Vous êtes sur la page 1sur 41

DIREITO CONSTITUCIONAL I

TEMA:CONSTITUIO, CONCEITO, CLASSIFICAO E ELEMENTOS

CONSTITUIO E SUA CLASSIFICAO

Direito Constitucional o ramo do Direito Pblico que expe , interpreta e sistematiza os princpios e normas fundamentais do Estado. Objeto: Constituio desse Estado;

E o que a Constituio????

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO

Constituio no sentido poltico:


Ideia de Carl Schimtt Deciso Poltica Fundamental Constituio surge a partir de uma vontade poltica fundamental de definir a forma e modo de organizao do Estado. Carl Schmitt estabeleceu uma distino entre Constituio e leis constitucionais.

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO

A Constituio seria: as matrias substancialmente constitucionais, materialmente constitucionais devido sua grande relevncia jurdica (organizao do Estado, direitos e garantias fundamentais etc.). Trata de Decises Polticas Fundamentais; J as Leis Constitucionais seria: matrias integrantes do texto da Constituio, de menor relevncia;

Distino entre Constituio Material e Formal!!!!


Ex: Art.18 x Art. 242, 2 da CF/88

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO

CONSTITUIO NO SENTIDO SOCIOLGICO: Constituio = Fato Social (como resultado da realidade social do pas, e no propriamente como norma) Constituio seria a soma dos fatores reais de poder que imperam na sociedade (tais como a aristocracia, a burguesia, os banqueiros etc.)e s teria efetividade se a mesma representasse os valores sociais;

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO

Ideia de Ferdinand Lassalle: a real e a escrita. A real a soma dos fatores reais de poder e a escrita, mera folha de papel. Em caso de conflito a constituio real dever imperar sobre a constituio escrita; Lassalle nega a fora normativa da Constituio escrita; Afinal, para ele, se a Constituio escrita no representar a real soma dos fatores de poder, ela no passar de uma folha de papel.

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO

CONSTITUIO EM SENTIDO JURDICO:

Ideia de Hans Kelsen: Constituio norma jurdica pura, sem qualquer considerao de ordem social, poltica, moral ou filosfica.
Constituio formal; teria um carter estritamente

Hans Kelsen x Ferdinand Lassalle

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO

Lassalle nega a fora normativa da Constituio, ao considerar que ela s teria valor se representasse os fatores reais de poder. Kelsen diz que a validade de uma norma independe da sua aceitao pelo sistema de valores sociais da sociedade; Kelsen ainda distingue a constituio em sentido lgico- jurdico e a constituio em sentido jurdico- positivo;

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO


A Constituio em sentido lgico-jurdico significa norma fundamental hipottica, cuja funo servir de fundamento lgico transcendental da validade da Constituio jurdico-positiva.

Ou seja, trata-se de fato instaurador no positivado (j que apenas pressuposto, pensado, imaginado), que origina todo o processo de criao das normas

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO


E a Constituio no sentido Jurdico Positivo: a Constituio equivale norma positiva suprema, conjunto de normas que regula a criao de outras normas, lei nacional no seu mais alto grau;

Para Kelsen h um escalonamento das normas, em que uma constitui fundamento de validade para a outra (hierarquicamente inferior),constituindo uma verticalidade hierrquica. Todas as normas inferiores buscam fundamento de validade no texto constitucional;

CONSTITUIO E O SEU CONCEITO

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

As Constituies podem ser classificadas: quanto quanto quanto quanto quanto quanto quanto quanto ao contedo; forma; ao modo de elaborao; origem; estabilidade; extenso; finalidade; e correspondncia com a realidade.

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

. Quanto ao contedo: Constituio material, real, substancial ou de contedo aquela que trata especificamente sobre diviso do poder poltico, distribuio de competncia e direitos fundamentais; (art.5, art. 18, art.21, 22, 23, 24.. CF/88); Constituio formal - abrange todas as normas jurdicas que tem como fonte o poder constituinte, gozando da prerrogativa de supremacia perante as outras normas jurdicas; (Ex: art.242, 2 da CF/88)

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Quanto forma: Constituio escrita aquela que est reunida em um nico texto, como todas as Constituies brasileiras desde 1824.

