Vous êtes sur la page 1sur 17

A GENTICA

ANTES DE MIM

atravs dos cromossomas que a informao biolgica passa dos progenitores para os filhos. A transmisso gentica d-se atravs de uma clula da me -o vulo -e uma clula do pai -o espermatozoide -cada uma com 23 cromossomas. Juntas asseguram os 46 cromossomas caractersticos da espcie humana. Os pares de cromossomas com informao para o mesmo grupo de caractersticas so os cromossomas homlogos.

O caritipo a carta cromossmica de uma clula, considerada como caracterstica de um indivduo ou de uma espcie. Ela indica o nmero de cromossomas, a sua dimenso, forma e disposio. O exame do caritipo permite descobrir anomalias cromossmicas (caritipo masculino normal: 46, XY; caritipo feminino normal: 46, XX).

Os cromossomas so constitudos por genes que contm a informao biolgica que vai permitir o desenvolvimento de determinadas caractersticas do indivduo. Os cromossomas possuem milhares de genes, o que explica a diversidade humana. Os genes so constitudos por molculas de ADN (cido desoxirribonucleico).

Os genes existentes, em cada cromossoma, que informam para a mesma caracterstica so designados por genes alelos. Estes esto situados no mesmo local relativo dos cromossomas homlogos. Cada gene possui uma informao especfica, que ocupa um lugar exato e determinar a expresso do trao que lhe corresponde. O facto de termos esta ou outra maneira de ser ou o cabelo louro ou castanho depende das ordens precisas de um determinado gene, pois eles elaboram as protenas, que so os elementos constitutivos dos seres vivos.

A cor dos olhos ou da pele depender da ao de uma ou vrias protenas. Os especialistas nesta disciplina dizem que o gene codifica uma protena, da o termo cdigo gentico. O cdigo gentico a sequncia de genes existentes nos cromossomas e que caracterizam uma determinada espcie.

Os genes no esto codificados da mesma forma: uns so mais fortes chamados dominantes e outros mais dbeis recessivos. Estes ltimos, segundo os especialistas, so subjugados pelos dominantes e, portanto, no conseguem transmitir a sua essncia gentica.

Alguns caracteres dominantes so as pestanas longas, o cabelo e os olhos escuros, as orelhas grandes, o nariz largo e as sardas, entre muitas outras possibilidades. Exemplos de genes recessivos so os olhos oblquos, os cabelos louros e a miopia.

Xadrez Mendliano

O genoma humano constitui o resumo codificado da informao necessria criao de um ser. A sua descodificao tem vindo a descobrir caractersticas hereditrias, bem como a reconhecer doenas, de modo a poder-se, no futuro, preveni-las. Os genes de desenvolvimento ou genes arquitetos constroem o indivduo; so decisivos na construo do crebro e responsveis pelas mutaes evolutivas. Controlam a diviso e a morte de clulas e intervm na preveno de certas doenas, como por exemplo, o cancro.

HEREDITARIEDADE
A Hereditariedade um processo biolgico que se caracteriza pela transmisso de informaes genticas de gerao em gerao.

HEREDITARIEDADE
Hereditariedade especfica Informao gentica responsvel pelas caractersticas comuns a todos os indivduos da mesma espcie, determinando a constituio fsica e alguns comportamentos. a hereditariedade especfica que permite que haja distino entre as diferentes espcies animais. Informao gentica responsvel pelas caractersticas fisiolgicas individuais. a hereditariedade individual que distingue o indivduo de todos os outros membros da sua espcie e que o torna nico.

Hereditariedade Individual

A influncia da hereditariedade e do meio


O papel da hereditariedade e do meio na determinao de caractersticas fsicas e psicolgicas uma das questes que mais debate e polmica tm suscitado. Efetivamente, o indivduo dotado de um patrimnio gentico aquando da sua concepo (gentipo), que vai sofrer a influncia do meio em que vive, desenvolvendo um conjunto de caractersticas fsicas e psicolgicas observveis de um indivduo que resultam da componente gentica e ambiental (fentipo).

GENTIPO E FENTIPO
Gentipo Conjunto de caractersticas que uma pessoa recebe por transmisso gentica. Informao gentica de cada indivduo presente no ovo.

Fentipo

Conjunto de caractersticas fsicas e psicolgicas que uma pessoa apresenta. Resulta da combinao da herana gentica (gentipo) e da influncia do meio (ambiente).

Embora sejam estas as leis genticas que determinam, categoricamente, os traos fsicos e psicolgicos do beb, existem outros factores, que intervm de forma igualmente decisiva, na formao da personalidade da criana, como a influncia do meio ambiente. Embora a ao do meio ambiente seja muito limitada, certo que se produz alguma interao.

O facto de o beb ser mais gordo do que o normal pode ser uma questo puramente hereditria. Mas o seu peso depender, tambm, da sua alimentao, nos primeiros anos de vida. Do mesmo modo, estudos realizados nos Estados Unidos demonstraram que os descendentes de japoneses que ali vivem possuem uma estatura muito superior dos seus avs, devido, fundamentalmente, ao seu novo modo de vida e alimentao.

inegvel a influncia da hereditariedade concretamente nas caractersticas fsicas dos indivduos: a cor dos olhos, do cabelo, da pele... At a altura e o peso tm uma importante componente hereditria. J no se poder estabelecer uma relao to prxima entre herana gentica e competncias de ndole cognitiva ou caractersticas da personalidade. Contudo, a hereditariedade tem uma grande influncia ao nvel da constituio do sistema nervoso e endcrino, bem como de outras estruturas orgnicas. Estes sistemas assumem um papel decisivo no comportamento humano. Da podermos afirmar que a hereditariedade um factor a ter em conta quando se pretende explicar o modo de atuar dos seres humanos.

Vous aimerez peut-être aussi