Vous êtes sur la page 1sur 47

Ministrio Cristo Vive

Ministrio Cristo Vive

1.

Deuteronmio 32:1-4

2.
3.

4.

Inclinai os ouvidos, cus, e falarei; e oua a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de gua sobre a relva. Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus. Ele a Rocha, cuja obra perfeita, porque todos os seus caminhos justos so; Deus a verdade, e no h nele injustia; justo e reto . Deuteronmio 32:1-4

CENTRALIDADE DO VELHO TESTAMENTO E SEU SIGNIFICADO Deut. 32:1-4 Indubitavelmente, as divises do Velho Testamento,

tem grande significado. Como guas divisoras, profundas, silenciosas e sensveis, com suas cumplicidades em suas abrangncias , nenhum poderia existir sem o outro. Um aponta para: Deus e as experincias humanas voltadas para conquistas e promessas terrenas; e o outro apontando para Jesus Cristo, Suas promessas eternas e conquistas espirituais.

Uma prepara a outra realiza;

Uma proftica e a outra cumpridora; Uma relata e a outra constata os fatos; Uma inicia e a outra finaliza; Uma promete e a outra Cumpre.

O fato
Apesar de to distintas, so to nicas e sua expresso, direo e ensino no dicotomizado, seno complemento da inteno Divina em tornar uniforme a sua palavra. O velho testamento hoje, no apenas importante para ns, mas indispensvel!

O Novo testamento
Ficaria incompleto sem a existncia do Velho Testamento. Ambos so nicos, imperativos, determinados e irrevogveis, no qual foi determinado por Deus para se cumprir. Isaas 55:11 (Assim ser a minha palavra, que sair da minha boca; ela no voltar para mim vazia, antes far o que me apraz, e prosperar naquilo para que a enviei.) Isaas 55:11

A Centralidade do Velho Testamento

1 Informar; 2 Instruir; 3 Direcionar; 4 Planejar; 5 Executar.

INFORMAR
Existem dois fatos importantes nessa questo: 1 O que informa por que deseja ser conhecido; 2 O que busca a informao por que deseja conhecer.

Fatos importantes relacionados a: Informar


1 A autenticidade e autoridade da informao; 2 Disposio e interesse pela informao autntica. No VT(Velho Testamento) Deus faz questo de se tornar conhecido: Ex. 20:1-5, Gen. 1:2. Pois no Deus de confuso I Cor 14:33.

1. 2. 3. 4.

5.

Ento falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. No ters outros deuses diante de mim. No fars para ti imagem de escultura, nem alguma semelhana do que h em cima nos cus, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. No te encurvars a elas nem as servirs; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, at a terceira e quarta gerao daqueles que me odeiam. xodo 20:1-5

xodo 20:1-5

Gnesis 1:2 e I Cor 14:33


E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Esprito de Deus se movia sobre a face das guas. Gnesis 1:2

Porque Deus no Deus de confuso, seno de paz, como em todas as igrejas dos santos. 1 Corntios 14:33


O contrrio de Informar ignorar. Existe duas categorias de ignorantes: 1. Os que no buscam conhecer; 2. No tiveram oportunidade, por uma questo de logstica. Mas nesse ultimo caso, no se justifica ser ignorante, pois todos tem o mnimo de informaes necessrias para abrir o processo de ter informaes para o diaa-dia.

Exemplo:
Como o homem descobriu os nomes cientficos dado por Deus como: sol, lua, estrelas, nuvens, chuva, rios, matas e etc. O que deu vida a cincia foram as informaes divinas! O homem no descobriu a bblia pela cincia, mas a cincia pela bblia. Isto so informaes!

LEGISLAR
A primeira legislao foi divina, estabelecida por Deus, como regra bsica, fundamentais e extremas. A. Primeira instituio legalizada por Deus foi o casamento. Gen 2:23,24 23 E disse Ado: Esta agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta ser chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24 Portanto deixar o homem o seu pai e a sua me, e apegar-se- sua mulher, e sero ambos uma carne.


O homem no pode em hiptese alguma mudar uma lei Divina, fazer alterao ou criar um precedente para legalizar sua vontade ou satisfazer sua convenincia. Isto ilegal e pecado diante de Deus

Ns partimos do princpio do princpio. Jo 1:1-4


1. No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princpio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Joo 1:1-4


Deus no fez nada a ser aperfeioado, mas para ser descoberto, pela capacidade natural e cientfica j existente no homem; Biblicamente, no existe outra base ou instituio a no ser a originalidade da instituio Divina. O que passa disso leviano e transitrio. Is 33:22, > Porque o Senhor o nosso Juiz; o Senhor o nosso legislador; o Senhor o nosso rei, ele nos salvar. Sl 19:7 > A lei do Senhor perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor fiel, e d sabedoria aos smplices. Portanto qualquer legalidade para ser reconhecida tem que estar debaixo da legislao Divina.

