Vous êtes sur la page 1sur 54

Paisagismo

Noes de Ecologia,

Geografia e Botnica

Concepo botnica do jardim

Importncia do conhecimento das necessidades e exigncias de cada espcie, no que se refere ao cultivo, localizao e ambientao adequada, tratamento e cuidados especficos. Cada espcie apresenta caractersticas prprias quanto luminosidade, temperatura, umidade e solo. Para isso so necessrios conhecimentos de

Botnica, Ecologia, Fitogeografia e Agronomia.

Botnica

A Botnica dar suporte compreenso da fisiologia da planta, ou seja demonstrar como elas funcionam. Sendo a planta um ser vivo como ns, tambm possui um metabolismo que avisa quando est com fome, sede, falta de ar, frio, calor e tantas outras necessidades. Tambm fornecer os conhecimentos necessrios para identificar e classificar as plantas (taxonomia).

Ecologia

O estudo da Ecologia nos dar as informaes necessrias para a compreenso dos mecanismos de adaptao da planta e sua relaes de convvio com outras no novo ambiente o jardim. Ex.: a utilizao, nos centros urbanos, de espcies que atraem pssaros favorece o equilbrio do ecossistema, pois estes fazem com que diminua a superpopulao de alguns insetos nessas reas.

Fitogeografia

A Fitogeografia nos trar informaes necessrias para a compreenso do habitat das plantas, fornecendo-nos os subsdios necessrios para a correta utilizao das espcies escolhidas. Tambm nos ajudar a partilhar, em nossos jardins, da nova concepo de paisagismo, que leva em considerao a preservao e a utilizao controlada das espcies vegetais.

Em todo o mundo encontramos vrios ambientes a caminho ou em estado de degradao, onde espcies vegetais e animais esto sendo extintos pela ao humana. O conhecimento das plantas em seu habitat natural pode possibilitar sua reproduo em viveiros e posteriormente sua utilizao em jardins, evitando com isso sua extino.

A Agronomia nos dar suporte necessrio ao manejo do solo e das plantas e ao controle do jardim, seja para a manuteno da sade nutricional das plantas ou para o controle de pragas.

As plantas so compostas por razes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. Estas partes nem sempre se apresentam na forma com que estamos habituados a visualiza-las, ou seja, encontramos razes areas, folhas em forma de espinhos, etc.

Cada uma das partes da planta tem uma ou mais funes, bastante especficas:

Raiz Possui duas funes:

fixar a planta ao substrato;


captar gua e sais minerais para a folhas.

A raiz tambm respira, por isso a terra ao seu redor deve ser arejada para permitir a circulao do ar. As razes podem ser subdivididas em: subterrneas axiais, fasciculadas e tuberosas; areas adventcias, suportes, estrangulantes, respiratrias, tabulares, grampiformes; aquticas.

Das subterrneas, interessam mais:


as axiais ou pivotantes, em que a raiz principal desce perpendicularmente ao solo em busca de uma fonte de suprimento de gua, e as fasciculadas, que, ao contrrio, dispem-se em feixes superficiais ao solo. Isso porque esses dois tipos tm relao direta com o trabalho do paisagista de jardins.

As razes pivotantes so tpicas de plantas dicotiledneas e conferas, apresentam uma raiz principal e vrias secundrias, que saem lateralmente. Algumas rvores apresentam as razes superficiais mais desenvolvidas do que a pivotante, podendo algumas vezes at levantar pisos ou quebrar caladas; so as rvores nativas de solos rasos

As fasciculadas possuem dezenas de razes com dimetros semelhantes, que partem da base da planta. So tpicas de palmeiras, gramneas e outras monocotiledneas. As espcies com esse tipo de raiz so indicadas para segurar terrenos inclinados, ou em processo de eroso, como alguns paus de bambu, com enraizamento bastante agressivo.

Caule - tem vrias funes:

Dar sustentao e a disposio necessria para a copa e as folhas poderem captar a luz, dar resistncia aos ventos, servir de estrutura de armazenamento de reservas.
Na maioria das vezes areo, podendo porm ser subterrneo, como no caso dos bulbos. Por ele passam os sistemas de abastecimento entre as folhas e as razes.

