Vous êtes sur la page 1sur 10

Fontes de Informao Sociolgica Sociologia

NOES BSICAS SOBRE PESQUISA


Adaptado de Carmo, Hermano e Ferreira, Manuela Malheiro (1998), "O projecto e o relatrio de investigao" in Hermano Carmo e Manuela Malheiro Ferreira, Metodologia da investigao - guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 266271. Marconi, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria (1996), Tcnicas de pesquisa. So Paulo: Atlas. QUIVY, Raymond; Luc Van Campenhoudt (1998), Manual de investigao em cincias sociais. Lisboa: Gradiva. Silva, Edna Lcia e Menezes, Estera Muszkat (2001), Metodologia da pesquisa e elaborao da Dissertao. Universidade Federal de Santa Catarina: Programa de ps-graduao em engenharia de Produo.

PESQUISAR
Encontrar respostas, atravs da pesquisa documental e da consulta de fontes, para a pergunta de partida.

Encontrar solues para uma curiosidade intelectual. Testar e promover uma aproximao progressiva com determinada realidade, fomentando o confronto entre teoria e dados. Descobrir respostas para problemas atravs do uso de procedimentos Cientficos e metodolgicos.

A PESQUISA ENCARADA A PARTIR DE VRIOS CRITRIOS


De acordo com a sua NATUREZA, a pesquisa pode ser: Fundamental: quando persegue objetivos que resultam num avano do conhecimento cientfico, ainda que os mesmos no tenham aplicao prtica. Nesta vertente o conhecimento resultante da pesquisa reveste-se de um carcter universal. Aplicada: quando visa alcanar conhecimentos destinados a ter uma aplicao prtica. O conhecimento resultante da pesquisa aplicada tende a ser mais contingente e localizado.

De acordo com a PERSPETIVA DE ABORDAGEM GERAL, a pesquisa pode ser:


Quantitativa: Baseia-se em tcnicas quantitativas e visa uma caraterizao extensiva e generalista da realidade estudada. Qualitativa: Tem um carter descritivo e indutivo. Baseia-se numa anlise intensiva e pormenorizada da realidade estudada.

A PESQUISA ENCARADA A PARTIR DE VRIOS CRITRIOS


De acordo com os OBJETIVOS, a pesquisa pode ser: Descritiva: quando tem por objetivo enumerar e descrever as caratersticas de determinada populao ou fenmeno ou o estabelecimento de relaes entre variveis ou conceitos. Envolve o uso de tcnicas padronizadas de recolha de dados de modo a facultar um levantamento de especificidades: questionrio ou observao. Explicativa: assumindo a forma de pesquisa experimental, procura identificar os fatores que esto na origem da ocorrncia de determinados fenmenos. mais frequente no domnio das cincias naturais, baseando-se no mtodo experimental. No campo das cincias sociais baseia-se no mtodo observacional. Exploratria: quando procura assegurar uma maior familiaridade com o problema de modo a torn-lo explcito ou a facilitar a elaborao de hipteses de trabalho. Passa por realizar um levantamento bibliogrfico, entrevistas exploratrias com indivduos diretamente envolvidos em prticas que tenham a ver com o problema estudado, anlise de casos exemplares que fomentem a compreenso. Assenta em Pesquisas Bibliogrficas e em Estudos de Caso.

A PESQUISA ENCARADA A PARTIR DE VRIOS CRITRIOS


De acordo com a PERSPETIVA DE ABORDAGEM TCNICA, a pesquisa pode ser:
Bibliogrfica: Realizada a partir de material j publicado (livros, artigos de peridicos, material publicado na internet). Documental: Realizada a partir de materiais que no foram alvo de tratamento analtico. Estudo de caso: Baseia-se no estudo aprofundado e exaustivo de um objeto de modo a permitir o seu conhecimento pormenorizado. Experimental: Visa testar o efeito de determinadas variveis sobre o objeto de estudo, atravs do seu isolamento e controlo minucioso. Investigao-ao: A pesquisa realizada no mbito da resoluo concreta de um problema coletivo e conta com a participao e cooperao dos investigadores. Levantamento: Exige que sejam diretamente ouvidas (por inqurito ou entrevista) os indivduos cujos comportamentos se querem conhecer.

Observao participante: Assenta na interao entre investigadores e indivduos/comunidade estudados.