Constituio no escrita, consuetudinria ou costumeira Nesta hiptese as normas no so reunidas em um documento, no so codificadas em um texto solene. Esto previstas em leis esparsas, costumes, jurisprudncia e convenes.

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Ex: Constituio inglesa (costumes possui diversos atos normativos de essncia constitucional (Habeas corpus act/1679, Bill of Rights/1689, Act of Settlement/1701, dentre outros).

Outros exemplos so o Estado de Israel e a Nova Zelndia que, assim como a Inglaterra, so constitucionalmente regidos por um conjunto de estatutos .

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Quanto ao modo de elaborao: Constituio dogmtica - Se materializam em um nico momento, agregando ao texto constitucional os valores polticos e ideolgicos predominantes de dado momento histrico; (Ex: CF/88) Constituio histrica So fruto de lenta evoluo histrica, representa a sntese da evoluo da sociedade, engloba costumes, precedentes, convenes, jurisprudncias e textos esparsos, como na Constituio inglesa.

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Quanto ao objeto ou ideologia: Constituio liberal ou negativa exteriorizao do triunfo da ideologia burguesa do sculo XVIII, onde tinha por objetivo a no interveno do Estado v.g. no h previso sobre ordem econmica. Constituio social ou positiva Correspondem a momento posterior da evoluo do constitucionalismo, em que passou a se exigir a interveno do Estado atuando de forma positiva, como implementao dos direitos sociais e da ordem econmica.

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Quanto origem: promulgadas , outorgadas e cesarista Constituio promulgada (democrtica ou popular) produzida pela participao popular, normalmente por fora do regime de democracia representativa. Assim, a Constituio surge do trabalho de uma assemblia constituinte, formada por representantes do povo (eleitos democraticamente). Ex: CF/88. Constituio outorgada imposta de forma unilateral pelo poder da poca, sem a participao popular. Trata-se de obra de um agente revolucionrio que atua sem legitimidade para representar o povo.

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Constituio cesarista: Trata-se de uma Constituio elaborada pelo detentor do poder e submetida ao povo, com vistas a referendar aquele documento, dando aquele ares de aparente legitimidade. No Brasil, j tivemos tanto Constituies promulgadas, quanto outorgadas.
I) A primeira Constituio foi a 1824, que era imperial e outorgada.

II) Em 1937, tivemos uma Constituio outorgada, durante o regime totalitrio de Getlio Vargas (Estado Novo).

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

II) A Constituio de 1967 e a emenda constitucional de 1969 foram outorgadas logo aps o golpe militar de 1964 e regeram o pas at 1988. No constitucionalismo brasileiro tivemos:

Constituies outorgadas (1824, 1937, 1967 e 1969). Constituies promulgadas (1891, 1934, 1946 e 1988).

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Quanto estabilidade (ou alterabilidade): imutveis, rgidas, flexveis e semirrgidas: Constituio imutvel: aquela que no admite alterao do seu texto em nenhuma hiptese. Atualmente em desuso, j que o texto no tem qualquer conexo com a realidade ftica em razo da evoluo social; Constituio rgida: aquela que admite alterao do seu texto, mas somente mediante um processo legislativo solene, mais dificultoso do que aquele de elaborao das leis. (Ex: CF/88 Art.60)

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Constituio flexvel: aquela que admite alterao do seu texto mediante processo legislativo simples, igual ao de elaborao das leis. Em regra, so tambm no escritas (classificao quanto a forma), mas podem ser excepcionalmente escritas.

Constituio semiflexvel ou semirrgida: aquela que exige um procedimento especial para alterao de parte do seu texto (parte rgida) e permite a alterao da outra parte mediante procedimento simples, igual ao de elaborao das leis (parte flexvel).

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO


No Brasil todas as Constituies foram do tipo rgida (inclusive a de 1988), exceto a Imperial de 1824, que foi do tipo semirrgida. Uma Constituio semirrgida funciona da seguinte forma: Exemplo: Art.178 da CF/1824
Art. 178. s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos Poderes Polticos, e aos Direitos Polticos e individuais dos Cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinrias.

