Vous êtes sur la page 1sur 74

Casos de Uso

Captulo 6

Objetivos
IDENTIFICAR E ESCREVER CASOS DE USO DESENHAR DIAGRAMAS DE CASOS DE USO CONTRASTAR CASOS DE USO DE ALTO NVEL E EXPANDIDOS CONTRASTAR CASOS DE USO REAIS E ESSENCIAIS

Relatrio de Investigao Preliminar

Especificao de Requisitos
Casos de Uso a. Todos os de alto nvel b. Alguns essenciais expandidos

Prottipos Diagrama de Casos de Uso Oramento,


Cronograma Esboo do modelo Conceitual Glossrio

Elaborar: .... 6. Definir casos de uso(alto nvel e essencial) ....

Depende de

Engenharia de Requisitos

Definio
Um caso de uso representa uma possvel utilizao do sistema por um ator, que pode ser uma pessoa, dispositivo fsico, mecanismo ou subsistema que interage com o sistema alvo, utilizando algum de seus servios.. Exemplos de atores:
Funcionrio de um banco. Sensor de fumaa Subsistema de autorizao de crdito

Definio
Um caso de uso um documento textual que narra a interao entre o sistema e os atores envolvidos, para atingir um ou mais objetivos. So tambm chamados de histrias de uso. Os casos de uso dependem de que se tenha um entendimento ao menos parcial dos requisitos do sistema. Deve estar relacionado a um processo bem definido, com comeo, meio e fim.

Casos de Uso
Exemplos: Emprestar livros Vender produtos Incluir ordem de servio

Casos de Uso
Muitas vezes utilizado como um contrato entre desenvolvedor e cliente. Pode ser feito com base no documento de requisitos, ou pode ser feito como forma de captar os requisitos, para depois escrever o documento de requisitos.

Como identificar os atores?


Observar atentamente quem so os atores que supostamente sero os responsveis, direta ou indiretamente, pela interao com o sistema. Ator principal: interagem diretamente com o sistema computacional.

Ator secundrio: interage com outros atores.

Como identificar os atores?


Exemplo:
Ao emprestar um livro, o Atendente quem opera o computador e realiza a transao, portanto o ator principal. J o Leitor, interage com o atendente, sendo um ator secundrio.

Como identificar os casos de uso?


Analisar cada requisito do sistema em busca dos grandes eventos que ocorrem no mundo real e que do origem a uma interao entre um ator e o sistema.

Como identificar os casos de uso?


Exemplo: Biblioteca R1. Para usar os servios de uma biblioteca, os leitores devero estar registrados e possuir um carto com nmero de identificao e foto.

R2. O sistema deve permitir que um leitor apto empreste um ou mais livros, por um perodo de tempo que varia de 1 semana a 6 meses, dependendo do tipo de leitor (1 semana para estudante de graduao, 15 dias para estudantes de ps-graduao e 6 meses para docentes).

Como identificar os casos de uso?


R3. O leitor est apto a emprestar livros se no possuir em seu poder livros com data de devoluo vencida (menor do que a data atual) e desde que o nmero de livros emprestados no ultrapasse o nmero mximo permitido, que depende do tipo de leitor (6 livros para estudantes de graduao, 10 livros para estudantes de ps-graduao e 15 livros para docentes).

Como identificar os casos de uso?


De acordo com esses 3 requisitos, dois casos de uso candidatos so:
Emprestar Livro Incluir Leitor

Um requisito pode referir-se a mais de um caso de uso. Um caso de uso pode referirse a mais de um requisito.

Requisitos X Casos de Uso


Requisitos R1, R2, R3 Casos de Uso Emprestar livro
Um leitor empresta um ou mais livros por um perodo de tempo que depende do tipo de leitor.

R1, R3, R4

Devolver Livro
Um leitor devolve um livro que estava em seu poder, tornando-o novamente disponvel para emprstimo.

Incluses, Alteraes, Excluses so casos de uso?


No h consenso. Como so processos em geral muito simples, no vamos detalh-los como faremos com casos de uso mais complexos. Entretanto, incluiremos no diagrama de casos de uso, para dar uma noo geral do escopo e tamanho do sistema.

Notao UML - Atores


O ator representado por um identificador com letra inicial maiscula e por um homem palito, embora os atores possam ser pessoas, sistemas de computadores e dispositivos eltricos e mecnicos.

