Vous êtes sur la page 1sur 16

Avaliao Geritrica

Procedimentos Bsicos
Deve ser multidimensional e multiprofissional. Deve verificar o estado fsico, mental, psquico, funcional e social.

Processo de Avaliao
Verificao geral e fatores de risco para deteriorao. Deve aver uma ateno especial a questo do uso correto de medica!es. "rros e esquecimentos so comuns.

#ndice de $at%

&. Usar telefone '() * capa% de usar os n+meros sem a,uda 'A) * capa% de responder as c amadas, mas precisa de alguma a,uda para discar 'D)-o consegue nem atender nem discar .. Uso de transporte '() * capa% de tomar transporte coletivo ou ta/i sem a,uda 'A)* capa% de usar usar o transporte, por0m no so%in o 'D)* incapa% de usar o transporte. 1. Fazer compras. '()* capa% de fa%er todas as compras sem a,uda. 'A)* capa% de fa%er compras, por0m precisa de algum tipo de a,uda. 'D) * incapa% de fa%er compras 2. Preparo de alimentos '()Plane,a, prepara e serve os alimentos sem a,uda. 'A)* capa% de preparar refei!es leves, por0m precisa de algum tipo de a,uda para maiores. 'D) * incapa% de preparar refei!es. 3.Tarefas domsticas. '()* capa% de reali%ar qualquer tarefa dom0stica sem a,uda. 'A)* capa% de reali%ar apenas tarefas mais leves. 'D) * incapa% de e/ecutar qualquer tarefa dom0stica. 4. Uso de medicaes. '()* capa% de usar as medica!es corretas sem a,uda. 'A)* capa% de usar medicao, por0m precisa de algum tipo de a,uda. 'D) * incapa% de tomar medica!es sem a,uda. 5. Manejo de dinheiro '()* capa% de pagar contas, aluguel e preenc er c eques, de controlar as necessidades dirias de compras sem a,uda. 'A)-ecessita de algum tipo de a,uda para reali%ar essas atividades. 'D) * incapa% de reali%ar essas atividades.

6 e/ame de estado mental 0 fortemente afetado pela escolaridade. Para analfa7etos 0 aceitvel uma pontuao m/ima de .8, .3 para os que ten am & a 2 anos de escolaridade, .4,3 para os de 3 a 9 anos, .9 para : a && anos e .: para mais de && anos.

Avaliao funcional ; <(='<edida de (ndepend>ncia =uncional)


?riado na d0cada de 98 pela @niversidade de -ova AorB, foi validado em .88& para ser usado com a populao 7rasileira. "/ige treinamento para ser aplicado.

?omponentes do <(=
Domnio motorC (. ?uidados pessoais ((.?ontrole de esfincteres (((.Dransfer>ncia (V.Eocomoo Domnio cognitivo (. ?omunicao ((. ?ognio social

6 idoso pode ser classificado como independente. 6u como independ>ncia modificada, quando necessidade de a,uda t0cnica, de prFtese ou Frtese, ou ainda as tarefas levam um tempo elevado ou no pode ser reali%ada de maneira segura. -esse tipo de depend>ncia, a assist>ncia pode serC

GupervisoC sem contato fsico A,uda minimaC ?ontato puramente ttil A,uda moderadaC 6 individuo sF reali%a 38H da tarefa

A depend>ncia 0 total quando ele reali%a menos de 38H da tarefa e sem a,uda a atividade no pode ser feita.

D@G 'Dimed @p and Go)


6 teste consiste em pedir a pessoa levantarIse de uma cadeira, deam7ular por 1 metros, retornar e sentarIse novamente. (sso ir testar o risco de quedaC

-ormalC no e/iste evid>ncia de quedas (ntermedirioC Jesitao e lentido no movimentos GraveC Kisco evidente de queda durante o teste.

Avaliao -utricional
6 (doso apresenta peculiaridades na avaliao antropom0tricaC

Keduo progressiva da altura '& a . cmLd0cada). Gan o de peso e (<? at0 os 58 anos, depois reduo. Kedistri7uio de gordura, que diminu em nvel perif0rico e aumenta em a7dome, e diminuio da massa magra.

Avaliao ?ognitiva
6 proposito dessa avaliao 0C

Verificar a presena de disfuno neurolFgica. Au/iliar no diagnostico diferencial entre declnio cognitivo associado ao envel ecimento, depresso e dem>ncia. Plane,ar tratamento e cuidados o7tendo informa!es so7re as dificuldades do paciente. Possi7ilitar acompan amento medicamentoso e rea7ilitao cognitiva.

"nvel ecimento ?ognitivo


Altera!es decorrentes do envel ecimento cere7ral. ?omprometimento ?ere7ral Eeve '??E), diagnFsticoC

Muei/a apresentada pelo prFprio paciente. ?omprometimento cognitivo confirmado por testes. ?omprometimento leve da memFria, aprendi%agem, ateno, raciocnio, linguagem e visioIespacial. (ndepend>ncia nas atividades dirias.

Dem>ncia
Declnio cognitivo persistente que compromete as atividades sociais e de vida diria, decorrentes do comprometimento do G-?. 6 Al% eimer 'DA) 0 a principal das dem>ncias.

Vous aimerez peut-être aussi