Lio II

Introduo
Como poderamos falar de cumprimentos de profecias e promessas de Deus, que o novo Testamento relata, se no houvesse o Velho Testamento que registram todas essas promessas? E o que saberamos da histria referente criao, a queda do homem, o dilvio e os grandes acontecimentos de milagres que o Velho Testamento relata se no houvesse o mesmo?


O que seria dos historiadores para comprovarem fatos do passado atravs de suas pesquisas cientficas, geogrficas etc, e tantas outras? A nossa prpria histria de origem, ficaria perdida, confusas e entregues a achologia humana. A sua importncia incomensurvel.


O Velho Testamento no apenas nos conta a histria mas nos fala de Deus o Criador de todo o Universo. E nos fala da nossa cumplicidade, com pecado. mas tambm nos leva a conhecer aquele que pode justificar os nossos pecados. A validade do Velho testamento para os nossos dias que no estamos entregues a alhetoriedade e vontade do homem, mas nos mostra uma base fundamentada em Deus pela a Sua Palavra.


Deus no pediu o homem para pensar, mas para examinar sua palavra, e reter no seu corao, para no pecar contra Ele. A palavra de Deus no uma regra de f e vida, mas a nica regra de f e vida.

Autenticidade Sublimidade e Autoridade do V.Testamento.

O fator mais importante do Velho Testamento a sua autenticidade. Isto autentica a sua credibilidade. A autenticidade dos fatos narrados no V. Testamento a prova cabal da autenticao Divina.

Esta Palavra Fiel e verdadeira

Apoc 21:5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que fao novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras so verdadeiras e fiis. Is 55:11 Assim ser a minha palavra, que sair da minha boca; ela no voltar para mim vazia, antes far o que me apraz, e prosperar naquilo para que a enviei. II Tim 3:16 Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justia; Jo 5:39 Examinais as Escrituras, porque vs cuidais ter nelas a vida eterna, e so elas que de mim testificam; Mat 22:29 Jesus, porm, respondendo, disse-lhes: Errais, no conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.


O Dono da historia narrada pela a prpria Escritura Sagrada, autentica a sua veracidade recomendando-a.

A Sublimidade do Velho Testamento


A Sua autoria Deus! No existe um fato mais notvel e superior que este. Jos 1:8 No se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele est escrito; porque ento fars prosperar o teu caminho, e sers bem sucedido. II Tim 3:16 Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia;


As letras escritas por homens mas os relatos partiram de Deus por: Inspirao Revelao Iluminao e profecia. Sempre houve pessoas especiais que Deus sempre as usou.

Autoridade
O Velho Testamento no apenas uma autoridade, Ele a Autoridade Divina e suprema, insofismvel e inquestionvel Sal. 1:1-6. Bem-aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios, nem se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois ser como a rvore plantada junto a ribeiros de guas, a qual d o seu fruto no seu tempo; as suas folhas no cairo, e tudo quanto fizer prosperar. No so assim os mpios; mas so como a moinha que o vento espalha. Por isso os mpios no subsistiro no juzo, nem os pecadores na congregao dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porm o caminho dos mpios perecer.


Como autoridade Ela regi a vida, tanto humana, como animal, vegetal, mineral, e astronmica, dentro de uma cosmologia sem igual. Sal. 19:1-14.

Salmos 19:1-14
Os cus declaram a glria de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mos. Um dia faz declarao a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. No h linguagem nem fala onde no se oua a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras at ao fim do mundo. Neles ps uma tenda para o sol, O qual como um noivo que sai do seu tlamo, e se alegra como um heri, a correr o seu caminho. A sua sada desde uma extremidade dos cus, e o seu curso at outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor. A lei do Senhor perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor fiel, e d sabedoria aos smplices. Os preceitos do Senhor so retos e alegram o corao; o mandamento do Senhor puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor limpo, e permanece eternamente; os juzos do Senhor so verdadeiros e justos juntamente. Mais desejveis so do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Tambm por eles admoestado o teu servo; e em os guardar h grande recompensa. Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me so ocultos. Tambm da soberba guarda o teu servo, para que se no assenhoreie de mim. Ento serei sincero, e ficarei limpo de grande transgresso.


A razo pela a qual a sociedade de todo mundo vivem o caos que vivemos pelo fato de ignorar a autoridade desta palavra. II Cron. 7:13-14 Se eu fechar os cus, e no houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, ento eu ouvirei dos cus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Lio III
Atos Condenatrios da Bblia Ezequiel 18:20 e Romanos 18:1-32

Introduo
A Bblia Autnoma, Autoridade Eterna e nica, Ela independe de leis humanas, de conselhos ou conclios para exercer Sua autoridade, Sua autoridade inquestionvel, ela no se curva diante de torcidas, maiorias ou autoridades e poderes, ela no impe, ela ordena! ela no opina, ela decide, o que pecado, no importa quem o cometeu, quanto maior o grau de autoridade mais culpado se torna.


determinativo o que Deus disse em Ez 18:20, a alma que pecar essa morrer, isto uma deciso Divina e no humana, Deus no se submete, mas os que o buscam que devem se submeterem a Ele, o seu ato de humildade e submisso Ele j o fez, atravs da morte do seu filho na Cruz, Is. 53:3-7. Fil. 2:6-8.