<<ator>> Leitor Leitor

Notao UML Casos de Uso

Emprestar livro

Emprestar Livro

Notao UML para Diagramas de Casos de Uso

Notao UML para Diagramas de Casos de Uso


Associao bidirecional

Associao unidirecional

Notao UML para Diagramas de Casos de Uso

Fronteiras do Sistema
Um diagrama de caso de uso excelente para:
Mostrar a fronteira do sistema, isto , o que est dentro ou fora dele. Dar uma viso geral do comportamento do sistema, isto , como ele usado e por quem.

Fronteiras do Sistema

Documentao dos Casos de Uso


Notao diagramtica: Diagrama de Casos de Uso da UML. Notao textual: Descrio dos Casos de Uso ou Casos de Uso Textuais ( a UML no fornece notao especfica para isso).

Descrio dos Casos de Uso ou Casos de Uso Textuais


Objetivos:
Mostrar a seqncia tpica de eventos (cenrio de sucesso principal) e as seqncias alternativas que podem ocorrer durante o caso de uso. Mostrar interessados e interesses do caso de uso. Mostrar pr e ps condies.

Formatos de Casos de Uso Textuais


Resumido (ou de alto nvel): resumo de um pargrafo, apenas com o cenrio de sucesso principal. Completo (expandido): Vrias sees: interessados e interesses, prcondies, ps-condies. Seqncia tpica de eventos e seqncias alternativas. Dois tipos:
Abstrato (ou essencial): utilizado na fase de anlise, sem considerar muitos detalhes. Concreto (ou real): utilizado no projeto, com mais detalhes

TIPOS DE CASOS DE USO:


Primrios : processos mais importantes Ex: comprar itens
Secundrios: processos menos importantes ou raros Ex: Requisio de estoque de produto novo Opcional: processos que podem no ser includos na soluo

Exemplo de Caso de Uso Resumido (ou de Alto Nvel)


Caso de uso: Comprar Itens
Atores: Cliente, Caixa

Tipo: primrio
Descrio: Um cliente chega ao balco de sada da loja com itens para comprar. O caixa registra os itens de compra e recebe o pagamento. Quando termina, o cliente sai com os itens comprados.

Exemplo de Caso de Uso Expandido (ou Completo)


(restrito a pagamento em dinheiro e sem tratar controle de estoque) Caso de Uso: Comprar Itens com Dinheiro Atores: Propsito: Viso geral: Cliente (iniciador), Caixa Captura a venda e seu pagamento em dinheiro Um cliente chega ao balco de sada da loja com itens para comprar. O caixa registra os itens de compra e recebe o pagamento. Quando termina, o cliente sai com os itens comprados. primrio e essencial

Tipo: Referncias Cruzadas:

Requisitos: R1.1, R1.2, R1.3, R1.7, R1.9, R2.1

Lembrando...
R1.1 Registrar a venda em andamento (corrente), isto , os itens comprados. (E) R1.2 Calcular o total da venda corrente, incluindo os clculos de impostos e de cupons de desconto. (E) R1.3 Capturar a informao de um item adquirido, usando o cdigo, obtido por um leitor de cdigo de barra, ou pela entrada manual do cdigo do produto, usando o cdigo universal de produto (CUP ou UPC). (E)

Rastreabilidade

Seqncia tpica de eventos

Ao do ator
1. Este caso comea quando o cliente chega ao TPV com itens para comprar.
2. O Caixa registra o identificador de cada item. Se h mais de um do mesmo item, o caixa tambm entra a quantidade 4. Quando termina a entrada dos itens, o caixa indica ao TPV que as entradas esto completas 6. O caixa informa o total ao cliente 7. O cliente entrega o pagamento em dinheiro o pagamento em dinheiro possivelmente maior que o total da venda

Resposta do Sistema

3. Determina o preo do item e adiciona informao sobre o item transao de venda corrente. A descrio e o preo do item so apresentados 5. Calcula e apresenta o total da venda

Seqncia tpica de eventos (continuao)


Ao do ator 8. O caixa registra a quantia recebida como pagamento Resposta do Sistema 9. Mostra o saldo a ser recebido de volta pelo cliente Gera o recibo 11.Registra a venda completa

10. O caixa deposita o dinheiro recebido e extra i o troco devido O caixa entrega o troco devido e o recibo impresso ao cliente 12. O Cliente sai com os itens comprados

Seqncia tpica de eventos (continuao)

Seqncias alternativas:
Linha 2: Identificador invlido digitado. Indicar o erro. Linha 7: O Cliente no tem dinheiro suficiente. Cancelar a transao de venda.