As seivas circulam entre as folhas e as razes nos dois sentidos. Da raiz em direo s folhas, sobre a seiva bruta, composta de gua e sais minerais. Os nutrientes de que as plantas precisam para suas atividades vitais so 17 elementos qumicos que se subdividem em macro e micronutrientes.

Elementos estruturais:

C (carbono) O (oxignio) H (hidrognio) Macronutrientes necessrios em maior quantidade: N (nitrognio) componente bsico das protenas P (fsforo) transmissor de energia essencial no DNA e RNA K (potssio) controla a gua nos tecidos e a respirao Ca (clcio) controla o fluxo de gua na clula Mg (magnsio) componente essencial na clorofila e enzimas S (enxofre) componente de protenas

Micronutrientes necessrios em quantidades mnimas:


B (boro) conduz os carboidratos at as razes Cu (cobre) age no processo de respirao F (ferro) essencial na fotossntese Mn (mangans) sntese de protenas Zn (zinco) sntese do amido Si (silcio) componente bsico da celulose Cl (cloro) participa da fotossntese Mo (molibdnio) controla a absoro de nitrognio

Os caules podem ser identificados como: troncos nas rvores, estipe nas palmeiras, haste nas herbceas, calmo nas gramneas, estolho nas plantas reptantes, suculentos nas cactceas, subterrneos nos bulbos e rizomas, pseudobulbos nas orquidceas, etc.

Folhas So a principal estrutura de

produo de alimentos para a manuteno da planta, pois apresentam a maior quantidade de cloroplastos, responsveis pela fotossntese que produz glicose. So responsveis ainda pela evapotranspirao, que o controle da perda de gua que circula na planta.

Flores So o rgo reprodutor da

planta. A reproduo em termos evolucionistas a razo das espcies, e merecem muita ateno tambm por um outro aspecto: as flores tm importncia fundamental na classificao da planta, e atravs delas que se define o grau de parentesco entre as espcies.

So o meio de propagao sexuada das espcies vegetais. A disseminao das sementes pode ocorrer: atravs do vento, desde sementes aladas at esporos; atravs do ciclo de amadurecimento do fruto que, ao cair deixa que a semente se desenvolva naturalmente no solo; atravs de animais que, ao se alimentarem dos frutos, transportam involuntariamente as sementes; atravs da aderncia aos passantes, como o caso, por exemplo, do pico.

Nomenclatura e taxonomia das plantas utilizadas na concepo do jardim

fundamental para o paisagista de jardim conhecer e identificar precisamente as plantas que especifica em seu projeto para que, quando de sua execuo, a espcie plantada seja exatamente a mesma que a especificada. Para tanto, utiliza-se a identificao atravs do nome cientfico, de linguagem universal, derivado da taxonomia.

A taxonomia classifica a planta segundo o Cdigo Internacional de Nomenclatura Botnica, no qual esto expressas as regras a serem seguidas na escolha e seleo do nome que ser utilizado para designar uma determinada planta, ou seja: os nomes normalmente so em latim; a nomenclatura de um grupo taxonmico baseada na prioridade de publicao da primeira espcie descrita;

o gnero definido por uma palavra e a espcie por uma outra palavra; a terminao var (do latim varietas, que indica variedade) utilizada para plantas de mesma espcie, com pequenas diferenas fisionmicas; a terminao cv (cultivar) utilizada para plantas de mesma espcie, com pequenas diferenas fisionmicas induzidas artificialmente; algumas plantas so hbridas, e recebem um X entre o nome referente ao gnero e o referente espcie.

Segundo os princpios da taxonomia, todas as plantas pertencem a uma dada Espcie; estas esto reunidas em Gneros; estes, agrupados em Famlias; estas, em Ordens, que esto dispostas em Classes, que pertencem a uma Diviso Resumidamente: Divises ou Filos > Classes > Ordens > Famlias > Gneros > Espcie As plantas esto divididas conforme seu grau de parentesco.

