Vous êtes sur la page 1sur 57

Arte EGPCIA

INTRODUO ARTE EGPCIA

Em todos os tempos, a civilizao egpcia foi, sem dvida, uma das culturas orientais mais admiradas e estudadas pelas naes ocidentais.

Com base na pedra de Rosetta, encontrada por um soldado de Napoleo, o cientista francs JeanFranois Champollion decodificou em 1799 uma srie muito importante de hierglifos, levando em conta as tradues em grego e em escrita demtica feitas na pedra.

A partir de ento constituiuse a cincia da egiptologia. Sua aplicao imediata serviu para a traduo e interpretao dos textos pintados e gravados em muros e esculturas de templos funerrios.

resistiu at os nossos dias. Os magnficos tesouros dos faras foram, em sua poca, alvo de assaltantes e ladres, que ignoraram seu carter intocvel e sagrado.

Esses textos, por sua vez, revelavam a sua funo: repouso de reis e nobres e de seus incalculveis tesouros, aps sua morte. Muito pouco, no entanto,

A PINTURA NA ARTE EGPCIA

Deus Anbis realizando uma mumificao

A arte egpcia estava intimamente ligada religio, por isso era bastante padronizada, no dando margens criatividade ou imaginao pessoal, pois a obra devia revelar um perfeito domnio das tcnicas e no o estilo do artista.

A arte egpcia caracterizase pela representao da figura humana sempre com o


tronco desenhado de frente, enquanto a cabea, as pernas e os ps so colocados de perfil.

O convencionalismo e o conservadorismo das tcnicas de criao voltaram a produzir esculturas e retratos estereotipados que representam a aparncia ideal dos seres, principalmente dos reis, e no seu aspecto real.

Entretanto, preciso esclarecer que, devido funo religiosa dessa arte, os princpios pictricos evoluram muito pouco de um perodo para outro. Contudo, eles se mantiveram sempre dentro do mesmo naturalismo original. Os temas eram normalmente representaes da vida cotidiana e de batalhas, quando no de lendas religiosas.

A religio invadiu toda a vida egpcia, interpretando o universo, justificando sua organizao social e poltica, determinando o papel de cada classe social e, consequentemente, orientando toda a produo artstica desse povo.

Alm de crer em deuses que poderiam interferir na histria humana, os egpcios acreditavam tambm numa vida aps a morte e achavam que essa vida era mais importante do que a que viviam no presente. O fundamento ideolgico da arte egpcia a glorificao dos deuses e do rei defunto divinizado, para o qual se erguiam templos funerrios e tmulos grandiosos.

ESCULTURA EGPCIA

ARQUITETURA EGPCIA

PIRMIDES

As pirmides do deserto de Giz

so

as obras arquitetnicas mais famosas

e,

foram construdas por importantes reis do Antigo Imprio: Quops, Qufren e Miquerinos. Junto a essas trs pirmides est a esfinge mais conhecida do Egito, que representa o fara

Qufren, mas a ao erosiva do vento e das


areias do deserto deram-lhe, ao longo dos

sculos, um aspecto enigmtico e misterioso.

As caractersticas gerais da arquitetura egpcia so:


* solidez e durabilidade; * sentimento de eternidade; e * aspecto misterioso e impenetrvel.

As pirmides tinham base quadrangular eram feitas com pedras que pesavam cerca de vinte toneladas e mediam dez metros de largura, alm de serem admiravelmente lapidadas. A porta da frente da pirmide voltava-se para a estrela polar, a fim de que seu influxo se concentrasse sobre a mmia. O interior era um verdadeiro labirinto que ia dar na cmara funerria, local onde estava a mmia do fara e seus pertences.

INTERIOR DA PIRMIDE DE QUOPS

Sarcfago

A Mumificao

A preocupao com a vida aps a morte constitui caracterstica essencial da cultura egpcia antiga, e refletiu-se na adoo de prticas funerrias bastante incomuns, como a mumificao - tida como a garantia da existncia eterna. Conforme demonstram claramente muitos registros, os antigos egpcios sabiam que o corpo fsico jamais iria renascer. Mas as partes etreas que formavam um ser humano, como o K - comumente traduzido por esprito precisavam se identificar por completo com o corpo ao qual pertenciam.

Logo, este deveria ser preservado. A destruio do corpo acarretava a destruio das partes espirituais e, consequentemente, a perda da vida eterna. O costume foi relacionado ao culto do deus Osris, a divindade mais popular nos tempos faranicos, senhor do alm-tmulo.

Mumificao:
a) Eram retirados o crebro, os intestinos e outros rgos vitais, e colocados num vaso de pedra chamado Canopo.

b) Nas cavidades do corpo eram colocadas resinas aromticas e perfumes.

e o corpo mergulhado num tanque com Nitrato de Potssio.

c) as incises eram costuradas

d) Aps 70 dias o corpo era lavado e enrolado numa bandagem de algodo, embebida em betume, que servia como impermeabilizao.

Vous aimerez peut-être aussi