Vous êtes sur la page 1sur 53

Legislao Educacional Constituio Federal de 1988

Elementos centrais da legislao e da poltica educacional brasileira

Constituio Federal de 1988- poltica instituinte. Institui a educao como um setor do Estado brasileiro. Captulo III, Seo I (Da Educao), artigos 205 a 214.

Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 206. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais;

V - valorizao dos profissionais da educao escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistrio pblico, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos, assegurado regime jurdico nica para todas as instituies mantidas pela Unio. VI - gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; VII - garantia de padro de qualidade.

Art. 207 - As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. Art. 208 - O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria; II - progressiva universalizao do ensino mdio gratuito; III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade; (Alterado pela EC-000.053-2006)

V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; VI - oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material didtico escolar, transporte, alimentao e assistncia sade. 1 - O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. 2 - O no oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. 3 - Compete ao Poder Pblico recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsveis, pela frequncia escola.

De acordo com Cury (2000) Direito pblico subjetivo aquele pelo qual o titular do direito pode exigir direta e imediatamente do Estado o cumprimento de um dever. subjetivo porque o sujeito titular de uma prerrogativa que lhe prpria, essencial para o seu desenvolvimento e cidadania, e pblico porque trata-se de uma regra jurdica que regula a competncia e as obrigaes dos poderes pblicos.

Art. 209 - O ensino livre iniciativa privada, atendidas as seguintes condies: I - cumprimento das normas gerais da educao nacional; II - autorizao e avaliao de qualidade pelo Poder Pblico. Art. 210 - Sero fixados contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais. 1 - O ensino religioso, de matrcula facultativa, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental. 2 - O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenas tambm a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem.

Art. 211 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino. 1 - A Unio organizar o sistema federal de ensino e o dos Territrios, financiar as instituies de ensino pblicas federais e exercer, em matria educacional, funo redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalizao de oportunidades educacionais e padro mnimo de qualidade do ensino mediante assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. 2 - Os Municpios atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. 3 - Os Estados e o Distrito Federal atuaro prioritariamente no ensino fundamental e mdio. 4 Na organizao de seus sistemas de ensino, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios definiro formas de colaborao, de modo a assegurar a universalizao do ensino obrigatrio. 5 A educao bsica pblica atender prioritariamente ao ensino regular.

Art. 212 - A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. 1 - A parcela da arrecadao de impostos transferida pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, ou pelos Estados aos respectivos Municpios, no considerada, para efeito do clculo previsto neste artigo, receita do governo que a transferir. 2 - Para efeito do cumprimento do disposto no caput deste artigo, sero considerados os sistemas de ensino federal, estadual e municipal e os recursos aplicados na forma do Art. 213. 3 A distribuio dos recursos pblicos assegurar prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatrio, no que se refere a universalizao, garantia de padro de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educao.

4 - Os programas suplementares de alimentao e assistncia sade previstos no Art. 208, VII, sero financiados com recursos provenientes de contribuies sociais e outros recursos oramentrios. 5 - A educao bsica pblica ter como fonte adicional de financiamento a contribuio social do salrio-educao, recolhida pelas empresas na forma da lei. Art. 213 - Os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei, que: I - comprovem finalidade no-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao; II - assegurem a destinao de seu patrimnio a outra escola comunitria, filantrpica ou confessional, ou ao Poder Pblico, no caso de encerramento de suas atividades. 1 - Os recursos de que trata este artigo podero ser destinados a bolsas de estudo para o ensino fundamental e mdio, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficincia de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pblica na localidade da residncia do educando, ficando o Poder Pblico obrigado a investir prioritariamente na expanso de sua rede na localidade. 2 - As atividades universitrias de pesquisa e extenso podero receber apoio financeiro do Poder Pblico.

Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formao para o trabalho; V - promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas. VI - estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto.

Observaes:

Esses artigos definem atribuies do Estado, da famlia e da sociedade. Todas as proposies dos artigos tem carter geral, abrangendo as legislaes posteriores; A Carta Magna (CF) possui duas caracteristicas: 1- forte carter liberal; 2- quanto educao: elementos de difcil concretizao, considerando as caractersticas da relao entre Estado e sociedade civil.