Caso de Uso Comprar Itens: Essencial


Ao do Ator 1. O caixa registra o identificador de cada item Resposta do Sistema 2. Determina o preo do item e adiciona a informao do item transao de venda corrente

Se h mais do que um do mesmo item, o caixa tambm entra a quantidade 3...e assim por diante 4...e assim por diante

Caso de Uso Comprar Itens: Real


Ao do Ator
1. Para cada item o Caixa digita o cdigo universal do produto no campo de entrada UPC da janela. Ele ento pressiona o boto Entrar Item com o mouse ou digita <Enter> 3...e assim por diante

Resposta do Sistema
2. Mostra o preo do item e adiciona a informao do item transao de venda corrente. A descrio e o preo so ento mostrados na caixa de texto 2 da Janela1. 4...e assim por diante

ATENO: EM GERAL, OS CASOS DE USO REAIS NO DEVEM SER PRODUZIDOS NA FASE DE ENGENHARIA DE REQUISITOS (COMPROMENTIMENTO PREMATURO COM UMA DECISO DE PROJETO E COMPLEXIDADE DESNECESSRIA)

Resumindo
Resumido (Alto Nvel) Formato do caso de uso Completo (Expandido) Abstrato (Essencial)

Concreto (Real)
Primrio

Tipo do caso de uso


Secundrio Opcional

Diagrama de Caso de Uso para o Sistema TPV


TPV
Comprar Itens

Abrir (Log in)

Caixa
Reembolsar Itens

Cliente

Identificao de casos de uso


H dois mtodos: baseado nos atores ou nos eventos do sistema

Baseado em atores
Identificar os atores relacionados a um sistema ou organizao Para cada ator, identificar os processos que eles iniciam ou dos quais eles participam Exemplos:
Caixa - Iniciar uso, Registrar retirada de dinheiro Cliente Comprar itens, Reembolsar itens

Identificao de casos de uso


Baseado em eventos
Identificar os eventos externos aos quais um sistema deve responder Relacionar os eventos a atores e a casos de uso Exemplos:
Itens vendidos (ator=cliente, caso de uso=comprar item) Dinheiro retirado (ator=caixa, caso de uso=registrar retirada de dinheiro)

RASTREABILIDADE
A clusula de referncia cruzada permite conferir se todos os requisitos foram atendidos por casos de uso. No fim, todos os casos de uso devem poder ser rastreados para a implementao e o teste.

IMPORTANTE:
UM CASO DE USO NO REPRESENTA UM PASSO INDIVIDUAL OU UMA OPERAO OU TRANSAO DE ENTRADA. POR EXEMPLO: IMPRIMIR O RECIBO NO UM CASO DE USO NO SISTEMA DE TPV. UM CASO DE USO NORMALMENTE A DESCRIO DE UM PROCESSO RELATIVAMENTE GRANDE, COM INCIO E FIM PRPRIOS, QUE NORMALMENTE INCLUEM VRIAS TRANSAES OU OPERAES DE ENTRADA E SADA.

LIMITE (OU ESCOPO) DO SISTEMA


O sistema pode ser limitado por: Hardware ou software Departamentos de uma organizao Toda a organizao

O limite sempre delimitado arbitrariamente pelo analista e o cliente, mas geralmente leva em conta critrios tais como: poltica organizacional, limites de menor comunicao entre os subsistemas, oportunidade e tamanho do sistema.

Ex: considerar toda a loja como sendo o sistema. O caixa est dentro do sistema e um de seus recursos.

LOJA
Comprar Itens

Cliente
Reembolsar Itens

ALGUNS PONTOS DA NOTAO


Comece o nome de um caso de uso com um verbo, para enfatizar que um processo. Inicie o caso de uso Completo(expandido) com o seguinte esquema:
Este caso de uso inicia quando o <Ator> <dispara um evento>...

