Vous êtes sur la page 1sur 18

ptica Ondulatria

Interferncia: Thomas Young


Experimento de Young. A luz da fonte F, ao passar pelos orifcios, d origem a duas fontes de luz, F1 e F2 idnticas, produzindo no anteparo A a configurao de interferncia mostrada na foto. Grfico da intensidade da luz que atinge o anteparo em funo da posio y, junto ao mximo central. As figuras de interferncia assim obtidas, compostas de faixas claras e escuras, conhecidas como franjas de interferncia.

a distncia estre as fendas compriment o de onda n nmero inteiro correspond ente ordem de cada franja, a partir da origem. y posio correspond ente a cada franja clara x distncia do plano das fendas ao anteparo

n sen a

nx y a

Observao
O fenmeno de interferncia no gerado apenas por fendas duplas. Aparece, com diferentes configuraes, tambm com fendas mltiplas, pelculas de diferentes espessuras, como nas bolhas de sabo ou finssimas camadas de ar, entre dois meios transparentes, como nos anis de Newton.

Anis de Newton

dd Efeitos devidos difrao da luz: franjas claras e escuras contornam a figura da gilete ; franjas claras e escuras projetadas num anteparo produzidas por um feixe de luz que atravessa uma fenda estreita horizontal. A situao mais simples que podemos estudar a difrao produzida por um feixe de luz monocromtica que atravessa uma fenda estreita, conhecida como Difrao de Fraunhofer.

n sen b

Redes de Difrao
As redes de difrao so pequenos anteparos com milhares de linhas paralelas muito prximas entre si, como se fossem micropersianas, vertical ou horizontal, com as linhas igualmente espaadas entre si. Quando a luz passa em cada fenda, correspondente ao intervalo entre duas linhas sucessivas, ocorre difrao. Existindo milhares de fendas, ocorrem milhares de difraes, por isso esse dispositivo se chama rede de difrao. Como as fendas esto extremamente prximas, ocorre tambm interferncia entre os raios de luz difratados. Assim, o efeito produzido no feixe de luz que atravessa uma rede de difrao resulta da superposio dos efeitos da difrao em cada fenda com a interferncia entre essas difraes.

Redes de difrao por reflexo

CD

Polarizao

Exerccios
01. (Ufsm) A interferncia da luz na experincia de Young mostra a luz a) tem comportamento ondulatrio. b) tem comportamento de partcula. c) uma onda longitudinal. d) tem comportamento eletromagntico. e) completa de ftons.
02. (Ufsm) Os efeitos de ............... e ............... ocorrem com todos os tipos de ondas, sejam elas mecnicas ou eletromagnticas. Esses efeitos, em geral, so independentes do fato de as ondas serem longitudinais ou transversais. No entanto, a ............... s ocorre com ondas transversais, como as eletromagnticas. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) difrao - polarizao interferncia b) difrao - interferncia - polarizao c) polarizao - refrao interferncia d) reflexo - refrao - difrao e) difrao - polarizao - reflexo

03. (Ufscar) Quando se olha a luz branca de uma lmpada incandescente ou fluorescente, refletida por um CD, pode-se ver o espectro contnuo de cores que compem essa luz. Esse efeito ocorre nos CDs devido
a) difrao dos raios refratados nos sulcos do CD, que funcionam como uma rede de interferncia. b) polarizao dos raios refletidos nos sulcos do CD, que funcionam como um polarizador. c) reflexo dos raios refratados nos sulcos do CD, que funcionam como um prisma. d) interferncia dos raios refletidos nos sulcos do CD, que funcionam como uma rede de difrao. e) refrao dos raios refletidos nos sulcos do CD, que funcionam como uma rede de prismas.

04. (UFRN2005) As fotografias 1 e 2, mostradas abaixo, foram tiradas da mesma cena. A fotografia 1 permite ver, alm dos objetos dentro da vitrine, outros objetos que esto fora dela (como, por exemplo, os automveis), que so vistos devido luz proveniente destes refletida pelo vidro comum da vitrine. Na fotografia 2, a luz refletida foi eliminada por um filtro polarizador colocado na frente da lente da cmera fotogrfica.

Comparando-se as duas fotos, pode-se afirmar que A) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine no est polarizada e a luz refletida pelo vidro no est polarizada. B) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine est polarizada e a luz refletida pelo vidro no est polarizada. C) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine no est polarizada e a luz refletida pelo vidro est polarizada. D) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine est polarizada e a luz refletida pelo vidro est polarizada.

Vous aimerez peut-être aussi