Vous êtes sur la page 1sur 27

KRIYA YOGA

SAPTANGA YOGA
1. Purificao - kriy; ( 06 ) 2. Fortalecimento - dridhata; (asanas 84 so os melhores, 32 fundamentais e 7 essenciais) 3. Estabilidade - sthirata; (Mudras - 25) 4. Calma - dhirata; (Pratyahara controle de chita e dos sentidos) 5. Ligeireza - laguima; (Pranayamas 8 ) 6. Percepo correta - pratyakshatva; (Dhyna) 7. Isolamento - nirliptata. (Samadhi)

Os shat karma, ou seis exerccios de purificao


Os shat karma, ou seis exerccios de purificao, so:

1. 2. 3. 4.

Dhauti: Limpezas gerais internas do organismo Vasti: Limpezas dos intestinos Neti: Limpezas das vias areas Lauliki ou Nauli: Limpeza do esofago

5.
6.

Trataka: Limpezas dos olhos


Kapalabhati: purificao do crnio.

1. DHAUTH
Os dhauti eliminam as impurezas do corpo e so de quatro tipos: I. Antardhauti - ou limpeza interna;

II. Danta-dhauti, ou limpeza dental; III. Hrid-dhauti, ou limpeza do esfago; IV. Mla-soddhana, ou limpeza do reto.

I. Antardhauti
Subdivide-se por sua vez em quatro partes: a) Vatasara, ou limpeza com ar. b) Varisara, ou limpeza com gua. c) Vahnisara (agnisara), ou limpeza com fogo. d) Bahishkrita, ou limpeza com extrao.

a) Vatasara-dhauti: imitar com a boca a forma do bico de um corvo (kkmudra), inspirar lentamente. Encher o estmago de ar e mov-lo para dentro. Depois, for-lo pouco a pouco at expuls-lo atravs do reto.

b) Varisara-dhauti: encher a boca completamente com gua at garganta. Beb-la lentamente. No estmago, moviment-la para os

lados. Depois, empurr-la pouco a pouco para expuls-la atravs do


reto.

Varisara

dhauti

mais

comumente

conhecido

hoje

como

shankhaprakshalana. Nesta prtica voc bebe um total de dezesseis copos de


gua morna salgada e evacuar-lo atravs dos intestinos. Primeiro voc beber dois copos e realizar uma srie de cinco asanas especficos: tadasana, tiryaka

tadasana, Chakrasana kati, tiryaka Bhujangasana e asana udarakarshan. A cada


dois copos os asanas devem ser realizados at que a gua comea a fluir para fora do nus. Depois que a gua clara comea chegando, voc vai saber que o estmago e intestinos so perfeitamente limpo e voc pode acabar com a prtica. Quarenta e cinco minutos aps a concluso da prtica, ingere-se uma mistura de lquido sem sal de arroz cozido e manteiga lquida.

1. TADASANA

2. TIRYAKA TADASANA

3. CHAKRASANA KATI

4. TIRYAKA BHUJANGASANA

5. UDARAKARSHAN.

6. VIPARITA KARANI

7. HALASASANA

c) Vahnisara, ou limpeza com fogo; (agnisara)-dhauti: pressionar cem vezes o abdmen contra a coluna vertebral. Conduz ao xito na prtica de yoga, cura

todas as enfermidades do estmago e incrementa o fogo interior.

d) Bahishkrita-dhauti: limpeza com excreo: fazer kak-mudra (boca em forma

de bico de corvo) e inspirar lentamente. Encher o estmago de ar e mant-lo


durante hora e meia. Depois, empurrar forando o ar at aos intestinos. Em seguida, em p e submergido em gua at ao umbigo, extrair o intestino grosso (Shakti-ndi). Lav-lo mo at que fique completamente limpo. Finalmente, introduzi-lo de novo no abdmen.

