Vous êtes sur la page 1sur 11

O Conto Tradicional/Popular

Narrativa de tradio popular de transmisso oral


Os contos e as lendas so narrativas populares e tradicionais
que foram passadas de gerao em gerao at aos nossos dias. Muitas destas histrias foram transmitidas oralmente at que alguns escritores as registaram por escrito.

Origem do conto tradicional O conto comeou por ser um relato simples de situaes imaginrias, destinado a ocupar os momentos de lazer.

Muitos dos contos foram transmitidos oralmente at que alguns escritores os compilaram e registaram por escrito.

Os contos tradicionais fazem parte do patrimnio cultural de um povo. Histrias de reis, rainhas, bruxas, monstros e outros seres fantsticos ainda hoje continuam a ser contadas, levando os seus ouvintes para mundos imaginrios. Conto O conto um relato simples de situaes imaginrias, com intenes ldicas.

Caractersticas do conto tradicional

Proveniente da tradio oral, apresenta uma linguagem simples. uma narrativa pouco extensa e o narrador no participante. Tem um enredo e uma estrutura simples (introduo, desenvolvimento e concluso).

Quase no h marcas do espao e do tempo e, quando h, so muito vagas/indefinidas. Apresenta um reduzido nmero de personagens; apresentam-se em nmero reduzido e so muitas vezes usadas como representantes de um determinado perfil psicolgico ou social. sobretudo atravs das suas aes, boas ou ms, que se estabelece a caracterizao das personagens.

Muitos contos apresentam sempre a mesma frmula inicial ("Era uma vez...") e final ("... e foram felizes para sempre.").
Alguns contos pretendem transmitir um ensinamento ou uma moralidade.

Estrutura
Fruto da sua origem oral, estes contos tm quase sempre uma estrutura muito simples e fixa. A prpria frmula inicial ("Era uma vez...") e final ("...e foram felizes para sempre.") revelam isso. Essa estrutura pode ser traduzida da seguinte forma:

. Ordem existente - situao inicial (introduo); . Ordem perturbada - a situao de equilbrio inicial destruda, alterada o que d origem a uma srie de peripcias que s se interrompem com o aparecimento de uma fora retificadora (desenvolvimento); . Ordem restabelecida situao final (desfecho ou concluso).

Simbologia
Os contos tradicionais esto carregados de simbologia: dizem mais do que parecem dizer. A manifestao mais evidente a referncia sistemtica ao nmero trs, smbolo da perfeio desde tempos imemoriais. Mas h mais... A rosa aparece como smbolo do amor puro e total. O beijo desperta e faz renascer.

Funes (importncia) do conto


Em maior ou menor grau, o conto popular tinha as seguintes funes: . preencher os tempos de lazer; . propor aos ouvintes modelos de comportamento; . transmitir os valores e concepes do mundo prprios daquela sociedade.

Em sntese Podemos dizer que os contos tinham (tm) uma funo educativa e uma funo de entretenimento. Por um lado, constituam uma das formas de ocupar os tempos livres, geralmente os seres, reforando os laos de convivialidade entre os membros da comunidade e despertando a imaginao dos assistentes; por meio deles era possvel compensar a dureza e a monotonia da vida quotidiana, fugindo para mundos distantes e vivendo papis e situaes empolgantes. Por outro, concediam aos mais velhos um instrumento privilegiado para levarem os mais novos a interiorizarem valores e comportamentos considerados aceitveis.

Vous aimerez peut-être aussi