Ex: Este caso de uso inicia quando o cliente chega ao TPV com itens para comprar

ALGUNS PONTOS DA NOTAO


Pontos de Deciso e Desvio
Podem ocorrer nos casos de uso. Ex: o cliente pode pagar em dinheiro,carto de crdito ou cheque

ALGUNS PONTOS DA NOTAO


a. O Cliente escolhe o tipo de pagamento i. Se for pagamento em dinheiro, ver seo Pagamento em Dinheiro ii. Se for pagamento por carto de crdito ver seo Pagamento por Carto de Crdito iii. Se for pagamento por cheque, ver seo Pagamento em Cheque ...

Seo : Pagamento em Dinheiro


....

PASSOS DO PROCESSO CONCEBER E ELABORAR


1. Listar todas as funes (requisitos), definir os limites do sistema e identificar atores e casos de uso 2. Escrever todos os casos de uso no formato resumido, classificando-os como principais, secundrios e opcionais 3. Desenhar o diagrama de casos de uso 4. Relacione os casos de uso e mostre esses relacionamentos no diagrama de casos de uso (este ponto ser discutindo mais adiante no curso) 5. Escreva no formato completo os casos de uso mais importantes, mais complexos ou mais arriscados. Os demais podero ser expandidos quando forem tratados em fases posteriores do processo de desenvolvimento. 6. Idealmente, postergar os casos de uso reais at a fase de projeto. Excees podem ocorrer se a) descries concretas auxiliam grandemente a compreenso e b) os clientes demandam que o processo seja especificado dessa forma. 7. Classifique os casos de uso (discutido a seguir)

O EXEMPLO TPV Passo 1


(identificar atores, casos de uso e limites do sistema) Os limites do sistema sero definidos como o sistema de hardware e software Atores e casos de uso: Caixa: Abrir ( Log In), Retirar dinheiro da caixa, Fechar Cliente: Comprar Itens, Reembolsar Itens Gerente: Iniciar e Encerrar (o sistema) Administrador do Sistema: Adicionar novo usurio

O EXEMPLO TPV Passo 2


(escrever casos de uso no formato resumido)

Caso de uso: Comprar Itens


Atores: Cliente (iniciador), Caixa Tipo: primrio

Descrio: Um cliente chega ao balco de sada da loja com itens para comprar. O caixa registra os itens de compra e recebe o pagamento. Quando termina, o cliente sai com os itens comprados.

O EXEMPLO TPV Passo 2


(escrever casos de uso no formato resumido)

Caso de uso: Iniciar


Atores: Gerente Tipo: primrio

Descrio: Um Gerente liga o sistema TPV de modo a prepar-lo para o uso pelos Caixas. O Gerente confere se a data e hora esto corretas, aps o que o sistema est pronto para uso dos Caixas.

O EXEMPLO TPV Passo 3


(desenhar um diagrama de casos de uso)

TPV
Comprar Itens

Abrir

Caixa
Reembolsar Itens Adicionar novos usurios Iniciar

Cliente

Gerente

Adminstrador Do Sistema

etc.

O EXEMPLO TPV Passo 4


(relacionar os casos de uso) Ser visto posteriormente

O EXEMPLO TPV Passo 5


(escrever alguns casos de uso essenciais expandidos)
Comprar Item (a seguir) Reembolsar item comprado (Trabalho I)

O EXEMPLO TPV Passo 5


Seo : Principal
Caso de Uso: Comprar Itens Atores: Propsito: Viso geral: Cliente (iniciador), Caixa Captura a venda e seu pagamento em dinheiro Um cliente chega a um ponto de pagamento, com vrios itens que deseja comprar. O caixa registra os itens de compra e recebe o pagamento, o qual pode necessitar autorizao. No final, o cliente sai com os itens comprados. primrio e essencial Funes: R1.1, R1.2, R1.3, R1.7, R1.9, R2.1, R2.2, R2.3, R2.4 Casos de Uso: o caixa deve ter completado o caso de uso Abrir

Tipo:

Referncias Cruzadas:

O EXEMPLO TPV Passo 5


Seqncia Tpica de Eventos Ao do ator
1. Este caso de uso comea quando um cliente chega a um ponto de pagamento equipado com um TPV, com vrios itens que deseja comprar. 2. O Caixa registra cada item. 3. Determina o preo do item e acrescenta informao sobre o Se houver mais de um exemplar do item, o item transao de vendas Caixa tambm pode entrar a quantidade. em andamento. A descrio e o preo do item corrente so apresentados.
4. No trmino da entrada de itens, o Caixa indica para o TPV que a entrada de itens est completa. 5. Calcula e apresenta o total da venda.

