Vous êtes sur la page 1sur 21

MODELO ECONMICO E DINMICAS TERRITORIAIS

O MODELO DE SUBSTITUIO DE IMPORTAES A conjuntura interna e externa: Capitais gerados pelo caf; Mercado consumidor interno; Capitais ingleses(ferrovias e usinas eltricas) antes da 1 GM; As trs grandes crises da 1 metade do sculo XX.

A CONJUNTURA INTERNA

A indstria florescia aproveitando a depresso cafeeira; O Estado Novo e o arranque industrial: forte protecionismo e gerao de infraestrutura; A criao da CSN(1941), CVRD(1942), CHESF(1951) e PETROBRS(1953); A trplice aliana se consolida aps 1945.

O GOVERNO DE JUSCELINO KUBITSCHEK(1956-61)

O Plano de Metas: Energia, Transporte, Indstria, Educao e Alimentao; Forte coordenao estatal, aliada recuperao japonesa e europia, alm do dinamismo norte-americano em funo da bipolarizao; As indstrias convergentes.

O GOVERNO JK( continuao)

A criao do GEIA (Grupo Executivo da Indstria Automobilstica): ao e energia subsidiados, alm da construo de estradas e reservas de mercado; j s transnacionais caberia o estmulo s indstrias mecnica nacional e produzir, preferencialmente, transportes pesados.

OS GOVERNOS MILITARES:1964/85

Forte centralizao poltica,concentrao de recursos,descentralizao administrativa; O milagre brasileiro ou econmico: crescimento das indstrias de bens de consumo durveis, forte centralizao poltico-administrativa, apoio das foras conservadoras, juros baixos(aumentar o consumo), capitais fceis no exterior, aval dos EUA e a criao do FGTS.

A EXPANSO ESTATAL

Tornou-se um gigante econmico; As estatais, criadas nas dcadas de 1940 e 1950, atingiram seu apogeu na dcada de 1960; As holdings estatais SIDERBRS, TELEBRS, ELETROBRS, alm da PETROBRS (empresa de capital misto), passaram a controlar setores fundamentais para a modernizao da estrutura produtiva; Coube ao Estado produzir bens intermedirios: ao, minerao, petroqumica bsica etc.

TIPOS DE INDSTRIAS

BENS DE PRODUO: Bens de Capitais( Equipamentos de transportes pesados, comunicao, peas e mquinas) e Bens Intermedirios( Matrias-primas e combustveis siderurgias, metalurgias, extrativas e petroqumicas); BENS DE CONSUMO: Durveis( automveis e eletroeletrnicos) e No Durveis( vesturio, comestveis, bebidas, frmacos, etc.).

A GEOGRAFIA DA CRISE

O FIM DO MILAGRE: Investimentos vultuosos; Descentralizao administrativa; Crescente aumento das taxas de juros; Retrao da classe mdia; Crise de 1973; Taxas de juros flutuantes( prime rate) elevadas.

DCADA DE 1980: DCADA PERDIDA

A poltica da balana comercial favorvel e o sucateamento do nosso parque industrial; A busca pelo FMI e suas imposies/ recesso: desvalorizao da moeda frente dlar, aumento das taxas de juros para os investidores( em seus ganhos) e aumento dos juros para o povo( se cria uma espcie de compensao para o governo), arrocho salarial, cortes na rea social/austeridade total.

DCADA DE 1990: A DCADA DAS PRIVATIZAES

Ajuste globalizao;

1990/92: Fernando Collor de Melo;


1992/94: Itamar Franco; 1995/98 1999/2002: Henrique Cardoso. Fernando

DCADA DE 1990( continuao)

Entre 1991/93(FCM) ( 1 grande etapa das privatizaes): USIMINAS, CST, CSN, COSIPA E AOMINAS; Entre 1994/98(IF/FHC): RFFSA, PORTOS, EMBRAER e a CVRD(U$ 6,8 bilhes); Entre 1999/2002(FHC): a cobiada rea das telecomunicaes, as quais foram divididas em empresas regionais e disputadas em leiles(TELESP U$ 5 bilhes ao grupo espanhol Telefnica).

DCADA DE 1990( continuao)

REFORMAS CONSTITUCIONAIS: drstica reduo do protecionismo, aumento das importaes(gerar concorrncia), reduzir os custos de importaes de bens de capitais e insumos industriais: condies favorveis para os investimentos estrangeiros diretos nas indstrias e servios.

DCADA DE 1990: continuao

Os capitais de emprstimos transformaramse em capitais produtivos; Aps 1995 somente a China ultrapassou o Brasil em investimentos externos; As privatizaes das telecomunicaes e das distribuidoras de energia tiveram papel importantssimo neste contexto.

BRASIL, UM GLOBAL TRADER (PARCEIRO GLOBAL)

Reflexo do nosso passado global(DIT); Poltica do ps-1945; Neoliberalismo; Comrcio em ordem de importncia: Europa, Amrica do Norte e Amrica Latina; Unitariamente: EUA, Argentina e Alemanha.

A BALANA COMERCIAL NA DCADA DE 1990

DEFICITRIA: reduo brusca do protecionismo alfandegrio no pas, valorizao cambial gerado pelo real frente ao dlar, credibilidade no exterior; A PARTIR DE 1999/2000: comea a modificar o quadro, visto a desvalorizao do real frente ao dlar.

EIXOS DE CIRCULAO E CUSTOS DE DESLOCAMENTOS


A questo do custo Brasil; A maior parte das ferrovias implantadas entre o final do sculo XIX e comeo do XX: bitolas diferentes (articulao difcil); Bacias de drenagem: sempre em direo aos portos/contexto histrico; A criao da Petrobrs acabou com o sonho das ferrovias.

A CRIAO DAS RODOVIAS DE INTEGRAO NACIONAL

O Nordeste e o Sul foram conectados ao Sudeste atravs da BR-116(Fortaleza Jaguaro/RS) e, depois, com a BR101(Fortaleza Osrio/RS); Nas dcadas de 1950 e 1960, o CentroOeste e Braslia se conectaram ao sudeste; A BR-153(Tucuru/PA Acegu/RS); A BR-364( Porto Velho/RO Cuiab/MT); A BR-163( Cuiab/MT Santarm/PA).

RUMO A UMA NOVA BACIA DE DRENAGEM

O sistema intermodal: necessidade de uma nova bacia de drenagem, por meio de empreendimentos ferrovirios-rodovirioshidrovirios-porturios; O governo Lula e as PPP(Parcerias pblicoprivado): materializao da desconcentrao industrial; A Hidrovia Tiet-Paran: conexo do centro-sul aos vizinhos do Mercosul.

Vous aimerez peut-être aussi