Reinos vegetais

Fungi- So organismos saprfitas ou parasitas desprovidos de clorofila e com reproduo assexuada por esporos. Na jardinagem, interessam-nos: os fermentos, com especial importncia para as
os basidiomicetes,
que digerem a celulose e a lignina das madeiras, importantes na produo do hmus e reciclagem dos nutrientes no ambiente.

micorrisas, que fazem simbiose com as rvores fixando nitrognio do ar em suas razes.

os fungos parasitas,
plantas

que tm ao destruidora sobre as

Lichenes- Estas plantas so constitudas por uma associao simbitica permanente entre uma alga e um fungo. Os indivduos desta diviso so encontrados sobre os troncos das rvores, sobre o solo e sobre as rochas. Para a jardinagem, so importantes as algas filamentosas, que infestam os espelhos dgua, ricos em nutrientes.

Bryophyta- So plantas herbceas pequenas, sem os vasos condutores de seiva. A reproduo ocorre por esporos com alternncia de geraes e necessitam estar em meio mido. Nesta diviso, encontramos os musgos usados para forrao de lugares midos, como as Selaginellas (Pteridophyta) e Sphagnum.

Pteridophyta- Evoluram das Bryophytas e apresentam vasos condutores rudimentares. Sua reproduo tambm se d como a das brifitas Desta diviso so muito utilizadas as plantas da ordem Filicales, que abrange as samambaias e avencas (mais de 5.000 espcies), e as das famlias Dicksoneaceas e Cyatheacea, que abrangem os xaxins..

Gymnospermae- So plantas lenhosas com os vasos condutores desenvolvidos. Apresentam flores com sexos separados. Sua reproduo j se faz por sementes nuas, ou seja, que no esto encerradas em ovrios.
Desta diviso so muito utilizadas as cicas e a maioria das conferas conhecidas.

Angyospermae- So plantas que produzem flores. Suas sementes esto protegidas pelo fruto. a diviso mais evoluda na escala das plantas. Nesta diviso encontramos a maioria das plantas ornamentais. So divididas em 2 classes: Dicotyledonea e Monocotyledonea.

Grupos de plantas utilizadas no paisagismo de jardim

necessrio ter conhecimento do grupo formal em que essas plantas se encontram, para facilitar o raciocnio de projeto, pois este inicia-se com o arranjo de volumes e massas de vegetao, e no de indivduos Existe uma certa hierarquia na organizao da especificao, ao mesmo tempo em que podemos visualizar, desde o incio, a composio geral do jardim.

rvores: O grupo divide-se em rvores de pequeno, mdio e grande porte, variando de 3 m at mais de 100 m de altura. Caracterizam-se por possuir caule e adensamento de folhas na copa. A maioria das rvores pertence diviso das Angiospermae, classe Dicotyledoneae. As conferas pertencem diviso das Gymnospermae, e em sua maioria tambm se enquadram no porte arbreo.

Ao plantarmos uma rvore, devemos sempre nos preocupar com o seu futuro. Ou seja, nos perguntar, entre outras questes: quando crescer criar algum problema para a rede eltrica? As suas dimenses, com respeito ao volume e rea da copa, so compatveis com o local? E com o distanciamento de plantio proposto? Ir sombrear alguma rea onde desejamos sol? Levantar pisos, guias ou caladas? Poder criar eventuais obstrues s redes de gua e esgotos?

Palmeiras: Tambm divididas em pequeno, mdio e grande porte, variam de 0.50 m a 50 m. Distinguem-se das rvores por no possurem brotao lateral no caule Ainda em relao ao caule, as palmeiras so divididas em dois grupos: as monocaules, que, como o nome diz, tm s um caule (palmitos, coqueiros, etc.); e as multicaules (areca-bambu, aa, etc.).

Arbustos: So plantas que no atingem grande porte; em geral so espcies lenhosas e possuem formao densa junto superfcie do solo. Neste grupo encontram-se algumas trepadeiras, como alamanda, e folhagens como o guaimb e a sanchesia.

Herbceas: possuem caule com consistncia de erva e pouco desenvolvido, portanto tm hbito rasteiro. Neste grupo, incluem-se as forraes (ajuga, clorofito, etc.), as folhagens (marantas, etc), as gramneas (grama preta, grama So Carlos, etc) e algumas trepadeiras, por exemplo (ipomea) as madressilvas e a hera (estas espcies seriam classificadas como semilenhosas. Alm dessas, encontramos as semi-herbceas: a yuca-mansa, ou filamentosa. Existem tambm alguns arbustos herbceos: helicnias.

