. cidos graxos: 42% saturados, 57% insaturados. cidos graxos de cadeia longa: importantes para o desenvolvimento e mielinizao do crebro. Entre as gorduras poliinsaturadas so particularmente importantes os cidos araquidnico e linolico (concentrao 4 vezes maior no LH), por causa da sntese das prostaglandinas. Estas, por sua vez, tm importante atuao sobre a digesto e maturao das clulas intestinais.

LM: GORDURAS
35-50%

da ingesto energtica do leite materno na forma de gordura; Lactente: imaturidade na secreo de lipase pancretica e conjugao de sais biliares. Presena de lipase no LM!

LM: HIDRATOS DE CARBONO


Lactose o principal carboidrato do leite humano, onde encontrado em maior quantidade. A lactose parece ser um nutriente especfico da infncia, pois a lactase s encontrada em filhotes de mamferos. 40% das necessidades energticas, metabolizada em glicose e galactose. Facilita a absoro de clcio e ferro. Promove a colonizao intestinal com Lactobacillus bifidus, bactrias fermentativas que promovem um meio cido, inibindo o crescimento de bactrias patognicas, fungos e parasitas.

LM: HIDRATOS DE CARBONO


O

fator bfidus, carboidrato nitrogenado encontrado no LH, estimula o crescimento dos L. bifidus. Intolerncia primria: rara! Mais comumente: intolerncias transitrias.

LM: VITAMINAS E SAIS MINERAIS

Concentrao varivel com a dieta materna, quase sempre adequada s necessidades dos bebs. Ingesto de vitaminas lipossolveis oscila marcadamente dada a variabilidade da concentrao de gorduras no leite humano e sua relao com a dieta materna. A concentrao de vitamina A maior no leite humano do que no de vaca, exceto em populaes deficientes. Sua quantidade no colostro o dobro da do leite maduro. A deficincia de vitamina A no segundo ano de vida mais comum entre infantes desmamados precocemente do que entre os que ainda mamam.

LM: VITAMINAS E SAIS MINERAIS


No puerprio imediato a concentrao de vitamina K maior no colostro e leite inicial do que no final, mas aps duas semanas a flora intestinal que fornece vitamina K est instalada nos bebs amamentados. A melhor via de ingesto de vitamina D no o trato gastrointestinal, por permitir absoro de quantidades txicas. A pele, na presena de luz solar adequada tanto para fabricar potencialmente grandes quantidades de vitamina D quanto para impedir a absoro de quantidades maiores do que a capacidade de uso e armazenagem do organismo. Recomenda-se a exposio direta da pele luz solar a partir da segunda semana de vida, sendo suficiente a quota semanal de 30 minutos com a criana usando apenas fraldas (seis a oito minutos por dia, trs vezes por semana) ou de duas horas/semana em exposio parcial (17 minutos por dia), com exposio apenas da face e das mos da criana. Variaes nas vitaminas hidrossolveis dependem da dieta da me, mas as concentraes no leite das bem nutridas so geralmente mais que suficientes.

LM: VITAMINAS E SAIS MINERAIS

A concentrao da maioria dos minerais no leite materno, como clcio, ferro, fsforo, magnsio, zinco, potssio e flor no significantemente afetada pela dieta materna. A concentrao de minerais menor no leite materno do que nos substitutos e melhor adaptada s necessidades nutricionais e capacidades metablicas dos bebs. O clcio absorvido mais eficientemente devido alta relao clcio:fsforo do leite humano (2:1). Ferro: alta biodisponibilidade (LM: 70%, LV:30%).

OMS

Aleitamento materno exclusivo at os seis meses de idade. Introduo de alimentos complementares a partir dos 6 meses de vida, com estmulo manuteno da amamentao at dois anos ou mais. O perodo de introduo da alimentao complementar uma fase de transio e de elevado risco para a criana, tanto pela possibilidade de inadequaes quantitativas e qualitativas, quanto pela chance de contaminao no preparo e armazenamento, favorecendo a ocorrncia de doena diarrica, desnutrio e anemia carencial ferropriva.

OMS

Crescimento deficitrio com LME nos primeiros 6 meses: avaliar primeiro a tcnica de amamentao antes de recomendar a introduo de alimentos complementares. Em caso de m tcnica, com o no esvaziamento completo das mamas, levando diminuio da produo de leite, a conduta de escolha orientar e apoiar a me para que o beb aumente a ingesto do leite materno e no introduzir a alimentao complementar desnecessariamente. importante lembrar que as curvas de crescimento da NCHS so predominantemente baseadas em crianas alimentadas com leites industrializados e que o crescimento de crianas amamentadas saudveis, entre os 3 e 9 meses de idade aproximadamente, freqentemente inferior ao de crianas noamamentadas, sem que isso, no entanto, implique qualquer desvantagem funcional.