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Ou seja, a prpria Constituio traz um dispositivo que indica qual a sua parte rgida (que vai exigir procedimento mais dificultoso para sua modificao) e qual a sua parte flexvel. Ateno! Apesar de a Constituio de 1988 ser do tipo rgida, h na doutrina (Alexandre de Moraes) quem a classifique como super rgida, uma vez que possui um ncleo no passvel de supresso (clusulas ptreas).

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Quanto extenso: sintticas e analticas

Constituio sinttica (breve ou concisa): aquela de texto abreviado, que trata apenas de matrias substancialmente constitucionais.

Constituio analtica (extensa ou prolixa) aquela de texto extenso, tratando de matrias variadas, e no s de temas substancialmente constitucionais. (Ex: CF/88).

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Quanto finalidade: garantia, balano e dirigente: Constituio garantia (negativa): aquela de texto abreviado (sintticas) que se limita a estabelecer as garantias fundamentais e limites frente ao Estado. Podemos dizer que elas olham para o passado, no sentido de garantir aquelas conquistas. Constituio balano: aquela elaborada para retratar a vida do Estado por um perodo certo de tempo. Podemos dizer que elas olham o presente.

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Constituio dirigente (ou programtica): aquele que tem texto extenso (analticas) e, alm de estabelecer as garantias fundamentais frente ao Estado, fixam programas e diretrizes para a atuao futura dos rgos estatais, normalmente de cunho social. Em suma, elas olham para frente, para o futuro.

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO


Quanto correspondncia com a realidade: normativas, nominativas e semnticas Constituio normativa: aquela que consegue efetivamente normatizar a vida poltica do Estado, limitando sua ingerncia por meio da garantia de direitos aos indivduos. Existe em pases em que h perfeita correspondncia entre as normas estabelecidas (pela Constituio) e a realidade (o que, de fato, ocorre na vida poltica do Estado).

A CONSTITUIO E A SUA CLASSIFICAO

Constituio nominativa: aquela que tem o objetivo de regular a vida poltica do Estado, mas no consegue cumprir essa funo. Ou seja, at que se busca essa normatizao das relaes em sociedade, mas sem sucesso. Constituio semntica: Em que no h sequer o objetivo de limitar a ingerncia estatal em favor do indivduo. Busca-se apenas conferir legitimidade meramente formal aos governantes, servindo como instrumento em favor dos detentores do poder.

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

De um modo geral, a atual Constituio, est divida em 03 (trs) partes: os estados e os municpios no so obrigados a reproduzir. PREMBULO Embora no seja considerado como norma constitucional, representa a parte introdutria que sintetiza os ideais e a prpria finalidade da Constituio, o pensamento que norteou o trabalho de elaborao do texto constitucional. O Prembulo no tem relevncia jurdica, no tem fora normativa, no cria direitos ou obrigaes, no tem fora obrigatria, servindo, apenas, como norte interpretativo das normas constitucionais.

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

PREMBULO

Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

STF: "Prembulo da Constituio: no constitui norma central. Invocao da proteo de Deus: no se trata de norma de reproduo obrigatria na Constituio estadual, no tendo fora normativa." (ADI 2.076, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 15-8-2002, Plenrio, DJ de 8-8-2003.) No mesmo sentido: ADPF 54, Rel. Min. Marco Aurlio, julgamento em 12-4-2012, Plenrio, Informativo 661.
E A REFERNCIA A DEUS ? Dependendo da tolerncia do Estado quanto religio, ser um Estado confessional com uma religio oficial (a exemplo da Constituio de 1824), ou um Estado leigo ou laico, com uma posio de neutralidade em matria confessional (Igreja e Estado so instituies separadas). Com base nessa ideia, pode-se afirmar que o Estado brasileiro leigo ou laico (art. 5., VI c/c 19, I da Constituio). A afirmao do nome de Deus no Prembulo, em um Estado leigo, no contraditria, porque no envolve o sectarismo; no h partido para nenhuma religio, e Deus nico para todas as religies. Portanto, o Brasil um Estado leigo, mas testa, por expressar a existncia de um Ser Supremo

