Vous êtes sur la page 1sur 20

Gestante com Anemia Ferropriva

Universidade Catlica de Braslia Curso: Nutrio Disciplina: Educao Nutricional

Professora: Cristine Savi Fontanive


Turma: NRA Alunas: Andreza Santana, Larissa, Maria Aparecida, Natlia e Rosangela Carvalho

Estudo de caso
Gestante com anemia ferropriva, em recordatrio de 72 horas foi verificado que seu consumo de alimentos com fonte de ferro muito baixo.

Introduo
O estado nutricional pr-gestacional da mulher pode interferir no processo normal da gestao e as gestantes que apresentam uma reserva inadequada de nutrientes, aliada a uma ingesto diettica insuficiente, podero ter um comprometimento da sua sade, do crescimento fetal e do baixo peso ao nascer.

Funces do ferro
O ferro o elemento dos glbulos vermelhos que transporta o oxignio dos pulmes para distribuir por todo o corpo. Tambm o ferro que recebe o oxignio nas clulas e o utiliza para gerar energia.

Formas do ferro

O ferro encontrado de duas formas: orgnica (heme) e inorgnica (no heme).

*Ferro heme - Altamente biodisponvel: presente nos alimentos de origem animal. *Ferro no heme - baixa biodisponibilidade: origem vegetal

A anemia ferropriva decorre de vrios fatores


O prprio estado fisiolgico da gestante; Situao scio-econmica precria; Dieta inadequada; Baixa concentrao frrica no soro; Fraca saturao de transferrina; Concentrao escassa de hemoglobina e reduo do hematcrito.

Estgios da anemia

Leve: a reduo na concentrao hemoglobina na gestante, resulta aumento do dbito cardaco a fim manter um fornecimento adequado oxignio via placenta s clulas fetais.

de em de de

Moderada e grave: esto associadas a um aumento na incidncia de abortos espontneos, partos prematuros, baixo peso ao nascer e morte perinatal.

Sinais da anemia
Desateno Desnimo Fraqueza Sonolncia Palidez Falta de apetite Cabelos quebradios Unhas fracas Lngua lisa Dficit no desenvolvimento Infeces frequentes

Consequncias para o feto


Restrio do crescimento intra-uterino, Prematuridade, Morte fetal e anemia no primeiro ano de vida

Pode ser feito por meio da avaliao da medida da concentrao de hemoglobina (Hb), mas a determinao da ferritina srica mais sensvel. Primeiro estgio da anemia: verificao da dosagem de ferritina srica. Segundo estgio da anemia: anlise da diminuio do ferro de transporte transferrina. O terceiro estgio da anemia: avaliao da quantidade de ferro restrita para a produo de hemoglobina.

Exames

Profissionais indicados
Ginecologista/obstetra Hematologista Nutricionista

ORIENTAES NUTRICIONAIS PARA O COMBATE ANEMIA


*Alimentos com alta quantidade de ferro: Midos (fgado, moela, corao, lngua), carne de gado, peixes, gema de ovo. *Alimentos com moderada quantidade de ferro: Feijo, lentilha, ervilha-seca partida, acar mascavo e Melado, rapadura. *Alimentos com grande quantidade de vitamina C (cido ascrbico): Laranja, abacaxi, limo, goiaba, maracuj, acerola, kiwi, Morango, abbora, couve-flor, repolho e tomate.

*Fatores anti-nutricionais:

Alguns alimentos contm fitatos (encontrados em cereais e gros), as fibras, os taninos (encontrado em chs e no caf) e o clcio. Exemplos: Clara de ovo, beterraba, soja, caf, ch preto, refrigerantes de cola. Alimentos verdes (espinafre, couve, folha de beterraba). Cereais integrais (arroz integral, farinha de trigo integral, aveia, linhaa, cevada).

Tratamento
Acompanhar a gravidez, observando todos os aspectos; Realizar os exames bioqumicos; Encaminhar a gestante ao hematologista, caso seja necessrio a insero de um especialista; Encaminhar a gestante ao nutricionista para que ela venha a ter acompanhamento nutricional adequado.

Recomendao da OMS
Que todas as gestantes recebam suplemento no ltimo trimestre como medida profiltica a mobilizao dos depsitos de ferro. Recomendao de ferro (2 e 3 trimestre): 27mg/dia Classifica como anmicas, as gestantes com concentrao de hemoglobina inferior a 11g/dl.

Aes do Ministrio da Sade


Cartilha; Criaco de postos de sade especficos para o atendimento as gestantes; Equipe sade da famlia; Programa Nacional de Suplementao de ferro (enriquecimento de farinha de trigo e milho desde 2004).

Conduta do nutricionista
Coletar informaes sobre o estado nutricional pr-gestacional. Realizar a avaliao antropomtrica. Analisar os exames bioqumicos. Prescrever dieta de acordo com o estado gestacional e suprir a necessidade de micronutrientes. Orientar quanto educao nutricional. Realizar acompanhamento sistemtico.

Importncia da interveno nutricional


A identificao precoce de gestantes com inadequao no estado nutricional, a orientao nutricional individualizada e o acompanhamento sistemtico permitem: * Uma melhora no estado nutricional materno, * No desenvolvimento adequado do beb, * E ajuda as gestantes a conhecerem as causas e consequencias da anemia ferropriva assim como auxiliar no tratamento desta patologia.

Concluso
Alguns aspectos negativos tanto na gestao, como no estado da criana ao nascer, refletem a qualidade da ateno dada gestante durante esse perodo de grande vulnerabilidade, devendo haver preocupao com o seu estado nutricional, antes, durante e aps a gestao, observando sempre os fatores de risco associados.

Bibliografia

Odalis T.Sinisterra RodriguezI; Cornbluth SzarfarcII, Sophia; d'Aquino Benicio, Maria Helena - Anemia e desnutrio maternas e sua relao com o peso ao nascer. < acesso em 06/10/2010>. Revista Nutrio vol.18 no.4 Campinas Julho/Agosto, 2005. Estado nutricional e anemia ferropriva em gestantes: relao com o peso da criana ao nascer. < acesso em 06/10/2010>. Michele Rocha Prevalncia de Anemia Ferropriva em Gestantes Atendidas pelo SUS em um Laboratrio Escola da Universidade Luterana do Brasil Ulbra Carazinho - RS, 2009. < acesso em 16/10/2010>. Vitolo, Mrcia Regina. Nutrio: Da Gestao ao Envelhecimento. Editora: Rubio. Edio: 2008 Vitolo, Mrcia Regina. Nutrio: Da Gestao Adolescncia. Rio de Janeiro: Reichmann & Autores Editores, 2003. Silva, Sandra Maria Chemin Seabra da; Mura, Joana DArc Pereira. Tratado de Alimentao , Nutrio & Dietoterapia. So Paulo: Roca, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi