Vous êtes sur la page 1sur 30

Caractersticas e definio.

Um

disjuntor termomagntico um dispositivo eletromecnico que tem a funo de proteger os circuitos eltricos de danos provenientes de curto circuitos, sobre correntes e sobrecargas eltricas. O disjuntor funciona como um interruptor automtico de ao rpida e reversvel. O disjuntor tambm projetado para manobras de circuitos energizados e com carga.

Existem

dois tipos mais comuns encontrados no comrcio para instalaes eltricas prediais:

NEMA DIN

Possuem

apenas proteo trmica (ao por aquecimento do bimetal por circulao de corrente) no atuando por ao magntica. Seu tamanho relativamente grande. Sero substitudos pelos disjuntores DIN. No operam nas curvas de disparo C ou D.

So

equipamentos termomagnticos, ou seja, operam por ao trmica (bimetal) e tambm por ao magntica (ao de uma bobina interna, por elevao sbita da corrente). So mais eficientes que os NEMA. So menores ocupando menos espao nos painis de distribuio. Operam nas curvas de disparo B, C e D.

Os

disjuntores tambm so classificados segundo o nmero de plos em: ou Monopolres

Monofsicos Bifsicos Trifsicos

ou Bipolres ou Tripolres

Proteo

contra curto circuitos, sobrecarga e sobre correntes em circuitos condutores de uma nica fase. Proteo de cargas monofsicas: motores, iluminao, aquecedores, etc.

Proteo

contra curto circuitos, sobrecarga e sobre correntes em circuitos condutores com duas fases. Proteo de cargas bifsicas: motores, aquecedores, iluminao, etc. No ato do disparo do disjuntor ele abre o circuito nas duas fases, cortando totalmente a corrente do circuito.

Proteo

contra curto circuitos, sobrecarga e sobre correntes em circuitos compostos por trs fases. Proteo de cargas trifsicas: motores, aquecedores, etc. No ato do disparo o equipamento abre o circuito nas trs fases de alimentao simultaneamente.

Existem

ainda os disjuntores tetrapolares usados em aplicaes especiais.

Os

disjuntores NEMA possuem atuao apenas por aquecimento do elemento bimetalico. Os disjuntores DIN possuem atuao por aquecimento (bimetal) e por magnetismo (bobina interna).

norma de proteo NBR-5410 estabelece as curvas de disparo para disjuntores termomagnticos. classificadas em B, C e D.

So

Os

disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre trs e cinco vezes a corrente nominal. disjuntores de curva B so indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como o caso de aquecedores eltricos, fornos eltricos e lmpadas incandescentes.

Os

Os

disjuntores de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal. indicados para cargas de mdia corrente de partida, como motores eltricos, lmpadas fluorescentes e mquinas de lavar roupas, geladeiras, aparelhos condicionadores de r, etc.

So

Os

disjuntores de curva D devem responder para correntes entre dez e vinte vezes a corrente nominal. disjuntores de curva D so indicados para cargas com grande corrente de partida, a exemplo de transformadores BT/BT (baixa tenso), motores de induo, chaves compensadoras, etc.

Os

corrente de trabalho (A) dever ser igual ou ligeiramente superior da carga do circuito. Sua curva de disparo deve ser compatvel com a aplicao do circuito. Os dispositivos montante devem ter a corrente de trabalho (A) sempre maiores que os instalados jusante dos circuitos.

Os

disjuntores devem ser montados protegidos por caixas de distribuio, quadros de fora ou abraadeiras, sempre protegidos da ao do Sol ou da chuva. Devem ser instalados de forma a interromper o condutor de fase do circuito. Jamais deve ser instalado de forma a interromper o condutor Neutro.

Disjuntores termomagnticos so feitos para proteger os condutores de um circuito eltrico contra sobre-correntes e curto circuitos. Os disjuntores no protegem equipamentos eletro eletrnicos contra sobre tenses e surtos de tenso na rede eltrica (surtos por manobras de chaves, harmnicas, acionamento de motores, mquinas de solda, descargas eltricas, etc.) Disjuntores no protegem as pessoas contra choques eltricos ou fugas de corrente em aparelhos eletroeletrnicos.

correta fixao dos condutores e barramentos nos terminais dos disjuntores fundamental para a integridade do equipamento. Caso um disjuntor dispare frequentemente faa uma vistoria e uma verificao de carga instalada antes de substituir o equipamento. Jamais substitua um disjuntor por outro de maior capacidade (A) sem antes verificar a carga instalada e se os condutores tambm no precisam ser substitudos.

Embora

possam atuar como interruptores, deve ser evitado esse uso, pois isso reduz significativamente a vida til do equipamento. Caso seja necessrio use um disjuntor associado a uma chave seccionadora corretamente dimensionados para a carga.

Vous aimerez peut-être aussi