Resposta do sistema

6. O Caixa informa ao Cliente o total.

O EXEMPLO TPV Passo 5


Ao do ator
7. O Cliente escolhe o tipo de pagamento: a. Se pagamento em dinheiro, ver seo Pagar com Dinheiro. b. Se pagamento com carto, ver seo Pagar com Carto de Crdito. c. Se pagamento com cheque, ver seo Pagar com Cheque. 8. Registra a venda completada. 9. Atualiza os nveis de estoque. 10. Gera um recibo. 11. O Caixa d o recibo ao Cliente. 12. O Cliente sai com os itens comprados.

Resposta do sistema

Seqncias alternativas
Linha 2: Entrada de Identificador de item invlido. Indicas erro. Linha 7: Cliente no pode pagar. Cancelar a transao de venda.

O EXEMPLO TPV Passo 5


Seo: Pagar com Dinheiro
Seqncia Tpica de Eventos

Ao do ator
1. O cliente d um pagamento em dinheiro. O valor fornecido possivelmente maior que o total da venda.
2. O Caixa registra a quantia fornecida 4. O Caixa deposita o dinheiro recebido e retira o troco devido. O Caixa d o troco ao Cliente

Resposta do sistema

3. Apresenta o troco devido ao Cliente

Seqncias Alternativas Linha 1: O Cliente no tem dinheiro suficiente. Pode cancelar a venda ou iniciar outro mtodo de pagamento. Linha 4: A gaveta de dinheiro no contm o suficiente para pagar o troco. O Caixa solicita mais dinheiro ao supervisor ou pede ao Cliente uma quantia de dinheiro diferente ou a opo por um outro mtodo de pagamento

O EXEMPLO TPV Passo 5


Seo: Pagar com Carto de Crdito
Seqncia Tpica de Eventos

Ao do ator
1. O cliente comunica suas informaes de Crdito para o pagamento com carto de crdito
3. O SAC autoriza o pagamento

Resposta do sistema
2. Gera uma solicitao de pagamento com carto de crdito e a envia a um Servio de Autorizao de Crdito (SAC) externo
4. Recebe uma resposta de aprovao de crdito do SAC. 5. Lana o pagamento com carto de crdito e a informao da resposta de aprovao no sistema de Contas a Receber (C/R). (O SAC deve dinheiro Loja, logo C/R deve fazer o acompanhamento) 6. Exibe a mensagem de autorizao bem sucedida

Seqncias Alternativas Linha 3: Solicitao de crdito negada pelo SAC. Sugerir um mtodo de pagamento diferente

O EXEMPLO TPV Passo 5


Seo: Pagar com Cheque
Seqncia Tpica de Eventos

Ao do ator
1. O cliente preenche um cheque e se identifica. 2. O Caixa registra a informao de identificao e solicita autorizao para pagamento com cheque 4. O Servio de autorizao de Cheques autoriza o pagamento

Resposta do sistema

3. Gera uma solicitao de pagamento com cheque e a envia a um Servio de Autorizao de Cheques externo 5. Recebe uma resposta de aprovao do Servio de Autorizao de Cheques. 6. Indica autorizao bem-sucedida.

Seqncias Alternativas Linha 4: Solicitao de cheque negada pelo Servio de Autorizao de Cheques. Sugerir um mtodo de pagamento diferente.

O EXEMPLO TPV Passo 6


(se necessrio, escrever casos de uso reais)

Ser postergado at os ciclos de desenvolvimento subsequentes

O EXEMPLO TPV Passo 7


(classificar os casos de uso)

Ser visto a seguir ...

Classificao e Alocao de Casos de Uso


Captulo 7

Objetivos
CLASSIFICAR CASOS DE USO CRIAR VERSES SIMPLIFICADAS QUANDO NECESSRIO ALOCAR OS CASOS DE USO NOS CICLOS DE DESENVOLVIMENTO

CLASSIFICAR E ALOCAR
Especificao de Requisitos
Casos de Uso a. Todos os de alto nvel b. Alguns essenciais expandidos

Relatrio de Investigao Preliminar

Prottipos Diagramas de Casos de Uso Oramento,


Cronograma Esboo do modelo Conceitual Glossrio

Conceber e elaborar: .... 3. Refinar Planejamento ....