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional


Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996

Tramitao

1988 Promulgao da Constituio Federal 1988 a 1991 Incio de discusso do projeto Jorge Hage na Cmara 1992 Darcy Ribeiro, apoiado por Collor, apresenta outro projeto de LDB no Senado 1992 a 1993 Os dois projetos so discutidos ao mesmo tempo no Congresso Nacional 1993 O projeto Jorge Hage aprovado na Cmara e vai para o Senado 1995 O projeto considerado inconstitucional e Darcy Ribeiro reapresenta seu antigo projeto de lei 1996 Aprovao da lei, em dezembro.

TTULO I - Da Educao
A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais.

A Lei disciplina a educao escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias.

A educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social

TTULO II - Dos Princpios e Fins da Educao Nacional


Educao: dever da famlia e do Estado Finalidade: pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Princpios:
I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; IV - respeito liberdade e apreo tolerncia; V - coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; VII - valorizao do profissional da educao escolar; VIII - gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino; IX - garantia de padro de qualidade; X - valorizao da experincia extra-escolar; XI - vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. XII - considerao com a diversidade tnico-racial.

TTULO III - Do Direito Educao e do Dever de Educar


Art. 4. Dever do Estado com educao escolar pblica , garantias: I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pr-escola; b) ensino fundamental; c) ensino mdio;

(Redao dada pela Lei n 12.796, de 2013)

TTULO III - Do Direito Educao e do Dever de Educar


Dever do Estado com educao escolar pblica , garantias: II - educao infantil gratuita s crianas de at 5 (cinco) anos de idade; (Redao dada pela Lei n 12.796, de 2013) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao, transversal a todos os nveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino; (Redao dada pela Lei n 12.796, de 2013) IV - acesso pblico e gratuito aos ensinos fundamental e mdio para todos os que no os concluram na idade prpria; (Redao dada pela Lei n 12.796, de 2013) V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um;

VI - oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VII - oferta de educao escolar regular para jovens e adultos, com caractersticas e modalidades adequadas s suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condies de acesso e permanncia na escola; VIII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade; (Redao dada pela Lei n 12.796, de 2013) IX - padres mnimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mnimas, por aluno, de insumos indispensveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. X vaga na escola pblica de educao infantil ou de ensino fundamental mais prxima de sua residncia a toda criana a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Includo pela Lei n 11.700, de 2008).

TTULO III - Do Direito Educao e do Dever de Educar

Dever do Estado com educao escolar pblica , garantias: VII - oferta de educao escolar regular para jovens e adultos, com caractersticas e modalidades adequadas s suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condies de acesso e permanncia na escola; VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental pblico, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade; VIII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade; (Redao dada pela Lei n 12.796, de 2013) IX - padres mnimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mnimas, por aluno, de insumos indispensveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. X vaga na escola pblica de educao infantil ou de ensino fundamental mais prxima de sua residncia a toda criana a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Includo pela Lei n 11.700, de 2008).

Art. 5. O acesso educao bsica obrigatria direito pblico subjetivo. Qualquer um pode exigi-lo. Estados e aos Municpios, em regime de colaborao, e com a assistncia da Unio: I - recensear anualmente as crianas e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que no concluram a educao bsica; II - fazer-lhes a chamada pblica; III - zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola.

o Poder Pblico assegurar em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatrio,contemplando em seguida os demais nveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais. Qualquer parte tem Legitimidade para peticionar no Poder Judicirio. Comprovada a negligncia da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatrio, poder ela ser imputada por crime de responsabilidade. O Poder Pblico criar formas alternativas de acesso aos diferentes nveis de ensino, independentemente da escolarizao anterior.

Art.6 dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula das crianas na educao bsica a partir dos 4 (quatro) anos de idade. (Redao dada pela Lei n 12.796, de 2013)

Art.7 O ensino livre iniciativa privada, desde: cumpra as normas gerais da educao nacional e do respectivo sistema de ensino; seja autorizada e avaliada pelo Poder Pblico; tenha capacidade de autofinanciamento.

