Vous êtes sur la page 1sur 14

Arte

conceitos

Os conceitos de arte so, em suma, imprecisos, divergentes, contraditrios, sendo igualmente mltiplas as concepes sobre a sua natureza. A palavra Ars, do latim, significava qualquer obra do homem, em oposio s obras criadas pela natureza.

A arte uma modalidade histrica do agir humano, de um secreto impulso expressivo. O fazer da arte repousa sobre o pressuposto da transformao da matria numa expresso cultural especfica. Os objetos artsticos nutrem a cultura e so nutridos por ela, mas no se pode, entretanto, defini-la pelos materiais que emprega.

A arte d a ver, a ouvir, a sentir, a pensar, a dizer... O contato com a arte nos transforma, agua os instrumentos (principalmente o prprio corpo) pelos quais nos servimos para apreender a realidade, pois faz-nos apreender o mundo pela intuio. Perante a arte descobrimos sentimentos humanos e sensaes que no conhecamos.

Se a cincia e a filosofia pretendem explicar o mundo, esse no o propsito da arte. A arte no representa a realidade, ao contrrio, a arte liberta-se dela.

Arte e religio
As artes nasceram, historicamente, no interior dos cultos ancestrais, para servi-los como acessrio em seus rituais, como as figuras (pinturas e esculturas), os templos, a msica, o canto e a dana.

A dimenso religiosa deu obra de arte uma qualidade: a aura, ou seja, uma qualidade de eternidade e fugacidade silmultneas, um revestimento simblico imaginrio que a sacraliza e a torna digna de devoo.

passando do divino ao belo, as artes no perderam o que a religio lhes deu: a aura.

A esttica
A palavra Aesthesis significa, usualmente, experincia, sensao, sensibilidade e conhecimento sensorial.

Por alargamento semntico se chamou tambm esttica ao estudo sobre o belo e a arte,

Plato
na filosofia de Plato (427-347 a.C.) quando, - propsito da contemplao das ideias e da beleza arqutipa, - advertiu para um prazer peculiar, no confundvel com os prazeres comuns, a que denominou "delrio potico" distinto dos demais delrios, como por exemplo, o ertico. Resulta o delrio potico da contemplao entusistica do belo (Fedro, 249-252). Escreveu ainda Plato um tratado sobre o belo, intitulado Hpias Maior (281-304), e um outro sobre a inspirao, denominado on (530542). Para Plato, como sabemos atravs de sua teoria das Formas, o mundo natural uma cpia de segunda classe de um mundo ideal de formas puras. Como a arte imita a natureza, ela est ainda mais distante do mundo perfeito. Por conseguinte, os artistas sempre distorcem a verdade.

Aristteles
Aristteles retomou doutrinas de Plato, as ampliou e reformulou em um aspecto importante. O absoluto, que Plato situava num mundo transcendente, Aristteles o trouxe para a imanncia dos objetos, e assim tambm o belo o situou como propriedade do ser destes objetos. Para ele, a arte no imita objetos especficos, mas caractersticas universais. Isto significa que, quando nos expomos a sentimentos e paixes de natureza universal, podemos elaborar nossas prprias emoes. A arte possui igualmente uma funo catrtica, purificadora. A catarse abarca um processo psicolgico implcito.

Toms de Aquino (1225-1274), tambm dominicano e autor de uma expressiva Suma Teolgica, se reteve numa opinio semelhante de seu mestre Alberto Magno. Subitamente ingressou por uma explicao que reala a posio da inteligncia e os sentidos cognoscitivos. O belo aquilo que agrada de maneira desinteressada, porque prazer que nos vem por causa das faculdades cognoscentes.

Vous aimerez peut-être aussi