OS MTODOS DA PESQUISA
Dedutivo: Defendido pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz postula que s a razo pode conduzir ao conhecimento verdadeiro. O raciocnio dedutivo tem o objetivo de explicar o contedo das premissas em que se baseia. Recorrendo a uma cadeia de raciocnio em ordem descendente, do geral para o particular, chega a uma concluso. Usa a lgica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira decorrente das duas primeiras, denominada de concluso. (Ex: Premissa 1 Todos os humanos so mortais; Premissa 2 Ana humana; Concluso Ana mortal).
Dialtico: Usado na pesquisa qualitativa, baseia-se na dialtica de Hegel. As contradies so ultrapassadas dando origem a novas contradies que exigem uma soluo. um mtodo de interpretao dinmica e globalizante da realidade. Postula que os factos no podem ser considerados fora de um contexto social, poltico, econmico. Fenomenolgico: Usado na pesquisa qualitativa, sustentado por Husserl, o mtodo fenomenolgico baseia-se na descrio direta da experincia tal como ela , no sendo nem dedutivo nem indutivo. A realidade socialmente construda e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Desse modo, a realidade no nica: existem tantas quantas forem as suas interpretaes e comunicaes. O sujeito/ator incontornvel no processo de construo do conhecimento.

OS MTODOS DA PESQUISA

Hipottico-dedutivo: Sugerido por Popper, assenta no princpio que quando os conhecimentos disponveis sobre um determinado assunto so insuficientes para que um fenmeno possa ser explicado, ento surge um problema. Para o resolver so sugeridas hipteses ou so formuladas conjecturas que tm de ser testadas ou falseadas. Ao contrrio do mtodo dedutivo, que procura a todo o custo confirmar a hiptese, o mtodo hipottico-dedutivo, procura evidncias que derrubem a hiptese. Indutivo: Defendido pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume. Postula que o conhecimento fundamentado na experincia, no levando em conta princpios predefinidos. No raciocnio indutivo a generalizao deriva de observaes de casos da realidade concreta. As constataes particulares levam elaborao de generalizaes. (Ex: Ana mortal; Lia mortal; Ema mortal. Ana, Lia e Ema so humanas. Logo, todos os humanos so mortais).

OBJETIVOS E PONTOS DE PARTIDA DA PESQUISA


Antes de ser dado incio a uma pesquisa bibliogrfica ou documental h quatro questes particularmente relevantes a resolver.

1) Delimitar, o mais possvel, a finalidade da consulta a realizar, definindo os objectivos a alcanar e o tipo de utilizao que a pesquisa vai ter. Uma pesquisa bibliogrfica efetuada no mbito da execuo de um trabalho escolar e uma pesquisa bibliogrfica utilizada no mbito da realizao de um projecto de investigao cientfica esto, em termos daquilo que so os objectivos e a utilizao que a pesquisa vai ter, muito longe de estar sujeitos ao mesmo grau de exigncia. 2) Uma segunda questo importante a resolver definir exatamente aquilo que j se sabe sobre o tema a pesquisar. Esta tarefa fundamental na medida em que permite identificar um ponto de partida para dar incio pesquisa exploratria e pesquisa bibliogrfica. Por outro lado, a importncia desta tarefa revela-se ainda no facto de permitir evitar a duplicao de esforos desnecessrios compilao de informao que j conhecida.

OBJECTIVOS E PONTOS DE PARTIDA DA PESQUISA


3) Em terceiro lugar, para otimizar a pesquisa bibliogrfica, de toda a convenincia separar os aspetos do tema em que se tem um interesse particular daqueles que, no mbito da pesquisa, no so importantes.

4) Finalmente, uma ltima questo a resolver consiste em elencar as relaes do tema a pesquisar com outros temas, de modo a diferenci-lo e a evitar confuses.
A ter em conta Ao dar sequncias s etapas a pesquisar, deve ter-se em conta que, na fase inicial crucial no perder de vista a necessidade em responder pergunta: O que pretendo abordar?. Tal como disposto nesta unidade curricular, o tema apenas uma dimenso de um assunto mais vasto. Escolher o tema, optar entre dimenses possveis a serem estudadas, estabelecendo limites pesquisa. Para delimitar o tema necessrio proceder-se a uma rigorosa reviso da literatura. Para que este objetivo seja devidamente cumprido torna-se necessrio responder a perguntas como: que autores j escreveram sobre este assunto? O que foi e quando publicado sobre o tema? Quais os aspetos ou dimenses que j foram devidamente analisados e quais os que merecem ser analisados neste momento? A reviso da literatura deve permitir concretizar o estado das artes.

OBJETIVOS E PONTOS DE PARTIDA DA PESQUISA


De seguida, essencial concluir de modo a justificar o tema relativamente a outros possveis (dizer porque relevante, que abordagens permite desenvolver, que vantagens decorrem da sua abordagem).

Delimitado o tema, torna-se necessrio afinar a pergunta de partida, de modo a verificar se existe ou no um problema intelectual e cientfico e se vale ou no a pena encontrar-lhe uma soluo.
Estabilizada a pergunta de partida devem ser elencados os objetivos a alcanar com a pesquisa. Esses objetivos devem manter uma coerncia adequada com a justificao do tema e com o problema fixado na pergunta de partida. Tanto quanto possvel, deve procurar fazer-se uma distino entre o objetivo geral e os objetivos especficos da pesquisa. Os objetivos devem clarificar a razo ou razes da pesquisa e os resultados que se pretende alcanar por seu intermdio.

Vous aimerez peut-être aussi