Epfitas: So plantas que se desenvolvem sobre as rvores, para receber mais luz. Esse hbito muitas vezes faz com que paream parasitas. O cultivo das epfitas deve conter substratos ricos em matria orgnica, fibras e uma excelente drenagem. As mais conhecidas: as bromlias, as orqudeas, algumas cactceas (ripsalis)

Aquticas: Ainda pouco usuais por causa das dificuldades em controlar o desenvolvimento das algas verdes As plantas aquticas subdividem-se em trs grupos: as que ficam submersas, as que ficam na superfcie e as que vivem em terras encharcadas. Muitas podem ser cultivadas em vasos. Entre as mais comuns esto: aguaps, ninfeas, ltus, taboas e papiros.

Filcias: So samambaias, avencas, chifres-de-veado, cavalinhas, entre outras plantas que se caracterizam por te duas fases de vida: assexuada e sexuada (na qual necessitam de muita umidade para se reproduzir).

Como forraes temos o grupo das herbceas, algumas cactceas, aquticas e algumas filcias.

Fitogeografia Domnios vegetais e Clima

A Fitogeografia um ramo da geografia que estuda a distribuio dos domnios vegetais. O relevo relacionado altitude e o clima, associados Fitogeografia, definem os domnios vegetais.
importante relacionarmos as plantas ao clima do ambiente de origem em que se encontram naturalmente.

Os domnios vegetais, como o nome sugere, so reas onde predominam uma determinada fisionomia. Essas paisagens tm um carter prprio, resultado da evoluo por que passaram as inmeras espcies animais e vegetais que a compem, em resposta s carncias e disponibilidades oferecidas pelo meio fsico em que se encontram.

Clima e domnios vegetais do Brasil

O Brasil tem grandes domnios tropicais, divididos em vrias paisagens. So eles: Floresta Tropical Amaznica, Mata Atlntica, Caatinga, Cerrado e Complexo Pantaneiro.

Pantanal
Possvel identificar uma srie de coberturas vegetais, a regio pode ser compreendida como sendo uma rea de transio entre diferentes tipos de ecossistemas apresentados no territrio brasileiro. Diante da heterogeneidade do pantanal quanto a cobertura vegetal podemos destacar a presena de campos que periodicamente permanecem inundados no perodo chuvoso, alm de floresta tropical e equatorial, esse domnio ocorre nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Floresta Amaznica:
Cobertura vegetal de origem equatorial constituda por uma grande variedade de espcies com grande concentrao de plantas , as rvores so de grande porte e copas largas, ou mata fechada, essa pode ser encontrada nos Estados do norte do pas. Aparentemente apresenta cobertura homognea com diferenas Mata de igap (ocorre nas margens de rios que se encontram alagadas o ano todo), Mata de vrzea (abriga uma imensa variedade de espcie e passa por inundaes em determinados perodos do ano) e Mata de terra firme (no sofre inundaes e ocupa grande parte da regio).

Mata Atlntica:
Corresponde a uma cobertura vegetal tropical com rvores altas e densas, atualmente s resta um pequeno percentual, cerca de 7% , dessa importante vegetao que j cobriu grande parte do Brasil, pois cobria desde o litoral do Rio Grande do Sul at o Rio Grande do Norte e algumas partes mais interiores como So Paulo, Minas Gerais e Paran e j abrigou uma riqussima biodiversidade e ecossistemas.

Caatinga
Vegetao caracterstica de clima semi-rido que ocorre no serto nordestino, constitudo por plantas adaptadas escassez de gua, possui aspectos singulares com caules grossos e razes profundas para garantir a sobrevivncia ao longo de extensos perodos sem chuvas, nesses momentos essas plantas perdem suas folhas para evitar a transpirao e perda de umidade.

Cerrado
vegetais com troncos retorcidos e folhas grossas, influenciado pelo clima tropical tpico, com duas estaes bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa. Essa cobertura vegetal mais comum no centro-oeste do Brasil. O cerrado no uma vegetao homognea, pois existem variaes em sua composio, desse modo existem os subsistemas do cerrado que so: cerrado, cerrado comum ou tpico, campos e cerrado. A tortuosidade das rvores do cerrado proveniente da acidez do solo e da alta concentrao de hidrxido de alumnio.

Vous aimerez peut-être aussi