OMS

A OMS recentemente coordenou um estudo multicntrico em pases selecionados, inclusive no Brasil, de acompanhamento do crescimento de crianas em aleitamento materno exclusivo por no mnimo 4 meses e em aleitamento materno complementado at pelo menos os 12 meses. Com os resultados desse estudo, foi criada uma nova curva de crescimento para crianas, recomendada pela OMS em substituio ao padro de referncia do NCHS (final de 2007). Introduzir os alimentos complementares tardiamente tambm desfavorvel, porque o crescimento da criana para ou se lentifica, e o risco de desnutrio e de deficincia de micronutrientes aumenta.

ALEITAMENTO MATERNO

Contedo modificado com o evoluir da lactao, ao longo do dia, dentro de uma mamada ou mesmo de acordo com a idade gestacional do recm-nascido. Proteo efetiva a curto e longo prazo. Com respeito s doenas infecciosas, salienta-se o efeito protetor do AM exclusivo, mantido at o sexto ms de vida, na proteo contra otite mdia, assim como nas pneumonias e na doena diarrica Em relao s doenas crnicas, h efeito protetor comprovado do AM contra doena de Chron, linfoma, diabetes mellitus tipo 1 e algumas formas de alergia.

OS DEZ PASSOS PARA A ALIMENTAO SAUDVEL


(MS/OPAS E SBP)

Passo 1. Dar somente leite materno at os seis meses, sem oferecer gua, chs ou quaisquer outros alimentos; Passo 2. A partir dos seis meses introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno at os dois anos de idade ou mais; Passo 3. Aps os seis meses dar alimentos complementares (cereais, tubrculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes) trs vezes ao dia, se a criana receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada; Passo 4. A alimentao complementar dever ser oferecida sem rigidez de horrios, respeitando-se sempre a vontade da criana; Passo 5. A alimentao complementar deve ser espessa desde o incio e oferecida com colher; comear com consistncia pastosa (papas/ purs) e, gradativamente, aumentar a consistncia at chegar alimentao da famlia; Passo 6. Oferecer criana diferentes alimentos ao dia. Uma alimentao variada uma alimentao colorida; Passo 7. Estimular o consumo dirio de frutas, verduras e legumes nas refeies; Passo 8. Evitar acar, caf, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderao; Passo 9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservao adequados; Passo 10. Estimular a criana doente e convalescente a alimentar-se, oferecendo sua alimentao habitual e seus alimentos preferidos e respeitando sua aceitao

Alimentao complementar para lactentes em aleitamento materno

Se o aleitamento materno no possvel deve-se usar, preferencialmente, uma frmula infantil de seguimento. Deve ser pesquisada histria familiar de alergia, antes da introduo de novos alimentos. Frutas devem ser oferecidas nesta idade, preferencialmente, sob a forma de papas e sucos, sempre em colheradas. Nenhuma fruta contra-indicada. Sucos naturais devem ser usados, preferencialmente, aps as refeies principais e no em substituio destas, em quantidade mxima de 240 ml/dia.

Alimentao complementar para lactentes em aleitamento materno


CEREAL OU TUBRCULO: ARROZ, MILHO, BATATA, BATATA DOCE, INHAME,
CAR, MANDIOCA, CENOURA, NABO, BETERRABA, RABANETE.

+ HORTALIAS: ABBORA, ABOBRINHA, ACELGA, AIPO, ALCACHOFRA, ALFACE,


ALFAFA, ASPARGO, BERINJELA, BRCOLOS, CEBOLA, ALHO, ALHO POR, CHICRIA, CHUCHU, COUVE, COUVE-FLOR, ENDVIA, ESPINAFRE, JIL, PEPINO, MAXIXE

+ LEGUMINOSAS: FEIJES (PRETO, MULATINHO, MANTEIGA, CARIOCA), GRO-DEBICO, ERVILHA, SOJA, LENTILHA, FAVA.

+ PROTENA ANIMAL: VACA, FRANGO, PORCO, PEIXE OU VSCERAS, EM ESPECIAL


O FGADO.

Alimentao complementar para lactentes em aleitamento materno

Primeira papa, como refeio principal, deve ser oferecida entre o sexto e stimo ms, no horrio de almoo ou jantar, podendo ser utilizados os mesmos alimentos da famlia, desde que adequados, completando-se a refeio com a amamentao, enquanto no houver boa aceitao. Erro comum: baixa quantidade de gordura.