Depende de

Engenharia de Requisitos

Alocar casos de uso a ciclos de desenvolvimento


Os ciclos de desenvolvimento do PU -> organizados em torno de requisitos especificados em casos de uso implementa-se um ou mais casos de uso Verses simplificadas, quando o caso de uso complexo

Ciclo 1
Caso de Uso A Verso Simplificada ... ...

Ciclo 2
Caso de Uso A Verso Completa ... ...

Ciclo 3
Caso de Uso B ... ...

Caso de Uso C ... ...

Ordenar Casos de Uso


Qualidades que aumentam a classificao de um caso de uso:

a. Impacto significativo na arquitetura do projeto: ex requer muitas classes ou camada de armazenamento permanente. b. Informao e compreenso significativas so obtidas com pouco esforo. c. Inclui funes complexas, crticas com relao ao tempo ou de alto risco. d. Envolve muita pesquisa ou tecnologias novas ou arriscadas e. Representa processo de negcio importante; f. Apia diretamente a reduo de custos ou aumento de lucros. Pontuar os itens de a a f (0 a 5 por exemplo), ou classific-los como alto, mdio, baixo.

Classificar Casos de Uso


Exemplo: Comprar Itens

Caso de Uso Comprar Itens

a 5

b 3

c 2

d 0

e 5

f 3

Soma 18

...

Classificao
Classificao Alto Mdio Caso de Uso Comprar Itens Adicionar novos usurios Abrir Justificativa Alta pontuao na maior parte dos critrios Afeta o subdomnio de segurana Idem

Reembolsar Itens
Baixo Fechar

Processo importante; afeta a contabilidade


Efeito mnimo na arquitetura

Iniciar

Definio dependente de outros casos de uso


Efeito mnimo na arquitetura

Encerrar

ALOCAO
Os ciclos iterativos devem ser definidos. Suponha que sejam de 4 semanas: deve-se verificar quais casos de uso podem ser implementados nesse tempo ou se um caso de uso mais complexo deve ser distribudo para ser implementado em vrios ciclos.

Comprar Item um caso de uso complexo que, assumindo 4


semanas, pode ser dividido em 3 verses por exemplo: Verso 1: pagamento s em dinheiro, nenhuma atualizao de estoque... Verso 2: permite todos os tipos de pagamentos Verso 3: verso completa incluindo atualizao de estoque,...

ALOCAO
Distribuio dos casos de uso ao longo dos ciclos: Ciclo 1: Comprar Item Verso 1 Ciclo 2: Comprar Item Verso 2 Ciclo 3: Compra Item Verso 3 Ciclo 4: Abrir, Reembolsar Item

Incio do Ciclo de Desenvolvimento


Captulo 8

OBJETIVOS
RESUMIR A TRANSIO DA FASE Concepo e Elaborao PARA A FASE ITERATIVA CONSTRUCO
Implantao e transio construo Elaborao Concepo

O PRIMEIRO CICLO DE DESENVOLVIMENTO PODE ENTO COMEAR.... A fase Conceber e Elaborar foi completada. A fase Construir se inicia... Dentro da fase Construir, inicia-se a fase de anlise. A cada ciclo de desenvolvimento a documentao deve ser sincronizada com o cdigo desenvolvido.

Prxima aula
Conceber e Elaborar Construir Implantar

Ciclo de Desenvolvimento 1

Ciclo de Desenvolvimento 2

...

Refinar Plano

Sincronizar artefatos

Analisar

Projetar

Construir

Testar

Trabalho I - Individual
Parte A Criar trs verses para o caso de uso Reembolsar Itens do sistema TPV i) caso de uso Resumido (de alto nvel) ii) caso de uso completo abstrato iii) caso de uso completo concreto Obs: use sua intuio / criatividade para descrever o caso de uso e a seqncia tpica de eventos (no h especificao desse caso de uso no livro!!!) Entregar um arquivo texto anexado a email para: ines@ibilce.unesp.br

Trabalho I - Individual
Parte B Usar a ferramenta Rational Rose (demo disponvel na pgina http://www.rational.com/tryit/rose/index.jsp) para desenhar o diagrama de caso de uso da pgina 82 do livro texto em portugus (1a. Edio). O arquivo gerado pela Rose dever ser entregue anexado a email para: ines@ibilce.unesp.br Prazo Mximo para entrega: dia 06/04 at as 18h

Vous aimerez peut-être aussi