Vous êtes sur la page 1sur 16

GESTO SOCIOAMBIENTAL

Dayone Lays Jeanne Rogrio

Administrao Prof: Ana Carolina

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA)


O EIA constitui um instrumento de gesto sem o qual no seria possvel promover a melhoria dos sistemas produtivos em matria ambiental.

EIA para empreendimentos e projetos em fase de proposta


Objetivo de identificar e avaliar previamente os impactos e antecipar solues antes de implant-los.

Abordagem do EIA dentro do projeto


Identificar e avaliar previamente os impactos sobre o meio ambiente fsico, biolgico e social. Estudar alternativas para os diferentes componentes do empreendimento ou atividade.

Abordagem do EIA dentro do projeto


Desenvolver plano de ao sobre as fontes dos impactos ambientais. Monitoramento das operaes. Compensao dos impactos ambientais adversos.

Impacto Ambiental
Para efeitos de EIA Resoluo n1 do Conama Definio da ISO 14001 Lei 6.938/1981 sobre Meio Ambiente.

EIA como instrumento de polticas pblicas

Lei norte-americana NEPA de 1969. Papel do PNUMA (Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente.

Licenciamento ambiental
Lei 6.938/1981, estabelece, entre os instrumentos de Polticas Pblicas o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. Resoluo CONAMA de 1977. Tipos de Licenas.

O EIA na legislao brasileira


Hidreltrica de Sobradinho

Contedo do EIA
Diagnstico ambiental da rea influenciada pelo projeto. Anlise dos impactos ambientais do projeto e suas alternativas. Definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos. Programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e nagativos.

Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA)


O RIMA o modo conclusivo do EIA, e trs uma avaliao que identifique se o projeto ou no nocivo ao Meio Ambiente e em que grau. Deve incluir medidas mitigadoras dos impactos negativos e programas de acompanhamento e monitoramento.

Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA)

A Resoluo Conama n1 de 1986 apresenta uma lista de tpicos que o RIMA dever conter, sem o qual no ser aceito pelo rgo competente.

Referncias Bibliogrficas
http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v15n10/v15n10a09. pdf http://www.matanativa.com.br/br/blog-doinventario-florestal/entry/o-que-e-eia-rima-estudo-erelatorio-de-impacto-ambiental http://www.slideshare.net/thaynesmoura/estudo-deimpactos-ambientais

Perguntas
1) Quais as vantagens de fazer o EIA no incio do ciclo de um projeto? Menor custo, maior facilidade de alteraes e adaptaes, previso dos impactos do projeto, e no apenas medidas de controle ou reparao, no-limitao das medidas decorrentes do estudo.

Perguntas
2) Qual deve ser o posicionamento do Poder Pblico diante de organizaes com elevado potencial de causar degradao ambiental, no s na circunvizinhana, como detm a ISO 14001, mas de nvel global? Exigir o EIA/RIMA, tomar decises baseadas em seus resultados, limitar acesso a benefcios financeiros salvo apresentao do estudo, fiscalizar as atividades poluidoras, conferir, em auditorias a validade e conformidade das informaes prestadas pelas organizaes.

Vous aimerez peut-être aussi