TTULO IV - Da Organizao da Educao Nacional

Art.8 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro, em regime de colaborao, os respectivos sistemas de ensino com liberdade nos termos desta Lei. Art. 9 Unio:
coordenao

da poltica nacional de educao, articulando os diferentes nveis e sistemas; funo normativa, redistributiva e supletiva.

Unio:

elaborar o Plano Nacional de Educao; organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais do sistema federal de ensino; prestar assistncia tcnica e financeira os Estados e Municpios para atendimento prioritrio escolaridade obrigatria (exercendo sua funo redistributiva e supletiva); estabelecer com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, competncias e diretrizes para a educao infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio, que nortearo os currculos e seus contedos mnimos, de modo a assegurar formao bsica comum; coletar, analisar e disseminar informaes sobre a educao; assegurar processo nacional de avaliao do rendimento escolar no ensino fundamental, mdio e superior, em colaborao com os sistemas de ensino, objetivando a definio de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; baixar normas gerais sobre cursos de graduao e ps-graduao; assegurar processo nacional de avaliao das instituies de educao superior, com a cooperao dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nvel de ensino; autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

Art 10 - Estados e Distrito Federal :


organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais dos seus sistemas de ensino; definir, com os Municpios, formas de colaborao na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuio proporcional das responsabilidades, de acordo com a populao a ser atendida e os recursos financeiros disponveis em cada uma dessas esferas do Poder Pblico; elaborar e executar polticas e planos educacionais, em consonncia com as diretrizes e planos nacionais de educao, integrando e coordenando as suas aes e as dos seus Municpios; autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei; (Lei n 12.061, de 2009) assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual. (Lei n 10.709, de 31.7.2003)

Art 11. Municpios:

organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os s polticas e planos educacionais da Unio e dos Estados; exercer ao redistributiva em relao s suas escolas; baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino; oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia e com recursos acima dos percentuais mnimos vinculados pela Constituio Federal manuteno e desenvolvimento do ensino. assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. (Lei n 10.709, de 31.7.2003) Podero optar, ainda, por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema nico de educao bsica.

Unio deve prestar assistncia tcnica e financeira.

Art 12 Estabelecimentos de ensino:


elaborar e executar sua proposta pedaggica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; prover meios para a recuperao dos alunos de menor rendimento; articular-se com as famlias e a comunidade, criando processos de integrao da sociedade com a escola; informar pai e me, conviventes ou no com seus filhos, e, se for o caso, os responsveis legais, sobre a frequncia e rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo da proposta pedaggica da escola; (Lei n 12.013, de 2009. Obrigatoriedade de informar os pais) notificar ao Conselho Tutelar do Municpio, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico a relao dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqenta por cento do percentual permitido em lei.(Lei n 10.287, de 2001)

Art 13 - Docentes:

participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, alm de participar integralmente dos perodos dedicados ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade.

Art 14 - Sistemas de ensino:


definiro as normas da gesto democrtica: participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola; participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. asseguraro

s unidades escolares pblicas de progressivos graus de autonomia:


pedaggica administrativa gesto financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro pblico.

Sistema federal de ensino:


instituies

de ensino mantidas pela Unio, as instituies de educao superior e de ensino mdio tcnico criadas e mantidas pela iniciativa privada e os rgos federais de educao.

Sistemas de ensino do Distrito Federal DF:


instituies

de ensino mantidas pelo poder pblico do DF; as; instituies de ensino fundamental, mdio e de educao infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

Sistemas de ensino dos estados:

instituies de ensino mantidas pelo poder pblico estadual; instituies de ensino fundamental e mdio criadas e mantidas pela iniciativa privada e os rgos estaduais de educao.

Sistemas de ensino dos municpios:


instituies

de ensino fundamental, mdio e de educao infantil mantidas pelo poder pblico municipal; instituies de educao infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os rgos municipais de educao.