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

PARTE PERMANENTE (ou CORPO): o conjunto de normas que formam o texto da Constituio. Est desmembrada em 09 (nove) Ttulos compostos de 250 (duzentos e cinqenta) artigos, dispostos da seguinte maneira:

Ttulo Ttulo Ttulo Ttulo Ttulo 144) Ttulo Ttulo Ttulo Ttulo

I - Dos Princpios Fundamentais (arts. 1. a 4.) II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5. a 17) III - Da Organizao do Estado (arts. 18 a 43) IV - Da Organizao dos Poderes (arts. 44 a 135) V - Da Defesa do Estado e das Instituies Democrticas (arts. 136 a VI - Da Tributao e do Oramento (arts. 145 a 169) VII - Da Ordem Econmica e Financeira (arts. 170 a 192) VIII - Da Ordem Social (arts. 193 a 232) IX - Das Disposies Constitucionais Gerais (arts. 233 a 250)

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

PARTE TRANSITRIA: Contm regras oriundas da nova Constituio, como tambm regras de transio entre as Constituies (normas constitucionais de aplicabilidade esgotada e eficcia exaurida). O CHAMAMOS DE ADCT ATOS DAS DISPOSIES CONSTITUCIONAIS TRANSITRIAS.

Atualmente apresenta 97 (noventa e sete) artigos, com a atualizao dada pela EC n 62/2009

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS


Os postulados que informam a teoria do ordenamento jurdico e que lhe do o necessrio substrato doutrinrio assentam -se na premissa fundamental de que o sistema de direito positivo, alm de caracterizar uma unidade institucional, constitui um complexo de normas que devem manter entre si um vnculo de essencial coerncia. O Ato das Disposies Transitrias, promulgado em 1988 pelo legislador constituinte, qualifica -se, juridicamente, como um estatuto de ndole constitucional. A estrutura normativa que nele se acha consubstanciada ostenta, em consequncia, a rigidez peculiar s regras inscritas no texto bsico da Lei Fundamental da Repblica. Disso decorre o reconhecimento de que inexistem, entre as normas inscritas no ADCT e os preceitos constantes da Carta Poltica, quaisquer desnveis ou desigualdades quanto intensidade de sua eficcia ou prevalncia de sua autoridade. Situam -se, ambos, no mais elevado grau de positividade jurdica, impondo se, no plano do ordenamento estatal, enquanto categorias normativas subordinantes, observncia compulsria de todos, especialmente dos rgos que integram o aparelho de Estado. (RE 160.486, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 11-10-1994, Primeira Turma, DJ de 9-61995.) No mesmo sentido: RE 215.107-AgR, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 21-11-2006, Segunda Turma, DJ de 2-2-2007.

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

Quarta-feira, 13 de maro de 2013 STF DECLARA INCONSTITUCIONAIS DISPOSITIVOS DA EMENDA DOS PRECATRIOS:

O Plenrio do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucionais dispositivos do artigo 100 da Constituio Federal alterados pela Emenda Constitucional (EC) 62/2009, que institui o novo regime de pagamento dos precatrios. Os ministros entenderam que os pedidos encaminhados nas Aes Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4357 e 4425 so procedentes em pontos que tratam da restrio preferncia de pagamento a credores com mais de 60 anos, quanto fixao da taxa de correo monetria e quanto s regras de compensao de crditos. Acolhendo uma questo de ordem apresentada pelo ministro Marco Aurlio na tarde desta quarta-feira (13), o STF dividiu o julgamento sobre a Emenda Constitucional 62 em duas partes, uma relativa ao artigo 100 da Constituio Federal, que institui regras gerais sobre precatrios, sendo outra parte do julgamento destinado ao artigo 97 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT), o qual institui o regime especial de pagamento de precatrios. O julgamento deve ser retomado nesta quinta-feira (14), para a apreciao do artigo 97 do ADCT.