II. Dantadhauti
Danta-dhauti inclui as seguintes prticas:

a) Limpeza dos dentes (danta-muladhauti). b) limpeza da lngua (jihv-dhauti). c) limpeza dos ouvidos (karna-dhauti) d) limpeza dos seios frontais (kapla-randhra-dhauti).

a) Danta-mla-dhauti: Esfregar os dentes com accia em p ou com terra pura at que desapaream todas as impurezas. Deve realizar-se diariamente, cada manh, para manter os dentes sos.

b) Jihva-dhauti ou limpeza da lngua; (jihv-sodhana), cujo a purificao anula a velhice, a morte e a doena. Juntar os dedos mdio, indicador e anelar e introduzi-los na garganta. Escovar bem a raiz da lngua e voltar a limpar, extraindo a mucosidade. Em seguida, lavar a lngua e massage-la com manteiga e leite vrias vezes. Apert-la e pux-la repetidamente, como se estivesse a ordenh-la. Finalmente, segurando a ponta da lngua com um instrumento de ao, raspe-a com suavidade.

c) Karna-dhauti: limpar os orifcios dos ouvidos com os dedos indicador e anelar. A prtica diria regular conduz percepo de sons sutis (nada).

d) Kapla-randhra-dhauti: massagear a depresso da frente junto raiz do nariz como polegar da mo direita. Com esta prtica curam-se as enfermidades ocasionadas por desordens dos humores (dosha).

As nadis purificam-se e obtm-se a clarividncia, a viso divina (divyadrishti). Deve praticar-se diariamente ao despertar, depois de cada refeio e ao anoitecer.

III. Hrid-dhauti
Hrid-dhauti ou a limpeza do corao, so de trs tipos:

a) Danda-dhauti, (limpeza com uma haste), b) Vamana-dhauti, (limpeza com gua), e c) Vaso-dhauti, (limpeza com uma gaze).

a) Danda-dhauti: usar um ramo de pltano, crcuma, plantago maior ou cana-de-acar

introduzi-lo lentamente no esfago e ir retirando-o depois com cuidado. Elimina-se


todo o muco e outras impurezas da boca e do peito, curam-se todas as enfermidades do corao.

b) Vamana-dhauti: depois de comer, deve-se beber gua at chegar ao estmago. Em seguida, deve-se voltar o olhar para cima durante algum tempo. Finalmente, procedese ao vmito. Executado diariamente, cura as desordens ocasionas por muco e blis.

c) Vaso-dhauti: Engolir lentamente uma gaze com quatro dedos de largura e depois extra-la. Com esta tcnica elimina-se a febre e curam-se enfermidades abdominais (gulma), dilatao do bao, lepra, enfermidades da pele, assim como as desordens produzidas por muco (kapha) e blis (pitta).

IV. Mla-soddhana, ou limpeza do reto.


Mla-soddhana: apana no flui corretamente a no ser que se limpe o reto de forma adequada. Portanto, deve efetuar-se cuidadosamente a purificao do

intestino grosso. O reto limpa-se repetidas vezes com gua, utilizando o dedo mdio
ou uma haste da raiz de crcuma (haridra). Isto elimina a priso de ventre, a indigesto e a dispepsia, aumenta a beleza e o vigor corporal e vivifica a esfera de fogo (suco gstrico).

2. Vasti-kriyas, ou limpeza dos intestinos;

Os vasti so de dois tipos: a) Jala-vasti; (com gua) realiza-se metido em gua. b) Shushka-vasti. (enema no seco) ou seja, realiza-se em terra.

a) Jala-vasti: Denomina-se jala-vasti a seguinte prtica: submergido em gua at


altura do umbigo, adota-se a postura da cadeira (utkatsana) e contrai-se relaxa-se o esfncter anal. Com este procedimento curam-se desordens urinrios (prameha), problemas digestivos (udavarta) e problemas relacionados com os distintos prana

(krravyu). O corpo liberta-se de toda a enfermidade e torna-se belo como um


deus.

shankhaprakshalana

b)

Shushka-vasti

(sthalavasti):

adotar

postura

da

pina

(paschimottansana). Mover lentamente at abaixo os intestinos. Contrair e relaxar o esfncter anal mediante ashvin-mudra. Com esta prtica

previne-se a priso de ventre, aumenta-se o fogo gstrico e cura-se a


flatulncia.