Arti 19-20 Instituies de ensino: categorias administrativas:

TTULO V - Dos Nveis e das Modalidades de Educao e Ensino. CAPTULO II - Da Educao Bsica. Seo I - Das Disposies Gerais

Pode organizar-se em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, grupos noseriados, com base na idade, etc. Carga-horria mnima anual: 800 horas e 200 dias de efetivo trabalho escolar. Classificao Avaliao do aluno: contnua Freqncia mnima: 75% Histricos, declaraes, certificados: responsabilidade da escola relao adequada entre o nmero de alunos e o professor, a carga horria e as condies materiais do estabelecimento pelas autoridades de ensino. currculos do ensino fundamental e mdio: base nacional comum e parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Obrigatoriedade do estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena. Educao bsica para a populao rural: contedos curriculares e metodologias apropriadas; organizao escolar prpria, e, adequao natureza do trabalho na zona rural

Currculo na educao bsica:

Art. 26. Os currculos da educao infantil, do ensino fundamental e do ensino mdio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redao dada pela Lei n 12.796, de 2013)

Art. 26. Currculo na educao bsica:

1 o estudo da lngua portuguesa e da matemtica, o conhecimento do mundo fsico e natural e da realidade social e poltica, especialmente do Brasil. 2o ensino da arte componente curricular obrigatrio nos diversos nveis da educao bsica... 3o A educao fsica, integrada componente curricular obrigatrio da educao bsica, prtica facultativa ao aluno: 4 O ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e europia. 5 Na parte diversificada do currculo ser includo, obrigatoriamente, a partir da quinta srie, o ensino de pelo menos uma lngua estrangeira moderna, cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituio. 6o A msica dever ser contedo obrigatrio, mas no exclusivo 7o EF e EM princpios da proteo e defesa civil e a educao ambiental de forma integrada aos contedos obrigatrios.

Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino mdio, pblicos e privados, torna-se obrigatrio o estudo da histria e cultura afrobrasileira e indgena. (Redao dada pela Lei n 11.645, de 2008). 1o O contedo programtico a que se refere este artigo incluir diversos aspectos da histria e da cultura que caracterizam a formao da populao brasileira, a partir desses dois grupos tnicos, tais como o estudo da histria da frica e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indgenas no Brasil, a cultura negra e indgena brasileira e o negro e o ndio na formao da sociedade nacional, resgatando as suas contribuies nas reas social, econmica e poltica, pertinentes histria do Brasil. (Redao dada pela Lei n 11.645, de 2008). 2o Os contedos referentes histria e cultura afro-brasileira e dos povos indgenas brasileiros sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de educao artstica e de literatura e histria brasileiras. (Redao dada pela Lei n 11.645, de 2008).

Art. 27. Os contedos curriculares da educao bsica observaro, ainda, as seguintes diretrizes: I - a difuso de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidados, de respeito ao bem comum e ordem democrtica; II - considerao das condies de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; III - orientao para o trabalho; IV - promoo do desporto educacional e apoio s prticas desportivas no-formais.

Art. 28. Na oferta de educao bsica para a populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao s peculiaridades da vida rural e de cada regio, especialmente: I - contedos curriculares e metodologias apropriadas s reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; II - organizao escolar prpria, incluindo adequao do calendrio escolar s fases do ciclo agrcola e s condies climticas; III - adequao natureza do trabalho na zona rural.

TTULO V - Dos Nveis e das Modalidades de Educao e Ensino. CAPTULO I - Da Composio dos Nveis Escolares

TTULO V - Dos Nveis e das Modalidades de Educao e Ensino. CAPTULO II - Da Educao Bsica. Seo II; III; IV e V

Educao Infantil: creche (0 a 3 anos) e pr-escola (4 a 5 anos); desenvolvimento integral da criana, no existe reprovao.

Ensino Fundamental: (mnimo 9 anos) objetivo de desenvolver a capacidade de aprender, fortalecer os vnculos da famlia, da solidariedade e tolerncia. pelo menos 4 horas de trabalho dirio.
Ensino Mdio: (mnimo 3 anos) aprofundamento dos estudos tecnologia e preparao para o trabalho.

TTULO V - Dos Nveis e das Modalidades de Educao e Ensino. MODALIDADES

Educao de Jovens e Adultos


Educao Profissional
(Art. 39 a 42)

(EJA antigo supletivo): cursos e exames. Idade mnima para o Ensino Fundamental 15 anos e para o Ensino Mdio 18 anos. aptides para a vida produtiva. Articulao com o ensino regular ou independente de escolaridade. atendimento aos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular (incluso). Adaptao da escola e do currculo. Integrao na vida em sociedade.