Alimentao complementar para lactentes em aleitamento materno

Sal deve ser usado em pouqussima quantidade, assim como se devem evitar caldos e condimentos industrializados. Tempero leve, oferecer sem exageros. A papa deve ser amassada, sem peneirar nem liquefazer. No se deve retirar a carne, assim como os demais componentes.

Alimentao complementar para lactentes em aleitamento materno

A introduo de carne vermelha importante nessa fase, visando no s o fornecimento de ferro heme de elevada biodisponibidade, como de zinco. O ferro e o zinco so essenciais para o sistema imune, desenvolvimento neurocognitivo e crescimento psnatal. Recomenda-se que carne vermelha, frango ou peixe sejam consumidos diariamente ou com a maior freqncia possvel.

Alimentao complementar para lactentes em aleitamento materno


(Departamento de Gastroenterologia Peditrica da Sociedade de Pediatria do DF)

Me retornando ao trabalho: antecipar introduo de sopinha e frutas para 4 meses, mantendo aleitamento materno. Esquema 2-2-2: Leite materno Fruta Almoo Fruta Jantar Leite materno

NO OFERECER
(Departamento de Gastroenterologia Peditrica da Sociedade de Pediatria do DF)

gua: aumenta o intervalo entre as mamadas e diminui o volume do leite ingerido, diminuindo seu poder protetor e calrico. Chs: flavanides, fitatos, cido fenlico, polifenis, taninos inibem absoro de ferro, no curam as clicas. Acares: reduzem o apetite, no nutrem, competem com as refeies, provocam cries e clicas. Trigo: pode favorecer o surgimento precoce da doena celaca em predispostos. Leite de vaca e derivados: alto poder alergizante, inibe absoro de ferro, sobrecarga de solutos renais.

Alimentao complementar para lactentes no amamentados ou precocemente desmamados


(Departamento de Gastroenterologia Peditrica da Sociedade de Pediatria do DF)

Leite modificado adequado idade. Sete a oito refeies ao dia, com intervalos de 3 horas, no primeiro ms. Aumentar progressivamente os intervalos entre as mamadas, com retirada das dietas noturnas por volta do quarto ou quinto ms. Introduzir comida caseira a partir do quarto ms. Sexto ms: duas refeies lcteas, duas frutas e duas papinhas de sal.

Sullivan AS, Birch LL. Infant dietary experience and acceptance of solid foods. Pediatrics. 1994;93:271-7.
Recomenda-se

introduzir os novos alimentos gradualmente, um de cada vez, a cada 3 a 7 dias. muito comum a criana rejeitar novos alimentos, no devendo este fato ser interpretado como uma averso permanente da criana ao alimento. Em mdia, a criana precisa ser exposta a um novo alimento de oito a 10 vezes para que o aceite bem.

Alimentao complementar para lactentes no amamentados ou precocemente desmamados


(Departamento de Gastroenterologia Peditrica da Sociedade de Pediatria do DF)

No oferecer mamadeira criana que estiver dormindo e evitar as mamadas de madrugada. No abusar dos sucos. Oferecer gua pura nos intervalos. Orientar sobre higiene alimentar. No diluir excessivamente a papinha de sal (risco de perda da densidade energtica). Introduzir um novo alimento a cada 3 dias, observando possveis efeitos adversos. Insistir no uso de novos alimentos, variando o cardpio. No oferecer leite de vaca integral antes de 24 meses de vida.

Recomendao do Departamento de Nutrologia da SBP quanto suplementao de ferro Situao Lactentes nascidos a termo, AIG, em aleitamento materno exclusivo at 6 meses de idade Lactentes nascidos a termo, AIG, em uso de frmula infantil at 6 meses de idade e a partir do sexto ms, se houver ingesto mnima de 500 ml de frmula por dia Lactentes nascidos a termo, AIG, a partir da introduo de alimentos complementares Prematuros com mais de 1500 g e RNBP, a partir do 30 dia de vida Recomendao No indicado

No indicado

1 mg/kg/dia de ferro elementar at 2 anos de idade ou 25 mg de ferro elementar/semana at 18 meses de idade. 2mg/kg/dia de ferro elementar durante todo o primeiro ano de vida. Aps este perodo, 1 mg/kg/dia at 2 anos de idade.

ALIMENTAO COMPLEMENTAR

Conceitos

Alimentao Complementar: alimento nutritivo oferecido criana em adio ao leite materno.


Alimentao Complementar Oportuna: introduzida a partir do sexto ms de vida.

CONCEITO

Alimento de transio: preparado especialmente para a criana


Alimento consumido pela famlia e modificado para atender as habilidades da criana.