O pecado, esta palavra, no pejorativa, conforme alguns querem que seja, mas o ato do pecado sim altamente pejorativo, porque o significado da palavra pecado errar o alvo, e errar o alvo ofensa a Deus, Marc 11:25.


Pecado transgresso contra Deus por isto iniqidade, o que Deus abomina. O que no podemos com a modernidade querer minimizar a conseqncia do pecado, ou quem sabe at ignorlo, porque a Palavra de Deus continua falando da sua gravidade. Para os que continuam no pecado s tem uma sada; arrependimento, confisso e abandono do pecado, do contrrio a condenao inevitvel.

Principal ato condenatrio da Bblia Negar a Jesus Cristo como Deus. Mat. 10:33 = Negar a Cristo sela a nossa condenao eterna. A condenao por negar a Cristo irrevogvel, caso no haja arrependimento em vida. Rejeitar a Cristo no aceitar o favor de Deus para perdo dos nossos pecados. Jo. 7:38 Quem crer em mim com diz as Escritura tem a vida eterna disse Jesus. No cometer nenhum crime ou qualquer outro ato que a Bblia condena, no significa ser salvo, mas aceitar a Cristo Sim. Jo 1:12 Negar a Cristo esta a mxima da condenao.

Outro ato condenatrio por Deus na Bblia A IDOLATRIA. Definio de imagem, Objeto de culto Representado por alguma coisa, por desenho, pintura, ou escultura. Ex. 20:4,5. A idolatria tem crescido muito em suas mltiplas formas em nossos dias: A j existente da Igreja Catlica Romana que continua sendo a grande motivadora da crescente idolatria no mundo, que uma igreja politesta. Adorar uma imagem ou outro deus adultrio e prevaricao contra a sua palavra.


Comportamentos de natureza humana inexplicveis, reao csmica catastrfica a cima das expectativas, so fatos correspondentes das atitudes humanas que so inaceitveis por Deus.


B - IDOLATRIA EM TODOS OS HORIZONTES DA VIDA. Os 4:12. A idolatria ela esta muito mais associada aos desejos e apetites da carne como: Riquezas e bens materiais. Posio poltica e socio-econmica. Fama. Poder e domnio. Religiosidade. Obsesso por Esporte. (futebol- lutas corridas, Etc.) Ofertas e sacrifcios a outro(s) deus(es) A prpria Igreja em si e sua denominao. As lideranas espirituais que exerce controle sobre a vida das pessoas. O Eu.

A Idolatria esta fundamentada em vrias coisas. Tudo que precede a Deus na minha vida. Falta de dedicao a Deus. Falta de orao a Deus. Falta de leitura da palavra de Deus. Falta de consagrao e santificao a Deus. Falta de entregar os Dzimos e as ofertas para Deus. Falta de amor para com o prximo. Falta de compromisso com Deus atravs da igreja. Falta de Perdo. Falta de F.

3 Adultrios, Prostituio, Homossexualismo, Alcoolismo e todos os seguimentos das drogas, Ap. 21:8; Rom 1:26,27;Ec 7:29. 4-Todas essas praticidades inicia-se num estado de conscincia plena, por uma escolha prpria e pessoal sem domnio de 3 5- diante de Deus cada um levara a sua prpria culpa, por ele Se tornar incapaz hoje, a sua culpa no ser anulada, Porque em sua plena conscincia ele escolheu isto. A nossa escolha do passado interfere na nossa condenao


Ou absolvio do presente, ou do futuro se no houver Arrependimento e mudana de vida. 6 O livre arbtrio torna o homem livre para a escolha, mas o Destino da sua eternidade s depende da sua deciso. 7 Homossexualismo, no uma etnia, ou muito menos uma Raa, mas sim um comportamento degenerado que contraria a natureza que Deus Criou. Vilipendiando o corpo com prticas sexuais impuras. Por isto so condenados por Deus em sua palavra Veementemente. Lev. 18:20-24.


8 - O pr-conceito que tem se estabelecido est muito mais Entre os homossexuais em relao ao comportamento correto segundo a Bblia, do que mesmo do outro lado. 9- Homossexualismo uma prtica pecaminosa, em primeiro Lugar diante de Deus, e depois diante da famlia e ento Diante da sociedade. - O veredicto final da parte de Deus, no adianta o homem discordar. -Os tribunais e crtes humanas no podem julgar a Deus e dizer a Ele o que certo e o que errado, porque Deus Soberano. Sal 24:1-4, Rom 8:31-39.


CONCLUSO. De tanta presso por aqueles que reivindicam direitos que no so legais, infelizmente, muitos tem se calado, outros tem aceito este comportamento, que abominao diante de Deus, mas no podemos esquecer que isto no muda em nada o veredicto de Deus


relacionado ao destinos daqueles que no ouve nem guarda a sua palavra. Mat 23:33; I Tess. 5:2,3; Heb 2:3,12:25; Marc 16:16. (ler)

Vous aimerez peut-être aussi