Educao Especial
(Art. 58 a 60)

TTULO VI - Dos Profissionais da Educao

Art 61 - Profissionais da educao escolar bsica (Lei n 12.014, de 2009):


professores habilitados em nvel mdio ou superior para a docncia na educao infantil e nos ensinos fundamental e mdio; trabalhadores em educao portadores de diploma de pedagogia, com habilitao em administrao, planejamento, superviso, inspeo e orientao educacional, bem como com ttulos de mestrado ou doutorado nas mesmas reas; trabalhadores em educao, portadores de diploma de curso tcnico ou superior em rea pedaggica ou afim.

Formao dos profissionais fundamentos:


a presena de slida formao bsica, que propicie o conhecimento dos fundamentos cientficos e sociais de suas competncias de trabalho; a associao entre teorias e prticas, mediante estgios supervisionados e capacitao em servio; o aproveitamento da formao e experincias anteriores, em instituies de ensino e em outras atividades.

Art.62 . Formao para atuao EB: nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade Normal.

A Unio, o Distrito Federal, os Estados e os Municpios, em regime de colaborao, devero promover a formao inicial, a continuada e a capacitao dos profissionais de magistrio. A formao continuada e a capacitao dos profissionais de magistrio podero utilizar recursos e tecnologias de educao a distncia. A formao inicial de profissionais de magistrio dar preferncia ao ensino presencial, subsidiariamente fazendo uso de recursos e tecnologias de educao a distncia. (Includo pela Lei n 12.056, de 2009).

4o A Unio, o Distrito Federal, os Estados e os Municpios adotaro mecanismos facilitadores de acesso e permanncia em cursos de formao de docentes em nvel superior para atuar na educao bsica pblica. (Includo pela Lei n 12.796, de 2013) 5o A Unio, o Distrito Federal, os Estados e os Municpios incentivaro a formao de profissionais do magistrio para atuar na educao bsica pblica mediante programa institucional de bolsa de iniciao docncia a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduao plena, nas instituies de educao superior. (Includo pela Lei n 12.796, de 2013) 6o O Ministrio da Educao poder estabelecer nota mnima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino mdio como prrequisito para o ingresso em cursos de graduao para formao de docentes, ouvido o Conselho Nacional de Educao - CNE. (Includo pela Lei n 12.796, de 2013)

Art.64. Formao de profissionais especialistas de educao em cursos de graduao em pedagogia ou em nvel de ps-graduao:

administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional para a educao bsica

REFLEXO: Qual tipo de ps-graduao?

Art.67. Valorizao: nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistrio pblico:
ingresso

exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos; aperfeioamento profissional continuado, inclusive com licenciamento peridico remunerado para esse fim; piso salarial profissional; progresso funcional baseada na titulao ou habilitao, e na avaliao do desempenho; perodo reservado a estudos, planejamento e avaliao, includo na carga de trabalho; condies adequadas de trabalho.

TTULO VII - Dos Recursos financeiros


Constituio Federal de 1988 / LDB Art. 69:

Unio deve aplicar pelo menos 18% e os Estados, DF e Municpios, 25% da receita de impostos em Educao. Recursos pblicos

sero destinados s escolas pblicas podem ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas

O que gasto com educao?


Remunerao e aperfeioamento do pessoal; Manuteno e construo dos equipamentos; Realizao de atividades-meio; Compra de material didtico-escolar; Bolsas de estudo; Transporte escolar.

O que NO gasto com educao?


Pesquisa no vinculada educao; Subveno a instituies assintenciais; Programas suplementares de alimentao, assistncia mdica, psicolgica, etc; Obras de infra-estrutura da cidade; Trabalhadores em educao em desvio de funo

TTULO VIII - Das Disposies Gerais. TTULO IX - Das Disposies Transitrias Educao indgena Ensino distncia

instituda a Dcada da Educao:


Plano Nacional de Educao (aprovado em 2001) Municpios devero matricular todas as crianas de 6 anos de idade, oferecer EJA, capacitao At o fim da Dcada da Educao somente sero admitidos professores habilitados em nvel superior ou formados por treinamento em servio

Vous aimerez peut-être aussi