PRATICAS DE ACONSELHAMENTO
Estimule a me/cuidador a falar sobre como esto alimentando a criana Elogie Informe

PRATICAS DE ACONSELHAMENTO
Sugira Confirme o entendimento Marque consulta de acompanhamento

OS DEZ PASSOS PARA A ALIMENTAO SAUDAVEL DA CRIANA MENOR DE 2 ANOS

1- Dar somente LM at 6 meses. 2- A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo LM at 2 anos ou mais. 3- A partir dos seis meses, dar alimentos complementares trs vezes ao dia, se a criana receber LM, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada. 4- Oferecer a alimentao complementar sem rigidez de horrios, respeitando a vontade da criana.

5- A alimentao complementar deve ser espessa (grossa) desde o incio e oferecida de colher; comear com consistncia pastosa (papas/purs), e gradativamente aumentar sua consistncia at chegar alimentao da famlia. 6- Oferecer diferentes alimentos ao dia (variada e colorida) 7- Estimular o consumo de frutas, verduras e legumes nas refeies

8- Evitar acar, caf, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderao. 9- Cuidar da higiene (preparo, manuseio, armazenamento e conservao). 10- Estimular a criana doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentao habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a aceitao.

Desvantagens da introduo precoce Substituir o leite materno Dficit de nutrientes Aumenta risco de doena Aumenta risco de gravidez

Desvantagens da introduo tardia Dficit de nutrientes Retardo do crescimento e desenvolvimento Aumenta risco de desnutrio Aumenta risco de anemia

Caractersticas dos alimentos adequados

Ricos em energia e micronutrientes (Fe, Zn, Ca, Vit A, Vit C e folatos) Isento de germes patognicos, toxinas ou produtos qumicos prejudiciais

Caractersticas dos alimentos adequados

Sem muito sal ou condimentos De fcil consumo e boa aceitao pela criana Quantidades apropriadas

Caractersticas dos alimentos adequados


Fceis de preparar a partir de alimentos da famlia Custo aceitvel para a maioria das famlias

Quantidade e frequncia da oferta dos alimentos


Idade 7a8 meses 9 a 11 meses 12 a 24 meses Quantidade oferecida por refeio trs vezes ao dia, alm de aumentar gradativamente at 2/3 de uma xcara de 250 ml a cada amamentaes frequentes refeio trs refeies com um 3/4 de uma xcara/tigela de 250 ml lanche entre refeies, alm da amamentao trs refeies com dois lanches entre refeies, alm da amamentao uma xcara/tigela de 250 ml cheia Frequncia

SUPLEMENTAO DE FERRO

Indicao: Crianas com bx PN e PT a partir de 30dv na dose de 2mg/Kg dia por 2m Dos 6 aos 24m: 1mg/Kg dia ou dose semanal de 45 mg

VITAMINA A

Regio Nordeste e Vale do Jequitinhonha 6 a 11m 100.000 UI 12 a 59m 200.000UI Intervalo de 4 a 6 meses

VITAMINA D
Crianas com exposio luz solar inadequada Dose: 200 a 400 UI

BIBLIOGRAFIA
1. 2.

3.

4.

5. 6. 7. 8.

WHO/UNICEF. Complementary feeding of young children in developing countries: a review of current scientific knowledge.Geneva: World Health Organization, WHO/NUT/98.1,1998. PAHO/WHO. Guiding principles for complementary feeding of the breastfed child. Division of Health Promotion and Protection. Food and Nutrition Program. Pan American Health Organization/ World Health Organization. Washington/Geneva; 2003. Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Nutrologia. Manual de orientao: alimentao do lactente, alimentao do pr-escolar, alimentao do escolar, alimentao do adolescente, alimentao na escola/ Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. - So Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 2006, 64 p. Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, Departamento de Gastroenterologia Peditrica. Manual de Gastroenterologia Peditrica. Braslia, 2002. Brasil/Ministrio da Sade/OPS. Guia alimentar para crianas menores de 2 anos. Serie A. Normas e manuais tcnicos no 107. Braslia, DF: Ministrio da Sade; 2002. Monte CMG, Giugliani ERJ. Recomendaes para alimentao complementar da criana em aleitamento materno. J Pediatr (Rio J). 2004;80(5 Supl):S131-S141. Sullivan AS, Birch LL. Infant dietary experience and acceptance of solid foods. Pediatrics. 1994;93:271-7. American Academy of Pediatrics. Committee on Nutrition. Pediatric Nutrition Handbook. USA: AAP, 5.ed, 2004. 1178 p. Onis M, Garza C, Onyango AW, Martorell R. WHO Child Growth Standards. Acta Paediatr 2006; 450: 7-101.

Vous aimerez peut-être aussi