3. Neti-kriyas, ou limpeza do aparelho olfativo


Neti-kriya: Introduzir um fio delgado, de comprimento mdio (22 a 28 cm.), por um orifcio nasal. Empurr-lo at que passe para dentro da boca. Agarr-lo com a mo e tir-lo pela boca. Com a prtica de neti-kriy facilita-se khecharimudra, curando as desordens causadas pelo muco (kapha) e aumenta a viso interior. Tcnica Alternativa: jala-neti.

4. Lauliki-kriyas, Movimento do aparelho gastrointestinal


Lauliki-kriyas ou nauli (Uddiyana Bhanda) Movimento do aparelho gastrointestinal; Mover energicamente os intestinos e o estmago de um lado para o outro. Isto lauliki-yoga. Elimina todas as enfermidades e aumenta o fogo gstrico. (executar em kumbhaka e em Sunyaka).

5. Tratakam-kriyas, ou limpeza ocular


Olhar fixamente, (bahiranga ou antaranga). sem pestanejar, qualquer objeto pequeno at que comecem a fluir lgrimas. Isto chama-se tratakam, segundo os sbios. Ao praticar este yoga, obtm-se a shambavi-mudra, eliminam-se todas as enfermidades oculares e surge a clarividncia. Alternativa (limpeza com gua e limo).

shambavi-mudra

6. Kapalabhati-kriyas, ou limpeza do crnio


Kapalabhati elimina as desordens produzidas pelo muco (kapha) e de trs tipos:
a) Vma-krama; b) Vyut-krama; c) Sht-krama.

a) Vma-krama: inspira-se suavemente pelo orifcio esquerdo do nariz e expira-se pelo direito. Em seguida, inspira-se pelo direito e expira-se pelo esquerdo. Esta prtica sem esforo. Eliminam-se as desordens produzidas pelo muco (kapha).

b) Vyut-krama: absorver gua por ambas as fossas nasais e expeli-la lentamente pela

boca. Com vyut-krama eliminam-se as desordens produzidas pelo muco (kapha).

c) Sht-krama: absorver gua pela boca e expeli-la lentamente pelas duas fossas nasais.

Com esta prtica, o yogui torna-se belo como o deus Kama.

A velhice no chega e a degenerao no o alcana. O corpo torna-se so e flexvel. As desordens devido a muco so eliminadas.

O ltimo dos seis shatkarma kapalbhati. No "Gherand Samhita", conhecido como bhalabhai. As palavras bhala e Kapal significam o crnio ou testa, Bhati significa luz ou esplendor, mas tambm, percepo e

conhecimento. Kapalbhati uma tcnica de pranayama que revigora todo o crebro e

desperta os centros de dormentes que so responsveis pela percepo sutil. uma


prtica semelhante Bhastrika pranayama, exceto que a expirao enfatizada e inalao o resultado de forar o ar para fora.

Sente-se numa postura meditativa confortvel, de preferncia sidhhasana, fechar os olhos e relaxar, coloque as mos em Jnana mudra e prtica kaya sthairyam (quietude corpo completo), inspirar profundamente e realizar as (n?) respiraes rpidas atravs de ambas as narinas, colocando mais nfase na expirao. Aps a ltima expirao, inspire profundamente pelo nariz e expire rapidamente atravs da

boca, levemente franzindo os lbios, realize rechaka e sunyaka, execute bandha


jalandhara, mulabandha e uddiyana bandha nesta ordem, mas quase

simultaneamente para manter o maior tempo possvel.

Vous aimerez peut-être aussi