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS


Artigo 100 Quanto ao artigo 100, os ministros julgaram inconstitucionais em parte os pargrafos 2, 9, 10 e 12, acompanhando o voto do ministro-relator, Ayres Britto (aposentado). Votando pela improcedncia das ADIs em relao ao artigo 100, ficaram vencidos os ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. No pargrafo 2, foi considerada inconstitucional a expresso na data de expedio do precatrio, que restringe o pagamento preferencial queles que j tm 60 anos completos quando da expedio do ttulo judicial. Seguindo o entendimento manifestado pelo relator no incio do julgamento, isso significaria que um credor j com 80 anos poderia ficar sem preferncia, enquanto outro com 60 anos recm completos poderia ser contemplado rapidamente. Segundo o voto do ministro Ricardo Lewandowski na sesso de hoje, excluir da preferncia o sexagenrio que completa a idade ao longo do processo ofende a isonomia e tambm a dignidade da pessoa humana e o princpio da proteo aos idosos, assegurado constitucionalmente. Os pargrafos 9 e 10 tambm foram declarados inconstitucionais, por maioria de votos, sob a alegao de ofensa ao princpio da isonomia. Os dispositivos instituem a regra da compensao, no momento do pagamento dos precatrios, dos dbitos que o credor privado tem com o poder pblico. A regra foi considerada inconstitucional porque acrescenta uma prerrogativa ao Estado de encontro de contas entre crditos e dbitos que no assegurada ao entre privado. Quanto ao pargrafo 12 foi considerada inconstitucional a expresso que estabelece o ndice da caderneta de poupana como taxa de correo monetria dos precatrios, por ficar entendido que ele no suficiente para recompor as perdas inflacionrias. O ministro Marco Aurlio, em seu voto, destacou a constitucionalidade de outro trecho do pargrafo, que institui a regra segundo a qual a taxa de remunerao adotada deve ser a mesma para todos os tipos de precatrios, independentemente da natureza precatrios alimentares ou de origem tributria , uma vez que o princpio isonmico no comportaria um tratamento diferenciado de taxas para cada caso.

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

Segundo Jos Afonso da Silva, as normas constitucionais so classificadas em 5 grandes grupos: Orgnicos: So aqueles que contm normas que regulam a estrutura do Estado e do Poder, que se concentram, predominantemente, nos Ttulos II (Da organizao do Estado), IV (Da organizao dos Poderes e Sistemas de Governo), Captulos II e III, do Ttulo V (Das Foras Armadas e da Segurana Pblica) e VI ( Da Tributao e do Oramento); Ligados a organizao do estado, diviso de poderes, sistema de governo, foras armadas, segurana pblica, tributos e oramento

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

LIMITATIVOS: So aqueles que se manifestam nas normas que consagram o elenco dos direitos e garantias fundamentais (do Ttulo II da Constituio- Dos Direitos e Garantias Fundamentais). Ligado aos direitos e garantias fundamentais.

SCIO-IDEOLGICO: So aqueles consubstanciados nas normas que revelam o carter de compromisso das Constituies modernas entre o Estado individualista e o Estado Social, intervencionista, como as do Captulo II do Ttulo II (Direitos Sociais) e as dos Ttulos VII (Da Ordem Econmica e Financeira) e VIII (Da Ordem Social); Ligado aos direitos sociais, a ordem econmica, financeira e social.

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

DE ESTABILIZAO CONSTITUCIONAL: So aqueles consagrados nas normas destinadas a assegurar a soluo de conflitos constitucionais, a defesa da Constituio, do Estado e das instituies democrticas, como os encontrados nos arts. 34 a 36, CF, os arts. 59, I e 60 (processo de emendas Constituio), art. 102, I. "a" (controle de constitucionalidade); Ligado ao processo de emendas a CF e ao controle de constitucionalidade.

A CONSTITUIO E OS SEUS ELEMENTOS

FORMAIS DE APLICABILIDADE: So os que se acham consubstanciados nas normas que estabelecem regras de aplicao das normas constitucionais, assim, o prembulo, o dispositivo que contm as clusulas de promulgao, as disposies constitucionais transitrias e o 1, art. 5, que determina que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicabilidade imediata. Ligado as normas de aplicao das regras constitucionais

Vous aimerez peut-être aussi